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[LIMPEZA] Dia de Banho.

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Mensagem por Lounge 15/1/2012, 13:25

Esse tópico serve para trocar dicas e experiências com a limpeza dos carros.

1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.

2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.

3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.

Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias

4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.

5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano

6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.

Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.

7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.

Cool No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.

9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.


Última edição por andermen em 9/12/2012, 21:14, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alteração do título e agregação de tópicos repetidos.)
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Mensagem por tuliominto 15/1/2012, 15:55

Ótima questão levantada. Vamos aguardar as respostas.
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Mensagem por dimroth 15/1/2012, 22:12

Vou gerar uma grande polêmica, mas de todos os carros que já tive e sempre lavo, dificilmente deixo em lavacar.
- Para lavagem: detergente líquido neutro de cozinha. Dos 12 carros que passaram pela minha mão em 12 anos, tirando os carros do meu pai que sempre cuidei com carinho e todas as minhas 7 motos... este sempre foi o produto utilizado na lavagem.
Já experimentei diversos tipos de shampoos para carro. Além de não gerarem o mesmo efeito do detergente eles ainda me pareceram muito mais agressivos à pintura.
O detergente nunca agrediu a pintura dos meus carros, muito menos manchou.

- Para manter a pintura: a velha e boa cera grand prixx. Forma uma película protetora, ainda não vi nada com melhor relação custo benefício.
Para retirar riscos: é sempre bom ter uma massinha de polir em casa, depois de esfregar sobre riscos, dá-se um brilho com a cera grand prixx.
Para pneus, plásticos, etc: silicone líquido Brilholac, é barato e dá um aspecto seco.

- Para painel, forros de porta, etc: um pincel para tirar o pó dos cantos, telas, saídas de ar e aspirar o excesso com o aspirador de pó ou passar um pano úmido. só passo um silicone quando vejo que o interior está com um aspecto de ressecado. Uso um silicone em spray da grand prixx também com protetor UV. Ele é seco, não deixa aquele aspecto melecado que faz com que a sugeira grude. Já li a respeito de um spray da 3M, mas ele é caro e difícil de encontrar.

- Para retirar pixe: Dá pra tentar usar WD40, mas o que resolve mesmo é querosene.

- Para dentro do capô: um pano úmido com sabão e uma enxaguada superficial dá pra fazer sem medo. Cuidando apenas das partes eletrônicas.

O WD40 serve meio pra tudo mesmo. Sou fã dele, pode usar sem dó até para desencardir vinil.
Outro produto interessante para desencardir o interior de carros claros e aquela pasta para limpar computador. Ela é meio abrasiva, a sugeira encrostada sai com facilidade.

Já usei muito Tuff Stuff, ele é muito bom, só tem que cuidar com a pele e unhas principalmente, se usar por muito tempo, ele é bastante agressivo. As minhas unhas até amoleciam.

É isto, espero que a minha experiência sirva de alguma coisa.

Se eu lembrar de mais alguma coisa eu edito a minha resposta.

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Mensagem por Kew 16/1/2012, 07:59

dimroth escreveu:Vou gerar uma grande polêmica, mas de todos os carros que já tive e sempre lavo, dificilmente deixo em lavacar.
- Para lavagem: detergente líquido neutro de cozinha. Dos 12 carros que passaram pela minha mão em 12 anos, tirando os carros do meu pai que sempre cuidei com carinho e todas as minhas 7 motos... este sempre foi o produto utilizado na lavagem.
Já experimentei diversos tipos de shampoos para carro. Além de não gerarem o mesmo efeito do detergente eles ainda me pareceram muito mais agressivos à pintura.
O detergente nunca agrediu a pintura dos meus carros, muito menos manchou.

- Para manter a pintura: a velha e boa cera grand prixx. Forma uma película protetora, ainda não vi nada com melhor relação custo benefício.
Para retirar riscos: é sempre bom ter uma massinha de polir em casa, depois de esfregar sobre riscos, dá-se um brilho com a cera grand prixx.
Para pneus, plásticos, etc: silicone líquido Brilholac, é barato e dá um aspecto seco.

- Para painel, forros de porta, etc: um pincel para tirar o pó dos cantos, telas, saídas de ar e aspirar o excesso com o aspirador de pó ou passar um pano úmido. só passo um silicone quando vejo que o interior está com um aspecto de ressecado. Uso um silicone em spray da grand prixx também com protetor UV. Ele é seco, não deixa aquele aspecto melecado que faz com que a sugeira grude. Já li a respeito de um spray da 3M, mas ele é caro e difícil de encontrar.

- Para retirar pixe: Dá pra tentar usar WD40, mas o que resolve mesmo é querosene.

- Para dentro do capô: um pano úmido com sabão e uma enxaguada superficial dá pra fazer sem medo. Cuidando apenas das partes eletrônicas.

O WD40 serve meio pra tudo mesmo. Sou fã dele, pode usar sem dó até para desencardir vinil.
Outro produto interessante para desencardir o interior de carros claros e aquela pasta para limpar computador. Ela é meio abrasiva, a sugeira encrostada sai com facilidade.

Já usei muito Tuff Stuff, ele é muito bom, só tem que cuidar com a pele e unhas principalmente, se usar por muito tempo, ele é bastante agressivo. As minhas unhas até amoleciam.

É isto, espero que a minha experiência sirva de alguma coisa.

Se eu lembrar de mais alguma coisa eu edito a minha resposta.

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Parabéns. Eu sempre que posso levo em algum lugar pra lavar! Wink
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Mensagem por dimroth 16/1/2012, 09:07

Kew escreveu:
Parabéns. Eu sempre que posso levo em algum lugar pra lavar! Wink

Mandar lavar às vezes é necessário, o problema são os produtos utilizados para a limpeza de rodas e chassi.
Eu sempre peço pra usarem só shampoo, pq como os lavadores têm preguiça de esfregar as rodas, eles usam o solupan. Esse sabão é muito forte, se deixar agir por muito tempo ele consome com o verniz de roda e até a pintura.
As vezes eles jogam solupan até nos parachoques e faróis, por isto que se vê faróis foscos de alguns carros.
Pra chassi é usado o intercap, que deixa lindo, mas detona tudo, corroendo (fazendo enferrujar) rápido as partes sem pintura, como parafusos, etc

A minha dica é sempre questionar que produtos os caras estão usando e ser um pouco chato, pq o prejuízo a longo prazo é sempre do dono do carro.

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Mensagem por Lounge 16/1/2012, 10:47

Esse é o maior risco dos lava jatos!
A utilização de produtos chamados popularmente "limpa baú", originariamente utilizados na limpeza de baús de caminhões.
São altamente cáusticos, corrosivos, levando à ferrugem as peças da parte de baixo do carro.
É recomendável que se peça ao lavador para esfregar a parte de baixo somente com shapoo ou detergente, sem a utilização de tais produtos que, a curto e médio prazo, podem causar irreversíveis prejuízos.
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Mensagem por Riccardo 16/1/2012, 10:55

Excelente tópico....muito útil....alguém saberia me dizer se existe algum kit de boa qualidade à venda para um banho caprichado no 500?

Ciao.

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Mensagem por jhpinheiro 17/1/2012, 20:31

Eu só acrescentaria ao comentário do nosso amigo Dimroth, usar uma esponja de microfibra, que protege bem mais que as esponjas comuns.

Obs. Eu passo um pano úmido todo o dia depois do trabalho, o carro fica limpo e diminui bastante a necessidade de levar o carro para o lava-rápido. Infelizmente eu moro em apartamento e não tenho como lavar eu mesmo o carro.

abraços,

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Mensagem por Kew 18/1/2012, 07:52

Nunca lavei meu carro, em 2 meses que to com ele...
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Mensagem por Augusto 18/1/2012, 15:32

Galera, pesquisando na net encontrei os produtos meguiar's parece que são top p dar banho no carro, ainda n comprei e nunca usei mas por depoimentos da net e por videos sao bons mesmo. Se alguem conhece da um toque ai, tem vários produtos mas a que eu mais gostei foi essa cera: (no video da p ver q ela é muito hidrofobica)

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Mensagem por Lounge 19/1/2012, 22:43

Olá amigos!
Gostaria de compartilhar o procedimento de limpeza que adoto no 500.
Para evitar o uso de produtos cáusticos, coloco o carro no dique e ele é esfregado por debaixo com detergente de côco (todas as peças inferiores - assoalho, suspensão, interior das rodas...).
A lavagem das caixas de roda é feita da mesma forma.
A pintura é lavada somente com água e uma flanela macia.
Enxuga-se o carro com outra flanela limpa e seca.
Tudo isso na sombra.
Todas as vezes que é lavado é encerado. Dou preferência à nova cêra Carnu, por ela ter maior quantidade de silicone e impermeabilizar com maior eficácia a pintura.
A cêra é retirada com algodão próprio para polimento - marca pérola.
Após a completa retirada da cêra, é dada uma "corrigida" final com uma flanela de algodão branca e fofa.
Os vidros são limpos por fora e por dentro com limpa vidros vidrex, o incolor, pois percebi que o azul deixa manchas. O acabamento dos vidros é com papel toalha.
Finalmente, aspiração do interior, flanela úmida no painel e forro de portas e silicone puro nos pneus (nem com chuva o silicone puro sai dos pneus).
Pronto... Depois é só desfilar com o Cinquecento.
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Mensagem por Vione 20/1/2012, 12:24

Eu só lavo o carro com água, depois enxugo com um pano de alta absorção em couro e, quando tenho tempo, passo cera. Nunca encontrei um produto que me transmitisse confiaça. De qualquer forma, imagino que se eu for pegar o 500 branco caldo, vou ter que fazer alguma coisa pra ele não amarelar.. vocês sabem o que fazer?

Abraços!
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Mensagem por dimroth 20/1/2012, 13:35

Vione escreveu:Eu só lavo o carro com água, depois enxugo com um pano de alta absorção em couro e, quando tenho tempo, passo cera. Nunca encontrei um produto que me transmitisse confiaça. De qualquer forma, imagino que se eu for pegar o 500 branco caldo, vou ter que fazer alguma coisa pra ele não amarelar.. vocês sabem o que fazer?

Abraços!

Só amarela se vc deixar encardir e não passar cera de vez em quando.
NO teu caso, tá fora de perigo.

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Mensagem por Lounge 20/1/2012, 19:36

Vione, não se preocupe com o Branco Caldo...
Não há risco de encardir.
A tinta é PPG, à base de água, uma das mais modernas do mundo!
Além de tudo, o Branco Caldo bem retrata o estilo retrô do carrinho.
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Mensagem por Fabricio Mendes 21/1/2012, 22:30

Hoje dei o primeiro banho no bambino.
Ele veio muito mal lavado, com várias sujeirinhas difíceis de tirar.
Usei bastante o tira grude da 3m e depois lavei com o shampoo grand prix com cera que é muto fácil de usar já que não precisa enxaguar.
Depois passei a cera Meguiars tech wax 2.0 que é milagrosa, tirou todas as manchas, até das faixas laterais e deu um brilho fantástico.
Pra finalizar passei o Endurance Tire Gel também da Meguiars.

Ficou show!
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Mensagem por Equalitas 22/1/2012, 09:07

Meguiars é sem dúvida uma ótima marca. Eu usava no meu beetle preto a cera meguiars 26 hi tech yellow wax. Essa cera é top demais. A tech wax 2.0 é muito boa mas mascara muito os defeitos do carro. Tem a professional paste wax 16 que é top, principalmente para carros metálicos, é um pouco chata de retirar, uma lata dá para usar umas 80 vezes, tem passar uma camada bem fina. A durabilidade dela após a aplicaçao é muito boa. Geralmente uso a 16 em períodos chuvosos. Valeu...

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Mensagem por vladimirfalcon 22/1/2012, 11:34

o meu eu uso a cera da Norton a Norclean, ela líquida e não possui silicone, que segundo o pessoal da funilaria da CSS é horrivel para fazer retoques depois. agora só vende para pessoa juridica. tenho este tubo (500 ml) há 4 anos e ainda está na metade, usava no meu antigo carro que com 8 anos de uso a pintura estava impecável.
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Mensagem por Claudio 31/1/2012, 21:15

a única cera que eu tenho pra passar no carro é a cera de ouvido. kkkkk
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Mensagem por carlasp 4/2/2012, 13:58

Vocês recomendam usar o Tuff Stuff no volante? Já está na hora de dar uma limpada mais caprichada no meu mas tenho medo de ser muito corrosivo e danificar o couro...

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Mensagem por Lounge 4/2/2012, 22:32

Eu passaria uma bucha levemente ensaboada com sabão de côco (bem levemente) e depois uma flanela úmida (branca de preferência) com Tuff-Stuff.
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Mensagem por vladimirfalcon 6/2/2012, 20:52

toda semana limpo o volante com Tuff-Stuff e fica novinho
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Mensagem por Glauberlr 7/2/2012, 14:55

Que tem ele preto é bom o dono cuidar ! No lavacar a galera n tem dó de passar na pintura o pano que passou no pneu
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Mensagem por Hellenrs 7/2/2012, 17:07

De quanto em quanto tempo usar esse Tuff-Stuff pra não encardir? Onde encontro isso, em grandes supermercados? Quanto $$?
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Mensagem por carlasp 7/2/2012, 22:41

Hellenrs escreveu:De quanto em quanto tempo usar esse Tuff-Stuff pra não encardir? Onde encontro isso, em grandes supermercados? Quanto $$?

Eu comprei no Walmart, 20 e poucos reais.

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Mensagem por carlasp 7/2/2012, 22:43

Lounge escreveu:Eu passaria uma bucha levemente ensaboada com sabão de côco (bem levemente) e depois uma flanela úmida (branca de preferência) com Tuff-Stuff.

Vou experimentar! Testamos esse produto em outro carro aqui de casa e o couro deu uma esfacelada, não tenho certeza se foi por causa dele ou se já estava assim antes.... Medo hehehe

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