500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ignição com "meia chave"

+5
luciana R.
arpuju
Bebel
gfrios
ricogb
9 participantes

Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Ignição com "meia chave"

Mensagem por ricogb 11/10/2012, 15:52

Pesquisei rapidamente no google e não achei nada muito valioso sobre isso (devo ter procurado pelo termo errado).

A pergunta é: ao ligar seu carro, você insere a chave e já dá a partida ou insere ela, aguarda os avisos no painel acenderem e apagarem após alguns segundos e aí sim dá a partida?
Pelo que li no manual do 500, a meia chave é necessária apenas quando vamos dar a partida com o carro quente.
Me lembro no CFC o professor recomendando fazer isso e as histórias que o pessoal contava. Uma gordinha disse que o carro da mãe dela só pegava se esperasse as luzes apagarem. Noto também que na maioria dos carros a partida é mais fácil quando a meia chave é feita. Se ligar direto, o carro tem que fazer um pouco mais de nhec nhec pra ligar.
Sempre faço isso nos carros que dirijo.. Além de esperar mais alguns segundinhos após a partida pra colocar o carro em movimento. E vocês?


Última edição por ricogb em 11/10/2012, 16:53, editado 1 vez(es)
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por gfrios 11/10/2012, 16:16

Não sei pq, mas eu sempre aguardo a gritaria dos avisos que ele faz, independente do carro 'frio ou quente'.
Ja testei ligar 'na marra' e demorava(ou não pegava) de primeira.
gfrios
gfrios
Don
Don

Mensagens : 1021
Data de inscrição : 04/04/2012

Idade : 36
Localização : RJ


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por ricogb 11/10/2012, 16:23

Era muito perceptível no novo uno vivace que tínhamos. Se vc esperasse os avisos, somente um toque e o carro já ligava. Se fosse direto ficava no nhecnhec... Eu faço no meu sempre e encho o saco do motorista quando o vejo ligando direto Laughing
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Bebel 11/10/2012, 17:18

O certo é esperar todas aquela 'gritaria', por experiência própria...
Nos atrasos da vida, algumas vezes colocava a chave e já girava, e falhava, então tinha que voltar, esperar aquela 'ópera' e daí sim, ligava normalmente.
E isso é mais notável quando o motor está frio.

Uma dúvida meninos...eu não desligo o ar, então quando ligo o carro, obviamente o ar já liga junto...mas uma vez papeando com um motorista profissional, ele disse que é sempre bom desligar o ar, ligar o carro e daí sim, ligar o ar...perguntei o motivo, e ele disse que no momento que liga o carro, o ar solta um 'gás' que blábláblá (não lembro direito), mas que no fim das contas, o certo é ligar o carro com o ar desligado...

Vocês sabem se a informação procede?

Bebel
Bebel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 74
Data de inscrição : 23/01/2012

Idade : 36
Localização : Porto Velho

Apelido do Carro : Besourinho =)

Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por arpuju 11/10/2012, 17:39

Bebel escreveu:O certo é esperar todas aquela 'gritaria', por experiência própria...
Nos atrasos da vida, algumas vezes colocava a chave e já girava, e falhava, então tinha que voltar, esperar aquela 'ópera' e daí sim, ligava normalmente.
E isso é mais notável quando o motor está frio.

Uma dúvida meninos...eu não desligo o ar, então quando ligo o carro, obviamente o ar já liga junto...mas uma vez papeando com um motorista profissional, ele disse que é sempre bom desligar o ar, ligar o carro e daí sim, ligar o ar...perguntei o motivo, e ele disse que no momento que liga o carro, o ar solta um 'gás' que blábláblá (não lembro direito), mas que no fim das contas, o certo é ligar o carro com o ar desligado...

Vocês sabem se a informação procede?


Ola Bebel, li alguma coisa a respeito que dizia que quando o carro ficasse no sol e você entrasse e logo ligasse o ar sairia um gás que se inalado poderia ser prejudicial para a saúde, pelo efeito do calor no plástico do painel , o ideal seria andar com os vdros abertos e depois ligar o ar, não sei se procede.

arpuju
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 84
Data de inscrição : 20/04/2012

Idade : 67
Localização : São Paulo/Sp


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por luciana R. 11/10/2012, 17:54

Eu aguardo toda a gritaria! Kkkkk sempre fiz assim em todos os meus carros!
luciana R.
luciana R.
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 372
Data de inscrição : 06/09/2012

Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Joaninha

Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Rafa(el) 11/10/2012, 18:04

Eu sempre aguardo para dar a partida, em qualquer carro que dirijo. Dizem que é mais fácil de pegar por conta da bomba de combustivel, que teve tempo de injetar...

Quanto a ligar com o ar ligado, eu não recomendo. Eu sempre desligo tudo antes de desligar o carro, pois na hora de ligar pode ter problemas de sobrecarga elétrica e danificar o ar. Mesma coisa com som e outros acessorios. Pelo menos foi o que me falaram, estou vendendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Bebel 11/10/2012, 20:14

Valeu pela atenção meninos!

E quanto a esse 'peixe', foi o mesmo que ouvi do motorista...resta agora eu lembrar de desligar o ar, antes de desligar o carro.
Bebel
Bebel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 74
Data de inscrição : 23/01/2012

Idade : 36
Localização : Porto Velho

Apelido do Carro : Besourinho =)

Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Dan Schübart 11/10/2012, 21:52

Rafa(el) escreveu:Eu sempre aguardo para dar a partida, em qualquer carro que dirijo. Dizem que é mais fácil de pegar por conta da bomba de combustivel, que teve tempo de injetar...

Quanto a ligar com o ar ligado, eu não recomendo. Eu sempre desligo tudo antes de desligar o carro, pois na hora de ligar pode ter problemas de sobrecarga elétrica e danificar o ar. Mesma coisa com som e outros acessorios. Pelo menos foi o que me falaram, estou vendendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.

Falou tudo! E além de tudo esse carro ainda tem a bomba hidráulica que fica injetando não sei o que no caso do Dualogic antes da ópera.
E o caso do ar condicionado, além da sobrecarga ainda tem o lance da queima de combustível que, ao ligar o carro com o ar ligado o motor injeta mais combustível do que o comum, sendo que ele ainda está em repouso. A tendência é "afogar" o motor e daí o nheco nheco demorar mais ainda.
Dan Schübart
Dan Schübart
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 154
Data de inscrição : 16/09/2012

Idade : 43
Localização : Duque de Caxias

Apelido do Carro : F500

Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por juanvco 11/10/2012, 22:06

Bom não sei porque, mas tenho a impressão de que quando damos partida com o ar ligado parece que "força" algo. O mesmo para o rádio ligado durante a partida e a aparente carga maior na bateria. Pelo menos na VW, orientam que só se dê partida no carro após a árvore de natal inicial, pois a bomba injetora já teria feito seu trabalho e não causaria desgaste no processo, deixando o tipo de partida mais direto apenas para situações de emergência quando precisamos ligar o carro rápido.

Engraçado que não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação vindo de outra montadora. Bom, não sou expert e pode ser só lenda urbana, mas por via das dúvidas não custa nada, né?
juanvco
juanvco
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 56
Data de inscrição : 19/08/2012

Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por gfrios 11/10/2012, 22:30

a única coisa que nunca desligo é o rádio, ligo e desligo o carro com ele 'ligado'..
gfrios
gfrios
Don
Don

Mensagens : 1021
Data de inscrição : 04/04/2012

Idade : 36
Localização : RJ


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Fabiocsi 11/10/2012, 23:15

Sempre faço a ignição com a meia-chave. Já ouvir que é bom fazê-lo por inúmeros fatores, não sei se verídicos. Espero a árvore de natal acender e os barulhinhos das traquitanas se aquietarem Smile. Já virou mania, entro no carro faço a meia-chave e aproveito o tempo para afivelar o cinto, guardar a carteira e o celular. Depois de me acomodar dou a ignição. Dá para notar que o motor pega mais fácil.

Como tenho TOC, desligo tudo, a/c, rádio, antes de desligar o carro.

Fabiocsi
Fabiocsi
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/10/2012

Localização : Blumenau/SC


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Convidad 12/10/2012, 00:40

Sobre aguardar os avisos e somente depois dar partida, é um assunto muito dividido até mesmo entre as concessionárias, mas uma coisa é certa, se fosse prejudicial ligar imediatamente, estaria constando no manual. O que se cogita principalmente é o fato de que ligando a chave ocorre a pressurização do sistema de alimentação e consequentemente um melhor e mais rápido funcionamento, mas sei lá...

Sobre o A/C manter ou não ligado, vou falar o que eu sei:

No carros um pouco mais antigos se você deixasse o a/c ligado e ao dar partida, o ar acabava ligando junto e até pesando o motor, e em alguns casos até quebrando o compressor...suporte...polia eletromagnéticas e etc, mas com os novos sistemas, o ar fica desligado por alguns segundos até o motor estabilizar o funcionamento, e se o motor está frio, esse tempo demora ainda mais, mesmo que você ligue manualmente no botão, o ar não vai ligar imediatamente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Convidad 12/10/2012, 00:46

E desligar tudo antes e ligar o que for necessário depois, se encaixa no seguinte ditado:

"O seguro morreu de velho..."

Pode ocorrer pico de energia, sobre carga no peso e etc.

E querem ver uma coisa? Pode testar inclusive, a direção elétrica dos nossos 500 não entra em funcionamento imediatamente, liguem o carro e tentem virar o volante pra ver, acho que deve demorar perto de uns 3 segundos.

Sinal que o próprio sistema "desliga" a direção pra não ter perigo de ocasionar algum problema com as partidas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ignição com "meia chave" Empty Re: Ignição com "meia chave"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos