500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ré arranhando mesmo com o carro parado

+13
Fábio Caprioli
thdiani
Breno
wilberrp
tech3000
marcus.vinicius.96387
mig_akira
Taitson
juanvco
Liu Bittencourt
andermen
Adailton
rodrigo28
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por rodrigo28 20/11/2012, 02:23

Olá, pessoal, meu nome é Rodrigo, sou de Belo Horizonte. Meu 500 está com 10mil km, e desde os 5 mil vem apresentando um barulho no engate da ré, que tem me incomodado. Usei o mecanismo de busca aqui do fórum e não encontrei nada relacionado, então vamos lá.. Quando engato a ré, mesmo com o carro completamente parado pelo tempo q for, e pisando na embreagem até o fundo, ocorre um tranco e um forte arranhado. Se eu pisar na embreagem por uns 5 segundos, ela entra macia sem arranhar. Logo em seguida, ao soltar a embreagem, se eu pisar novamente e engatar a ré sem manter 5 segundos, arranha novamente. Eventualmente, em subidas, quando passo a primeira para a segunda numa rotação maior que 4500 rpm, tbm arranha. Já tive outros carros e nenhum deles tinha esse problema. Tive um golf desse modelo mais recente, que arranhava se eu engatasse a ré logo que parasse o carro. Mas se esperasse uns 3 segundos, pisava na embreagem e entrava macio, e não precisava ficar determinado tempo com a embreagem pisada. Realmente é comum acontecer isso de arranhar quando acaba de parar o carro, mas com o carro já parado eu nunca vi. Algum de vocês tem esse problema também? Pode-se considerar uma característica do fiat 500? Na primeira troca de óleo, o pessoal da Tecar disse que era normal, e tal.. fizeram sangria mas não melhorou nada. Tenho medo de que eles estejam empurrando com a barriga uma embreagem com desgaste prematuro, pra que a embreagem vá pro saco, e a garantia não cobrir alegando que fiz mal uso. Abraços, e obrigado!!

rodrigo28
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2012

Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Adailton 20/11/2012, 08:07

É Rodrigo, se eu fosse você, insistia com a CCs, pois o arranhão significa que duas peças de metal estão em atrito e consequentemente, desgastando. Pela lógica ficará cada vez pior, então é melhor aproveitar a garantia para solucionar este problema, teimando com a CCs, do que futuramente ter que pagar uma nota preta por algum defeito de fabricação ou até de montagem da caixa ou embreagem!

Chega lá na Ccs, bate o pé e diz que só vem buscar o carro quando o problema estiver solucionado, assusta eles... Afinal, você é cliente FIAT e como em qualquer outra Marca, tem seus direitos garantidos... affraid

Abraço!
Adailton
Adailton
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1484
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 51
Localização : Lages

Apelido do Carro : Nanico

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por andermen 20/11/2012, 08:37

Também tenho sentindo a minha embreagem dura e com arranhados na ré. Quando voltar de férias vou ligar no 0800 abrir ocorrência e levar na css, inclusive para ver o tec da direção.
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 20/11/2012, 09:11

O meu tem esse problema praticamente desde 0 km.
Na real eu aposto que isso é um problema do câmbio mesmo, que é chinelento.
Pode fazer uma pesquisa aqui, os que tem cult com câmbio manual, creio que praticamente todos relatarão esse problema...
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por juanvco 20/11/2012, 10:40

o meu também dá isso desde 0 km, atualmente está com 300 km e ainda apresenta. Engraçado que no meu pelo menos, acontece logo que ligo o carro (estacionado por um longo período) e engato a ré.

Agora se em seguida eu tirar da ré e colocar em ponto morto e depois engatar a ré novamente, ele não arranha mais.

Todo dia isso acontece quando tiro o carro do estacionamento para vir do trabalho para casa. Depois dessa "partida traumática" ele não apresenta de novo o problema, voltando só depois no dia seguinte. Estranho.
juanvco
juanvco
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 56
Data de inscrição : 19/08/2012

Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 20/11/2012, 10:42

A "solução" paliativa é engatar a quarta antes de engatar a ré, mas eu acho sacanagem ter que apelar para isso em um carro novo.
Ainda mantenho a opinião de que isso deve acontecer em quase todos cult mecânico - regra geral.
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por rodrigo28 20/11/2012, 11:44

Valeu, pessoal! Não consigo imaginar isso como algo normal, afinal em outros carros da fiat isso não acontece. Vou levá-lo em outra concessionária e ver no que dá. Vou fazer um vídeo assim q tiver tempo e postar aqui pra dar uma idéia do que tem acontecido. O estranho é que isso não acontece só quando acabo de ligar o carro. É sempre. O carro pode estar frio, quente, ligado há muito tempo, há pouco tempo. Juanvco, esse tranco na primeira engatada quando acaba de ligar o carro acontece desde 0km aqui tbm. Eu ficaria muito feliz se só acontecesse nessa ocasião! heeh Liu Bittencourt, no seu 500, se vc engatar a ré, e depois botar no ponto morto, e logo em seguida engatar a ré novamente, ele arranha?

rodrigo28
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2012

Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 20/11/2012, 11:50

Opa!
Se antes engatar qq marcha e depois a ré, com certeza não irá arranhar.
Foda.
Espero que os donos de cult manual se manifestem, para confirmarmos que isso ocorre em quase todos.
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por rodrigo28 20/11/2012, 11:56

Mas ao passar de outra marcha qualquer para a ré vc mantém a embreagem acionada, ou solta, põe no ponto morto, pisa de novo e engata a ré? Pq se vc mantém a embreagem acionada, estaria apenas fazendo a mesma coisa que pisar por uns 3 segundos. Ou meu pensamento está errado? Vou testar aqui.

rodrigo28
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2012

Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Taitson 20/11/2012, 12:49

O meu está com 7000km e nenhuma arranhada. Já dirigi carros que apresentavam este problema na ré mas nunca tive intenção de corrigir isto. Quanto ao fato de dar um tempo pra engatar a ré, é que vc está "ajudando" o cambio a sincronizar as engrenagens.
Não sou mecânico e tenho certeza que aqui no clube há membros mais habilitados para dissertar sobre o assunto, mas lembro que tive problemas com um carro que apresentou defeito no "garfo" (nome de uma peça do cambio que ajusta os engates das engrenagens) e o problemas era esses arranhões nas passagens de marcha.
Concordo com o Adailton: insista na CCS!!!
Taitson
Taitson
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 165
Data de inscrição : 18/04/2012

Idade : 47
Localização : Uberlândia

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 20/11/2012, 14:08

Verdade.
Eu mantenho apertada, mas dá bem menos de 3 segundos...
Que porcaria isso.

rodrigo28 escreveu:Mas ao passar de outra marcha qualquer para a ré vc mantém a embreagem acionada, ou solta, põe no ponto morto, pisa de novo e engata a ré? Pq se vc mantém a embreagem acionada, estaria apenas fazendo a mesma coisa que pisar por uns 3 segundos. Ou meu pensamento está errado? Vou testar aqui.
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por mig_akira 20/11/2012, 16:12

Eu não reparei nisso, o meu é um Cult mecanico. O barulho é alto, como se tivesse colocado na marcha sem pisar na embreagem? É possível sentir "na mão" o arranhar?
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 20/11/2012, 16:18

O barulho é bem alto, arranha mesmo!

mig_akira escreveu:Eu não reparei nisso, o meu é um Cult mecanico. O barulho é alto, como se tivesse colocado na marcha sem pisar na embreagem? É possível sentir "na mão" o arranhar?
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por rodrigo28 20/11/2012, 16:30

Gravei um vídeo aqui. Vou passar pro computador e posto daqui a pouco.

rodrigo28
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2012

Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por juanvco 20/11/2012, 16:37

mig_akira escreveu:Eu não reparei nisso, o meu é um Cult mecanico. O barulho é alto, como se tivesse colocado na marcha sem pisar na embreagem? É possível sentir "na mão" o arranhar?

Sim, mig, o barulho é bem por aí e é possível sentir na mão a marcha arranhar. As vezes dá a impressão que a embreagem não foi pressionada até o fundo, mas ao checar a mesma está no fundo e o problema faz ainda menos sentido. Já vi isso acontecer em alguns carros, aquela estalada ao dar a ré, o Punto que também temos aqui em casa apresenta isso esporadicamente.


juanvco
juanvco
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 56
Data de inscrição : 19/08/2012

Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por rodrigo28 20/11/2012, 17:03

Pessoal, gravei um vídeo do carro, com o celular. A filmadora do celular abafou bem o barulho, ao vivo ele é mais alto e mais forte. Segue o link do vídeo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

rodrigo28
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2012

Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por mig_akira 22/11/2012, 11:18

Entendi Juan, isso acontecia no meu Celta de vez em quando! Até o momento não notei isso no 500, mas estou com apenas 1800km rodados ainda!
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 11/1/2013, 15:12

Pessoal,
fiz a revisão da carroceria hoje e pedi para analisarem esse "arranhado".
Então, como sempre, é normal.
Os motores EVO são assim mesmo.
Alguns arranham mais outro menos, mas todos são assim, é uma característica.
Tudo isso foram palavras do técnico que me atendeu.
Solução, também segundo o técnico: apertar a embreagem e esperar, que nem um bocó, três segundos e aí engatar a ré ou, se estiver com pressa, engatar uma marcha qualquer, para "estabilizar" (ele usou uma palavra assim), e aí engatar a ré.
Eu acho tudo isso muito engraçado.
Difícil, mas muiiiiito dificilmente, eu vou comprar FIAT novamente, só se for por muito amor ao carro...
Isso tudo não é muito sério hehehe
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por marcus.vinicius.96387 18/1/2013, 16:54

A caixa dele nao é sincronizada,por isso arranha ao engatar a ré. O tempo d espera (3 sec) é para as engrenagens pararem d girar
marcus.vinicius.96387
marcus.vinicius.96387
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 39
Data de inscrição : 11/10/2012

Idade : 29
Localização : BH

Apelido do Carro : Cinco

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 18/1/2013, 17:26

Ou seja, é uma porcaria.

marcus.vinicius.96387 escreveu:A caixa dele nao é sincronizada,por isso arranha ao engatar a ré. O tempo d espera (3 sec) é para as engrenagens pararem d girar
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por tech3000 21/1/2013, 08:52

O meu Cult Mecânico é a mesma coisa, arranha se colocar depressa a ré (depressa não né, o normal) mas entra suave se segurar a embreagem antes uns 3 segundos...
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por wilberrp 24/1/2013, 18:31

O meu eu sentia este arranhado tambem e ao levar na css, informaram que iriam verificar o escalonamento........feito isso verificaram que não ia adiantar e trocaram o kit de embreagem do meu.......
lógico que tudo sem custo, devido a garantia....depois disso não percebi mais nenhum barulho deste nível.
wilberrp
wilberrp
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 369
Data de inscrição : 11/02/2012

Idade : 41
Localização : Ribeirão Preto

Apelido do Carro : Italy

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Breno 24/1/2013, 23:02

O meu raramente, muito raramente mesmo, arranha...
Breno
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 30
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por thdiani 25/1/2013, 15:42

O meu arranha um pouco principalmente quando liga e ele esta frio...depois fica normal
thdiani
thdiani
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 370
Data de inscrição : 29/08/2012

Idade : 36
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Ligeirinho

Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Liu Bittencourt 27/1/2013, 21:36

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

isso nao é normal, nem f.....

(não sou eu no vídeo)
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

Ré arranhando mesmo com o carro parado Empty Re: Ré arranhando mesmo com o carro parado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos