500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motor elétrico sem baterias

3 participantes

Ir para baixo

Motor elétrico sem baterias Empty Motor elétrico sem baterias

Mensagem por Convidad 23/1/2013, 03:47

Olhando a "novidade" velha do grupo PSA onde estavam estudando utilizar um motor a ar comprimido, acabei me deparando com isto:



Achei fantástico, um motor elétrico que não precisa de baterias, e observem que é um video bem velhinho por sinal.

E outro video que talvez nem todos tenham visto, é justamente sobre o motor a ar comprimido:



Outra coisa, pq nos carros elétricos não se colocam "geradores" num jogo de rodas? tipo: dois motores elétricos na traseira e dois geradores (pra recarregar as baterias) na dianteira.

Fiz esta pergunta pra um engenheiro elétrico e ele me respondeu: por pura opção de não fazer. Será??? scratch scratch scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Motor elétrico sem baterias Empty Re: Motor elétrico sem baterias

Mensagem por Amancio 23/1/2013, 10:25

Pernalonga escreveu:Outra coisa, pq nos carros elétricos não se colocam "geradores" num jogo de rodas? tipo: dois motores elétricos na traseira e dois geradores (pra recarregar as baterias) na dianteira.
Não sei a resposta, mas isso me soa muito estranho. Pois um gerador vai deixar a roda mais "pesada" (a força excedente para girar a roda vai se transformar em energia elétrica), e aí pra mover um carro mais "pesado" será necessário gastar mais energia. Como é um ciclo fechado de geração/consumo de energia, e considerando que deve haver uma perda (mínima que seja) de energia nesse processo, me parece que um carro com gerador gastará mais energia do que um carro sem gerador.

Claro, de repente até estão estudando essa hipótese, por exemplo se o gerador fosse ligado somente com o carro na descida pra aproveitar a energia potencial da gravidade, sei lá...
Amancio
Amancio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 56
Data de inscrição : 04/12/2012

Localização : Curitiba


http://euterpe.blog.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Motor elétrico sem baterias Empty Re: Motor elétrico sem baterias

Mensagem por faugustom 23/1/2013, 10:28

Outra coisa, pq nos carros elétricos não se colocam "geradores" num jogo de rodas? tipo: dois motores elétricos na traseira e dois geradores (pra recarregar as baterias) na dianteira.

Fiz esta pergunta pra um engenheiro elétrico e ele me respondeu: por pura opção de não fazer. Será??? scratch scratch scratch

O problema é a velha falta de eficiência... a energia necessária p/ fazer a roda girar com um gerador é maior que uma roda "livre", e provavelmente não deva conpensar... essa solução seria o famoso "moto-contínuo", uma máquina que se movimenta e gera a própria energia... mas nesse processo sempre existem perdas, seja por calor, atrito... que impossibilitam uma "retroalimentação"...
faugustom
faugustom
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 43
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Motor elétrico sem baterias Empty Re: Motor elétrico sem baterias

Mensagem por F.F. 25/1/2013, 00:43

Bom, primeiro com as coisas primeiras...
Existe uma coisa chamada de lei da conservação de energia, que não pode ser simplesmete ignorada!
Não existe geração espontânea de energia... Se existisse tal coisa milhões não seriam gastos no ITER...

No video ele mostra um dispositivo que liga uma lâmpada elétrica, teoricamente "do nada".
Minha teoria para o "miraculoso" dispositivo mostrado no vídeo é simples. Ele é um volante inercial. Assim ele estoca energia na forma cinética, que é utilizada para acionar a lâmpada.
O carro também pode ser forjado, basta ele colocar um monte de bateria no porta-malas...

Quanto ao problema do carro, os geradores nas rodas dianteiras iria freiar o carro. E, por mais energia que eles gerassem, o balanço é negativo, justamente por causa das perdas que sempre existem.
Amancio escreveu:Claro, de repente até estão estudando essa hipótese, por exemplo se o gerador fosse ligado somente com o carro na descida pra aproveitar a energia potencial da gravidade, sei lá...

Isso já existe! é o chamado freio regenerativo dos carros elétricos. O Nissan Leaf tem esse sistema, por exemplo. Quando vc freia "gentilmente" o freio regenerativo é acionado, i.e. o motor elétrico passa a funcionar como um gerador, realimentando as baterias. Apenas se vc freiar forte é que o sistema aciona o freio tradicional (dissipação térmica por meio de atrito =P)

A Volvo também desenvolveu um freio regenerativo para carros de combustão interna. Nesse casso é um sistema 100% mecânico que armazena a energia num volante inercial. Que eu saiba nenhum carro de produção recebeu tal sistema.

Gente, não tem milagre... até que me mostrem os conceitos físicos que estão por trás desse invento eu arrisco a dizer que isso é puro charlatanismo!

Quanto ao carro movido a ar comprimido, isso sim existe. Existem dois tipos de carro a ar comprimido. Um deles utiliza o ar comprimido para mecanicamente acionar um motor. O segundo utiliza o ar comprimido para acionar um gerador que alimenta um carro elétrico. Em ambas as situações o cilindro de ar comprimido é apenas um acumulador de energia (um vetor), uma vez que para comprimir o ar nos cilindros seria necessário realizar trabalho (fisicamente falando) i.e. gastar energia.
O problema do carro a ar comprimido é que para mover um carro e ter uma boa autonomia os cilindros ou tem que ser enormes ou o ar tem que ser comprimido a pressões altíssimas. A eficiência energética de um compressor de ar é inversamente proporcional a pressão em que o ar é comprimido, assim para comprimir a altíssimas pressões o gasto em energia é muito grande, tornando a eficiência geral do sistema muito baixa. Se os cilindros fossem de baixa pressão, o tamanho deles seria enorme e vc não carregaria outra coisa no carro a não ser os cilindros de ar...

F.F.
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 26
Data de inscrição : 18/05/2012

Idade : 36
Localização : Brasília/DF


Ir para o topo Ir para baixo

Motor elétrico sem baterias Empty Re: Motor elétrico sem baterias

Mensagem por Amancio 25/1/2013, 09:49

Beleza! Cool
Amancio
Amancio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 56
Data de inscrição : 04/12/2012

Localização : Curitiba


http://euterpe.blog.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Motor elétrico sem baterias Empty Re: Motor elétrico sem baterias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos