Compensa colocar kit JBL MS-62c SEM o módulo enquanto este não chega?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Compensa colocar kit JBL MS-62c SEM o módulo enquanto este não chega?

Mensagem por mig_akira em Sex Fev 22, 2013 11:01 am

Olá pessoal!

Comprei um kit 2 vias da JBL MS-62c 160watts pra colocar no meu Cult com som original não bose. Comprei um módulo da Rockford Fosgate e vou usar um sub ruim (acho que da marca kicker) que tenho largado aqui, já montado numa caixa, enquanto não compro um sub bom de verdade rsrs.

Porém o módulo eu comprei no eBay, ainda vai levar 1 ou 2 meses pra chegar. Eu queria saber se compensa colocar o kit 2 vias já no carro, sem instalar o módulo, e deixar pra instalar o módulo depois. Mesma dúvida coisa com o sub.

Sobre preço de instalação, a loja vai fazer um desconto pra mim na hora de colocar o módulo, então não vai fazer diferença o custo.

O problema é se eu colocar o kit e o som ficar pior, já que o head unit do 500 parece ser fraquinho!

Valeu pessoal!
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Re: Compensa colocar kit JBL MS-62c SEM o módulo enquanto este não chega?

Mensagem por joliveira em Dom Fev 24, 2013 5:51 pm

Compensa colocar o kit sem módulo sim, eu fiz assim antes de colocar o modulo tbm.

O fato de o som original ser mais fraco, não vai deixar o som pior, só não vai aproveitar todo o potencial do kit.

Qual é esse sub ruim da kicker? se quiser eu jogo fora pra vc, kkkk.
kicker é marca boa.

Pode instalar tudo um pouco de cada vez que não dá nada, é até bom que vc vai percebendo cada up que fizer.

Como não terá alteração significativa no $, manda bala no kit amanhã, hhehhehe.
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por mig_akira em Seg Fev 25, 2013 12:01 pm

Fala Joliveira!
Legal, então vou colocar hoje mesmo! Na verdade me confundi, é um sub de uma marca chamada Hiken Hunter, meu pai usava na pickup dele rsrs. Aí agora tá aqui largado, pelo menos já tá numa caixa, e é removível, então não ocupa espaço no porta-malas caso eu precise tirar ele de lá.

Assim que o carro ficar pronto eu posto o que achei do resultado aqui, e quando o amplificador chegar, posso fazer um review do JBL MS-62c comparado com o som original não-bose do 500.

Obrigado!

mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por mig_akira em Ter Fev 26, 2013 9:46 am

Olá pessoal!

Coloquei o kit 2 vias JBL MS-62c [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] SEM o módulo amplificador no meu Fiat 500. Realmente gostei bastante do resultado. O volume não aumentou muito, mas ao menos posso aumentar bastante sem distorções.

Porém o que mudou bastante é a qualidade do áudio. Eu não sou audiófilo, e nem entendo muito de som automotivo, porém é nítida a diferença entre o som original e esse kit 2 vias da JBL. É possível ouvir os chimbais bem suaves com muita clareza, a voz ficou mais nítida, até pra ouvir podcasts e rádio ficou melhor.

Mesmo sem subwoofer, os graves ficaram mais realçados, mais encorpados.

O preço da instalação ficou barato, e é feito rapidinho, cerca de 1 a 2 horas no máximo, e não é preciso comprar adaptadores nem nada - só é preciso tomar cuidado pra não deixar cortarem os chicotes, ou você perde a garantia da parte elétrica.

Com o kit JBL MS-62c, eu não precisei cortar o plástico da coluna A pra instalar os tweeters, mas eles não ficaram totalmente encaixados, o que pode gerar perda de qualidade do áudio. Quando for instalar o amplificador, vou cortar o plástico (por muito pouco que o tweeter não fica totalmente encaixado) e ver se noto diferença.

Eu recomendo todo mundo que tenha o som original a pelo menos fazer esse upgrade de kit de woofers + tweeters. Mesmo sem amplificador e subwoofer vai ter um ganho considerável.

Outra coisa, eu alterei o fader pra fazer um teste (deixando o áudio só na frente e depois só atrás) e percebi que o som traseiro influencia sim no áudio que se ouve na frente.

Então penso em mais pra frente trocar os sons traseiros por um de melhor qualidade também, pra que fique tudo no mesmo nível.

Eu fiz a instalação na Stereo Car em Londrina, são bastante profissionais, não cobram preços extorsivos (na loja que eu ia levar antes, a Americar, iam cobrar 2x e meia o preço que me cobraram lá!).

Seguem algumas fotos dos woofers originais e dos da JBL:

JBL à esquerda, original à direita
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diferença de peso e tamanho é considerável

Detalhe do som original - apenas 20w (o JBL tem 80w), mas o que muda mesmo é a qualidade sonora

mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por ruyzappa em Ter Fev 26, 2013 1:31 pm

mig_akira escreveu:Olá pessoal!

Com o kit JBL MS-62c, eu não precisei cortar o plástico da coluna A pra instalar os tweeters, mas eles não ficaram totalmente encaixados, o que pode gerar perda de qualidade do áudio. Quando for instalar o amplificador, vou cortar o plástico (por muito pouco que o tweeter não fica totalmente encaixado) e ver se noto diferença.

Eu recomendo todo mundo que tenha o som original a pelo menos fazer esse upgrade de kit de woofers + tweeters. Mesmo sem amplificador e subwoofer vai ter um ganho considerável.

mig_akira

Foi fácil a troca dos tweeters? Ele ficou solto? Você usou o crossover que vem no kit? Se sim, aonde foi instalado? Já comprei esse kit a um bom tempo mais fico com receio da troca dos tweeters. Não penso ainda em colocar um amplificador.

Valeu.
ruyzappa
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Apelido do Carro : Pequeno

Mensagem por mig_akira em Ter Fev 26, 2013 5:12 pm

ruyzappa escreveu:

mig_akira

Foi fácil a troca dos tweeters? Ele ficou solto? Você usou o crossover que vem no kit? Se sim, aonde foi instalado? Já comprei esse kit a um bom tempo mais fico com receio da troca dos tweeters. Não penso ainda em colocar um amplificador.

Valeu.

Então, não fui eu quem fiz a troca - eu não conseguiria, mas não tem tanto segredo não, tem que desprendar a coluna, e é meio complicado de mexer lá sem arrancar a coluna inteira, mas quem tiver um pouco mais de cuidado e experiência consegue fazer sozinho.

O tweeter ficou preso no local dos tweeters antigos originais, mas ele não deu aquele encaixe perfeito, saca? Mas não chegou a ficar solto, bambo, nem nada.

Um usuário do forum colocou os tweeters pra fora da coluna A, no painel mesmo, ele postou até uma foto, ficou discreto e segundo ele, o ângulo e o som ficaram melhores.

De qualquer forma, neste tópico tem várias fotos de como o tweeter é encaixado na coluna A. É simples usar um estilete pra cortar um pouco do plástico que segura o tweeter pra fazer um ajuste fino:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por ruyzappa em Qua Fev 27, 2013 5:09 pm

mig_akira,

Obrigado pela resposta. Vou dar uma olhada no link que você passou. Mas você usou o crossover (filtro) que veio no kit?

Ruy.
ruyzappa
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Apelido do Carro : Pequeno

Mensagem por joliveira em Sex Mar 01, 2013 10:26 pm

Coloquei o kit 2 vias JBL MS-62c [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] SEM o módulo amplificador no meu Fiat 500. Realmente gostei bastante do resultado. O volume não aumentou muito, mas ao menos posso aumentar bastante sem distorções.

Porém o que mudou bastante é a qualidade do áudio. Eu não sou audiófilo, e nem entendo muito de som automotivo, porém é nítida a diferença entre o som original e esse kit 2 vias da JBL. É possível ouvir os chimbais bem suaves com muita clareza, a voz ficou mais nítida, até pra ouvir podcasts e rádio ficou melhor.

Mesmo sem subwoofer, os graves ficaram mais realçados, mais encorpados.

Outra coisa, eu alterei o fader pra fazer um teste (deixando o áudio só na frente e depois só atrás) e percebi que o som traseiro influencia sim no áudio que se ouve na frente.

Então penso em mais pra frente trocar os sons traseiros por um de melhor qualidade também, pra que fique tudo no mesmo nível.

Fala, Akira.

Amanhã pela manhã verei os parâmetros do áudio e te respondo.

Legal que já trocou e gostou do resultado.

Realmente dá uma diferença espetacular na voz e em algumas faixas de frequÊncia que parecia nem ser possivel ouvir, kkkk.

Com relação aos falantes traseiros, sem o sub na mala, dá diferença mesmo, pois como não tem nenhum áudio vindo da parte de trás, fica um "vazio sonoro".

Depois de colocar o sub, não faz quase diferença deixar ligado ou desligado os traseiros, pois o som do sub literalmente engole o som do falante traseiro.

Se não tiver intenção de gastar muito, ou se $ for um impedimento, como foi pra mim qdo montei meu som, aconselho instalar o módulo e o sub antes de trocar o falante traseiro, se ainda assim achar que precisa, ai troca.

Para quem está em dúvida de onde colocar o crossover do kit 2 vias, dependendo do tamanho, dá para colocar dentro da coluna do tweeter, obviamente revestindo de espuma pra não virar um chocalho.

Se for um crossover maior, dá para colocar, ou dentro da porta (não aconselho pois pode molhar), ou entre o plástico de acabamento da porta e a porta.

Por fim, se não couber em nenhum desses lugares, dá para colocar no pé da porta [acabamento plástico logo abaixo do painel (ao lado da caixa de fusíveis/ lado do motorista - abaixo do porta luvas/ lado passageiro)]
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por mig_akira em Qui Mar 07, 2013 10:32 am

Opa valeu Joliveira!

Boa dica do sub na traseira, não tinha pensado que com ele não ficaria aquele vazio!

Os meus crossovers foram colocados no plástico no pé da porta mesmo! O rapaz enrolou bem com uma espuma pra não ficar batendo, apesar de que não ficou solto lá dentro.

A título de curiosidade, o Joliveira me passou a equalização dele, que sem o sub e módulo estavam assim:

Treble +5
Bass+2
Equalizador do rádio +3, +2,0+1,+2,+3,+3

e depois, com o módulo e sub, ficou assim:

Treble +3
Bass -1
Equalizador do rádio +1,-1,0,+2,+3,+3+2

Eu testei a primeira e realmente ficou muito boa, deixei desse jeito também, apenas alterando o treble e bass de acordo com a música!

Obrigado!!

joliveira escreveu:
Fala, Akira.

Amanhã pela manhã verei os parâmetros do áudio e te respondo.

Legal que já trocou e gostou do resultado.

Realmente dá uma diferença espetacular na voz e em algumas faixas de frequÊncia que parecia nem ser possivel ouvir, kkkk.

Com relação aos falantes traseiros, sem o sub na mala, dá diferença mesmo, pois como não tem nenhum áudio vindo da parte de trás, fica um "vazio sonoro".

Depois de colocar o sub, não faz quase diferença deixar ligado ou desligado os traseiros, pois o som do sub literalmente engole o som do falante traseiro.

Se não tiver intenção de gastar muito, ou se $ for um impedimento, como foi pra mim qdo montei meu som, aconselho instalar o módulo e o sub antes de trocar o falante traseiro, se ainda assim achar que precisa, ai troca.

Para quem está em dúvida de onde colocar o crossover do kit 2 vias, dependendo do tamanho, dá para colocar dentro da coluna do tweeter, obviamente revestindo de espuma pra não virar um chocalho.

Se for um crossover maior, dá para colocar, ou dentro da porta (não aconselho pois pode molhar), ou entre o plástico de acabamento da porta e a porta.

Por fim, se não couber em nenhum desses lugares, dá para colocar no pé da porta [acabamento plástico logo abaixo do painel (ao lado da caixa de fusíveis/ lado do motorista - abaixo do porta luvas/ lado passageiro)]
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por mig_akira em Qua Mar 27, 2013 3:28 pm

Meu amplificador finalmente chegou, como dito peguei no eBay um R250-4 por ter um preço bacana (150 dolares no total, já com frete) e por ter um tamanho bem menor que o outro que eu pensei em pegar (um R300-4). O legal dos Rockford Fosgate é que os amplificadores geralmente são mais potentes do que o nominal. Eles são individualmente testados e a potência é estampada no manual. O meu, por exemplo, alcança ao invés de 250, 312 watts RMS. (não sei se outras marcas são assim também, pois não entendo muito de amplificadores).

Eu achava complicado entender como 4 canais podem alimentar 2 woofers, 2 tweeters e mais 1 subwoofer, mas achei essa imagem que finalmente me fez entender:

no caso, 2 canais pros falantes e tweeters, sendo que o crossover faz a separação de frequencia (imagino).

Vou instalar no fim de semana e escrevo o resultado aqui.
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por dimroth em Qua Mar 27, 2013 4:59 pm

mig_akira escreveu:Meu amplificador finalmente chegou, como dito peguei no eBay um R250-4 por ter um preço bacana (150 dolares no total, já com frete) e por ter um tamanho bem menor que o outro que eu pensei em pegar (um R300-4). O legal dos Rockford Fosgate é que os amplificadores geralmente são mais potentes do que o nominal. Eles são individualmente testados e a potência é estampada no manual. O meu, por exemplo, alcança ao invés de 250, 312 watts RMS. (não sei se outras marcas são assim também, pois não entendo muito de amplificadores).

Eu achava complicado entender como 4 canais podem alimentar 2 woofers, 2 tweeters e mais 1 subwoofer, mas achei essa imagem que finalmente me fez entender:

no caso, 2 canais pros falantes e tweeters, sendo que o crossover faz a separação de frequencia (imagino).

Tava atrás desse módulo, mas não encontrei no Paraguay.
O tamanho dele é ótimo, dá pra colocar debaixo do banco do passageiro. Sou fã dos fosgate, melhor custo benefício preçoXrendimentoXqualidadeXtamanho.....
Com certeza vai tocar legal.

[]'s
dimroth
Consigliere
Consigliere

Mensagem por joliveira em Sex Mar 29, 2013 8:29 pm

mig_akira escreveu:Meu amplificador finalmente chegou, como dito peguei no eBay um R250-4 por ter um preço bacana (150 dolares no total, já com frete) e por ter um tamanho bem menor que o outro que eu pensei em pegar (um R300-4). O legal dos Rockford Fosgate é que os amplificadores geralmente são mais potentes do que o nominal. Eles são individualmente testados e a potência é estampada no manual. O meu, por exemplo, alcança ao invés de 250, 312 watts RMS. (não sei se outras marcas são assim também, pois não entendo muito de amplificadores).

Isso ae, agora vai curtir um som bacana, hehhehe.

A instalação pro kit + sub é essa mesma que falou.

O módulo tem 4 canais

2 dianteiros e 2 traseiros.

Nos 2 dianteiros fica ligado o kit 2 vias (separada a ligação do woofer e tweeter pelo crossover)

Nos 2 traseiros fica o sub, nestes canais fará a ligação em bridge. Liga o polo positivo de um canal no negativo do outro.

Tem um esquema que é possivel fazer a ligação 3way nas saidas traseiras, mas não são todos os módulos que aceitam isso e tem que usar resistores para "limitar" determinadas frequências e assim prejudica a qualidade do som audível, mas este não será o seu caso.

Não esquece de nos dizer sobre o resultado final.

Abçs.
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por mig_akira em Qua Abr 10, 2013 3:05 pm

Olá pessoal. O módulo foi colocado, e realmente fazia bastante falta. O som do Fiat 500 só com o kit 2 vias já tinha melhorado bastante, mas quando eu subia o volume, ele ficava um pouco xoxo. Com o módulo, melhorou muito. Agora sim é possível apreciar o som, bem encorpado. Eu estou usando um subwoofer velho que tinha em casa, que está servindo bem enquanto não arranjo grana pra comprar um melhor.

Realmente parece não fazer falta a substituição dos falantes traseiros. O subwoofer preencheu o a parte de trás do carro. Queria agora ver um carro que tenha uma configuração parecida com a minha, mas com falantes traseiros pra poder comparar.

Eles instalaram um negócio pra que o módulo desligue automaticamente quando o rádio estiver desligado, do contrário ele ia ficar sempre ligado quando o carro estivesse ligado.

Tudo foi feito sem cortar nenhum chicote, preservando a garantia do carro (em teoria pelo menos).

Só tenho umas dúvidas quanto à instalação. O crossover não está como no manual, mas será que isso se deve ao fato de que o rádio precisou de um conversor RCA, ou algo assim? Ou devo levar de volta pra ficar exatamente igual no manual?

Nao lembro agora, mas parece que está ligado só onde ficariam os tweeters, como foi instalado antes de eu colocar o amplificador, o amplificador não está ligado no crossover, pois nao mexeram nele ao colocar o amplificador.

Vou postar algumas fotos da instalação em breve.

Obrigado!
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por joliveira em Dom Abr 14, 2013 6:04 pm

Pelo que entendi pelo que vc disse, no crossover só está ligado um fio em cada saída do tweeter, certo?

Se for isso, e como disse que não mexeram no crossover, penso que ligaram o tweeter direto no som do carro (sem passar pelo módulo) e ligaram o woofer direto no módulo, sem o crossover.

Tenta fazer uma coisa depois, desliga o módulo e verifica se continua saindo som do tweeter, se continuar, foi feita essa ligação que falei.

Se não der para desligar o módulo ou não souber como fazer por medo de estragar, apenas desconecte o cabo rca.

O fato de estar com conversor rca não altera em nada a instalação.
Agora o meu não tem mais conversor pq troquei o som, mas antes estava e a ligação permaneceu a mesma com e sem o módulo

Abçs.
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por mig_akira em Ter Abr 16, 2013 11:39 am

Opa viajei, fui ver o crossover pra verificar como estava e fazer isso que você falou, e notei que os fios estão conectados corretamente... eles mexeram e eu não reparei heheh!

Mas valeu pela dica!

Uma coisa valiosa que eu vi aqui no fórum também foi a maneira de remover o rádio, retirando aquelas pecinhas de plástico que ficam ao lado dos controles de volume e de seleção de música e colocando um grampo...sem isso o cara ia levar um tempão pra descobrir como tirar o rádio!

Seguem algumas fotos da instalação:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagem por CaioVarela em Seg Jan 20, 2014 2:37 am

Venho adiando esse upgrade desde que comprei o carro. Agora que vi que fazendo em etapas já melhora muito, amanhã mesmo vou passar na loja pra fazer o orçamento. Mas seguindo o conselho desse gringo do outro fórum, não vou trocar os tweeters. Queria saber fazer essas coisas em casa eu mesmo, mas como não sei, não vou confiar a um estranho, pois possa ser que ele arruíne essa proteção da coluna A (e eu sou muito chato com acabamento).
CaioVarela
Capodecina
Capodecina

Apelido do Carro : Cicciolina

Mensagem por MaximusPower em Qua Jun 04, 2014 11:49 pm

Po interessante essa imagem do radio desmontado...  Cara vc teria as especificações tecnicas desse rádio?  Quantas canais tem esse rádio?  Queria mais informções para ver o que faço com meu som se pego um modulo ou não...   vlw
MaximusPower
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: