Dualogic x Dualogic Plus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Felipe em Qua Abr 03, 2013 1:17 am

Vou relatar minhas experiências e algumas comparações entre o Dualogic (Linea 2010) e o Dualogic Plus (Linea 2013).

Eu tenho um Linea 2010 (que minha esposa acabou herdando) e desde o dia 28/03 estou com um Linea 2013 em razão do meu 500 estar na revisão + outros probleminhas.

Vou tentar ser objetivo.

O Dualogic Plus realmente é mais suave, mas tenho ressalvas. Talvez suave demais, as arrancadas são lentas (comparando com o meu Linea 2010). O auto creeping realmente ajuda muito nas manobras, mas atrapalha numa rampa, o carro desce DEMAIS até a embreagem resolver acoplar, achei isso bem perigoso.

Outro item, no modo Sport ativado as trocas de marcha são menos abruptas em comparação ao Linea 2010 e dificilmente você vai conseguir queimar um pouco de borracha, pois o sistema está sempre "suave" demais.

No trânsito "normal" essa suavidade toda acaba compensando a falta de "tempero" no câmbio.

Gostei do Dualogic Plus, acredito que teve uma excelente melhora em relação a primeira geração dos automatizados, mas ainda precisa de alguns refinamentos.

Quem já testou, por favor, opine!!!


_________________
Cult Dualogic Vermelho Brilliante + Convenience 1 + Sport 1 + Interior vermelho/marfim
Equipe 500Clube
avatar
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 42
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por rancid em Qua Abr 03, 2013 11:39 am

Bacana, o creeping ajuda muito, mas esse é o máximo que os cambios de uma embreagem podem chegar, agora é dupla embreagem.
avatar
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Rafa(el) em Sab Abr 06, 2013 4:43 pm

Tenho curiosidade em dirigir um dual plus, mas o Linea que me emprestaram foi um 2011, portanto não era o dual plus.

Porém, depois de ficar com o Linea e por não ter Hill Start, senti a falta para arrancar em subidas. Entao eu fiquei pensando: Acho que a Fiat poderia colocar hill start em todos automatizados e assim, possuir um sensor de inclinação. Aí, por que não usar esse mesmo sensor para ajustar o câmbio? Exemplos:
- esticar as marchas nas subidas, fazendo inclusive reduções e trocas mais rápidas;
- manter baixa rotação no plano;
- reduzir uma ou duas marchas em descidas sem acelerações.

Noto que o cambio usa apenas informações de pressão no acelerador e freio, limitando muito o seu ajuste.

O que acham?
avatar
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 35
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Zolet em Sab Abr 06, 2013 6:44 pm

Rafa(el) escreveu:Tenho curiosidade em dirigir um dual plus, mas o Linea que me emprestaram foi um 2011, portanto não era o dual plus.

Porém, depois de ficar com o Linea e por não ter Hill Start, senti a falta para arrancar em subidas. Entao eu fiquei pensando: Acho que a Fiat poderia colocar hill start em todos automatizados e assim, possuir um sensor de inclinação. Aí, por que não usar esse mesmo sensor para ajustar o câmbio? Exemplos:
- esticar as marchas nas subidas, fazendo inclusive reduções e trocas mais rápidas;
- manter baixa rotação no plano;
- reduzir uma ou duas marchas em descidas sem acelerações.

Noto que o cambio usa apenas informações de pressão no acelerador e freio, limitando muito o seu ajuste.

O que acham?

Rafael,

O Hill Holder (Hill Start é do concorrente! ahaha) vem no pacote do ESP. Ou seja, a chance de se ter um carro sem ESP e com Hill Holder é bem pequena.

Só a titulo de curiosidade, o sistema ESP é composto de :

ABS - Não deixa a roda travar em frenagens
EBD - regula a pressão de frenagens entre rodas dianteiras e traseiras
ASR - controle de traçao, se a roda de um lado deslizar (aquaplanar por ex) ele freia ela. Se as duas deslizarem, corta o torque do motor.
HHD - Hill Holder
HBA - em um frenagem de panico, ele faz um "pré-pressão" no sistema pois o motorista pode nao freiar tudo que o carro aguenta...

aqui tem mais specs... [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

avatar
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 32
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Felipe em Sab Abr 06, 2013 10:25 pm

Depois que nos acostumamos com o Hill Holder fica tudo mais difícil em rampas!

Mas concordo que uma variável de inclinação seria bem útil ao software do Dualogic, mesmo sem o ESP (e toda essa sopa de letrinhas que o Zolet mostrou, aliás muito interessante).

O Linea que a locadora me passou é um Linea Essence Dualogic 2013, o único item opcional é a pintura metálica!!! Tem pouco mais de 5000km rodados. Até recomendo a vocês, que estiverem em Curitiba, que quando o L'Unico oferecer um carro, prefiram a CORAL rent a car. O atendimento é bem mais pessoal do que numa Localiza.

_________________
Cult Dualogic Vermelho Brilliante + Convenience 1 + Sport 1 + Interior vermelho/marfim
Equipe 500Clube
avatar
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 42
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Wagner Bastos em Dom Abr 14, 2013 2:48 pm

dual da fiat muito ruim se comparado a um cambio automático de verdade.

Meus últimos 3 carros foram automáticos, sendo que os dois últimos (na verdade um é atual) com cambio CVT onde não há troca de marchas.

Eu optei pelo cambio manual exatamente por causa disso, você sente sim as trocas e elas não acompanham de verdade a necessidade do carro. o tempo de engate das marchas faz você perder muito principalmente se estiver muito acostumado a bons câmbios automáticos.

No fim estou é me divertindo muito de volta ao cambio manual, dirigir de verdade mesmo é com embreagem e passando marchas. rsss

Testei tb o cambio do sport, mas não pude testar de verdade, gostei do cambio automático da fiat, mas ainda é ultrapassado se comparado ao desempenho do CVT.

Wagner Bastos
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/03/2013

Idade : 39
Localização : Niterói, RJ

Apelido do Carro : Gigio

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Breno em Dom Abr 14, 2013 4:12 pm

Cara, andei em um Dualogic e não achei horrível como muita gente fala... Eu compraria um.

Minha impressão é que é o câmbio perfeito para estrada e razoável na cidade.

Mas por enquanto não penso em trocar meu manual por um Dualogic. O câmbio manual do 500 não é um primor de maciez, mas é bom e preciso.

_________________
Breno


Moderador
Coordenador Regional - Goiás

Veja meu ex-500. Clique aqui!

Atual: Honda Civic LXR 2.0 2015/2016

Instagram - @brenoamaralfreitas
avatar
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 23
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Rafa(el) em Dom Abr 14, 2013 4:25 pm

Zolet escreveu:Rafael,

O Hill Holder (Hill Start é do concorrente! ahaha) vem no pacote do ESP. Ou seja, a chance de se ter um carro sem ESP e com Hill Holder é bem pequena.

Opa, confundi... hehehe

Se o hill holder faz parte de um pacote fechado, acredito que um sensor de inclinação da carroceria em conjunto com o cambio seria bem interessante, como o felipe disse.
avatar
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 35
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Convidado em Qui Abr 18, 2013 10:45 pm

O meu é Dualogic e o cambio é muito bom, superou em 100% minhas espectativas; o problema é que muitas pessoas que não sabem utilizar o carro com esse cambio de forma correta, esquecendo que ele tem um cambio automatizado e não automático com conversor de torque, com o Dualogic você precisa dirigir sossegado, sem pressa até o carro ganhar velocidade, pisando gradativamente no acelerador, se fizer assim o carro não da tranco algum, problema é que muitos motoristas afoitos sentam a bota no carro, pisando de forma brusca no acelerador pro carro ganhar velocidade rápido, isso faz com que o cambio ou demore demais pra passar as marchas ou reduz drasticamente as marchas pra ganhar velocidade como esta sendo determinado, como não há conversor de torque no Dualogic se sente de forma clara a redução de marchas que caracteriza no famoso "tranco", se você em um carro manual a 100km/h em quinta marcha, reduzi-lo a terceira ou quarta marcha com certeza sentirá o mesmo tranco.

Considerações:

Até câmbios automáticos muitas vezes dão trancos nas mudanças de marchas, nota-se no Brasil um certo tipo de preconceito com carros automatizados por ser uma tecnologia nova, eu mesmo tinha um pouco antes de comprar o meu 500, mas ela foi embora depois que aprendi a usar o cambio.
- Lembrando que com o Dualogic você também pode mudar as marchas de forma manual a qualquer momento se julgar necessário para o ganho de velocidade ou até mesmo dirigir o tempo todo de forma manual.

Ja dirigi um Punto 2012 com cambio Dualogic Plus e não notei muita diferença com relação a "suavidade" comparado ao Dualogic do 500, apenas achei bem mais lento, mas acho que isso se da por conta do peso extra do carro.

Fit com cambio CVT é lento pra caramba nas retomadas de velocidade, igual ao Sentra, aqui em casa já tivemos ambos e a manutenção do CVT é tão ou mais cara que a de um automatizado.


Última edição por LourenzonTom em Qui Abr 18, 2013 11:11 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Rafa(el) em Qui Abr 18, 2013 11:07 pm

LourenzonTom escreveu:O meu é Dualogic e o cambio é muito bom, superou em 100% minhas espectativas; o problema é que muitas pessoas que não sabem utilizar o carro com esse cambio de forma correta, esquecendo que ele tem um cambio automatizado e não automático com conversor de torque, com o Dualogic você precisa dirigir sossegado, sem pressa até o carro ganhar velocidade, pisando gradativamente no acelerador, se fizer assim o carro não da tranco algum, problema é que muitos motoristas afoitos sentam a bota no carro, pisando de forma brusca no acelerador pro carro ganhar velocidade rápido, isso faz com que o cambio ou demore demais pra passar as marchas ou reduz drasticamente as marchas pra ganhar velocidade como esta sendo determinado, como não há conversor de torque no Dualogic se sente de forma clara a redução de marchas que caracteriza no famoso "tranco", se você em um carro manual a 100km/h em quinta marcha, reduzi-lo a terceira ou quarta marcha com certeza sentirá o mesmo tranco.
Até câmbios automáticos muitas vezes dão trancos nas mudanças de marchas, nota-se no Brasil um certo tipo de preconceito com carros automatizados por ser uma tecnologia nova, eu mesmo tinha um pouco antes de comprar o meu 500, mas ela foi embora depois que aprendi a usar o cambio.
Lembrando que com o Dualogic você também pode mudar as marchas de forma manual a qualquer momento se julgar necessário para o ganho de velocidade ou até mesmo dirigir o tempo todo de forma manual.
Ja dirigi um Punto Dualogic Plus e não notei muita diferença com relação ao Dualogic do 500, apenas achei bem mais lento, mas acho que isso se da por conta do peso extra do carro.
Fit com cambio CVT é lento pra caramba, igual ao Sentra, CVT de bom rendimento é o dos Audi A4 antigos, esses sim.

Concordo plenamente. Acredito que, com poucos ajustes, o Dualogic ficaria perfeito para mim.
avatar
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 35
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Convidado em Qui Abr 18, 2013 11:16 pm

Eu adicionei umas considerações no post acima e com relação ao CVT utilizado nos Audi, nesses carros sim o cambio CVT tem ótimas retomadas de velocidade pois possuem motor de boa potência.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por daniela.gonzaga em Qui Set 19, 2013 5:05 pm

Enfim, vai comprar um Audi com câmbio CVT! Tem que ter mesmo ótimas retomadas e ótimas considerações em tudo tendo em vista o valor do bicho né?
avatar
daniela.gonzaga
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/09/2013

Idade : 33
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Ninho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dualogic x Dualogic Plus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum