Dicas para usar o piloto automático
+15
David Bloomfield de Mello
aluizio.filho
André SP
Rafa(el)
lmacedoi
ledon
Clarkkent
andermen
raulney
Rafael Sieben
Leopoldo
guchibr
alsik
Grilo
vladimirfalcon
19 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Piloto Automático - defeito de fábrica de conhecimento da FIAT
Olá pessoal, sou novo aqui e entrei no fórum justamente para ajudar o pessoal que está com problema no piloto automático.
Tenho um modelo 2012 Cult, Dualogic, 1.4 flex. O problema começou com a extrema dificuldade em "setar" a velocidade desejada. Era um Deus nos acuda para dar certo. Tinha que ser no plano tipo pia de mármore de cozinha, sem acelerar nem nada, e rezando para dar certo. Quando conseguia, se eu quisesse aumentar a velocidade usando o botão "+" do controle, ele perdia a memória e tinha que fazer tudo de novo. Quando eu reduzia ("-"), ele obedecia e o fazia de dois em dois km como informa o manual.
Pouco antes de acabar a garantia, fui fazer a revisão de 15.000 km e exigi solução para isso. Peguei dois caras da concessionária, enfiei eles no carro e fui para a estrada mostrar que não funcionava nem a pau, ou então, só quando o carro queria. Os caras confirmaram o defeito e trabalharam em cima do caso.
Aí começou o festival de chutes: primeiro trocaram um determinado módulo mas que não resolveu o problema. Voltei com o carro e partiram para a segunda tentativa, que foi trocar a central da injeção completa.
Aí deu certo.
O engraçado é que quando fui pegar o carro, um eletricista da concessionária foi inserir o código no rádio e na conversa que tive com ele ali na hora sobre o problema do piloto automático, ele disse que tinham recebido um comunicado da FIAT informando a rede que existe um defeito na injeção que dá esse problema no piloto automático, e só trocando a injeção para resolver. Uma das dicas que ele deu para identificar o problema é que ao ligar o carro (dando a partida), acende uma luz no painel (tem o desenho de uma resistência), que fica acesa por um tempo e logo apaga, e isso não acontece com o carro em ordem. E acontecia mesmo.
Entendo que isso é um vício oculto e que mesmo se o carro estiver fora da garantia, deve exigir o atendimento gratuito. A central eletrônica foi trocada e vi na nota de garantia que só ela custa R$ 2.000.
Agora ele está funcionando bem, de acordo com as instruções do manual.
Deixo uma outra dica, o piloto automático não deixa de funcionar se vc acelerar para além da velocidade programada. Se vc estiver na velocidade programada e acelerar, ele vai até onde vc pisar, mas se vc soltar o pé do acelerador e deixar a velocidade cair sozinha, ele "trava" na velocidade programada.
Perder a velocidade programada, só pisando no freio.
Boa sorte a todos e que a dica sirva para alguém.
Se alguém precisar de mais detalhes para referenciar o caso aqui descrito para poder brigar com a FIAT por seus direitos, passo os dados do meu caso para fundamentar o pleito de garantia.
Tenho um modelo 2012 Cult, Dualogic, 1.4 flex. O problema começou com a extrema dificuldade em "setar" a velocidade desejada. Era um Deus nos acuda para dar certo. Tinha que ser no plano tipo pia de mármore de cozinha, sem acelerar nem nada, e rezando para dar certo. Quando conseguia, se eu quisesse aumentar a velocidade usando o botão "+" do controle, ele perdia a memória e tinha que fazer tudo de novo. Quando eu reduzia ("-"), ele obedecia e o fazia de dois em dois km como informa o manual.
Pouco antes de acabar a garantia, fui fazer a revisão de 15.000 km e exigi solução para isso. Peguei dois caras da concessionária, enfiei eles no carro e fui para a estrada mostrar que não funcionava nem a pau, ou então, só quando o carro queria. Os caras confirmaram o defeito e trabalharam em cima do caso.
Aí começou o festival de chutes: primeiro trocaram um determinado módulo mas que não resolveu o problema. Voltei com o carro e partiram para a segunda tentativa, que foi trocar a central da injeção completa.
Aí deu certo.
O engraçado é que quando fui pegar o carro, um eletricista da concessionária foi inserir o código no rádio e na conversa que tive com ele ali na hora sobre o problema do piloto automático, ele disse que tinham recebido um comunicado da FIAT informando a rede que existe um defeito na injeção que dá esse problema no piloto automático, e só trocando a injeção para resolver. Uma das dicas que ele deu para identificar o problema é que ao ligar o carro (dando a partida), acende uma luz no painel (tem o desenho de uma resistência), que fica acesa por um tempo e logo apaga, e isso não acontece com o carro em ordem. E acontecia mesmo.
Entendo que isso é um vício oculto e que mesmo se o carro estiver fora da garantia, deve exigir o atendimento gratuito. A central eletrônica foi trocada e vi na nota de garantia que só ela custa R$ 2.000.
Agora ele está funcionando bem, de acordo com as instruções do manual.
Deixo uma outra dica, o piloto automático não deixa de funcionar se vc acelerar para além da velocidade programada. Se vc estiver na velocidade programada e acelerar, ele vai até onde vc pisar, mas se vc soltar o pé do acelerador e deixar a velocidade cair sozinha, ele "trava" na velocidade programada.
Perder a velocidade programada, só pisando no freio.
Boa sorte a todos e que a dica sirva para alguém.
Se alguém precisar de mais detalhes para referenciar o caso aqui descrito para poder brigar com a FIAT por seus direitos, passo os dados do meu caso para fundamentar o pleito de garantia.
André SP- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/07/2014
Re: Dicas para usar o piloto automático
O que o Leopoldo descreveu é o correto e o que se encontra no manual. Felizmente é como o meu funciona. Qualquer comportamento diferente significa um defeito.
aluizio.filho- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 305
Data de inscrição : 09/05/2014
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : Luigi
Re: Dicas para usar o piloto automático
Boa Noite pessoal,
Peguei o carro faz pouco tempo e ainda não consegui mexer em todas as funções do carro.
Como funciona para ligar o Piloto Automático?
Esses dias tentei ligar mas não consegui fazer funcionar, nem colocar uma velocidade.
Outro problema que estou enfrentando também é em relação ao Eco Drive. Não consigo instalar o programa em um pendrive nem encontro o bendito aplicativo.
Alguém usa isso?
Agradeço se vocês me ajudarem.
Forte abraço
Ycaro
Peguei o carro faz pouco tempo e ainda não consegui mexer em todas as funções do carro.
Como funciona para ligar o Piloto Automático?
Esses dias tentei ligar mas não consegui fazer funcionar, nem colocar uma velocidade.
Outro problema que estou enfrentando também é em relação ao Eco Drive. Não consigo instalar o programa em um pendrive nem encontro o bendito aplicativo.
Alguém usa isso?
Agradeço se vocês me ajudarem.
Forte abraço
Ycaro
ylehmkuhl- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 21/03/2016
Localização : Florianópolis
Re: Dicas para usar o piloto automático
Sr Ycaro, como sr está com dificuldades em lidar com piloto automático, eu também tive ( a duvida foi tirada em um dos encontros do 500, que se tiver em seu estado, vá. Pois é ótimo para conhecer melhor seu auto ).
Mas, voltando ao assunto, é simples, basta apertar a tecla do piloto automático, a esquerda de cima, lado direito do volante (fig de velocímetro ) e quando atingir a velocidade pretendida, aperte set point por alguns segundos ( tecla a direita , abaixo , está escrito set point ).
Não sei se foi esclarecedor, procurei fazer meu melhor. Eu uso muito em estradas longas e sem trânsito.
Detalhe ao freiar ou acelerar, no meu caso. o piloto automático desabilita, mas leia o manual de seu auto para melhores explicações.
Boa sorte e um grande abraço...e feliz páscoa...
Mas, voltando ao assunto, é simples, basta apertar a tecla do piloto automático, a esquerda de cima, lado direito do volante (fig de velocímetro ) e quando atingir a velocidade pretendida, aperte set point por alguns segundos ( tecla a direita , abaixo , está escrito set point ).
Não sei se foi esclarecedor, procurei fazer meu melhor. Eu uso muito em estradas longas e sem trânsito.
Detalhe ao freiar ou acelerar, no meu caso. o piloto automático desabilita, mas leia o manual de seu auto para melhores explicações.
Boa sorte e um grande abraço...e feliz páscoa...
Re: Dicas para usar o piloto automático
Oi Boa noite David.David Bloomfield de Mello escreveu:Sr Ycaro, como sr está com dificuldades em lidar com piloto automático, eu também tive ( a duvida foi tirada em um dos encontros do 500, que se tiver em seu estado, vá. Pois é ótimo para conhecer melhor seu auto ).
Mas, voltando ao assunto, é simples, basta apertar a tecla do piloto automático, a esquerda de cima, lado direito do volante (fig de velocímetro ) e quando atingir a velocidade pretendida, aperte set point por alguns segundos ( tecla a direita , abaixo , está escrito set point ).
Não sei se foi esclarecedor, procurei fazer meu melhor. Eu uso muito em estradas longas e sem trânsito.
Detalhe ao freiar ou acelerar, no meu caso. o piloto automático desabilita, mas leia o manual de seu auto para melhores explicações.
Boa sorte e um grande abraço...e feliz páscoa...
Ajudou muito, excelente a sua explicação.
Agradeço pela ajuda.
Obs. Quanto aos encontros, vou me informar sobre isso.
Forte abraço e Feliz Páscoa.
ylehmkuhl- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 21/03/2016
Localização : Florianópolis
Re: Dicas para usar o piloto automático
Meu Cult com câmbio mecânico funciona perfeitamente apertando SET na velocidade desejada e depois "clicando" em + aumenta mais 2km/h a cada clique e em - diminui 2km/h em cada clique. Pisou no freio ou embreagem o piloto automático desliga, bastante simples mas muito eficiente.
Mesmo no mecânico é uma função bastante útil naquele momento de dar uma esticada nas pernas, como todos já disseram apenas exige cuidados com carros na frente e curvas.
Mesmo no mecânico é uma função bastante útil naquele momento de dar uma esticada nas pernas, como todos já disseram apenas exige cuidados com carros na frente e curvas.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 45
Localização : Curitiba
Re: Dicas para usar o piloto automático
Usei hoje o meu no Cult câmbio manual. Gosto muito dessa função.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Dicas para usar o piloto automático
o uso é tranquilo
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Dicas para usar o piloto automático
Tenho usado direto o meu para economizar combustível.
ylehmkuhl- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 49
Data de inscrição : 21/03/2016
Localização : Florianópolis
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Problemas com Piloto automatico
» Luz de motor ligada - falhas no funcionamento do piloto automático
» conectar o celular e uso do piloto automático
» Piloto Automático + capa da buzina solta
» Como usar câmbio automático serra de Ubatuba?
» Luz de motor ligada - falhas no funcionamento do piloto automático
» conectar o celular e uso do piloto automático
» Piloto Automático + capa da buzina solta
» Como usar câmbio automático serra de Ubatuba?
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004