500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

+17
Mrocha
Guime
angferrari
ddanbrazil
Edson Tonelli
ylehmkuhl
Pedro A M
Larissabc
Mardem
Yeda Félix
Adailton
Leandro França França
Vitor Rocha
Pedro de oliveira
tech3000
DecomedRJ
fporto_br
21 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por Guime 21/9/2016, 12:43

Tambem estou com o mesmo problema, do LED e de ver as fotos aqui, essenciais para um DIY

Guime
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/06/2015


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por Guime 4/11/2016, 17:50

Pessoal, comprei a lampada (R$ 143) com o plug redondo, diferente do meu plug quadrado da lampada queimada, e foi apenas tirar uns detalhes de plastico que impediam o encaixe (fiz com uma faca mesmo) e encaixou perfeitamente e funcionou perfeitamente. Algo tao simples que nao acreditei que foi tao facil. Gostaria de saber como se conserta um led, mas acho que ate achar alguem especializado e conseguir que arrumassem iria sair mais caro

Guime
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/06/2015

Localização : Porto Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por Mrocha 7/11/2016, 17:42

Passei pelo mesmo problema relatado por todos aqui, tive a lâmpada de placa queimada, fiz a compra das lâmpadas novas e ao fazer a substituição das mesmas, me deparei com o problema, fiz uma busca rápida no Google e percebi que o problema não era apenas no meu Fiat 500. Acionei a FIAT e não obtive uma solição a contento, a solução apresentada seria a troca da peça completa como relatado no total de R$1.100,00! Um absurdo! Então, estarei nos próximos dias, acionando os órgãos competentes de defesa do consumidor para resolver de forma definitiva não só do meu problema como também de TODOS os consumidores proprietários do modelo que já teviveram o problema, como também aqueles que terão o mesmo problema num futuro próximo! Eu pediria por gentileza ao Fábio que se possível, enviasse as imagens do prcedimento que ele fez? Qualquer novidade comunicarei a todos.

Mrocha
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/10/2016

Localização : BSB


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty As fotos não abrem

Mensagem por EAS27 3/2/2017, 18:44

fporto_br escreveu:As fotos do seu ótimo post não abrem. Por favor, poderia atualizar o post?
Obrigado!

EAS27
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/02/2017

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por tech3000 8/2/2017, 22:02

Guime escreveu:Tambem estou com o mesmo problema, do LED e de ver as fotos aqui, essenciais para um DIY
Velho problema do fórum que já cansamos de reclamar, os posts com fotos uma hora o site hospedeiro das fotos deleta as mesmas... Deveria haver outra maneira de postar os "faça você mesmo".

Mas já digo uma coisa... é muito fácil até pra leigos, só seguir as instruções em texto mesmo que é tiro e queda ou levar em qualquer auto elétrica que os caras já vão sacar na hora como troca, mas é fácil sim, só seguir o texto, nem precisa fotos...
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por Edson Tonelli 9/2/2017, 20:42

Ao longo de anos fiz vários tutoriais de serviços em sites motociclísticos e algumas fotos não abrem mais. E eu não as tenho mais para reformar os tutoriais.
Dai concordo com "tech3000" e em substituição às inúmeras fotos passo a uma descrição objetiva dos procedimentos, a exemplo de muitos manuais de serviço.

Embora eu ache que os melhores tutoriais são em vídeo. mas para ficar bom, tem de ser uma produção profissional, o que não é o nosso caso,
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Boa noite ... teria as fotos do tutorial , comprei meu a menos de 30 dias e fui premiado com o soquete retangular ...

Mensagem por perdigao500 27/6/2017, 22:15

fporto_br escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caros companheiros do clube, decidi por bem criar este simples tutorial pois sei que será, possivelmente, de muita utilidade para vários proprietários do 500 mexicano ano/modelo 2012 (e, creio eu, 2011 também).

No final de 2012, a Fiat efetuou uma alteração nas lâmpadas da placa traseira do modelo, utilizando uma conexão mais robusta e menos proeminente à entrada de umidade e detritos no interior das mesmas (que são unidades LED, teoricamente muito mais resistentes e com vida útil maior que as lâmpadas "torpedo" utilizadas na grande maioria de outros veículos do mercado - incluindo o restante da linha Fiat). A imagem abaixo demonstra a diferença entre a nova lâmpada (esquerda) e a versão anterior (direita):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Infelizmente, no caso da "queima" de uma dessas lâmpadas, proprietários de 500 ano 2012 e anteriores se vêem numa situação ruim: a Fiat encara isso como troca de lâmpada (que é coberta por garantia apenas durante os 90 dias de garantia previstos pelo CDC) e EXIGE que seja feita a substituição de todo o suporte de placa traseiro (a peça cromada que cobre toda a placa traseira e inclui o chicote elétrico, botão para destravamento elétrico da tampa do porta-malas e as duas lâmpadas LED que iluminam a placa traseira). E, dependendo da concessionária (já que tal componente não tem valor tabelado), os preços podem variar entre 400 e 600 reais. Mesmo que o veículo ainda esteja em garantia, a fábrica entende que não é responsabilidade dela efetuar a troca pois o que queimou é a lâmpada não produz mais a mesma com o encaixe antigo. Ou seja: vire-se no dinheiro, atualize seu carro e ponto final.

Pois bem, nada de ponto final. Ao invés de gastar uma fortuna comprando um componente através de venda casada (forçando a compra do suporte de placa apenas para substituir uma lâmpada), decidi fazer melhor: substituir apenas a lâmpada. Na verdade, a alteração efetuada no desenho da lâmpada envolve apenas o encaixe do soquete na mesma. O restante (encapsulamento, travas no suporte, lente) é exatamente igual à peça que não é mais produzida.

Depois de estudar a foto mostrada acima e fazer algumas medições na lâmpada antiga, cheguei à conclusão que, com um pouquinho de trabalho manual, ela caberia sem esforço. Então, fica aqui um DIY (faça você mesmo) para adaptar a atual lâmpada disponível para venda nas concessionárias Fiat a todas as versões do 500 produzidas até o final de 2012. Primeiro, claro, verifique se seu carro utiliza a lâmpada antiga ou a nova. Retire-a do seu carro. Observe a foto abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O primeiro quadro mostra como retirar a lâmpada do suporte. Com uma pinça, solte a pequena trava e utilize-a para puxar este lado para baixo. Depois, movimente-o para o lado oposto ao que ficou preso no suporte. Sairá sem fazer nenhuma força. Para remontar, basta encaixar o conjunto fazendo o movimento inverso.

O segundo quadro já deixa claro qual é o tipo de soquete que faz parte do seu suporte. A lâmpada dos modelos pré-novembro 2012 tem esse desenho em que o pino de alinhamento e de trava se encaixam por dentro da carcaça da lâmpada. Apertar o pino-trava pra remover é impossível. Por isso, use a mesma pinça que usou para retirar a unidade danificada do suporte de placa e erga a ponta, conforme a imagem mostra.

No terceiro quadro, o soquete antigo. Veja que as setas indicam as posições do pino-trava e de alinhamento (que será modificado).

Com a lâmpada antiga removida, vá na autorizada Fiat e peça por uma nova. Mesmo depois da alteração, o código da peça no banco de dados da Fiat permaneceu o mesmo (K68212035AA - Luz de Sinalização). Portanto, dirija-se ao balcão de peças e adquira uma. O preço pode variar e, no momento em que adquiri a minha, o valor cheio era de R$ 84,99. Mas como o atendente de peças da autorizada foi legal comigo, acabou me vendendo por R$ 59,49. O preço mínimo dessa peça na Fiat (pude olhar para a tela do computador do setor) é de R$ 24,00. Qualquer valor acima disso é o lucro da autorizada. Portanto, pechinchem!

Vamos agora à parte boa: alterando a lâmpada na qual você acaba de pagar uma boa grana. Afinal, um pouco de pressão psicológica não faz mal à ninguém!  Laughing 

O importante aqui foi estudar as dimensões do encaixe da lâmpada e o posicionamento dos pinos que se conectam ao soquete do suporte de placa. A nova peça tem o encaixe arredondado, com um diâmetro pouco maior que o do encaixe anterior, retangular. Mas isso no ponto mais largo do encaixe. Na parte mais estreita, seria necessário desbastar um pouco. Além disso, o soquete atualmente presente no carro tem uma guia de encaixe que também precisará sofrer uma alteração insignificante para o encaixe funcionar. É mais ou menos assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de chegar a essa conclusão, foi hora de pôr a mão na massa. Fiz uso de um micromotor Dentec, do tipo que odondologistas e protéticos utilizam para trabalhar em moldes de dentes, dentaduras e próteses dentárias. Um equipamento equivalente disponível no mercado para entusiastas de trabalhos manuais seria uma ferramenta rotativa Dremel. Ela possui as mesmas características e é muito conhecida por todos que trabalham com produção de pequenas peças artesanais, modelos em escala (miniaturas) e muitos outros. Com a broca adequada girando a 15000 rpm, foi possível desbastar toda a seção da peça, como indicado na imagem abaixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com a lâmpada devidamente desbastada, o último trabalho é a redução da altura do pino-guia do soquete, no carro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Após essa última mudança, o soquete se encaixou sem problemas na lâmpada. Liguei as luzes do meu Guido para conferir, a lâmpada se acendeu sem surpresas. Hora de encerrar o procedimento: proteger a conexão. Para isso, fiz uso de fita isolante de auto-fusão. Esta fita tem por características a elasticidade (você pode esticá-la e ela se comprime um pouco após a colocação, segurando bem todo o conjunto) e a capacidade de se contrair com o calor, comprimindo o conjunto um pouco mais e garantindo um isolamento seguro, impedindo a entrada de sujeira e umidade. Este último detalhe se mostra importante pois, como não há mais um pino-trava segurando a lâmpada ao soquete, a compressão da fita é que irá impedir que ambos os componentes se separem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E é só. Consegui a luz que eu tanto precisava (xô, multas) com um pouco de estudo e um pouco de trabalho manual simples. E todo o processo (do desbaste da peça à montagem final) levou menos de 30 minutos. Estou satisfeito e, se a lâmpada direita apagar, basta repetir o procedimento.

Depender da boa vontade da Fiat? NUNCA MAIS!

perdigao500
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/06/2017

Localização : maringa


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por alex355f1 21/12/2017, 18:14

Amigos do 500, achei no ML a lanterna de placa para o Fiat 500 produzida por uma industria nacional e custa a metade do preço da original. Não comprei ainda para testar a qualidade mas é uma boa noticia para nós:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O PAR sai por R$ 132,00!! Ou R$ 66,00 cada lado!!
A empresa que a produz é a DSC, fica na Casa Verde em São Paulo. Quem souber se é boa (ou ruim), se manisfeste.....

Ah, esse link acima é do modelo com conector quadrado (mais dificil de achar) mas eles tem tbm com o conector redondo!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse é o catalogo de produtos deles:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços a todos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
alex355f1
alex355f1
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/07/2017

Idade : 61
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por perdigao500 3/1/2018, 16:03

alex355f1 escreveu:Amigos do 500, achei no ML a lanterna de placa para o Fiat 500 produzida por uma industria nacional e custa a metade do preço da original. Não comprei ainda para testar a qualidade mas é uma boa noticia para nós:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O PAR sai por R$ 132,00!! Ou R$ 66,00 cada lado!!
A empresa que a produz é a DSC, fica na Casa Verde em São Paulo. Quem souber se é boa (ou ruim), se manisfeste.....

Ah, esse link acima é do modelo com conector quadrado (mais dificil de achar) mas eles tem tbm com o conector redondo!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse é o catalogo de produtos deles:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços a todos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Entrei no SITE da empresa e encontrei o representante da minha cidade , pedi 2 pares quando chegar posto o resultado no grupo , 

perdigao500
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/06/2017

Localização : maringa


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por alex355f1 3/1/2018, 19:21

Qual o valor q o representante de sua cidade cobrou de vc?
alex355f1
alex355f1
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/07/2017

Idade : 61
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por DecomedRJ 11/1/2018, 23:16

Muito bom saber
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por msvitor 3/6/2018, 17:34

pessoal, essa solução da DSC eh legal, mas ainda acho muito caro 65 reais em 1 lampada, comprei um par de lampada pra moto e substitui pelas originais, sai na faixa de 17 reais o par no mercado livre. Como não tive muita paciência eu apenas vedei o espaço de sobra com silicone, mas quem for paciente pode adaptar melhor. Como fica muito escondido, não da pra perceber, e a luz eh branca igual a original.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
msvitor
msvitor
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 26
Data de inscrição : 27/05/2012

Localização : Salvador

Apelido do Carro : Tico-Tico

http://www.vitmax.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por fporto_br 15/7/2019, 18:00

Olá amigos de fórum. Já são cinco anos desde que postei esse tutorial... como as coisas mudam.

Depois de vender o 500 em 2014, adquiri um New Fiesta e, mais recentemente, troquei por um Suzuki Jimny (já que agora estou morando no interior e precisava de um automóvel mais robusto - e a tração 4x4 já foi de grande valia em várias ocasiões).

Mas na verdade, meu retorno se deu por causa de uma postagem do site Notícias Automotivas publicada hoje (15/07/2019), falando sobre defeitos e problemas do Cinquecento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A reportagem, aparentemente, utiliza muitas referências à problemas apontados aqui no fórum. Mas a parte que realmente chamou minha atenção se refere justamente à questão da lâmpada de placa. A reportagem diz:

"Além de ruídos, alguns reclamam também da queima frequente (em certos casos) das luzes externas, especialmente da iluminação da placa, que é feita por uma luz de LED.
Esta lâmpada custa na rede Fiat em torno de R$ 120. Um cliente teve que adapta-la quando mudou o ano/modelo do carro, pois, caso contrário, teria que substituir a lâmina cromada sobre a placa, que sai por cerca de R$ 600."

Foi então que decidi retornar aqui para ver como andava a situação desse problema e surgiram duas situações: a primeira (das fotos da postagem que não se encontram mais disponíveis - o servidor das fotos deve ter fechado e, devido à idade, não tenho mais as imagens que criei para o tutorial, infelizmente).

E a segunda é o surgimento de opções de lâmpadas para o 500 que levam em consideração os dois tipos de conectores (quadrado e redondo), produzidos por empresas "paralelas", o que já ajuda demais na solução desse problema e basicamente torna esse tutorial desnecessário. Só fico triste que a própria Fiat não deu atenção à essa situação quando ela ocorreu originalmente. Foi o descaso da marca e os preços elevados que acabaram me empurrando para o Fiesta, quando na verdade eu queria ter trocado meu "Guido" Fire 1.4 por um Lounge automático com motor MultiAir.

Mas é vida que segue. Espero que todos por aqui estejam bem e curtindo seus Cinques. Um grande abraço a todos.

Só é uma pena que essas lâmpadas paralelas com conectores adequados não existiam na época em que tive de resolver meu problema. Mas sei que, de alguma forma, devo ter sido útil para alguém.

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012 - Página 2 Empty Re: Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos