Desmonte da lateral interna traseira
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Desmonte da lateral interna traseira
Ontem fui erguer o carro para verificação do pneu traseiro usado macaco hidráulico e coloquei um apoio de borracha grossa e larga entre o macaco e o carro. Após abaixar percebi, um discreto afundamento na lata inferior na linha da seta em baixo relevo indicativa do local para o macaco.
Emputecido comigo mesmo resolvi desmontar a lateral para por dentro empurrar a lata a formatação de origem.
Ai iniciei a tarefa que não é nada fácil, pois exige muita delicadeza e algumas ferramentas, tive de sair para comprar uma chave torx na medida correta para retirar o cinto de segurança traseiro, pois na medida eu não tinha.
E surpresas e descobertas a todo momento. Surpresas como o pré tensionador do cinto de segurança que desconhecia esse dispositivo de segurança no f500 (muito bom) e uma divisória que impedia o acesso ao local pretendido para pressionar a chapa. Mas. cheguei onde queria e com peças de madeira ( não agridem a chapa) empurrei a parte inferior fazendo a lata voltar ao estado original.
Importante : Antes de iniciar o serviço eu desconectei o polo negativo da bateria para evitar qualquer dano ou interferência elétrica ou eletrônica
Retira-se a soleira da porta, a peça protege módulos eletrônicos e o pré tensionador do cinto
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Existem dois parafusos e encaixes plásticos ( tudo com muita delicadeza)
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Retira-se o assento e o encosto traseiro, Chaves de boca 17mm e 13mm
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Com delicadeza desencaixe a capa superior
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pré tensionador- No caso de impacto ele puxa o cinto além do posicionamento que estava, mantendo o corpo junto ao banco.
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Faltou a foto da retirada da lateral, mas faz-se necessário firmeza pois há muitos pontos de encaixe e é necessário desaparafusar o cinto de segurança
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Retira-se também a capa posterior que contorna o vidro e necessário desaparafusar com chave torx menor o encaixe na linha do teto e com philips a base lateral da tampa articulada do porta malas (aquela atrás do banco)
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Ai tem essa vedação que é uma pela plástica com essa colagem injetada. E deu trabalho. Tive de fazer um corte no centro da peça para com um alicate ir puxando até descolar, para ai ter acesso ao fundo e levar com auxílio de uma chapa de madeira empurrar a lata ao estado original.
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Peça recolocada e colada no mesmo local Usei silicone onde encaixei o alicate e cola de madeira entre a espuma e a lata
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Aí é só refazer o processo com a mesma delicadeza e ficou tudo perfeito inclusive a mácula na parte inferior.
Rodando com o carro, também nenhum barulho vindo dos locais onde mexi.
Foi a tarde inteira de ontem nesta operação.
Portanto se forem trocar auto falantes, ou fazer algum serviço no interior do cinquecento, só permita fazer se o profissional realmente for capacitado e familiarizado com este carro. As peças são delicadas e exigem atenção tanto na desmontagem com na montagem.
Abraço a todos
Edit. : No momento da execução deste serviço achei interessante o tanto de coisas ocultas por de baixo das peças de acabamento interno, daí tirei essas fotos; nem pensei em postar, mas ai devido outro post resolvi relatar o serviço e para ser um tutorial ficou faltando fotos de detalhes de montagem e desmontagem, encaixes e a pressão sobre a lata, mostrando o antes e o depois.
Emputecido comigo mesmo resolvi desmontar a lateral para por dentro empurrar a lata a formatação de origem.
Ai iniciei a tarefa que não é nada fácil, pois exige muita delicadeza e algumas ferramentas, tive de sair para comprar uma chave torx na medida correta para retirar o cinto de segurança traseiro, pois na medida eu não tinha.
E surpresas e descobertas a todo momento. Surpresas como o pré tensionador do cinto de segurança que desconhecia esse dispositivo de segurança no f500 (muito bom) e uma divisória que impedia o acesso ao local pretendido para pressionar a chapa. Mas. cheguei onde queria e com peças de madeira ( não agridem a chapa) empurrei a parte inferior fazendo a lata voltar ao estado original.
Importante : Antes de iniciar o serviço eu desconectei o polo negativo da bateria para evitar qualquer dano ou interferência elétrica ou eletrônica
Retira-se a soleira da porta, a peça protege módulos eletrônicos e o pré tensionador do cinto
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Existem dois parafusos e encaixes plásticos ( tudo com muita delicadeza)
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Retira-se o assento e o encosto traseiro, Chaves de boca 17mm e 13mm
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Com delicadeza desencaixe a capa superior
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pré tensionador- No caso de impacto ele puxa o cinto além do posicionamento que estava, mantendo o corpo junto ao banco.
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Faltou a foto da retirada da lateral, mas faz-se necessário firmeza pois há muitos pontos de encaixe e é necessário desaparafusar o cinto de segurança
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Retira-se também a capa posterior que contorna o vidro e necessário desaparafusar com chave torx menor o encaixe na linha do teto e com philips a base lateral da tampa articulada do porta malas (aquela atrás do banco)
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Ai tem essa vedação que é uma pela plástica com essa colagem injetada. E deu trabalho. Tive de fazer um corte no centro da peça para com um alicate ir puxando até descolar, para ai ter acesso ao fundo e levar com auxílio de uma chapa de madeira empurrar a lata ao estado original.
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Peça recolocada e colada no mesmo local Usei silicone onde encaixei o alicate e cola de madeira entre a espuma e a lata
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Aí é só refazer o processo com a mesma delicadeza e ficou tudo perfeito inclusive a mácula na parte inferior.
Rodando com o carro, também nenhum barulho vindo dos locais onde mexi.
Foi a tarde inteira de ontem nesta operação.
Portanto se forem trocar auto falantes, ou fazer algum serviço no interior do cinquecento, só permita fazer se o profissional realmente for capacitado e familiarizado com este carro. As peças são delicadas e exigem atenção tanto na desmontagem com na montagem.
Abraço a todos
Edit. : No momento da execução deste serviço achei interessante o tanto de coisas ocultas por de baixo das peças de acabamento interno, daí tirei essas fotos; nem pensei em postar, mas ai devido outro post resolvi relatar o serviço e para ser um tutorial ficou faltando fotos de detalhes de montagem e desmontagem, encaixes e a pressão sobre a lata, mostrando o antes e o depois.
Última edição por Edson Tonelli em 1/3/2016, 16:46, editado 2 vez(es)
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Desmonte da lateral interna traseira
Desmontar essa lateral é uma aventura e tanto. É super trabalhoso.
Eu fiz isso no meu primeiro 500 para fazer um upgrade no som básico.
Desmontar foi difícil por conta de ter de fazer com muita delicadeza, mas montar é ainda pior.
Não pretendo mais mexer com essas coisas rsrs
Eu fiz isso no meu primeiro 500 para fazer um upgrade no som básico.
Desmontar foi difícil por conta de ter de fazer com muita delicadeza, mas montar é ainda pior.
Não pretendo mais mexer com essas coisas rsrs
Convidado- Convidado
Re: Desmonte da lateral interna traseira
Ē trabalhoso mesmo! No meu jimny cheguei a desmontar, mas era bem mais simples.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Desmonte da lateral interna traseira
Fica o alerta a todo proprietário de F500 de quando levar o carro a um borracheiro ou a algum serviço onde seja necessário suspender o carro, a observação dos poucos pontos onde há condições de de apoio.
Nos pontos com a setas em baixo relevo, o apoio se faz na dobra cerca de 5cm da seta. (eu apoiei neste vinco, mas a borracha pressionou a área´periférica mais sensível).
O macaco original faz o encaixe perfeito e o ideal é somente usar este dispositivo, mas oficinas não fazem isso e usam macaco jacaré com apoio muito largo e dessa forma o apoio deve ser em algum ponto confiável na suspensão traseira ou dianteira.
Seja chato e faça essa observação ao borracheiro ou mecânico se por ventura necessitar dos serviços destes,
Nos pontos com a setas em baixo relevo, o apoio se faz na dobra cerca de 5cm da seta. (eu apoiei neste vinco, mas a borracha pressionou a área´periférica mais sensível).
O macaco original faz o encaixe perfeito e o ideal é somente usar este dispositivo, mas oficinas não fazem isso e usam macaco jacaré com apoio muito largo e dessa forma o apoio deve ser em algum ponto confiável na suspensão traseira ou dianteira.
Seja chato e faça essa observação ao borracheiro ou mecânico se por ventura necessitar dos serviços destes,
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Desmonte da lateral interna traseira
Fiz esse desmonte da lateral esquerda para destrancar o cinto de segurança do motorista.
Uma aventura de várias horas.
Uma aventura de várias horas.
alessandrosoria- Uomo d'onore
- Mensagens : 90
Data de inscrição : 27/03/2014
Localização : Porto Alegre
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