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Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12

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Mensagem por Josué Sanches 18/4/2016, 21:08

Opa, edaê, tranquilo?
Gostaria de uma ajuda dos camaradas.
Comprei um 500 sport top top em dezembro, com 35mil km. Já fora da garantia mas impecável mesmo. E messmo! Estado de zero.
Hoje ele tá com 42mil. Manutenção em dia.
Porém hoje ele me deu uma grande surpresa. Saí no domingo apenas pela manhã e voltei.
Tirei o carro pra lavar e deixei outra pessoa guardá-lo.
Hoje pela manha, entrei no carro, dei a partida e ele deu um "zunido"ZUMMM.
Não ligou, insisti. Foi quando olhei pro painel e vi que ele marcava em R e não e P.
Olhei o câmbio e tava no P. Tentei movê-lo, mas ele não se mexeu, totalmente travado.

Com muita insistência, e muita busca no forum e no google não achei NENHUMA menção de problema semelhante.
Por fim, achei a trava lateral que solta o câmbio para o caso de reboque e consegui soltar a alavanca.
Porém ela não responde aos comandos. Ou seja, desencaixou.
Deu um baita trabalho pra removê-lo da garagem travado. Colocaram uma traquitana com rodinhas que agarra nas rodas dianteiras - que inclusive amassou as laterais do parachoque - e rebocaram o carro pra concessionária, com câmbio travado. 

Até agora, depois de um dia, ainda não me deram diagnóstico (com preço de R$210 pra isso).
Alguém já viu algo parecido?
Pra mim o câmbio foi pro pau. Aliás to bem preocupado que seja isso. Se for, já era! Vai custar uns 15paus.
Agora não tem nenhum motivo pra isso acontecer.
No começo achei que meu namorado tivesse feito algo errado. Mas não tem como. Afinal, D o carro anda, R ele volta, e só solta a chave se tiver no P. Então não tem porque.

É isso, agradeço aí. Vou esperar o retorno da concessionária e posto.
Mas digo de cara: deu saudade dos meus hondas Sad tanto de manutenção quanto do atendimento da fiat.
valeeew

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Mensagem por Convidado 19/4/2016, 10:22

Já vi casos de cambio automático travando (inclusive Honda e Toyota) por não serem posicionados de forma correta.

Antes de por o cambio em P, sempre deve-se travar o freio de estacionamento, deixar o peso do carro baixar e só depois travar o cambio. Deixar o cambio automático travar com peso do carro pode acarretar em quebras independente da marca do carro.

Verifique a bateria, se ela estiver no fim da vida útil já ouvi um relato do cambio não responder.

Peça para passarem o carro pelo scanner.

Quanto ao atendimento Fiat, de fato não é muito bom. Quanto ao Honda, barato são os nacionais, compre um importado e verá que a manutenção e tão cara quanto um 500.

Boa sorte.

OBS: Estou no terceiro Fiat 500, até agora zero problema.

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Mensagem por Josué Sanches 19/4/2016, 13:29

Opa, valew TOM500 pela orientação e apoio. Bem, eu realmente nunca tive um carro fiat. Eu sempre tive os japoneses ou alemão. Sempre tivemos carro automático, meus pais, inclusive. Mas nunca tivemos que lidar com câmbio.
Topei o 500 pq entrou como uma oportunidade e me pareceu um brinquedo muito bom.

Bem, a concessionária respondeu agora pouco.
O diagnóstico é: arrebentou cabo de comando do câmbio.
Simples assim, sem motivo.
O restante do conjunto está intacto sem danos...graças a Deus,rs.
E graças a Deus que isso aconteceu, sei lá como, como na garagem. Fico pensando o que seria se estivesse inclusive, em movimento.

O Orçamento é de R$580 + R$220 do diagnóstico, e a vista. A concessionária não parcela serviços.

Agora, de fato é possível que seja o caso de eventualmente puxar freio de mão após jogar em parking. Mas mesmo assim é muito estranho. Pq isso seria uma eventualidade. E mesmo que fosse, não é possível que seja tão frágil assim. O Câmbio sempre segura a compensação de força, inclusive em declive e aclive. Esse carro em especial ainda tem o tal hillstart (é isso?) que uma vez pisado no freio, o carro não desce mesmo, nem engrenado nem sem engrenar.

Aliás, quando eu vivia nos eua, os carros que tive nem tinham freio de mão.

Bem, uma coisa que sempre notei e que estranhei é que a alavanca de câmbio desse carro é muito dura e bruta. O de vocês é assim também? Se não, certamente já estava desgastado.

Seja como for, acho que vale a pena, revisar esse item no veículo então, a partir dos 40mil km.

Eu gosto muito do carro, pela praticidade, conforto e o som.
Espero que isso tenha sido uma fatalidade.

Ah, a concessionária pediu 10 DIAS úteis pra chegar a peça e realizar o serviço,rs.

Valew a todos Wink

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Mensagem por Nobre 20/4/2016, 18:59

Se tivesse postado antes de guinchar (e eu tivesse visto), teria lhe ajudado a não passar esse perrengue.

Ano passado o nosso colega de fórum dinoo123 ficou à pé na casa da namorada. Por Whatsapp me pediu ajuda e, juntos, diagnosticamos trambulador solto (na verdade quebrou uma peça plástica de encaixe do cabo do trambulador ao câmbio).

Manualmente, ele e o pai passaram pro neutro lá no câmbio mesmo e conseguiram rebocar o carro. Foi feita uma adaptação no encaixe que ficou bem mais segura e que, provavelmente, não trará problemas novamente. Pena que não tenho mais as fotos. Gastaram o troco do pão e resolveram numa manhã.

Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca.

Vale salientar que tal problema não afeta a segurança, pois o cabo serve apenas para seleção da marcha. Quebrando ou desencaixando em movimento, o único inconveniente é não poder desengatar o carro (deve ter acontecido com o seu namorado, só que, ao parar, ele movimentou a alavanca boba e desligou o carro ainda engatado, mas não deu sopapo por estar com o pé no freio). Aí, quando você foi ligar no outro dia, entrou a programação do câmbio/ECU de não permitir a partida com a marcha engrenada, e da trava da alavanca em P (em alguns carros também pode ocorrer a trava da alavanca por problemas no sensor do pedal de freio ou queima de fusível da iluminação externa).
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Mensagem por b0fh 21/4/2016, 10:54

2 perrengues com esse cambio

1 - andei um tempo com o carro com rodas erradas (diferentes), deu uma pane absurda no cambio. foi dado um 'reset' eletronico em uma oficina (nada de CC fiat, aquilo lá é só tristeza) e voltou ao normal como nada tivesse acontecido. e olha que dava uns trancos medonhos quando tava com pau...

2 - bateria arriou numa parada rápida, impossível tirar ele do P mas no painel dizia outra coisa... seguro fez 'chupeta' pra poder ligar o carro e ir embora, troquei a bateria ficou 100%. talvez seja esse o teu problema.

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Mensagem por Edson Tonelli 21/4/2016, 20:38

Há alguns anos em uma parada de estrada com uma gm captiva, a alavanca travou também. Não me recordo bem dos detalhes, só que após algum tempo ligando e desligando a chave e pisando no freio acabou destravando.
Agora lendo a observação " Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca. "
Percebo que na ocasião devo ter colocado direto no P e ido para o café
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Mensagem por Nobre 22/4/2016, 15:35

Edson Tonelli escreveu:Há alguns anos em uma parada de estrada com uma gm captiva, a alavanca travou também. Não me recordo bem dos detalhes, só que após algum tempo ligando e desligando a chave e pisando no freio acabou destravando.
Agora lendo a observação " Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca. "
Percebo que na ocasião devo ter colocado direto no P e ido para o café
Edson, dependendo do carro, o travamento da alavanca pode ocorrer por problemas no cilindro da chave ou na iluminação externa (sensor do pedal de freio, fusível da luz de freio ou das luzes de posição). Por questões de segurança, alguns carros não permitem o deslocamento com a iluminação irregular (todos os automáticos da Toyota e Honda, por exemplo), a não ser que sejam destravados manualmente no botão "shift lock".
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Mensagem por Alexandre Monteiro 12/5/2016, 09:49

Pessoas, um colega comentou que é necessário trocar o óleo do cambio....nunca troquei dos meus carros manuais....


É realmente necessário trocar? Qual a frequência, qual a marca/tipo, qual o valor?
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Mensagem por Edson Tonelli 12/5/2016, 10:06

Alexandre, realmente há necessidade da troca de óleo nos câmbios automáticos. A recomendação da periodicidade consta no manual do proprietário.

Câmbios manuais há necessidade de verificação do nível e adição de óleo se necessário. E obviamente uma troca após longa vida. Embora em determinados carros a troca não é descrita no manual, somente a verificação; como por ex. no chevrolet Monza. Eu tenho um 1990 desde novo e nunca troquei o óleo, somente uma ocasião que adicionei aditivo STP para este fim. O carro tem 106 mil km e o óleo está sempre no nível.
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Mensagem por Convidado 12/5/2016, 15:16

Edson Tonelli escreveu:Alexandre, realmente há necessidade da troca de óleo nos câmbios automáticos. A recomendação da periodicidade consta no manual do proprietário.
[...]
A Fiat recomenda a troca desse óleo aos 150.000km rodados.  O que a meu ver é muito tempo.  Já consultei uma oficina especializada em câmbios automáticos e eles também disseram ser muito tempo. O  óleo pode se deteriorar.  Melhor prevenir com trocas periódicas do que esperar surgir algum problema.  Reparo em cambio automático é super caro.

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Mensagem por wsdanado 21/10/2017, 16:20

Nobre escreveu:Se tivesse postado antes de guinchar (e eu tivesse visto), teria lhe ajudado a não passar esse perrengue.

Ano passado o nosso colega de fórum dinoo123 ficou à pé na casa da namorada. Por Whatsapp me pediu ajuda e, juntos, diagnosticamos trambulador solto (na verdade quebrou uma peça plástica de encaixe do cabo do trambulador ao câmbio).

Manualmente, ele e o pai passaram pro neutro lá no câmbio mesmo e conseguiram rebocar o carro. Foi feita uma adaptação no encaixe que ficou bem mais segura e que, provavelmente, não trará problemas novamente. Pena que não tenho mais as fotos. Gastaram o troco do pão e resolveram numa manhã.

Ah, como o Tom500 falou...é preciso parar o carro e, com o pé no freio, colocar no neutro. Depois, puxar o freio de estacionamento e soltar o pedal do freio (pro carro jogar o peso nos discos de freio traseiros). Aí sim passar pro "Parking". Ignorar este procedimento irá sobrecarregar o conjunto, deixando a alavanca muito pesada para sair do "Parking" e, consequentemente, o esforço diminuirá a vida útil da peça plástica que faz o encaixe do cabo do trambulador ao câmbio. Isso vale para qualquer carro automático, só que em alguns é mais perceptível o peso na alavanca.

Vale salientar que tal problema não afeta a segurança, pois o cabo serve apenas para seleção da marcha. Quebrando ou desencaixando em movimento, o único inconveniente é não poder desengatar o carro (deve ter acontecido com o seu namorado, só que, ao parar, ele movimentou a alavanca boba e desligou o carro ainda engatado, mas não deu sopapo por estar com o pé no freio). Aí, quando você foi ligar no outro dia, entrou a programação do câmbio/ECU de não permitir a partida com a marcha engrenada, e da trava da alavanca em P (em alguns carros também pode ocorrer a trava da alavanca por problemas no sensor do pedal de freio ou queima de fusível da iluminação externa).
Boa tarde 
Tmb gostaria da ajuda de vcs pois hoje foi no mercado e na volta quando foi ligar o carro nada, acendeu tudo normal sem nenhuma falha, mais o carro não ligou, mas no lugar do P estava o D no painel então achei estranho, alavanca no P. ja o D na marcha estava ligado o led vermelho... acionei o seguro e levei o carro pra casa, que por sinal estava livre (neutro na macha)  fiat 500 2012 automático 38 mil km
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Mensagem por DanniBr 13/11/2017, 18:52

Opa galera! Estou passando por uma situação parecida.. meu cambio travou também. Sai de manha com o carro, tudo normal, voltei e parei. Umas horas depois fui sair novamente e para minha surpresa a alavanca estava mole, e no painel indicava que estava no P. Eu não consigo trocar as marchas, mesmo com a alavanca se movendo. O meu é um 500 Sport automático, se alguém souber como me ajudar a colocar no neutro para poder chamar o guincho ficaria muito grato!

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Mensagem por Cristiano R Costa 13/11/2017, 20:38

DanniBr escreveu:Opa galera! Estou passando por uma situação parecida.. meu cambio travou também. Sai de manha com o carro, tudo normal, voltei e parei. Umas horas depois fui sair novamente e para minha surpresa a alavanca estava mole, e no painel indicava que estava no P. Eu não consigo trocar as marchas, mesmo com a alavanca se movendo. O meu é um 500 Sport automático, se alguém souber como me ajudar a colocar no neutro para poder chamar o guincho ficaria muito grato!
Boa noite DanniBr!

Quase que certeza que a bucha de fixação do cabo seletor da marchas ressecou e escapou do pino de fixação na caixa de marchas!

Isso é simples de resolver!
Temos fornecedores brasileiros que produzem esta bucha e é de facil substituição!
Caso não tenha capacaidade tecnica, não é para ficar caro para um mecanico trocar.
Basta apenas remover as bateria e ter acesso a área onde está localizadao a ponta do cabo seletor e trocar a bucha.

Caso tenha necessidade de movimentar o carro, dá para fazer um paletivo com uso de cintas Hellerman.

Segue os link para aquisição da bucha e alguams fotos do caso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se vc for para concessionária, pode espera uma graninha, uns R$800,00(Entre cabo e MO)pois eles não trocam a bucha, trocam o cabo seletor por completo.


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Mensagem por wsdanado 23/12/2017, 17:10

Cristiano R Costa escreveu:
DanniBr escreveu:Opa galera! Estou passando por uma situação parecida.. meu cambio travou também. Sai de manha com o carro, tudo normal, voltei e parei. Umas horas depois fui sair novamente e para minha surpresa a alavanca estava mole, e no painel indicava que estava no P. Eu não consigo trocar as marchas, mesmo com a alavanca se movendo. O meu é um 500 Sport automático, se alguém souber como me ajudar a colocar no neutro para poder chamar o guincho ficaria muito grato!
Boa noite DanniBr!

Quase que certeza que a bucha de fixação do cabo seletor da marchas ressecou e escapou do pino de fixação na caixa de marchas!

Isso é simples de resolver!
Temos fornecedores brasileiros que produzem esta bucha e é de facil substituição!
Caso não tenha capacaidade tecnica, não é para ficar caro para um mecanico trocar.
Basta apenas remover as bateria e ter acesso a área onde está localizadao a ponta do cabo seletor e trocar a bucha.

Caso tenha necessidade de movimentar o carro, dá para fazer um paletivo com uso de cintas Hellerman.

Segue os link para aquisição da bucha e alguams fotos do caso.

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Se tivesse postado isso antes teria livrado 600 do cabo na cs...Crying or Very sad
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Mensagem por eduardo oficinas bh 7/2/2018, 11:29

???? Oficina Paris - Belo Horizonte
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☎️ (31) 3397-2223
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Mensagem por MrMaia 20/7/2018, 17:23

Passei pelo mesmo problema hoje e resolvi com meu mecânico. Esse post ajudou muito!

Estacionei o carro e quando fui movimentar a alavanca da posição D para P senti que ela ficou solta durante o movimento. Quando estava no P, tentei movimentá-la e percebi que estava travada, porém com a posição N indicada no painel. Portanto ela passou de D para N e nesse momento quebrou a bucha, desconectando a alavanca da transmissão. Ao alcançar a posição P a alavanca travou.
Na mesma hora desconfiei que o cabo tinha soltado, lembrei desse post e abri pra buscar ajuda. 

Consegui então localizar o encaixe do cabo abaixo da bateria e vi que ele estava solto, sem a bucha. Com a chave do carro liberei a alavanca pela trava de segurança interna, no console central.
Pedi ajuda pra uma pessoa que estava passando na rua, liguei o carro, segurei a ponta do cabo no pino e pedi que a pessoa colocasse a alavanca na posição D. Funcionou! Assim eu consegui levar o carro até a oficina mecânica (sem tirar do D durante todo o trajeto).
Chegando no mecânico, ele retirou a bateria e a central da transmissão conectada ao suporte da bateria para ter melhor acesso ao cabo/pino. Ele então fabricou uma bucha no torno, encaixou ela no pino, encaixou a ponta do cabo e colocou uma trava de metal para reforçar. Na minha opinião ficou melhor e mais seguro que a bucha original.

Nesse meio tempo fiz um orçamento na concessionária e comprei a bucha indicada pelo Cristiano Costa no post mais acima, em um link do Mercado Livre.

O serviço "paliativo" do mecânico ficou tão bom que nem vou instalar a bucha que comprei. Assim que ela chegar vou guardar e deixar de reserva.
A concessionária não vende a bucha avulsa, somente o cabo completo pela bagatela de R$ 1.200,00.

O mecânico me cobrou R$ 200,00 e resolveu o problema em 2h.
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Mensagem por thiagovvbarroso 13/4/2019, 20:26

Boa noite! Aconteceu o mesmo comigo hj no Shopping e fiz o que o Mr. Maia fez. Precisava da bucha para arrumar mei carro amanha mesmo, para poder vijar amanha. Alguem tem essa bucha aqui em BH para me vender? busco em casa de UBER! kkk

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Mensagem por boacabelo 6/2/2020, 15:05

Aconteceu comigo em 2016. Não sei se vocês viram, mas virou objeto de recall da fiat: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Substituição do ajustador do cabo de sel. de marchas

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Mensagem por crj2000 17/2/2020, 21:00

boacabelo escreveu:Aconteceu comigo em 2016. Não sei se vocês viram, mas virou objeto de recall da fiat: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Substituição do ajustador do cabo de sel. de marchas

Esta quebra da bucha aconteceu comigo no ano passado. Como ela é feita de um material polimérico, ela se resseca e quebra em partes. Quando a última parte solta, a ponta do cabo não mais se encaixa no seletor do câmbio, então você não consegue engates.

Em outro carro que eu tenho, quando esta bucha quebra, pelo menos dá para amarrar temporariamente com uma abraçadeira plástica e prosseguir viagem até comprar outra. Na do FIAT 500, o formato das peças não facilita para você fazer um reparo emergencial.

Lembro que na época eu procurei a bucha no Mercado Livre e os preços iam de R$ 8 a R$ 70 reais pela peça (estes preços mais altos talvez pelo vendedor imaginar que você está desesperado pela peça). Acabei comprando 4 peças no local onde estava mais barato. Quando você vê a tal peça, imagina que elas custam centavos no fabricante.


Sobre o recall: vi o anúncio e fiquei curioso para saber qual conserto a FIAT fará, por isto estou desde o começo do ano ligando para poder agendar. No entanto as informações que tenho das redes de concessionárias é que "a peça não chegou" e que não podem fazer agendamento (inclusive uma das concessionárias disse que não tinha como consultar no sistema e recomendava que eu fosse até a uma das lojas para falar com o gerente para ver se ele tinha previsão e então eu pegar um lugar na fila de espera, coisa hilária de se dizer a alguém em pleno 2020).

Minha opinião é que um recall por conta de uma peça de tão baixo valor num modelo de carro que já tem 8 anos de fabricação tem muito mais um componente comercial do que efetivamente de segurança: convencer você (eu), dono de um carro que há muito não frequenta oficinas autorizadas, a voltar a fazer serviços na concessionária ou trocar por um modelo mais novo...

Meu carro está com 44 mil km. Impecável, mas já na 3a. caixa de direção trocada.

Este recall a FIAT não quis fazer...

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Mensagem por Viviane Lemos 19/2/2020, 10:45

Olá, Bom dia!
Aconteceu o mesmo com o meu no ultimo dia do ano. Chamei o seguro e eles conseguiram arrumar, onde seria apenas encaixar o cabo que havia soltado.. passei o mesmo perrengue ate saber isso.. e este trata-se do recall que a fiat liberou..

Viviane Lemos
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