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Dúvida suspesão

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Mensagem por gaiz 19/3/2012, 09:04

Falaa galera beleza?

Alguém aqui possui um 500 que hoje esta com a suspensão esportiva ou rebaixada?!
O que acontece é o seguinte, hoje tenho muita vontade em ter um 500, porém sou amante de carros baixos!

Atualmente existe em SP algum lugar que trabalhe com a suspensão do 500 ?

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Mensagem por fui iludido agora e tarde 8/4/2012, 22:55

tambem tenho a mesma duvida, gosto de carro baixo por causa da estabilidade.. fui testar o 500 numa curva e senti que a suspensao esta muito macia
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Mensagem por Convidad 8/4/2012, 23:17

Trocar as rodas ja ajuda, mexer na suspensao é meio arriscado pelo fato do controle de estabilidade.

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Mensagem por userbh 1/5/2012, 15:26

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Mensagem por Georges Benatti 18/7/2012, 10:25

gaiz escreveu:Falaa galera beleza?

Alguém aqui possui um 500 que hoje esta com a suspensão esportiva ou rebaixada?!
O que acontece é o seguinte, hoje tenho muita vontade em ter um 500, porém sou amante de carros baixos!

Atualmente existe em SP algum lugar que trabalhe com a suspensão do 500 ?

Fácil e excelente .... coloque um kit de molas H&R, fica mil.

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Mensagem por gfrios 18/7/2012, 11:01

Georges Benatti escreveu:
gaiz escreveu:Falaa galera beleza?

Alguém aqui possui um 500 que hoje esta com a suspensão esportiva ou rebaixada?!
O que acontece é o seguinte, hoje tenho muita vontade em ter um 500, porém sou amante de carros baixos!

Atualmente existe em SP algum lugar que trabalhe com a suspensão do 500 ?

Fácil e excelente .... coloque um kit de molas H&R, fica mil.

Georges, o seu é o mexicano!?
qual modelo? teria como por fotos dele.. grato
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Mensagem por Zolet 18/7/2012, 12:37

Se tu preza o ESP não mecha em nada na suspensão.

Vai deixar o carro mais baixo (bonito) e menos seguro.
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Mensagem por Filipe_SC 18/7/2012, 17:15

Ta ai uma coisa que acho bonito (sem exageros é claro), mas não teria a minima coragem de fazer no meu carro. Seja pelo risco maior de danificar componentes da suspensão pela menor capacidade de amortecimento. Ou por que ainda tem o lance do seguro que costuma implicar com isso.

Mas que um carro com uma roda 17" (tb não gosto de tamanhos muito exagerados) levemente rebaixado fica bonito, fica Very Happy
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Mensagem por rhessel 18/7/2012, 17:31

Zolet escreveu:Se tu preza o ESP não mecha em nada na suspensão.

Vai deixar o carro mais baixo (bonito) e menos seguro.

Gente, nada a ver este papo de rebaixar e trocar roda (desde que mantido o mesmo diâmetro do conjunto roda+pneus) influencia no ESP. Eu sugiro que o pessoal do fórum pesquise um pouco mais sobre como atuam estes sistemas eletrônicos. Para o bem de todos! Wink

Se tu não te preocupa com a seguradora e nem com a garantia, vai fundo! O 500 baixo fica bonito! Twisted Evil
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Mensagem por Zolet 19/7/2012, 20:23

rhessel escreveu:
Zolet escreveu:Se tu preza o ESP não mecha em nada na suspensão.

Vai deixar o carro mais baixo (bonito) e menos seguro.

Gente, nada a ver este papo de rebaixar e trocar roda (desde que mantido o mesmo diâmetro do conjunto roda+pneus) influencia no ESP. Eu sugiro que o pessoal do fórum pesquise um pouco mais sobre como atuam estes sistemas eletrônicos. Para o bem de todos! Wink

Se tu não te preocupa com a seguradora e nem com a garantia, vai fundo! O 500 baixo fica bonito! Twisted Evil

Tem sim,

Trabalho no setor automotivo e sei muito bem do que to falando.

Conheço os sistemas e o ESP é calibrado exatamente pra suspensão do jeito que veio de fábrica.

Entre algumas coisas que ele lê por exemplo está angulo do volante, velocidade do carro, aceleração lateral e altura do CG.

Qualquer modificação na suspensão e rodas alterando o diâmetro externo modificará a leitura dessas variáveis e a resposta não será mais a mesma (perda de performance).

Não tem dúvida que o carro fica mais bonito um pouco mais rebaixado e com "rodão". Não tenho dúvidas que é uma troca de beleza por segurança.

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Mensagem por rhessel 19/7/2012, 20:57

Explique-me então, qual o sensor irá identificar as minhas rodas aro 17? E qual vai identificar a altura que baixou 5cm? Qual a influência negativa que terá na dinâmica do carro?
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Mensagem por Zolet 19/7/2012, 21:47

rhessel escreveu:Explique-me então, qual o sensor irá identificar as minhas rodas aro 17? E qual vai identificar a altura que baixou 5cm? Qual a influência negativa que terá na dinâmica do carro?

A menor altura ocasionada pelo suspensão rebaixada, influencia na leitura de aceleração lateral, lida por um acelerômetro. A diferença de rigidez de molas esportivas também altera a aceleração lateral.

As rodas com maior diâmetro vão influenciar na leitura da velocidade do carro, a qual vai estar errada. Sinceramente essa situação é pior que a acima descrita.


O ESP fará leitura de todos esses parâmetros, além dos outros que falei no post anterior.

Ex.:
Uma curva com suspensão e rodas originais, será lida a velocidade em X m/s, angulo de volante em Y graus e aceleração lateral em Z m/s2.

O ESP identifica uma situação pré calibrada de não perigo e não atua.

Se a velocidade e aceleração lateral for mais alta para a mesma situação, em que pode ocorrer a perda de tração de um eixo (perder a traseira por exemplo) o ESP atua na frenagem de cada roda, "travamento" do volante para o motorista não gira-lo em direção errada e até corte de torque do motor.

A alteração das rodas e suspensão alteram as leituras desses parâmetros e podem levar uma situação de risco ser interpretada como normal pelo ESP, fazendo o mesmo não atuar para corrigir a "cagada" do motorista.

A suspensão rebaixada também influenciará a transferência de carga longitudinal, a qual fará o EBD entrar antes numa frenagem. Acontece que o ESP conta com o EBD para suas correções, novamente o rebaixamento da suspensão afeta diretamente a performance do ESP.

Sei que tu é engenheiro de controle e automação, fique a vontade pra críticas.
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Mensagem por rhessel 19/7/2012, 22:44

Primeiro: obrigado pela explicação! E não há o que criticar! Apesar de ser formado em engenharia, meu conhecimento destes sistemas resume-se a literatura e a experiência com o 500. Twisted Evil

Segundo: esqueci de mencionar, as rodas 17" com pneus 205/40 possuem o mesmo diâmetro das 15" com 185/55.

Terceiro: O que eu entendo: A suspensão mais baixa vai permitir uma aceleração lateral maior, por ter um centro de gravidade mais baixo, assim como o "rollling" da carroceria será menor, por conta das molas mais rígidas.

O ESP trabalha a partir de sensores de posição do volante (por isto é importante manter o carro sempre com a geometria em dia) e de velocidade individual das rodas, a partir destes parâmetros ele atua. Não entendo como, portanto, sendo as 4 rodas de mesmo diâmetro, o ângulo de avanço do volante de acordo com a curva (sem sobre-esterço nem sub-esterço) vai prejudicar o ESP.

Quanto a atuação do EBD, ele atua em conjunto com o ABS, correto? Fato que me faz entender que, a roda que possui menos atrito com o solo (a que patina mais) recebe menos pressão do freio. Entendo também que o sistema percebe isto através dos sensores de velocidade. Mas não consigo chegar ao ponto de entender a influência negativa da suspensão neste caso. Ao contrário, entendo que haverá menor necessidade de atuação destes sistemas, já que como tu mesmo falaste, a transferência de peso será menor, proporcionando maior equilíbrio dinâmico ao carro também na frenagem.

PS: Estou gostando da discussão! É assim que enriquece-se o fórum! cheers
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Mensagem por Zolet 20/7/2012, 11:03

Bom, vamos lá.

No caso da suspensão nada garante que, dada uma condição de curva descrita anteriormente, a aceleração lateral será a mesma antes e depois da modificação. A menor aceleração lateral pode ser compensada com rigidez das molas, mas como faz pra garantir isso? No "feeling"??? Não vale, o ESP não funciona no feeling.

No caso da tua roda em especifico realmente não altera nada (fora o conforto), pois o diâmetro externo é o mesmo. O que vejo é muito cara colocar roda 17 ou até 18 e não se preocupar em manter o diâmetro. Ai já era. Nas 18 alem do diâmetro altera altura de CG do carro, pior ainda...

O EBD na maioria das vezes atua nas rodas traseiras. Em uma frenagem em linha reta (maioria dos casos) há a transferência de carga pras rodas dianteiras o que poderia ocasionar o travamento das traseiras devido ao menor atrito. Na verdade o sensor que ele usa é de rotação das rodas (velocidade angular) e não velocidade (do carro).

Sobre o ESP O que acontece é o seguinte: detectada uma situação de risco, como uma manobra no alce (no brasil seria da vaca aeheah), o sistema eletrônico levanta uma curva de resposta teórica. Como ele faz isso, sério, mágica... ta ai uma coisa que só o fabricante sabe.

Em cima da curva ele começa a atuar em todos os sistemas do carro pra fazer com que a curva de resposta real do carro chegue mais próximo possível da curva de resposta calibrada do ESP.

Ai que eu sempre falo. Qualquer alteração na suspensão vai fazer com que o ESP tenha mais dificuldade de recolocar o carro em situação fora de perigo, pré calibrada pra suspensão original.

O que acho mais doido é a atuação no volante. Alguns colegas aqui que possuem bravo fazem essa " brincadeira", entram numa curva fechada de próximo de 180º em baixa velocidade, aceleram o carro pro ESP entrar e soltam o volante. Ele vira um pouquinho e literalmente trava, fazendo a curva sozinho! Eu nunca tive coragem de fazer isso, nem recomendo a ninguém!!!!!

Como tu falou, discussão saudável enriquece, e aqui é um lugar de troca de informações.

Eu sinceramente não arrisco a minha vida em troca de um carro "mais bonito". Mas como eu só pago as minha contas, acho que cada um faz o que quer com o carro.


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Mensagem por henriquerrpp 7/8/2012, 22:37

Zolet escreveu:Bom, vamos lá.

No caso da suspensão nada garante que, dada uma condição de curva descrita anteriormente, a aceleração lateral será a mesma antes e depois da modificação. A menor aceleração lateral pode ser compensada com rigidez das molas, mas como faz pra garantir isso? No "feeling"??? Não vale, o ESP não funciona no feeling.

No caso da tua roda em especifico realmente não altera nada (fora o conforto), pois o diâmetro externo é o mesmo. O que vejo é muito cara colocar roda 17 ou até 18 e não se preocupar em manter o diâmetro. Ai já era. Nas 18 alem do diâmetro altera altura de CG do carro, pior ainda...

O EBD na maioria das vezes atua nas rodas traseiras. Em uma frenagem em linha reta (maioria dos casos) há a transferência de carga pras rodas dianteiras o que poderia ocasionar o travamento das traseiras devido ao menor atrito. Na verdade o sensor que ele usa é de rotação das rodas (velocidade angular) e não velocidade (do carro).

Sobre o ESP O que acontece é o seguinte: detectada uma situação de risco, como uma manobra no alce (no brasil seria da vaca aeheah), o sistema eletrônico levanta uma curva de resposta teórica. Como ele faz isso, sério, mágica... ta ai uma coisa que só o fabricante sabe.

Em cima da curva ele começa a atuar em todos os sistemas do carro pra fazer com que a curva de resposta real do carro chegue mais próximo possível da curva de resposta calibrada do ESP.

Ai que eu sempre falo. Qualquer alteração na suspensão vai fazer com que o ESP tenha mais dificuldade de recolocar o carro em situação fora de perigo, pré calibrada pra suspensão original.

O que acho mais doido é a atuação no volante. Alguns colegas aqui que possuem bravo fazem essa " brincadeira", entram numa curva fechada de próximo de 180º em baixa velocidade, aceleram o carro pro ESP entrar e soltam o volante. Ele vira um pouquinho e literalmente trava, fazendo a curva sozinho! Eu nunca tive coragem de fazer isso, nem recomendo a ninguém!!!!!

Como tu falou, discussão saudável enriquece, e aqui é um lugar de troca de informações.

Eu sinceramente não arrisco a minha vida em troca de um carro "mais bonito". Mas como eu só pago as minha contas, acho que cada um faz o que quer com o carro.



Ei amigos, no 500 não exite suspensão ativa.
Analisem seus carros, não há sensores em amortecedores, balança, bieletas, torção traseira, nada.

O ESP é eletronica passiva\ativa entre rodas, caixa e injeção nos 500, usando apenas os sensores do abs como refrencial externo, se comuncando com a central da injeção e mandando resposta parao motorzinho da direção eletrica, para aumentar a progressividade.

Essa de coisa de LEITUADA FORÇA G, NUM SEI QUE DE 180 GRAUS, INCLINAÇÃO LATERAL E MERGULHO É COISA DE SUSPENSÃO ATIVA, encontrada no C5 da citroen, que não tem molas aspirais, que tem amortecedor eletronico, fazendo com que o carro analise o piso e regule a altura de acordo com as condições de velocidade, movimento, inclinção mergulho. Há, e nenhum idiota feito eu, iria compra um C5pra rebaixar, por falta de dinheiro, por falta de perfil e etc.

Então esclareço, o carrinho abaixo tá usando rodas do Bravo TJet (off set 31 - pra fora) Molas HR e peneus Toyo DRB 205\40, nessa configuração tá fazendo curva parecendo aquelas motos do filme TRON, o ESP tirou ferias, por falta de possiveis necessidades.
Nossos ESP apenas corrigem derrapagem ou patinação, quando detectado pelos sensores do ABS e manda a central da injeção tirar leitura do acelerador "eletronico da fiat" e\ou corte previo de injeção, reduzindo torque nas rodas motrizes (poxa escrevi bunito).

Taí uma real, eu acredto em jesus cristo, os arabes em alah, e porai vai, se alguem acredita que alterar altura do carro é perigoso em manobras "como a do alce", não é pecado,
mas não custa assistir o video abaixo:

É um honda accord, uma "barca", veja o comportamento emm frenagem e slalon:

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E o camaro, com 2 toneladas, o que dizer?


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olha o meu FANDANGOS depois de finalizado:
(não fiz os testes do video com o meu não!)


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Mensagem por Pedro Aquilio 10/3/2015, 12:17

ficou perfeita a altura e rodas... más me diga? e o conforto? foi muito prejudicados? tb tenho um 500 cabrio e estou comprando as molas h&r para baixar com rodas tb 17. o que me diz?

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Mensagem por caio_reinhardt 11/3/2015, 13:26

Esse fandangos...
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Mensagem por Prktlat 15/7/2016, 21:08

Nos casos em que os carros são levantados ao virem para o Brasil (tropocalizados), são corrigidos para parâmetros do ESP?

Outra dúvida, todos os modelos do Fiat 500 possuem diâmetro se rodas + pneus idênticos?

Me refiro ao Cult, Sport Air e Abarth.

Grato pela atenção.

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Mensagem por DecomedRJ 15/7/2016, 23:39

Prktlat escreveu:Nos casos em que os carros são levantados ao virem para o Brasil (tropocalizados), são corrigidos para parâmetros do ESP?

Outra dúvida, todos os modelos do Fiat 500 possuem diâmetro se rodas + pneus idênticos?

Me refiro ao Cult, Sport Air e Abarth.

Grato pela atenção.

Os poloneses tem suspensão mais baixa e rígida sofrendo com com as imperfeições do nosso asfalto e tendendo a ter danos mais frequentes ao amortecedor.
Os mexicanos são mais altos e não passam pelo menos problema, tanto que a traseira é bem alta. O Abarth vem com suspensão esportiva da Koni e por isso é mais baixo e trabalhada para pista.
O Cult vem R15 185/55. Sport Air, Lounge e Abarth vem com r16 195/45.
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