500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pneus mais altos

+6
ClaudioS
fredluis
Nobre
Edson Tonelli
JFDuarte
MARCO BRAVO
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

pneus mais altos Empty pneus mais altos

Mensagem por MARCO BRAVO 10/9/2015, 16:21

Boa tarde , alguém usa pneus 195/50/16 ou 195 /55/16 no 500 sport air 11/12?
Quero colocar pneus mais altos para aumentar o conforto e diminuir o ruído interno.

MARCO BRAVO
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2015

Localização : SÃO PAULO


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Convidado 10/9/2015, 16:41

Boa tarde, verifique esse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 11/9/2015, 19:18

achei legal, mas lá estão falando do polaco... também queria saber se alguem botou o 195/55-16 no mexicano e não raspou em nada.

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por JFDuarte 18/9/2015, 17:03

Troquei os pneus originais do meu Sport Air mexicano pelos da medida 195/50 16R pois na cidade onde estava em viajem não tinham o 195/45 de imediato.
Estou usando a mesma pressão que usava antes (35 diante, 30 traz) e o carro está rodando mais macio e confortável, mais "redondo" em curvas sem "quicar" nas irregularidades do piso.
Não roça em nada do interior dos pára-lamas em qualquer posição limite do volante nem em freadas fortes.
Vale a pena usá-los no Sport Air.

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 19/9/2015, 06:47

bom saber, que marca e modelo está usando? se for nessa medida tou pensando nos michelin energy xm2...

abs

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Edson Tonelli 19/9/2015, 10:17

Lembrando que sempre, em qualquer carro ou moto, quando são substituídos os pneus, a impressão imediata é de mais macies ao rodar. E não é impressão, é fato, pois há mais borracha nos pneus novos.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por JFDuarte 19/9/2015, 12:45

Os pneus que substitui também são Pirelli P7, só que de perfil 50 ao invés de 45 como os originais do Sport Air (difíceis de encontrar fora de grandes centros urbanos, como foi no meu caso, fora da cidade do Rio de Janeiro).
A questão do maior conforto/maciez não é porque há "... mais borracha nos pneus novos..." na banda de rodagem, mas ao fato de que há uma camada maior de ar (mais altura/volume de ar no "tubo" do pneu) o que funciona como mola adicional de amortecimento dos impactos/trepidações do piso suportados pela suspensão do veículo.

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 19/9/2015, 19:29

p7 nunca mais, eita pneuzinho duro esse...

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Convidado 19/9/2015, 22:39

b0fh escreveu:p7 nunca mais, eita pneuzinho duro esse...

Isso é fato, eu particularmente prefiro pneus de rodagem mais dura, pois tem maior durabilidade e são mais resistentes ao nosso asfalto lunar, a Continental por exemplo faz pneus mais macios - dependendo da linha - porém no meu primeiro Fiat 500 que veio com pneus da marca, tive problema com bolhas e a durabilidade foi de pouco mais de 30.000km.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Nobre 20/9/2015, 16:04

Pneus novos também são macios porque, dizendo de uma forma grosseira, o composto ainda está "hidratado" com o solvente usado na borracha. Com o tempo e o aquecimento ele evapora, e o pneu se torna duro e com micro ranhuras.
Nobre
Nobre
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 89
Data de inscrição : 01/12/2012

Idade : 37
Localização : Fortaleza/Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por fredluis 22/9/2015, 07:43

pneus fora do padrão determinado pelo fabricante podem alterar diversos parâmetros do carro, começa pelo consumo, passa por retardar a vida útil dos componentes da suspensão e até pode comprometer a ação de freios e sistemas de segurança.
fredluis
fredluis
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 125
Data de inscrição : 31/12/2013

Idade : 30
Localização : Gravatai

Apelido do Carro : Tomate

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por JFDuarte 22/9/2015, 08:10

fredluis escreveu:pneus fora do padrão determinado pelo fabricante podem alterar diversos parâmetros do carro, começa pelo consumo, passa por retardar a vida útil dos componentes da suspensão e até pode comprometer a ação de freios e sistemas de segurança.
Concordo quando se trata de grandes modificações, como por exemplo trocar por 205/60 R16 ou R17.
No caso do aumento do perfil de um original de 45% para o de 50% são mantidas as mesmas medidas de largura do pneu e bitola do carro, o que não altera a geometria da direção nem a estabilidade e a aderência do veículo ao solo em curvas. 
As alterações (mínimas) além do próprio peso do pneu, são no diâmetro total do pneu com uma pequena variação no raio efetivo do pneu (altura medida do centro da roda ao solo, que é um valor menor do que a metade do diâmetro do pneu pelo "achatamento" deste na região de contato com o piso), pequenas alterações no torque (capacidade de aceleração), pequenos erros nas leituras das velocidades reais (que também não são sensíveis face aos erros pré-existentes de leitura dos velocímetros - sempre mostram velocidades acima das reais, como regra geral adotada pela indústria automobilística) e no momento de inércia do conjunto roda/pneu (que funciona como um "volante" ou regulador de Watt, limitador de velocidade de rotação) que pode reduzir ligeiramente a velocidade máxima atingida pelo carro o que também não é perceptível, nesse caso, pois raramente alguém irá trafegar nesse limite (pelo menos nas ruas e rodovias no Brasil).

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 22/9/2015, 16:13

já vi alguns mexicanos com aro 17 aqui no fórum, que medida de pneu usaram?

abs

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Edson Tonelli 22/9/2015, 17:17

Quando se altera o diâmetro original da roda, ou pneu, O ideal é aferir o percentual de erro para mais ou menos na velocidade com um gps (existem bons aplicativos p/ smatphones) para sempre ter o senso da velocidade real perante os radares rodoviários e urbanos.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por ClaudioS 22/9/2015, 18:07

Só calcular ai a diferença da medida original para a medida pretendida

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O ideal é que fique a menor diferença possível em %; até 3% a 5% pra mais ou pra menos no diâmetro final é tolerável, passou disso já dá uma boa diferença no velocimetro.

Pequenas alterações, tipo passar de 185 para 195, ou de perfil 45 pra 50, por exemplo, não fazem muita diferença no velocimetro, mas podem alterar pra mais ou menos conforto; fora que tem de analisar se a caixa de rodas comporta essa alteração (se tem espaço disponivel pra não ficar batendo pneu em algum lugar).

Mas concordo com o amigo ai, passar de aro 14 ou 15 pra 17 ai já é uma graaaande alteração que vai impactar em muito mais coisa.


Última edição por ClaudioS em 23/9/2015, 14:20, editado 1 vez(es)

ClaudioS
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012

Localização : Sao Luis


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 22/9/2015, 19:03

já fiz as contas, 195-50/16 dá 3.5% a mais, 195-55/16 dá 7% a mais.

não vejo problema nos 7%, mas como serão 2cm a mais de ombro tenho medo que pegue em alguma coisa, por isso queria saber se alguem já fez.

abs

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por ClaudioS 23/9/2015, 14:27

7% já é muuuito e vai causar problemas no velocimetro e até pode correr risco com multas; vc tá aqui, indo de boa a 100 kmH marcado no painel, mas na verdade vai estar a 107 kmH Smile

A não ser que faça a recalibragem do velocimentro, mas ai teria que mexer no painel do carro e eu não acharia legal isso.

ClaudioS
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012

Localização : Sao Luis


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por JFDuarte 23/9/2015, 14:48

ClaudioS escreveu:7% já é muuuito e vai causar problemas no velocimetro e até pode correr risco com multas; vc tá aqui, indo de boa a 100 kmH marcado no painel, mas na verdade vai estar a 107 kmH Smile

A não ser que faça a recalibragem do velocimentro, mas ai teria que mexer no painel do carro e eu não acharia legal isso.
Uma solução prática para aferir a sua velocidade real (que sempre é menor do que a indicada no velocímetro, em condições originais de fábrica) é o uso sistemático de um GPS que sempre indica a velocidade real corrigida continuamente.
No meu caso, uso o aplicativo Waze instalado no meu celular - mesmo para pequenos trajetos dentro da cidade do Rio de Janeiro onde moro -  que, além de me indicar a melhor rota até o destino (sugerindo mudanças durante o percurso conforme o trânsito piora/melhora ao longo da viagem), mostra minha velocidade real o tempo todo.

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 23/9/2015, 15:40

se lá se 7% é muito... o painel já marca um pouco acima (tb uso waze o tempo todo, no meu está marcando uns 5% acima), com 7% a mais deve marcar um pouco abaixo, digamos que seja 3% abaixo, ainda está na tolerância dos radares.

o que preocupa mesmo eh raspar pq o pneu é um tantinho mais carnudo.

isto dito, capaz que eu vá no 195/50... ando sem tempo de ver isso o carro mal sai da garagem.

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por JFDuarte 23/9/2015, 16:25

Se sua dúvida é entre usar o 195/50 ou 195/55, eu ficaria no 195/50 que a diferença é mínima no perfil mas grande no conforto. Mas se você anda pouco, não vejo motivo para sair do 195/45 que dá um aspecto mais agressivo/esportivo ao 500 (o Sport Air fica com "jeitão" mais rebaixado que os Cult e Lounge).

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por lucasenverso 24/9/2015, 13:25

Ontem, troquei os pneus do meu cult para o Michelin 185 60 r15 e ficaram ótimos! O carro ficou mais confortável e mais alto!

Agora... pelos testes que fizemos na loja que me vendeu os pneus novos, acredito que o limite seria o pneu com essa medida( a que comprei). Porque senão vai encostar na lataria do carro quando fizer uma curva !

lucasenverso
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2012

Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por b0fh 24/9/2015, 18:18

resolvido então... o diametro externo do 185/60/15 eh 603mm, praticamente a mesma coisa do 195/50/16 que eh 601.5mm

já o 195/55/16 seria 621mm, pode realmente ser muito grande pelo que vcs testaram...

valeu.

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Pl4y3r 31/5/2017, 23:48

Olá pessoal!
Estou ressuscitando o tópico para saber se mais alguém adotou os 195/50/16.
E também para saber de quem colocou se, definitivamente, aprovam a mudança.
Está chegando a minha hora de trocar os pneus originais do Sport Air mexicano e tenho interesse em ter um pouco mais de conforto com pneus mais altos.
Pelo o que pesquisei, em questão de preço, são bem próximos os Pirelli P7 45 e 50. Mas estou aberto para outras marcas.
Valeu!

Pl4y3r
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/12/2011

Localização : Belo Horizonte - MG


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por JFDuarte 5/6/2017, 11:58

Estou usando os 195/50 16R no meu Sport Air 2012/2012 há 1 ano com muito bons resultados (conforto, aderência, suavidade no rodar, durabilidade). Veja minhas postagens anteriores.

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por britotb 5/6/2017, 14:10

JFDuarte escreveu:Estou usando os 195/50 16R no meu Sport Air 2012/2012 há 1 ano com muito bons resultados (conforto, aderência, suavidade no rodar, durabilidade). Veja minhas postagens anteriores.

Muito bom ter a opinião de alguém que já usa esse perfil. Estou pensando em fazer o mesmo quando tiver que trocar os meus.
britotb
britotb
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/08/2016

Idade : 37
Localização : Manaus

Apelido do Carro : Nero

Ir para o topo Ir para baixo

pneus mais altos Empty Re: pneus mais altos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos