pneus mais altos
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MARCO BRAVO
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500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
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pneus mais altos
Boa tarde , alguém usa pneus 195/50/16 ou 195 /55/16 no 500 sport air 11/12?
Quero colocar pneus mais altos para aumentar o conforto e diminuir o ruído interno.
Quero colocar pneus mais altos para aumentar o conforto e diminuir o ruído interno.
MARCO BRAVO- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : SÃO PAULO
Re: pneus mais altos
Boa tarde, verifique esse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Convidado- Convidado
Re: pneus mais altos
achei legal, mas lá estão falando do polaco... também queria saber se alguem botou o 195/55-16 no mexicano e não raspou em nada.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
Troquei os pneus originais do meu Sport Air mexicano pelos da medida 195/50 16R pois na cidade onde estava em viajem não tinham o 195/45 de imediato.
Estou usando a mesma pressão que usava antes (35 diante, 30 traz) e o carro está rodando mais macio e confortável, mais "redondo" em curvas sem "quicar" nas irregularidades do piso.
Não roça em nada do interior dos pára-lamas em qualquer posição limite do volante nem em freadas fortes.
Vale a pena usá-los no Sport Air.
Estou usando a mesma pressão que usava antes (35 diante, 30 traz) e o carro está rodando mais macio e confortável, mais "redondo" em curvas sem "quicar" nas irregularidades do piso.
Não roça em nada do interior dos pára-lamas em qualquer posição limite do volante nem em freadas fortes.
Vale a pena usá-los no Sport Air.
JFDuarte- Picciotto
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: pneus mais altos
bom saber, que marca e modelo está usando? se for nessa medida tou pensando nos michelin energy xm2...
abs
abs
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
Lembrando que sempre, em qualquer carro ou moto, quando são substituídos os pneus, a impressão imediata é de mais macies ao rodar. E não é impressão, é fato, pois há mais borracha nos pneus novos.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: pneus mais altos
Os pneus que substitui também são Pirelli P7, só que de perfil 50 ao invés de 45 como os originais do Sport Air (difíceis de encontrar fora de grandes centros urbanos, como foi no meu caso, fora da cidade do Rio de Janeiro).
A questão do maior conforto/maciez não é porque há "... mais borracha nos pneus novos..." na banda de rodagem, mas ao fato de que há uma camada maior de ar (mais altura/volume de ar no "tubo" do pneu) o que funciona como mola adicional de amortecimento dos impactos/trepidações do piso suportados pela suspensão do veículo.
A questão do maior conforto/maciez não é porque há "... mais borracha nos pneus novos..." na banda de rodagem, mas ao fato de que há uma camada maior de ar (mais altura/volume de ar no "tubo" do pneu) o que funciona como mola adicional de amortecimento dos impactos/trepidações do piso suportados pela suspensão do veículo.
JFDuarte- Picciotto
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: pneus mais altos
p7 nunca mais, eita pneuzinho duro esse...
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
b0fh escreveu:p7 nunca mais, eita pneuzinho duro esse...
Isso é fato, eu particularmente prefiro pneus de rodagem mais dura, pois tem maior durabilidade e são mais resistentes ao nosso asfalto lunar, a Continental por exemplo faz pneus mais macios - dependendo da linha - porém no meu primeiro Fiat 500 que veio com pneus da marca, tive problema com bolhas e a durabilidade foi de pouco mais de 30.000km.
Convidado- Convidado
Re: pneus mais altos
Pneus novos também são macios porque, dizendo de uma forma grosseira, o composto ainda está "hidratado" com o solvente usado na borracha. Com o tempo e o aquecimento ele evapora, e o pneu se torna duro e com micro ranhuras.
Nobre- Uomo d'onore
- Mensagens : 89
Data de inscrição : 01/12/2012
Idade : 37
Localização : Fortaleza/Brasília
Re: pneus mais altos
pneus fora do padrão determinado pelo fabricante podem alterar diversos parâmetros do carro, começa pelo consumo, passa por retardar a vida útil dos componentes da suspensão e até pode comprometer a ação de freios e sistemas de segurança.
fredluis- Capodecina
- Mensagens : 125
Data de inscrição : 31/12/2013
Idade : 30
Localização : Gravatai
Apelido do Carro : Tomate
Re: pneus mais altos
Concordo quando se trata de grandes modificações, como por exemplo trocar por 205/60 R16 ou R17.fredluis escreveu:pneus fora do padrão determinado pelo fabricante podem alterar diversos parâmetros do carro, começa pelo consumo, passa por retardar a vida útil dos componentes da suspensão e até pode comprometer a ação de freios e sistemas de segurança.
No caso do aumento do perfil de um original de 45% para o de 50% são mantidas as mesmas medidas de largura do pneu e bitola do carro, o que não altera a geometria da direção nem a estabilidade e a aderência do veículo ao solo em curvas.
As alterações (mínimas) além do próprio peso do pneu, são no diâmetro total do pneu com uma pequena variação no raio efetivo do pneu (altura medida do centro da roda ao solo, que é um valor menor do que a metade do diâmetro do pneu pelo "achatamento" deste na região de contato com o piso), pequenas alterações no torque (capacidade de aceleração), pequenos erros nas leituras das velocidades reais (que também não são sensíveis face aos erros pré-existentes de leitura dos velocímetros - sempre mostram velocidades acima das reais, como regra geral adotada pela indústria automobilística) e no momento de inércia do conjunto roda/pneu (que funciona como um "volante" ou regulador de Watt, limitador de velocidade de rotação) que pode reduzir ligeiramente a velocidade máxima atingida pelo carro o que também não é perceptível, nesse caso, pois raramente alguém irá trafegar nesse limite (pelo menos nas ruas e rodovias no Brasil).
JFDuarte- Picciotto
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: pneus mais altos
já vi alguns mexicanos com aro 17 aqui no fórum, que medida de pneu usaram?
abs
abs
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
Quando se altera o diâmetro original da roda, ou pneu, O ideal é aferir o percentual de erro para mais ou menos na velocidade com um gps (existem bons aplicativos p/ smatphones) para sempre ter o senso da velocidade real perante os radares rodoviários e urbanos.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: pneus mais altos
Só calcular ai a diferença da medida original para a medida pretendida
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O ideal é que fique a menor diferença possível em %; até 3% a 5% pra mais ou pra menos no diâmetro final é tolerável, passou disso já dá uma boa diferença no velocimetro.
Pequenas alterações, tipo passar de 185 para 195, ou de perfil 45 pra 50, por exemplo, não fazem muita diferença no velocimetro, mas podem alterar pra mais ou menos conforto; fora que tem de analisar se a caixa de rodas comporta essa alteração (se tem espaço disponivel pra não ficar batendo pneu em algum lugar).
Mas concordo com o amigo ai, passar de aro 14 ou 15 pra 17 ai já é uma graaaande alteração que vai impactar em muito mais coisa.
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O ideal é que fique a menor diferença possível em %; até 3% a 5% pra mais ou pra menos no diâmetro final é tolerável, passou disso já dá uma boa diferença no velocimetro.
Pequenas alterações, tipo passar de 185 para 195, ou de perfil 45 pra 50, por exemplo, não fazem muita diferença no velocimetro, mas podem alterar pra mais ou menos conforto; fora que tem de analisar se a caixa de rodas comporta essa alteração (se tem espaço disponivel pra não ficar batendo pneu em algum lugar).
Mas concordo com o amigo ai, passar de aro 14 ou 15 pra 17 ai já é uma graaaande alteração que vai impactar em muito mais coisa.
Última edição por ClaudioS em 23/9/2015, 14:20, editado 1 vez(es)
ClaudioS- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012
Localização : Sao Luis
Re: pneus mais altos
já fiz as contas, 195-50/16 dá 3.5% a mais, 195-55/16 dá 7% a mais.
não vejo problema nos 7%, mas como serão 2cm a mais de ombro tenho medo que pegue em alguma coisa, por isso queria saber se alguem já fez.
abs
não vejo problema nos 7%, mas como serão 2cm a mais de ombro tenho medo que pegue em alguma coisa, por isso queria saber se alguem já fez.
abs
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
7% já é muuuito e vai causar problemas no velocimetro e até pode correr risco com multas; vc tá aqui, indo de boa a 100 kmH marcado no painel, mas na verdade vai estar a 107 kmH
A não ser que faça a recalibragem do velocimentro, mas ai teria que mexer no painel do carro e eu não acharia legal isso.
A não ser que faça a recalibragem do velocimentro, mas ai teria que mexer no painel do carro e eu não acharia legal isso.
ClaudioS- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012
Localização : Sao Luis
Re: pneus mais altos
Uma solução prática para aferir a sua velocidade real (que sempre é menor do que a indicada no velocímetro, em condições originais de fábrica) é o uso sistemático de um GPS que sempre indica a velocidade real corrigida continuamente.ClaudioS escreveu:7% já é muuuito e vai causar problemas no velocimetro e até pode correr risco com multas; vc tá aqui, indo de boa a 100 kmH marcado no painel, mas na verdade vai estar a 107 kmH
A não ser que faça a recalibragem do velocimentro, mas ai teria que mexer no painel do carro e eu não acharia legal isso.
No meu caso, uso o aplicativo Waze instalado no meu celular - mesmo para pequenos trajetos dentro da cidade do Rio de Janeiro onde moro - que, além de me indicar a melhor rota até o destino (sugerindo mudanças durante o percurso conforme o trânsito piora/melhora ao longo da viagem), mostra minha velocidade real o tempo todo.
JFDuarte- Picciotto
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: pneus mais altos
se lá se 7% é muito... o painel já marca um pouco acima (tb uso waze o tempo todo, no meu está marcando uns 5% acima), com 7% a mais deve marcar um pouco abaixo, digamos que seja 3% abaixo, ainda está na tolerância dos radares.
o que preocupa mesmo eh raspar pq o pneu é um tantinho mais carnudo.
isto dito, capaz que eu vá no 195/50... ando sem tempo de ver isso o carro mal sai da garagem.
o que preocupa mesmo eh raspar pq o pneu é um tantinho mais carnudo.
isto dito, capaz que eu vá no 195/50... ando sem tempo de ver isso o carro mal sai da garagem.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
Se sua dúvida é entre usar o 195/50 ou 195/55, eu ficaria no 195/50 que a diferença é mínima no perfil mas grande no conforto. Mas se você anda pouco, não vejo motivo para sair do 195/45 que dá um aspecto mais agressivo/esportivo ao 500 (o Sport Air fica com "jeitão" mais rebaixado que os Cult e Lounge).
JFDuarte- Picciotto
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: pneus mais altos
Ontem, troquei os pneus do meu cult para o Michelin 185 60 r15 e ficaram ótimos! O carro ficou mais confortável e mais alto!
Agora... pelos testes que fizemos na loja que me vendeu os pneus novos, acredito que o limite seria o pneu com essa medida( a que comprei). Porque senão vai encostar na lataria do carro quando fizer uma curva !
Agora... pelos testes que fizemos na loja que me vendeu os pneus novos, acredito que o limite seria o pneu com essa medida( a que comprei). Porque senão vai encostar na lataria do carro quando fizer uma curva !
lucasenverso- Picciotto
- Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2012
Localização : Fortaleza
Re: pneus mais altos
resolvido então... o diametro externo do 185/60/15 eh 603mm, praticamente a mesma coisa do 195/50/16 que eh 601.5mm
já o 195/55/16 seria 621mm, pode realmente ser muito grande pelo que vcs testaram...
valeu.
já o 195/55/16 seria 621mm, pode realmente ser muito grande pelo que vcs testaram...
valeu.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: pneus mais altos
Olá pessoal!
Estou ressuscitando o tópico para saber se mais alguém adotou os 195/50/16.
E também para saber de quem colocou se, definitivamente, aprovam a mudança.
Está chegando a minha hora de trocar os pneus originais do Sport Air mexicano e tenho interesse em ter um pouco mais de conforto com pneus mais altos.
Pelo o que pesquisei, em questão de preço, são bem próximos os Pirelli P7 45 e 50. Mas estou aberto para outras marcas.
Valeu!
Estou ressuscitando o tópico para saber se mais alguém adotou os 195/50/16.
E também para saber de quem colocou se, definitivamente, aprovam a mudança.
Está chegando a minha hora de trocar os pneus originais do Sport Air mexicano e tenho interesse em ter um pouco mais de conforto com pneus mais altos.
Pelo o que pesquisei, em questão de preço, são bem próximos os Pirelli P7 45 e 50. Mas estou aberto para outras marcas.
Valeu!
Pl4y3r- Uomo d'onore
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/12/2011
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: pneus mais altos
Estou usando os 195/50 16R no meu Sport Air 2012/2012 há 1 ano com muito bons resultados (conforto, aderência, suavidade no rodar, durabilidade). Veja minhas postagens anteriores.
JFDuarte- Picciotto
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro
Re: pneus mais altos
JFDuarte escreveu:Estou usando os 195/50 16R no meu Sport Air 2012/2012 há 1 ano com muito bons resultados (conforto, aderência, suavidade no rodar, durabilidade). Veja minhas postagens anteriores.
Muito bom ter a opinião de alguém que já usa esse perfil. Estou pensando em fazer o mesmo quando tiver que trocar os meus.
britotb- Picciotto
- Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/08/2016
Idade : 37
Localização : Manaus
Apelido do Carro : Nero
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