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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

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Mensagem por Gamasp 25/8/2012, 20:42

Caros,

Há 5 meses tenho pesquisado a compra de um Fiat 500. Procurava um modelo em especial: o Fiat 500 Sport Multiair Automático com os pacotes Sport e Luxury.

Pesquisei novos em todas as concessionárias de São Paulo. Como o preço andava salgado e a espera era, em geral, de 120 a 180 dias, resolvi esperar um pouco mais para comprar um semi-novo quando surgisse um.

Eis que este mês, surgiram duas opções com baixa km e excelente estado. Um estava em Brasilia, outro em SP. Tentei o de SP primeiro, mas o dono ficou de pensar na minha oferta e me dar um retorno. Liguei então para o de Brasilia, que tinha um cinza, com 7milkm rodados. Negociei. Ele topou.

Como sou precavido, arrumei uma empresa de vistorias credenciada para fazer uma VISTORIA CAUTELAR, afinal, "o seguro morreu de velho". Mas por ser um carro novo, único dono, comprei uma passagem para Brasília já com a certeza de voltar de lá para SP dirigindo o pequeno carro.

Cheguei cedo em Brasilia, vi o carro - IMPECÁVEL. Dirigi...fantástico. Vamos fazer a vistoria então, pagar e pegar estrada de volta!

Ledo engano: Para minha surpresa, a empresa de vistorias me informou que o número do motor não estava batendo com o documento do carro. Fomos a concessionária e, de fato, o número tinha sido erroneamente cadastrado pela Fiat, gerando erro no cadastro do DETRAN.

Resultado: Prejuízo de 800 reais e volta pra casa de avião, pois a regularização levaria cerca de 30 dias e não havia maneira de fechar o negócio sem a regularização pois o DETRAN de São Paulo, no momento da vistoria de transferência, iria reprovar o carro por conta do problema no cadastro.

Fiquei impressionado. Como uma montadora poderia cometer um erro destes. Pensei: "O dono do carro 'ganhou na MEGA'".

De volta a São Paulo, recebi uma ligação do proprietário do outro Fiat 500. este, um Branco Gioiosa com apenas 15milkm, dizendo que aceitaria minha proposta. Fantástico. Vou agendar a vistoria, pensei!

PASMEM amigos. Durante a vistoria deste carro, mais uma vez a surpresa: O NÚMERO DO MOTOR NÃO BATIA COM O QUE ESTAVA REGISTRADO NO BIN(DETRAN/SP).

Apesar do problema que vai gerar demora, burocracia e DINHEIRO, fechei o negócio. Mas é impressionante o descaso das montadoras com coisas tão importantes.

Como um veículo ZERO e com os preços escorchantes que pagamos pode sair de fábrica com erros de cadastro como estes? Quantos Fiat 500 será que estão com este tipo de problema? Eu recomendo que vocês façam esta vistoria em seus carros pois, se um dia quiserem vendê-los, correm o risco de perder o negócio por causa de uma incompetência da FIAT.

Pior do que isto, é a vergonha de ter o seu carro reprovado numa vistoria técnica porque o número do motor de um CARRO ZERO não bate com o registro do DETRAN.

Vejam, este é um detalhe que não desvaloriza o carro e pode ser facilmente resolvido. Minha sugestão é que vocês, caso constatem o problema, entrem em contato com a concessionária e façam com que o despachante DELES resolva o problema as custas deles.

Fica a dica e o alerta! Um abraço amigos!
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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por arq_paradinha 25/8/2012, 21:42

Obrigado pelo depoimento e pelos detalhes, Alexandre! Estou com o meu terceiro carro da Fiat (tive dois Palios antes do meu 500) e nos dois eu encontrei esse problema. O número do motor do documento estava pela metade, e me deu uma certa dor de cabeça... Vou conferir depois, mas peguei um despachante conhecido e ele tinha me dito que desta vez estava correto, se bem que confiei na palavra dele e não olhei na hora... Abraço!

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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por Convidad 25/8/2012, 23:21

Tem um detalhe nisso:

Como então foi feito o doc do veiculo sendo que pra fazer o mesmo tem que fazer tal vistoria?

Outro detalhe, se não me engano, existem 2 números nos motores (não são de toda as marcas) mas nos Fiat mais novos existem, porém um dos números não é do motor, parece-me que é de um controle interno da fabrica.

Este assunto já foi ate comentado em outros fóruns, porém resolvido pelos seus donos.

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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por Gamasp 26/8/2012, 12:29

Pernalonga escreveu:Tem um detalhe nisso:

Como então foi feito o doc do veiculo sendo que pra fazer o mesmo tem que fazer tal vistoria?

Outro detalhe, se não me engano, existem 2 números nos motores (não são de toda as marcas) mas nos Fiat mais novos existem, porém um dos números não é do motor, parece-me que é de um controle interno da fabrica.

Este assunto já foi ate comentado em outros fóruns, porém resolvido pelos seus donos.



Pernalonga,

Quando se compra um carro Zero, a vistoria é dispensada pelos Detrans pois os dados de chassis, motor e demais informações são inseridas em um sistema pela fábrica que são enviados ao Detran. Se a Fabrica insere o número do motor erroneamente, ele vai sair no documento sem que o comprador do carro ZERO perceba qualquer problema.

A dor de cabeça só aparece na hora de vender o agora carro usado. O infeliz quem compra o carro usado, na hora de fazer a chamada VISTORIA DE TRANSFERÊNCIA no Detran recebe a notícia de que os números que estão no documento não batem com o número do motor.

Como disse, o problema não é dificil de resolver, mas é extremamente trabalhoso e burocrático, principalmente para aqueles que muitas vezes opta por comprar um ZERO para não ter problemas com carros acidentados, com problemas de documentação ou adulterados.


Última edição por Gamasp em 26/8/2012, 12:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção ortográfica)
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Mensagem por Convidad 26/8/2012, 13:00

Aqui no Paraná é feito a vistoria, tanto que lembro perfeitamente que o vistoriador se bateu pra achar o número do chassi, e eu tive que lugar pra concessionaria pra saber onde era.

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Mensagem por Taki 4/9/2012, 21:32

Eu tive o mesmo problema...comprei meu carro do Test Drive da CCS Itavema de SP, com apenas 400Km rodados. Praticamente um 0Km emplacado...rsrs.
Bem, fechei negócio imediatamente e para minha surpresa o carro foi rejeitado pela Porto Seguro por divergência na numeração do motor. Minha sorte foi ter comprado de empresa idônea, que me deu todo apoio, arcou com todas as despesas e conseguiu através de uma corretora do Grupo Itavema fazer o seguro temporário junto a própria Porto. Com isso pude rodar com o veiculo segurado ainda em nome da Itavema, até o desenrolar do imbrólio.
O Gerente da CCS me mostrou outros 4 Fiat 500 com o mesmo problema...coisa de louco!
A CCS conseguiu um documento da FIAT comprovando que os motores eram originais e havia um erro na digitação, e enviaram ao Detran de SP para regularizar o meu e outros 4 que estavam com o mesmo problema...mas demorou 30 dias.
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Mensagem por Adailton 5/9/2012, 13:57

Putz, isso que p número do motor, pelo menos na linha cult fica numa janela, por debaixo do para brisa do lado do motorista, na área externa!
É, errar é humano, mas na hora de registrar um chassi eles devem redobrar o cuidado!
Lamento!
Abração!
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Mensagem por leonardoro 3/10/2012, 16:31

Putz, esse erro é tão tosco que chega a ser ridículo. Quem comprou um carro nessas condições deveria processar a montadora e CSS sem dúvida alguma.
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Mensagem por Thyago Ernestus 30/7/2014, 14:21

Pessoal, acabei de voltar da Ciretran aqui na minha cidade, onde tentei transferir o 500 para o meu nome. Voltei decepcionado. O número do motor que está no carro está cadastrado em um veículo do Rio Grande do Sul (estou no ES e o veículo foi adquirido novo pelo primeiro proprietário na cidade de Colatina-ES). 

Liguei agora para a Concessionária que vendeu o carro, e eles ficaram de verificar o problema. 

Gostaria de saber se os colegas que tiveram o mesmo problema conseguiram resolvê-lo, e qual é o caminho a tomar.

Grato e boa sorte a todos!!!
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Mensagem por Convidado 30/7/2014, 14:36

Thyago Ernestus escreveu:Pessoal, acabei de voltar da Ciretran aqui na minha cidade, onde tentei transferir o 500 para o meu nome. Voltei decepcionado. O número do motor que está no carro está cadastrado em um veículo do Rio Grande do Sul (estou no ES e o veículo foi adquirido novo pelo primeiro proprietário na cidade de Colatina-ES). 

Liguei agora para a Concessionária que vendeu o carro, e eles ficaram de verificar o problema. 

Gostaria de saber se os colegas que tiveram o mesmo problema conseguiram resolvê-lo, e qual é o caminho a tomar.

Grato e boa sorte a todos!!!

Alguns donos do 500 e alguns outros carros da marca tiveram problemas parecidos, segundo o que um amigo que trabalha na concessionária me disse, esse erro foi causado por erro no sistema de cadastro por parte da Fiat, a fabrica tem de elaborar um laudo informando o acontecido, depois disso basta ir ao DETRAN que eles regularizam e não causa grandes transtornos.

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Mensagem por Thyago Ernestus 30/7/2014, 14:52

Tom500 escreveu:
Thyago Ernestus escreveu:Pessoal, acabei de voltar da Ciretran aqui na minha cidade, onde tentei transferir o 500 para o meu nome. Voltei decepcionado. O número do motor que está no carro está cadastrado em um veículo do Rio Grande do Sul (estou no ES e o veículo foi adquirido novo pelo primeiro proprietário na cidade de Colatina-ES). 

Liguei agora para a Concessionária que vendeu o carro, e eles ficaram de verificar o problema. 

Gostaria de saber se os colegas que tiveram o mesmo problema conseguiram resolvê-lo, e qual é o caminho a tomar.

Grato e boa sorte a todos!!!

Alguns donos do 500 e alguns outros carros da marca tiveram problemas parecidos, segundo o que um amigo que trabalha na concessionária me disse, esse erro foi causado por erro no sistema de cadastro por parte da Fiat, a fabrica tem de elaborar um laudo informando o acontecido, depois disso basta ir ao DETRAN que eles regularizam e não causa grandes transtornos.

Opa. Valeu. Vou esperar a resposta da Concessionária. Se eles não intermediarem a solicitação do laudo, entro em contato direto com a fábrica e peço o laudo. 

Obrigado pela resposta, amigo.
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Mensagem por caio_reinhardt 30/7/2014, 19:03

Olha, quando fiz a transferência do meu, foi beeem osso achar o número do motor. Fica num canto escondido embaixo do carro...
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Mensagem por herreralex 31/7/2014, 10:18

Meu irmão adquiriu o antigo prima dele no começo de julho do ano passado, o rapaz da terceira visão penou para conseguir o número, ficou quase uma hora para achar o maldito! 

Depois no pátio do detran foi outro parto, o delegado ficou puto com a dificuldade! 

No final do mês de julho do mesmo ano, eu comprei o meu prima! Na terceira visão foi mais rápido porque o cara já tinha o ''macete'', mas mesmo assim penou bastante. 

Agora no Detran, o delegado me liberou sem fazer a vistoria porque ele lembrou do 500 do meu irmão e ficou puto  Laughing
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Mensagem por Convidado 31/7/2014, 13:20

caio_reinhardt escreveu:Olha, quando fiz a transferência do meu, foi beeem osso achar o número do motor. Fica num canto escondido embaixo do carro...
Fiat adora fazer essas coisas complicadas no carro, deveria ser padrão a localização dos números.
Mas o problema do amigo aí de cima não ta em achar o número e sim no cadastramento feito de forma errada por parte da Fiat junto ao DETRAN, número não bate com o cadastro.

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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por DecomedRJ 31/7/2014, 19:54

Tom500 escreveu:
caio_reinhardt escreveu:Olha, quando fiz a transferência do meu, foi beeem osso achar o número do motor. Fica num canto escondido embaixo do carro...
Fiat adora fazer essas coisas complicadas no carro, deveria ser padrão a localização dos números.
Mas o problema do amigo aí de cima não ta em achar o número e sim no cadastramento feito de forma errada por parte da Fiat junto ao DETRAN, número não bate com o cadastro.

É já tinha lido essa história de problema no cadastro. Acho bem louco isso, dá uma dor de cabeça absurda.
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Mensagem por Thyago Ernestus 1/8/2014, 21:45

Atualizando...

A Concessionária me disse hoje que está verificando com a montadora a alteração do cadastro e a correção do problema. A funcionária me disse que demoraria um pouco (talvez uns 30 dias). Vou ter que pagar uma multa de R$ 150,00 porque o prazo para transferir o carro expira no próximo dia 7.

Assim que tiver novidades, volto a postar. Quem saber possa ajudar alguém com o mesmo tipo de problema...
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Mensagem por DecomedRJ 1/8/2014, 22:15

Thyago Ernestus escreveu:Atualizando...

A Concessionária me disse hoje que está verificando com a montadora a alteração do cadastro e a correção do problema. A funcionária me disse que demoraria um pouco (talvez uns 30 dias). Vou ter que pagar uma multa de R$ 150,00 porque o prazo para transferir o carro expira no próximo dia 7.

Assim que tiver novidades, volto a postar. Quem saber possa ajudar alguém com o mesmo tipo de problema...

Será que não existe algum mecanismo para cobrar isso da fábrica?
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Mensagem por Convidado 2/8/2014, 00:39

Thyago Ernestus escreveu:Atualizando...

A Concessionária me disse hoje que está verificando com a montadora a alteração do cadastro e a correção do problema. A funcionária me disse que demoraria um pouco (talvez uns 30 dias). Vou ter que pagar uma multa de R$ 150,00 porque o prazo para transferir o carro expira no próximo dia 7.

Assim que tiver novidades, volto a postar. Quem saber possa ajudar alguém com o mesmo tipo de problema...

Procure ir ao CIRETRAN é verificar se não tem como entrar com algum processo administrativo para evitar ser multado uma vez que você não ira transferir o carro no prazo justamente por um problema causado pelo fabricante e não por irresponsabilidade sua.

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Mensagem por Thyago Ernestus 2/8/2014, 13:02

DecomedRJ escreveu:
Thyago Ernestus escreveu:Atualizando...

A Concessionária me disse hoje que está verificando com a montadora a alteração do cadastro e a correção do problema. A funcionária me disse que demoraria um pouco (talvez uns 30 dias). Vou ter que pagar uma multa de R$ 150,00 porque o prazo para transferir o carro expira no próximo dia 7.

Assim que tiver novidades, volto a postar. Quem saber possa ajudar alguém com o mesmo tipo de problema...

Será que não existe algum mecanismo para cobrar isso da fábrica?

Creio que isso seja possível, mas eu provavelmente tenha que ir ao Juizado de Pequenas Causas, o que seria inviável, pois moro longe da capital. Só a viagem e o dia de trabalho perdido já fariam o ressarcimento perder o sentido, a menos que o Juizado acate um pedido de indenização por perdas e danos e/ou dano moral.
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Mensagem por Thyago Ernestus 2/8/2014, 13:11

Tom500 escreveu:
Thyago Ernestus escreveu:Atualizando...

A Concessionária me disse hoje que está verificando com a montadora a alteração do cadastro e a correção do problema. A funcionária me disse que demoraria um pouco (talvez uns 30 dias). Vou ter que pagar uma multa de R$ 150,00 porque o prazo para transferir o carro expira no próximo dia 7.

Assim que tiver novidades, volto a postar. Quem saber possa ajudar alguém com o mesmo tipo de problema...

Procure ir ao CIRETRAN é verificar se não tem como entrar com algum processo administrativo para evitar ser multado uma vez que você não ira transferir o carro no prazo justamente por um problema causado pelo fabricante e não por irresponsabilidade sua.


Farei isso na próxima 2ª-Feira, muito embora eu não acredite que vá ter qualquer sucesso. Veja só esta história: Na última vez que fui renovar minha CNH, compareci à CIRETRAN no mês anterior à data de expiração para requerer sua revalidação. Um mês depois, voltei à CIRETRAN pois a nova Carteira ainda não havia chegado. Depois de perder um tempão lá, me disseram que eu deveria fazer todos os exames de novo pois eles haviam perdido meu processo. Fiz novamente toda a papelada e passei a aguardar. Os 30 dias de tolerância que o DETRAN nos dá depois do vencimento da Habilitação também se expiraram e eu fiquei sem poder dirigir. Fui novamente à CIRETRAN e constatei que, uma vez mais, eles haviam perdido toda a minha documentação. Dei entrada de novo e solicitei uma autorização provisória para dirigir, mas eles se negaram a dar. Procurei o Promotor de Justiça da minha cidade com o intuito de conseguir uma liminar judicial, mas também não obtive sucesso. Como resultado, fiquei sem poder dirigir por 14 dias, até que a minha CNH finalmente chegou.

Enfim, são essas coisas que nos desanimam de correr atrás...
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Mensagem por Thyago Ernestus 2/8/2014, 13:45

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Tentativa de contato com a FIAT em 30/07/2014 às 14:38 sem sucesso. O site manda verificar o horário de disponibilidade dos atendentes, que vai de 7:00 às 22:00. Parece brincadeira, né?!!!
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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por Gibertoni 1/12/2014, 16:55

Boa tarde pessoal, acabei de comprar um 500 Cult 2012 e descobri atraves da vistoria da Porto Seguro que meu numero de motor tbm nao bate. O vistoriador disse que já pegou VARIOS casos desse. 

Quem passou por isso, conseguiu resolver na concessionaria? A porta seguro disse que eu teria de solicitar uma carta laudo diretamente a fabrica. Imagine o sufoco pra conseguir isso!!

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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por johnny79 1/12/2014, 20:12

Pois é! Acabei estou na mesma situação.
Um absurdo a FIAT não fazer recall num caso desses.
Como acabei conseguindo fazer o seguro vou deixar para resolver com calma este assunto no começo do próximo ano.

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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por Thyago Ernestus 2/12/2014, 09:19

johnny79 escreveu:Pois é! Acabei estou na mesma situação.
Um absurdo a FIAT não fazer recall num caso desses.
Como acabei conseguindo fazer o seguro vou deixar para resolver com calma este assunto no começo do próximo ano.

Eu até agora não consegui resolver o problema. Já fui ao Detran várias vezes, tive que vistoriar o carro na Polícia Civil para obter um laudo de que não se trata de veículo roubado, enfim, estou desde Julho sem conseguir transferir o carro para o meu nome. Agora, para agravar, o antigo proprietário, que é de outra cidade, recebeu a cobrança do licenciamento e não me repassou, ou seja, não posso circular com o veículo por estar com o licenciamento vencido, e ainda vou ter que pagar uma multa por não ter feito a transferência no prazo estipulado de 30 dias, como se eu tivesse culpa.
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Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans Empty Re: Numeração do motor Multiair - Problemas no cadastro feito pela FIAT aos Detrans

Mensagem por Gibertoni 2/12/2014, 09:22

Caramba que situação cara! Mas vc conseguiu a tal da carta da Fiat?

E Johnny conseguiu o seguro por qual companhia?

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