500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo elevado

+7
alessandrosoria
João Batista S. Teixeira
Nobre
ClaudioS
fredluis
petbarros@hotmail.com
DecomedRJ
11 participantes

Ir para baixo

Consumo elevado Empty Consumo elevado

Mensagem por michalzeszen 15/2/2016, 01:26

Boa noite pessoal,

Sei que já existem alguns tópicos abordando o assunto, mas como "cada caso é um caso", resolvi pedir uma ajuda específica.

De algum tempo para cá, comecei a notar o gasto de combustível do 500, e ele vem me irritando com o consumo. Tenho um Sport Air 1.4 105 CV 11/12 (só gasolina). No começo não me importei com média (não sou muito atento a isso), mas quando percebi que o c/b não passava dos 9 km/l comecei a prestar atenção. Desde que decidi maneirar o pé e avaliar o consumo, foram 6 tanques completos com V-Power, e 2 tanques completos com podium.


  • Média V-Power: 8,7 km/l;
  • média Podium:  9,2 km/l ;
  • auferimento feito somente no c/b;
  • somente ciclos urbanos;
  • manutenções realizadas:


  1. troca de óleo;
  2. troca de filtros (ar, combustível, óleo);
  3. limpeza dos bicos;
  4. limpeza do sistema de arrefecimento;
  5. alinhamento e balanceamento;


  • desde que comecei a estudar o consumo estou fazendo marcha com 2.500 RPM, com algumas exceções indo a 3.000 RPM.
  • Os dois últimos tanques foram Podium;
  • O último tanque foi pós-manutenção, a média foi exatamente igual a anterior;
  • Quando pego estrada (não entra na estatística acima), a única forma de economizar é manter ele abaixo de 110 km/h. A 110 km/h eu consigo 11-11,5 km/l. Acima disso o consumo vai caindo gradativamente, e abaixo da velocidade indicada o consumo melhora conforme o RPM baixa, chegando a 14-15 km/l se eu for muito devagar.


Eu compreendo que este não é um carro particularmente econômico, e que ele tem uma relação de marchas terrível quando combinado motor Multi Air com caixa manual de 5 marchas, mas eu estou maluco de esperar um consumo próximo de 11 km/l nessas condições de pilotagem? Eu fazia 16-17 com meu Celta na rodovia, como um motor muito mais atual não alcança isso nem a 80 km/h? Como um EcoSport pode fazer uma média melhor no etanol?

Vocês tem alguma dica para que eu não procure solucionar esse problema "no escuro"?

Brinde: primeira foto dele aqui no fórum:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por michalzeszen em 15/2/2016, 01:28, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : typos)
michalzeszen
michalzeszen
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 137
Data de inscrição : 04/03/2015

Localização : Cascavel

Apelido do Carro : Celta

http://www.regenciacoletiva.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Edson Tonelli 15/2/2016, 09:43

Penso que o principal fator para o aumento de consumo em um carro ajustado é a emoção Smile, ou a busca dela...rsrs.  
Brincadeira à parte, há de se considerar o acrescimo no percentual de alcool na gasolina, creio que está em 27%.
Uma moto que só uso em viagens, fazia 24 a 25 km/l na média de 110km/h. Atualmente na mesma média não chega a 20 km/l. e para fazer 22km/l tem de andar a 90km/h. E a moto está perfeitamente ajustada em todos os itens que possam intervir no consumo.

Foi dito que a gasolina podium manteve a mistura anterior. Eu nunca usei essa gasolina.

Um item que interfere sobremaneira no consumo é a pressão dos pneus.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Convidado 15/2/2016, 11:06

Lounge Air AT6 12/12. Manutenção 101% em dia.

Só uso Grid da BR. 

Antes de aumentarem a proporção de álcool na mijolina eu conseguia até 17km/l em rodovia andando a 100/110km/h. 

Hoje essa média caiu para 14,5km/l nas mesmas condições. Cidade eu não sei informar, pois atualmente rodo muito pouco nessa condição. 

Depois de dois Cult, na minha opinião 500 Multi Air só vale a pena pra quem roda 70% em rodovia, que é onde ele se mostra econômico.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por DecomedRJ 15/2/2016, 23:01

Fiat 500 Cult, manutenção 70% em dia (estamos trabalhando nisso rssss)
Grid: 16 km/l na estrada
12,5 km/l na cidade.
Cara passou o carro no scanner? De repente vale a pena ver como estão os padrões da injeção eletrônica. Se algo alterado. Acho que seu carro está bebendo acima da média mesmo.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por petbarros@hotmail.com 18/2/2016, 10:56

Loung - cidade 10km/l, estrada 120/130km/h 11km/l, a 110km/h faz 13,5 sempre com Ac! Não acho meu consumo bom tbm, mas já verifiquei e está tudo certo! Concordo com deco, passa um scanner pra desencargo!
petbarros@hotmail.com
petbarros@hotmail.com
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 108
Data de inscrição : 12/07/2015

Idade : 34
Localização : Niterói


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Edson Tonelli 18/2/2016, 11:18

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Loung - cidade 10km/l, estrada 120/130km/h 11km/l, a 110km/h faz 13,5 sempre com Ac! Não acho meu consumo bom tbm, mas já verifiquei e está tudo certo! Concordo com deco, passa um scanner pra desencargo!
Ac é etanol, alcool ?

O álcool se adulteram é com água. Já a gasolina além dos 27% de etanol pode ter outros batismos maliciosos.

O meu (evo)que só uso etanol, faz segundo o computador de bordo médias entre 11,5 e 12 km/l em estrada (só uso o carro em passeios e em rodovias tranquilas).
Sei lá se o computador computa legal  Rolling Eyes... Mas já fiz a conta da maneira correta, ou, enchendo o tanque em piso plano até o click da bomba, reabastecendo em local também plano até o click da bomba; dividindo a quilometragem percorrida pelos litros registrados no reabastecimento..... E aí andando nos limites legais das rodovias (100, 110 e 120) o resultado da conta ficava entre 12 e 12,5 km/l... O que eu considero ótimo.  Very Happy
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por fredluis 18/2/2016, 11:58

Aqui no RS não compensa abastecer com etanol. Na gasolina meu Cult Dual faz 16 em rodovia andando sereno, cidade 12. Considero médias boas para um carro flex e pelo combustível ruim.
fredluis
fredluis
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 125
Data de inscrição : 31/12/2013

Idade : 30
Localização : Gravatai

Apelido do Carro : Tomate

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por ClaudioS 18/2/2016, 18:46

Edson Tonelli escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Loung - cidade 10km/l, estrada 120/130km/h 11km/l, a 110km/h faz 13,5 sempre com Ac! Não acho meu consumo bom tbm, mas já verifiquei e está tudo certo! Concordo com deco, passa um scanner pra desencargo!
Ac é etanol, alcool ?

AC = ar condicionado ligado

ClaudioS
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012

Localização : Sao Luis


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Nobre 19/2/2016, 18:35

A pior média do nosso Sport Air automático é 10,7 km/l no CB, o equivalente a uns 9,5+ na bomba, isso com trânsito exclusivamente urbano e pequenos trajetos. Gasolina comum BR.

Eu iria sugerir verificar a pressão dos pneus, mas o colega Edson Tonelli já deu a dica. Aqui usamos 32 lbs na frente e 29 lbs atrás.

PS: Na manutenção foi feita regulagem das válvulas? É comum melhorar o consumo dos New Civics assim.
Nobre
Nobre
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 89
Data de inscrição : 01/12/2012

Idade : 37
Localização : Fortaleza/Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por João Batista S. Teixeira 20/2/2016, 19:08

Sport Air AT, sempre com AC, urbano (Porto Alegre - RS) 12,5 no CB, 10,3 na bomba
estrada variando de 80 a 110km/h 19,4 no CB, 17,3 na bomba.
Só gasolina comum, abasteço sempre no mesmo posto Ipiranga.

Fiat 500 Sport Air AT 13/14 56000 km
João Batista S. Teixeira
João Batista S. Teixeira
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/02/2016

Idade : 70
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : oféti

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por alessandrosoria 16/3/2016, 14:09

Polonês 1.4 16v fazendo 12 km/l no misto (70% cidade/30% rodovia).

Se pegar essas porcarias de avenidas que chamam de estradas, a 80km/k faz 17,5 km/l.

Viajando igual gente normal, 110 km/h, não faz nada melhor que 13,5 km/l.

Meu CB não mente muito, deve ser porque o velocímetro está calibrado quase que exato com a velocidade real (aferida em GPS e em muitas lombadas eletrônicas).
alessandrosoria
alessandrosoria
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 90
Data de inscrição : 27/03/2014

Localização : Porto Alegre


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por GuiPR 19/3/2016, 07:45

Estou com o mesmo problema do colega, fazendo 8.2~8.6 com vpower...

GuiPR
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 83
Data de inscrição : 15/02/2014

Idade : 41
Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Cristiano R Costa 20/3/2016, 00:48

Sport Air Prima Edizione Manual 2011/2012
Manutenção 100%
29000Km
14,5 Km/l na estrada(velocidade limite da estrada)
10,5 Km/l na cidade
Só Shell V-Power
Ar condicionado ligado direto.
Cristiano R Costa
Cristiano R Costa
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 133
Data de inscrição : 05/01/2016

Idade : 46
Localização : Santo André

Apelido do Carro : White Hot

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Edson Tonelli 20/3/2016, 07:43

Em alguns carros o ar condicionado quando ligado interfere sobremaneira no motor ocasionando perda de força, especialmente nos carros de 1000cc, mas em outro essa perda é imperceptível.
O meu 500 é com o motor evo 1.4 e quando aciono o ar condicionado não percebo perda de força, o que quando acontece exige-se um pouco mais de pressão no acelerador e dessa forma o aumento do consumo. 
O motor evo tem excepcional torque em baixas rotações, talvez seja por isso a manutenção da força.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por michalzeszen 22/3/2016, 14:50

Boa tarde pessoal,

Depois do 1° tanque a limpeza de bico parece ter feito algum efeito. Fiz uma viagem longa a algumas semanas, rodei 1.300 km, e consegui médias na estrada de 15 km/l no CB.
Já na cidade, estou alcançando 10,5 km/l utilizando ar-condicionado e com o pé muito moderado. É importante frisar que alcancei essas médias interessantes com gasolina comum, então elas tendem a melhorar utilizando gasolina aditivada e melhorarem ainda mais com a Pódium.

Com essa média já estou satisfeito, pois apesar de não ser uma média excelente, considerando o acerto do RPM desse carro, já me satisfaz.

Para quem está com problemas similares, recomendo a limpeza de bico. É barato e pode solucionar.
michalzeszen
michalzeszen
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 137
Data de inscrição : 04/03/2015

Localização : Cascavel

Apelido do Carro : Celta

http://www.regenciacoletiva.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo elevado Empty Re: Consumo elevado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos