Desmonte da lateral interna traseira

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Desmonte da lateral interna traseira

Mensagem por Edson Tonelli em Dom Fev 21, 2016 9:22 pm

Ontem fui erguer o carro para verificação do pneu traseiro usado macaco hidráulico e coloquei um apoio de borracha grossa e larga entre o macaco e o carro. Após abaixar percebi, um discreto afundamento na lata inferior na linha da seta em baixo relevo indicativa do local para o macaco.
Emputecido comigo mesmo resolvi desmontar a lateral para por dentro empurrar a lata a formatação de origem.
Ai iniciei a tarefa que não é nada fácil, pois exige muita delicadeza e algumas ferramentas, tive de sair para comprar uma chave torx na medida correta para retirar o cinto de segurança traseiro, pois na medida eu não tinha.
E surpresas e descobertas a todo momento. Surpresas como o pré tensionador do cinto de segurança que desconhecia esse dispositivo de segurança no f500 (muito bom) e uma divisória que impedia o acesso ao local pretendido para pressionar a chapa. Mas. cheguei onde queria e com peças de madeira ( não agridem a chapa) empurrei a parte inferior fazendo a lata voltar ao estado original. 

Importante : Antes de iniciar o serviço eu desconectei o polo negativo da bateria para evitar qualquer dano ou interferência elétrica ou eletrônica

Retira-se a soleira da porta, a peça protege módulos eletrônicos e o pré tensionador do cinto
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Existem dois parafusos e encaixes plásticos ( tudo com muita delicadeza)
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Retira-se o assento e o encosto traseiro, Chaves de boca 17mm e 13mm
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Com delicadeza desencaixe a capa superior
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pré tensionador- No caso de impacto ele puxa o cinto além do posicionamento que estava, mantendo o corpo junto ao banco.
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Faltou a foto da retirada da lateral, mas faz-se necessário firmeza pois há muitos pontos de encaixe e é necessário desaparafusar o cinto de segurança 
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Retira-se também a capa posterior que contorna o vidro e necessário desaparafusar com chave torx menor o encaixe na linha do teto e com philips a base lateral da tampa articulada do porta malas (aquela atrás do banco)
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Ai tem essa vedação que é uma pela plástica com essa colagem injetada. E deu trabalho. Tive de fazer um corte no centro da peça para com um alicate ir puxando até descolar, para ai ter acesso ao fundo e levar com auxílio de uma chapa de madeira empurrar a lata ao estado original.
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Peça recolocada e colada no mesmo local Usei silicone onde encaixei o alicate e cola de madeira entre a espuma e a lata
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Aí é só refazer o processo com a mesma delicadeza e ficou tudo perfeito inclusive a mácula na parte inferior.
Rodando com o carro, também nenhum barulho vindo dos locais onde mexi.
Foi a tarde inteira de ontem nesta operação.

Portanto se forem trocar auto falantes, ou fazer algum serviço no interior do cinquecento, só permita fazer se o profissional realmente for capacitado e familiarizado com este carro. As peças são delicadas e exigem atenção tanto na desmontagem com na montagem.

Abraço a todos Smile

Edit. : No momento da execução deste serviço achei interessante o tanto de coisas ocultas por de baixo das peças de acabamento interno, daí tirei essas fotos; nem pensei em postar, mas ai devido outro post resolvi relatar o serviço e para ser um tutorial ficou faltando fotos de detalhes de montagem e desmontagem, encaixes e a pressão sobre a lata, mostrando o antes e o depois.


Última edição por Edson Tonelli em Ter Mar 01, 2016 4:46 pm, editado 2 vez(es)
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Re: Desmonte da lateral interna traseira

Mensagem por Convidado em Dom Fev 21, 2016 9:40 pm

Desmontar essa lateral é uma aventura e tanto. É super trabalhoso.
Eu fiz isso no meu primeiro 500 para fazer um upgrade no som básico.
Desmontar foi difícil por conta de ter de fazer com muita delicadeza, mas montar é ainda pior.
Não pretendo mais mexer com essas coisas rsrs

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Re: Desmonte da lateral interna traseira

Mensagem por DecomedRJ em Dom Fev 21, 2016 11:09 pm

Ē trabalhoso mesmo! No meu jimny cheguei a desmontar, mas era bem mais simples.

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Re: Desmonte da lateral interna traseira

Mensagem por Edson Tonelli em Seg Fev 22, 2016 8:32 am

Fica o alerta a todo proprietário de F500 de quando levar o carro a um borracheiro ou a algum serviço onde seja necessário suspender o carro, a observação dos poucos pontos onde há condições de de apoio.
Nos pontos com a setas em baixo relevo, o apoio se faz na dobra cerca de 5cm da seta. (eu apoiei neste vinco, mas a borracha pressionou a área´periférica mais sensível).

O macaco original faz o encaixe perfeito e o ideal é somente usar este dispositivo, mas oficinas não fazem isso e usam macaco jacaré com apoio muito largo e dessa forma o apoio deve ser em algum ponto confiável na suspensão traseira ou dianteira.

Seja chato e faça essa observação ao borracheiro ou mecânico se por ventura necessitar dos serviços destes,
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Re: Desmonte da lateral interna traseira

Mensagem por alessandrosoria em Qua Mar 16, 2016 2:05 pm

Fiz esse desmonte da lateral esquerda para destrancar o cinto de segurança do motorista.

Uma aventura de várias horas.
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Re: Desmonte da lateral interna traseira

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