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Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

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Mensagem por Ana Cardoso 15/2/2016, 21:28

Prezados todos, Estou muito desapontada e precisando da ajuda de vocês aqui do Fórum. Levei meu Cinque para fazer a revisão dos 30 mil (deixei passar 1000 km). O carro tem 3 anos de uso. Um Lounge motor multi-air 16 válvulas. Nunca viajei com ele, não pego trânsito pesado, e ele fica o dia inteiro parado, servindo basicamente para me levar e trazer do trabalho. Tenho medo até de lavar o carro para não estragar a pintura. Pois bem, cheguei na CCS para fazer a revisão: Preço 1380 reais Shocked  Ok, chorei um desconto e  mandei fazer. Pela primeira vez confiei e deixei o carro lá por 3 horas e meia. Quando voltei para buscá-lo, o mecânico veio me dizer que era obrigação dele me contar que:  na troca das velas notou que havia um vazamento na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição, que pode, em futuro próximo, comprometer a bubina de ignição.  O corpo de duas das  velas se encontravam encharcados de óleo. Segundo ele, o problema é nos anéis de vedação do cabeçote superior que não estariam vedando corretamente. Para trocar esses anéis (retentores) ele tem que tirar e trocar todas as peças descritas no orçamento, uma vez que ao removê-las compromete o seu funcionamento. 
Ora, como pode um carro de 30 mil Km, que não tem problema de ignição, liga fácil, não falha quando estou rodando, não tem cheiro nenhum de queima, não vaza óleo, estar com um problema desses? 30 mil KM somente!!!! O próprio mecânico me disse que nunca tinha visto isso num 500.
Achei um desaforo e pedi que avisassem na Fiat que muito provavelmente se trata de um defeito de fábrica que eles devem tratar. Inclusive perguntei porque isso não foi detectado na primeira revisão, quando ainda estava na garantia, e eles me disseram que na 1ª eles não trocam velas e que, portanto, não tem como saber se já estava apresentando o problema. Que eu ficasse à vontade para reclamar na Fiat pra ver se bancavam o reparo. Eles também iriam fazer a solicitação.
Como se não bastasse isso, saindo da CCS descobri que o apoio de braço do meu banco estava com a parte superior (a da almofada) solta e com o encaixe interno quebrado. Fiquei irada, claro, e dei meia volta. Chegando na CCS mostrei que ainda havia um líquido viscoso dentro e que aquilo ocorreu lá. Só depois de muito esbravejar eles se convenceram de que teriam que arcar com o dano (não sei como alguém conseguiu fazer isso... Pode ter sido na lavagem do carro). Enfim, fico muito desconfiada de tudo isso. O atendimento foi péssimo, não fizeram check list na entrada do carro, não colocaram o plástico no volante, etc... O grupo  Saga, que está comprando um monte de CCSs,  comprou recentemente esta CCS e noto uma queda vertiginosa na qualidade do serviço e atendimento do cliente. Desconfio de tudo lá agora. A Fiat já negou o reparo, dizendo que esse desgaste pode acontecer e que está fora da garantia.
O orçamento para reparo envolve um monte de peças, pois segundo eles, para chegar aos retentores precisam mexer com peças que ficam comprometidas, necessitando de novas. As peças que querem substituir são:
 CINTO, TENSOR CORREIA, 4 RETENTORes ENTRAD , COLETOR DE ADMI, JUNTA TAMPA CAB, 4 RETENTORes Total de Produtos :  1.371,39  - e mais  Total de Serviços : 1.426,39 Total do Orçamento : 2.797,78
O que vocês acham disso? Trata-se de defeito possível? Defeito de fábrica? Má fé da CCS? Como checar a veracidade do dano sem mais prejuízos? Levo a um mecânico fora de CCS? Em Brasília tem de confiança? Tem como pressionar mais a Fiat? Quem sabe alguém aqui já passou por coisas parecidas.  Help!!!!

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Mensagem por DecomedRJ 15/2/2016, 22:55

Bom velas banhadas por óleo nunca são um bom sinal, mas realmente é estranho isso ocorrer sem demonstrar alguma falha no seu uso diário. 
O Mecanico mostrou pra você com o motor aberto? Sem as velas? Realmente tinha óleo banhando a região? 
O orçamento eu nem achei tão caro, para o serviço que será feito, pois realmente as juntas tem que ser trocadas quando mexidas. O que na verdade precisa ser apurado é se de fato existe esse problema é se não foi criado por alguma má técnica usada nessa revisão. 
Eu costumo pedir para ver a revisão dos menus veículos quando disponho de tempo. 
Minha sugestão é ir numa outra CSS e em uma oficina multimarcas de bom renome na sua região para pedir outras opiniões e orçamentos. 
Depois que tirou de lá o carro apresentou alguma falha? 
Não deixe de nos contar os próximos capítulos .
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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 07:00

DecomedRJ escreveu:Bom velas banhadas por óleo nunca são um bom sinal, mas realmente é estranho isso ocorrer sem demonstrar alguma falha no seu uso diário. 
O Mecanico mostrou pra você com o motor aberto? Sem as velas? Realmente tinha óleo banhando a região? 
O orçamento eu nem achei tão caro, para o serviço que será feito, pois realmente as juntas tem que ser trocadas quando mexidas. O que na verdade precisa ser apurado é se de fato existe esse problema é se não foi criado por alguma má técnica usada nessa revisão. 
Eu costumo pedir para ver a revisão dos menus veículos quando disponho de tempo. 
Minha sugestão é ir numa outra CSS e em uma oficina multimarcas de bom renome na sua região para pedir outras opiniões e orçamentos. 
Depois que tirou de lá o carro apresentou alguma falha? 
Não deixe de nos contar os próximos capítulos .
Obrigada, Decomed. Vou seguir seu conselho e procurar uma boa oficina multimarcas. A questão é que tenho a impressão de que  poucas sabem mexer realmente no 500 e no motor multiair... Não, o carro não apresentou nenhuma falha no funcionamento. A única coisa que está me deixando um pouco apreensiva é que estou tendo a impressão de um ruído, muito sutil, que se confunde com o do motor, quando o carro está em movimento, como se algo estivesse roçando nas rodas ou no motor; ele é proporcional à velocidade.
quanto maior a aceleração, mais se ouve, como o ruído do motor. Na revisão pedi rodízio de pneus e balanceamento das rodas. Pode ser que esse seja o ruído normal do motor e eu estou tão ligada que passei a observá-lo mais, fazendo confusão. Vou pedir para o técnico da oficina de outra CCS para analisar esse ruído. O problema é que aí eles vão achar todo tipo de problema... Ai, ai. Mas vamos tratar de um caso por vez... Você acha esse vazamento algo natural de acontecer num carro de 30000 KM? Quando falei com aqueles atendentes da Fiat a mulher me disse: Carro é feito por seres humanos e passível de falhas... Sim, mas quem arca com elas??? Quais as falhas aceitáveis num carro tão pouco rodado? Vocês acham possível conseguir fazer com que a Fiat assuma a falha?

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Mensagem por DecomedRJ 16/2/2016, 07:38

Ana Cardoso escreveu:
DecomedRJ escreveu:Bom velas banhadas por óleo nunca são um bom sinal, mas realmente é estranho isso ocorrer sem demonstrar alguma falha no seu uso diário. 
O Mecanico mostrou pra você com o motor aberto? Sem as velas? Realmente tinha óleo banhando a região? 
O orçamento eu nem achei tão caro, para o serviço que será feito, pois realmente as juntas tem que ser trocadas quando mexidas. O que na verdade precisa ser apurado é se de fato existe esse problema é se não foi criado por alguma má técnica usada nessa revisão. 
Eu costumo pedir para ver a revisão dos menus veículos quando disponho de tempo. 
Minha sugestão é ir numa outra CSS e em uma oficina multimarcas de bom renome na sua região para pedir outras opiniões e orçamentos. 
Depois que tirou de lá o carro apresentou alguma falha? 
Não deixe de nos contar os próximos capítulos .
Obrigada, Decomed. Vou seguir seu conselho e procurar uma boa oficina multimarcas. A questão é que tenho a impressão de que  poucas sabem mexer realmente no 500 e no motor multiair... Não, o carro não apresentou nenhuma falha no funcionamento. A única coisa que está me deixando um pouco apreensiva é que estou tendo a impressão de um ruído, muito sutil, que se confunde com o do motor, quando o carro está em movimento, como se algo estivesse roçando nas rodas ou no motor; ele é proporcional à velocidade.
quanto maior a aceleração, mais se ouve, como o ruído do motor. Na revisão pedi rodízio de pneus e balanceamento das rodas. Pode ser que esse seja o ruído normal do motor e eu estou tão ligada que passei a observá-lo mais, fazendo confusão. Vou pedir para o técnico da oficina de outra CCS para analisar esse ruído. O problema é que aí eles vão achar todo tipo de problema... Ai, ai. Mas vamos tratar de um caso por vez... Você acha esse vazamento algo natural de acontecer num carro de 30000 KM? Quando falei com aqueles atendentes da Fiat a mulher me disse: Carro é feito por seres humanos e passível de falhas... Sim, mas quem arca com elas??? Quais as falhas aceitáveis num carro tão pouco rodado? Vocês acham possível conseguir fazer com que a Fiat assuma a falha?
Pensando em oficina multimarcas, procure uma que esteja acostumada em lidar com carros importamos e possivelmente de luxo pq apesar de mais cara a mão de obra eles costumam ter um conhecimento e ferramental melhor. Nada de ir em cabeça de porco.
Em tese não se espera um problema desses com 30 mil km, mas infelizmente não há co,o afirmar as razões pra isso acontecer no momento. 
Sinceramente acho muito difícil da fiat assumir isso...acho que o principal é ter um diagnóstico definitivo do que está acontecendo e quando isso for feito peça pra acompanhar o Mecanico pq aí a chance de te enganarem é menor. 
Esse barulho aparece quando acelera o carro com ele parado? Em ponto morto? É metálico?
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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 08:59

Pois é, Decomed, vim para o trabalho observando isso... Quando acelero bastante e o carro está em maior velocidade,  o som desaparece, quando a marcha está mais lenta o som fica mais evidente. Parado, acho que não faz o ruído e em ponto morto ainda não sei. Vou checar os dois e te falo. Vou começar a procurar oficinas de carros especializadas em importados. Valeu mais essa dica!  Very Happy

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Mensagem por Edson Tonelli 16/2/2016, 09:58

É possível em qualquer motor a explosão os anéis do pistão girarem se alinhando no espaçamento do encaixe e por ai passar óleo para a câmara de combustão. 
Neste link uma boa explicação sobre o assunto :
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Considerando que o a impressão causada pelo serviço não foi lá essas coisas, acho legal ires buscar uma segunda opinião.

Mas fique tranquila. Smile
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Mensagem por Convidado 16/2/2016, 10:08

Algumas concessionária não tem a mínima condição de dar manutenção do 500, independente do motor que venha no carro.
Depois que a garantia acabou vai ser muito difícil a Fiat cobrir algum reparo.
30.000km é uma quilometragem baixa, mas se tratando de máquina, problemas podem aparecer sem aviso prévio. Acontece com todas as marcas.
A mais famosa nesses casos é a VW. Quando lançaram o Gol G5 houve grande número de carros fundido motor e mais recentemente o Up TSi. No período de garantia os motores são substituídos.
Importante é você fazer o reparo o mais breve possivel pra evitar que o problema se agrave e o reparo fique ainda mais caro.

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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 10:30

Edson Tonelli escreveu:É possível em qualquer motor a explosão os anéis do pistão girarem se alinhando no espaçamento do encaixe e por ai passar óleo para a câmara de combustão. 
Neste link uma boa explicação sobre o assunto :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Considerando que o a impressão causada pelo serviço não foi lá essas coisas, acho legal ires buscar uma segunda opinião.

Mas fique tranquila. Smile
Obrigada, Tom e Edson. Vou correr para ver isso logo.

Mas sua suspeita, Edson, me deixou ainda mais preocupada (e não "tranquila" kkk). Pelo que vi no texto, o problema só tem uma solução final: a retifica do motor! Sad  É isso? Sabe como é que é... Textos sobre mecânica soam meio grego pra mim...  Mas claro, talvez o meu ainda não tenha chegado nesse ponto e a troca dos benditos anéis (e tudo o mais que isso envolve) resolva. Espero. Como eu disse, fora o tal vazamento silencioso, o carro não apresenta nenhum dos sintomas lá descritos, graças!
De qualquer maneira, é isso aí, estou mesmo perdendo as esperanças da Fiat tratar do assunto. Vou ter que ficar com o prejuízo... Ainda estou sonhando em chegar na oficina e o cara dizer: Aqui não tem vazamento nenhum!  Mas nessa concessionária horrorosa eu não deixo mais o meu carrinho!

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Mensagem por Edson Tonelli 16/2/2016, 11:55

Ana, vai por mim, fique calma, Por ser um motor novo, a única causa para subir óleo a vela é o alinhamento dos anéis. Mas pode não ser isso, pode ser um erro na avaliação e o problema pode ser a vela que não está produzindo a centelha em acordo com o mapeamento e isso gera resíduos.
Mas se forem os anéis, não ha necessidade de retífica e sim o reposicionamento deles, ou a substituição, o que não é caro. É mais o custo da mão de obra.
Mas do mesmo jeito que ele girou, pode continuar girando e desalinhar parando assim o problema (teoria)
Mas se o problema for esse vc. pode continuar usando o carro normalmente somente observando o nível do óleo mantendo- sempre no nível. 
O que pode ocorrer é a substituição da vela vez ou outra.

Te pergunto : O carro está soltando fumaça branca ? 
                     Passando o dedo na saída do escapamento tateia uma substância melada enegrecida ?

A fumaça branca é óleo sendo queimado e o resultado fica no escapamento.

Para vc. testar a fumaça. A acelere fundo (com o motor quente) e tire o pé; de maneira rápida e em subsequência , umas tres ou quatro vezes,
Se o motor estiver queimando óleo sairá tucho de fumaça branca, se a fumaçam for negra, não se preocupe é a gasolina queimada .

Fique tranquila :
Um amigo que tem auto escola ao invés de reparar o motor de um celta, comprou um novo, na caixa e com nota fiscal (garantia) na concessionária GM por mil e setecentos reais.
Se fosse fazer os reparos gastaria perto de cinco mil e continuaria com um motor velho Wink

Fique tranquila que pode ser que absolutamente nada há de errado com o motor de seu carro
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Mensagem por DecomedRJ 16/2/2016, 12:03

Belas explicação sr. Edson sobre a mistura rica e mistura pobre. Concordo que o melhor é ficar calma e procurar outra opiniões nesse momento. Não fique afobado apesar de entender a preocupação. Boa sorte!
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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 12:46

Edson Tonelli escreveu:Ana, vai por mim, fique calma, Por ser um motor novo, a única causa para subir óleo a vela é o alinhamento dos anéis. Mas pode não ser isso, pode ser um erro na avaliação e o problema pode ser a vela que não está produzindo a centelha em acordo com o mapeamento e isso gera resíduos.
Mas se forem os anéis, não ha necessidade de retífica e sim o reposicionamento deles, ou a substituição, o que não é caro. É mais o custo da mão de obra.
Mas do mesmo jeito que ele girou, pode continuar girando e desalinhar parando assim o problema (teoria)
Mas se o problema for esse vc. pode continuar usando o carro normalmente somente observando o nível do óleo mantendo- sempre no nível. 
O que pode ocorrer é a substituição da vela vez ou outra.

Te pergunto : O carro está soltando fumaça branca ? 
                     Passando o dedo na saída do escapamento tateia uma substância melada enegrecida ?

A fumaça branca é óleo sendo queimado e o resultado fica no escapamento.

Para vc. testar a fumaça. A acelere fundo (com o motor quente) e tire o pé; de maneira rápida e em subsequência , umas tres ou quatro vezes,
Se o motor estiver queimando óleo sairá tucho de fumaça branca, se a fumaçam for negra, não se preocupe é a gasolina queimada .

Fique tranquila :
Um amigo que tem auto escola ao invés de reparar o motor de um celta, comprou um novo, na caixa e com nota fiscal (garantia) na concessionária GM por mil e setecentos reais.
Se fosse fazer os reparos gastaria perto de cinco mil e continuaria com um motor velho Wink

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Ahhhh bommm! Aliviei... Veja só, Edson, o óleo não está baixando fora do usual e vou fazer o teste da fumaça, por precaução. No entanto, liguei agora para saber mais detalhes com o mecânico que fez o serviço no meu carro e perguntei se ele fez algum teste para ver o tipo de fumaça que estava saindo pelo escapamento. Ele insistiu dizendo que  o problema não tem nada a ver com anéis de motor. Disse que o problema é no "anel de vedação da tampa do cabeçote superior(das guarnições do conjunto de válvulas multiair). Disse também que esse anel não movimenta. O problema foi detectado porque o CORPO da vela, a parte de fora, dela estava molhado de óleo. E essa má vedação pode comprometer o funcionamento da bubina de ignição, não tendo  nada a ver com o efeito de fumaça do carro". Isso faz algum sentido pra vocês?  Desculpem estar dando trabalho...

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Mensagem por Edson Tonelli 16/2/2016, 13:14

Entendi pela descrição de anéis e óleo na vela como sendo os anéis do motor. Se for o que ele está falando seria nas guias de válvulas ( em motores de tecnologia convencional) o que também é muito comum e mais fácil ainda de se resolver.
Por ser o multair a tecnologia é outra e desconheço o mecanismo, mas com absoluta certeza é algo simples que pode ser mais caro por se tratar de peças a importar, mas se um retentor, qualquer que seja é algo simples .
De qualquer forma se está com óleo nas velas é porque está indo para a câmara de explosão e a resultante dessa queima sairá pelo escapamento na forma da fumaça branca e proporção imperceptível ou não, mas o melado ficará no escape.

Se o carro está funcionando redondo... fique tranquila e com calma sem nada falar leve a outro profissional para avaliar seu motor e obter o parecer deste.
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Mensagem por Edson Tonelli 16/2/2016, 13:18

Essas são as peças do cabeçote de seu carro e os respectivos preços nos EUA

Link :[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Item 18 = retentor =$ 0,83
item  17 = válvula retentora =$ 0,45
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Mensagem por andre911ts 16/2/2016, 13:48

Quando fui trocar as velas do meu (eu mesmo faço o trabalho devido a baixa competência das CSS e mecânicos no geral (raras exceções), percebi que a mangueira do Blow By (conhecida como mangueira do respiro do óleo) estava 50% rachada na base da abraçadeira. Pois algum manutentor na hora de retirar o sistema de admissão forçou demais a mesma (sentido oposto ao da dobra) causando essa rachadura. Podem notar na foto que devido ao fluxo de óleo, essa rachadura faz vazar óleo sobre o cabeçote, velas e bobinas.

Vale a pena conferir se pode ser essa causa seu problema.  Essa mangueira é barata e de fácil substituição (em breve passarei um tutorial).


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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 13:56

Andre, vou ver isso sim, obrigada. Muito obrigada também, Edson e Decomed ! Puxa que precinho, heim! Se for por aí, não se justifica os quase 3000 reais que querem cobrar.  Vou, também,  verificar fumaça e melado. Agora vejam a boa nova:  Eu acabei de receber um telefonema do gerente da oficina da CCS. Ele estava bem mais cordato e amigável... A ajuda de vocês foi providencial. lol!

Ele me convidou a ir lá que ele ia tirar o mecânico do circuito e ia chamar  o bambambam,  chefe da oficina, para juntos verificarem ponto por ponto do problema, numa nova inspeção do serviço feito e que eu posso ficar junto.  Disse que se for uma coisa simples resolvem na hora, se não for e verem que se trata de defeito de fábrica irão tentar novamente com a Fiat, enfim, disse que vão analisar a fundo o problema. Eu marquei para ir amanhã. Poderei mostrar o problema que o André teve. To tendendo a ir. Vocês iriam?


Última edição por Ana Cardoso em 16/2/2016, 14:40, editado 1 vez(es)

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Mensagem por DecomedRJ 16/2/2016, 14:15

Acho que vale a pena ir sim. Agora posso ter entendido errado, mas se o problema é na junta da tampa de válvulas só irá aparecer babado com vazamento de óleo por fora da tampa e irá reduzir com o tempo o nível de óleo. Como Edson bem falou, velas banhadas em óleo representam óleo dentro da câmara de combustão. Não bate muito a descrição do problema com o informado. 
Se for só a junta é muito tranquilo e barato de trocar.
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Mensagem por andre911ts 16/2/2016, 14:19

Vai sim, o fato deles terem mudando o tratamento da conversa demonstra preocupação com o desfeche da história.

Obs: Esse cabeçote tem um momento polar de inércia gigantesco (não deforma quase nada na região da junta), acho muito dífícil um vazamento alí.
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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 14:39

Pois é, vou falar tudo isso lá. Acho que o mecânico não se expressou direito ao dizer que as velas estavam banhadas em óleo; depois clarificou que é por fora, no corpo dela. Enfim, que bom que o gerente está empenhado e levando a sério o problema e que segundo vocês, tudo indica ser algo mais simples (e barato!). 
Vou lá amanhã e  espero sair de lá com o problema resolvido e mais satisfeita com a CCS.   Muito obrigada! Very Happy

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Mensagem por Edson Tonelli 16/2/2016, 15:01

Ana Cardoso escreveu:Andre, vou ver isso sim, obrigada. Muito obrigada também, Edson e Decomed ! Puxa que precinho, heim! Se for por aí, não se justifica os quase 3000 reais que querem cobrar.  Vou, também,  verificar fumaça e melado. Agora vejam a boa nova:  Eu acabei de receber um telefonema do gerente da oficina da CCS. Ele estava bem mais cordato e amigável... A ajuda de vocês foi providencial. lol!

Ele me convidou a ir lá que ele ia tirar o mecânico do circuito e ia chamar  o bambambam,  chefe da oficina, para juntos verificarem ponto por ponto do problema, numa nova inspeção do serviço feito e que eu posso ficar junto.  Disse que se for uma coisa simples resolvem na hora, se não for e verem que se trata de defeito de fábrica irão tentar novamente com a Fiat, enfim, disse que vão analisar a fundo o problema. Eu marquei para ir amanhã. Poderei mostrar o problema que o André teve. To tendendo a ir. Vocês iriam?

Ana, este é um site aberto e com absoluta certeza pessoas do marketing da Fiat o acessa entre outros, para elaborarem suas estratégias mercadológicas e estabelecerem diretrizes entre os departamentos da fábrica.

Dessa forma e com o objetivo de preservar a imagem da marca e de seus produtos (A meu ver no nosso caso, o produto é excelente, afinal somos apaixonados por esses Cinquecentos ) profissionais atuam no sentido da resolução a favor da imagem.
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Mensagem por Edson Tonelli 16/2/2016, 15:20

Ana Cardoso escreveu:
Edson Tonelli escreveu:

Fique tranquila que pode ser que absolutamente nada há de errado com o motor de seu carro
...O problema foi detectado porque o CORPO da vela, a parte de fora, dela estava molhado de óleo. ...
Agora que me atentei a este detalhe que vc escreveu e ai realmente não vejo motivos para grandes preocupações. Esse óleo pode ter vindo de "N" lugares e torna pertinente a observação do ANDRÉ, que descreve a rachadura na mangueira do respiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se for na junção da tampa do cabeçote, sem desmonta-lo, qualquer vedante de qualidade aplicado na face externa onde haja o vazamento resolve... até durepox rsrs
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Mensagem por eugenions 16/2/2016, 17:49

cara que comentarios shows. eu ja tinha detectado um vazamento na parte superior do cabeçote do meu 500 mas ainda não tinha tirado um tempo para verificar, mas na hora que olhei o tópico me animei e fui ver o que era.
desmontei a caixa de ar e tirei algumas fotos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



não consegui identificar com exatidão de onde vem o óleo mas tudo indica que é das velas, talvez da primeira ou segunda. o estranho é que o óleo que vazou está muito seco na proximidade dos cabos de vela, como se já tivesse parado de vazar, enquanto está bem liquido por cima desse suporte do corpo de admissao do carro. pena que quando eu tirei a caixa de ar mais cedo eu ainda nao tinha lido o comentario do amigo ali sugerindo que pode ter vindo da mangueira e por isso eu nem cheguei a verificar ela. mas ali nao passa é ar? (mas de fato a base da mangueira tambem estava bastante suja de óleo)
entao dei uma limpada boa no motor e vou abrir a caixa de ar de novo daqui a uns dias para ver se identifico de onde vem e aproveito verifico também a mangueira.
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identifiquei também que um dos cabos de vela ta trincado na capa
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o que isso pode ocasionar?

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Mensagem por andre911ts 16/2/2016, 18:02

Aquela mangueira que trincou em meu 500 passa somente um excedente de óleo que vem de um Sistema para aliviar a pressão interna do sistema de lubrificação. Pois parte do combustível admitido nas câmaras passa para a parte inferior do motor (blow by) e para nao "explodir o motor pela elevação de pressão, existe o respiro do motor. "Antigamente esse excedente era liberado na rua, porém com as novas normas de emissões essa sobra é retro alimentada pelo sistema de admissão. As gotas, espuma de óleo + combustível que seriam jogados fora voltam para o sistema.parte o catalizador e a queima absorve.
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Mensagem por andre911ts 16/2/2016, 18:08

Para minimizar e melhorar o lubrificante, é fundamental que o carro trabalhe esporadicamente com rotações elevadas por um considerável período de tempo(pegar estrada e socar a bota) Isso fará com que o lubrificante esquente, evapore o combustível que veio pelo blow by, limpe a carbonização das válvulas e excesso de carbono no catalizador. Fazendo que o carro fique melhor lubrificado, com menos perdas por obstruções carbônicas, reduzindo consumo e melhorando performance. Dica! Antes de toda vistoria do Detran façam isso que vai passar mais facilmente pelo teste de emissões.
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Mensagem por Ana Cardoso 16/2/2016, 18:14

Indo à CCS ou em outro lugar (ainda estou refletindo), para uma nova análise, com certeza mostrarei tudo isso para subsidiar o trabalho. Espero que você encontre a origem do problema no seu carro, Eugenions e que seja simples. Quando eu submeter o meu a um novo crivo, tentarei pegar o máximo de detalhes para compartilhar com vocês e também ajudar.

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Mensagem por andre911ts 16/2/2016, 18:32

OBS: Eugenios (vi agora as fotos pois no celular não abre), parece vazamento da mesma mangueira. 

Não endendo o motivo de pensarem que o vazamento de óleo é das velas pois a única coisa que tem contato com elas é o combustível  e as bobinas (mesmo que os anéis estejam com problema, a rosca da vela não deixaria escapar o vazamento para a parte superior do motor).  Esse vazamento vem de outro local. 

Já a bobina com o suporte trincado pode estar afetando o rendimento do carro, principalmente em altas rotações onde há vibração do motor. Estou com o mesmo problema e já encomendei uma bobina nova (muito cara por sinal). Porém a troca é fácil. vai precisar de duas chaves, uma chave canhão 10mm e outra de 13mm.
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