500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

3 participantes

Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por ludi.fernandes 27/7/2012, 12:32

Pessoal, acho que essa não é área correta deste poste, mas como não sei onde colocá-lo vai aqui mesmo. Afinal, se estão preparando o carrinho, com certeza vão querer testar o que ele teve de ganho! rsrsrs...

Não sei vocês conhecem um aplicativo para o Iphone chamado: Dynolicious. Eu já tinha ouvido falar dele antes, mas nunca havia testado. Dai essa semana baixei e gostei...

Esse aplicativo simula um "dinamometro automotivo" pelo Iphone. Nos testes que tem no youtube comparando ele com o dinamômetro real e um tal de G-Tech, ele chegou bem próximos dos números reais com uma variação quase que mínima. Na noite em que baixei, por duas vezes testei ele em uma avenina pista dupla extremamente deserta, fiz acelerações muito boas, inclusive a ultima, quando atingi 120km/h vi que ele finalizou proximo dos 12segundos. Dia quando fui ver os resultado, ele marcou que eu tinha atingido no máximo 60km/h em 12segundos e que meu carro só tinha 98hp. Fiquei puto...rsrsrs... dai desisti, cheguei em casa e fui fuçar nele e na net. Acabei que descobri que tinha que calibrar ele e colocá-lo em uma posição específica.

Pois bem, hoje voltando do almoço pego uma avenida que neste horário, boa parte tem pouquíssimo fluxo de carros e é bem larga. Dai arrumei o celular certinho e tal, e fiz os testes e adivinhem!!! Deu certo! rsrsrs... Acredito que os números só não ficaram melhores porque tive de desviar de uma moto e porque a avenida não é reta, mas mesmo assim chegou bem perto do que acredito que seja o desempenho real do carro.

O gráfico apresentado foi o seguinte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não consegui exportar o restante das informações como imagem, mas vou postá-las abaixo.

Aceleration
0-10km/h ............. 0.84sec
0-20km/h ............. 1.58sec
0-30km/h ............. 2.59sec
0-40km/h ............. 3.48sec
0-50km/h ............. 4.42sec
0-60km/h ............. 5.51sec
0-70km/h ............. 6.97sec
0-80km/h ............. 8.42sec
0-90km/h ............. 9.96sec
0-100km/h ........... 11.90sec
0-110km/h ........... 13.46sec
0-120km/h ........... 15.88sec

Elapsed Time
60'........ 3.21sec @ 35.4km/h
330' ...... 8.09sec @ 76.1km/h
1/8 mi... 12.09sec @ 99.3km/h
1000'.... 15.43sec @ 116.9km/h
1/4 mi... 18.31sec @ 119.1km/h

Miscellaneous
Max Speed .............. 124.0 km/h
Max Acceleration ...... 0.70G's
Peak HorsePower ..... 142HP

Como eu disse, os números não foram tão bons pois tive que desviar de uma moto e a avenida não é totalmente reta. Acredito que dava para ter feito o 0-100km/h bem próximo dos 11sec, se não até em menos. E a velocidade máxima (Max Speed) eu não arrisco pegar dentro da cidade pelo mais vazio que a avenida seja.

Só para lembrar, meu carro hoje é i30, automático e com Pneus 235/45 R17 com 32 libras. Esse fim de semana quero ver se testo no 500 da minha namorada, se eu conseguir, posto os resultados aqui para vocês!

Bom...gostei do aplicativo. Espero que curtam também! E juízo em rapaziada, vê se não vão sair acelerando por ai sem se preocuparem com a segurança de vocês e dos outros! rsrsrs...

ludi.fernandes
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/02/2012

Localização : Goiânia


Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Clarkkent 27/7/2012, 22:59

Bacana esse aplicativo, mas só serve pra carros mais fracos, pq se colocar um carro mais forte a diferença é muito grande por conta do arrastar de pneus, meu Marea mesmo vai fritando ate uns 80km/h..
Clarkkent
Clarkkent
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 35
Localização : Taguatinga DF

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por ludi.fernandes 27/7/2012, 23:59

Clarkkent escreveu:Bacana esse aplicativo, mas só serve pra carros mais fracos, pq se colocar um carro mais forte a diferença é muito grande por conta do arrastar de pneus, meu Marea mesmo vai fritando ate uns 80km/h..

Fera, acho que isso não altera em nada pelo fato da medição é feita pelo acelerômetro do celular! E se seu carro "frita" até certa velocidade isso vai influenciar (positiva ou negativamente) no seu desempenho real. Depois da uma pesquisada no Youtube que tem varios videos do pessoal fazendo teste, inclusive assista o video abaixo que é o que eu citei sobre o comparativo, e veja que o rapaz utiliza um Mini Cooper S de 170cv no teste e o resultado dá certinho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não sei o que vc considera como "fraco"...mas não acho que o i30 seja fraco, pode até ser limitado pelo cambio automático, mas posso te garantir que dentre os automáticos de mesma potencia ele anda na frente de quase todos e até de alguns manuais. O rendimento do i30 auto, só cai mesmo quando entra a 4 marcha, ou seja, em velocidade acima de 140km/h. Não é um superesportivo italiano, e nem dá para comparar com carro manual, mas fraco ele não é.


ludi.fernandes
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/02/2012

Localização : Goiânia


Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Clarkkent 28/7/2012, 00:30

ludi.fernandes escreveu:
Clarkkent escreveu:Bacana esse aplicativo, mas só serve pra carros mais fracos, pq se colocar um carro mais forte a diferença é muito grande por conta do arrastar de pneus, meu Marea mesmo vai fritando ate uns 80km/h..

Fera, acho que isso não altera em nada pelo fato da medição é feita pelo acelerômetro do celular! E se seu carro "frita" até certa velocidade isso vai influenciar (positiva ou negativamente) no seu desempenho real. Depois da uma pesquisada no Youtube que tem varios videos do pessoal fazendo teste, inclusive assista o video abaixo que é o que eu citei sobre o comparativo, e veja que o rapaz utiliza um Mini Cooper S de 170cv no teste e o resultado dá certinho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não sei o que vc considera como "fraco"...mas não acho que o i30 seja fraco, pode até ser limitado pelo cambio automático, mas posso te garantir que dentre os automáticos de mesma potencia ele anda na frente de quase todos e até de alguns manuais. O rendimento do i30 auto, só cai mesmo quando entra a 4 marcha, ou seja, em velocidade acima de 140km/h. Não é um superesportivo italiano, e nem dá para comparar com carro manual, mas fraco ele não é.



Justamente por isso, o acelerometro vai pegar a aceleração e não a cavalaria do carro, portanto vai marcar pra menos, se fosse uma medição de 100 a 200km/h acho q pode chegar perto da cavalaria, mas no caso do meu carro vai acontecer o que eu te falei vai ficar fritando pneu ate engatar a 3º portanto eu estarei perdendo potencia.


Não falei que o teu carro é fraco, mas sim um carro comum, nesses você consegue fazer o carro andar e ai sim medir a potencia, agora no caso especifico do meu carro e de outros tantos preparados fica dificil fazer essa medição com acelerometro porque o carro não consegue passar toda potencia pro chão tendo grandes perdas, porque a cavalaria é calculada pelo tempo que o carro leva para chegar a tal velocidade.
Falei do meu carro porque o mesmo foi passado em dinamometro de rolo e tem mais de 300cv na roda, mas achei bacana o aplicativo pra quem faz alguma alteração no carro e quer medir o tempo do 0 a 100km/h ou ate mesmo nos 400m.


Agora me deu uma duvida, quais os dados que vc tem q colocar no aplicaticavo? tipo peso e dimensões de pneus e relação de cambio?
Clarkkent
Clarkkent
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 35
Localização : Taguatinga DF

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Convidad 28/7/2012, 01:38

Conheço este APP já faz tempo, e quando corretamente configurado, ele te dá uma ótima noção do que está ocorrendo no seu carro.

Olhem esse video, mais de 4 anos que está postado, mas vale a pena conferir:



O maior erro nas configurações desse app é o peso do veículo, mas se colocar os números corretos dá tudo certo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por ludi.fernandes 28/7/2012, 09:15

Pernalonga escreveu:...

Perna, isso mesmo! Na verdade acho que o problema nem é só peso, mas a calibragem do acelerômetro do Iphone e a posição do mesmo dentro do veículo. O iphone tem que estar bem alinhado com a frente do veículo, e é tão sensível que se não configurar dentro do carro, até as vibrações do motor vão distorcer as informações.

Clarkkent escreveu:...

Clark, me desculpa se pareci grosseiro mas não era para ser! Você não havia dito que o seu Marea era mexido, mas de qualquer forma, acredito que mesmo o fato do seu carro "fritar" nas saídas não vai influenciar tanto nas medições até porque ele "frita" e depois "vira um tiro" correto?

Outra, se você procurar tem outros videos do pessoal fazendo medições em um MAZDA, em Eclipse, WRX, Mustang, Audi preparado, etc...e todos deram certo! Faz um teste, acho que vai dar certo, e acho que vai conseguir bons números! E compartilha os resultados aqui para a gente! rsrsrs..

ludi.fernandes
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/02/2012

Localização : Goiânia


Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Clarkkent 28/7/2012, 17:01

Vou fazer um teste sim, pelo 0 a 100km/h porque no cronometro fica perdido e nunca da certo apertar nos 100km/h.
Problema que carro turbo principalmente o marea por conta do peso ou frita pneu ou o carro sai xoxo, tem q ir controlando e nisso eu acredito que vai dar diferença, mas como comentei, pra quem quer medir o 0 a 100km/h creio que seja otimo.
Clarkkent
Clarkkent
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 35
Localização : Taguatinga DF

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Zolet 29/7/2012, 20:15

ludi.fernandes escreveu:. Dia quando fui ver os resultado, ele marcou que eu tinha atingido no máximo 60km/h em 12segundos e que meu carro só tinha 98hp. Fiquei puto...rsrsrs... dai desisti, cheguei em casa e fui fuçar nele e na net. Acabei que descobri que tinha que calibrar ele e colocá-lo em uma posição específica.


Ludi,

105hp declarados só vai conseguir com condições de atmosfera padrão: 25o C a 1atm (nível do mar) e não me lembro qual umidade relativa do ar (vou pesquisar e trago amanha). Se não me engano a norma que trata de levantamento de potência de motores é a NBR 1585 de 1996

Só pra tu ter uma idéia, a umidade indo de 30% para 80% já faz o motor não desenvolver uma boa cavalaria do seu potência nas condições acima descritas. Isso é diferença dum dia de sol prum dia de chuva...

Pode-se dizer que 98hp em Goiânia está muito perto mesmo do que é o motor, nada de errado com ele. (A maior altitude diminui a potência que o motor desenvolve).
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por ludi.fernandes 30/7/2012, 00:30

Zolet, acho que vc não leu meu post por completo, pois meu carro não é um Fiat 500...é um I30 automático! Tanto que no resultado que postei ai o App havia calculado 142HP quando na verdade deveriam ser 145HP (ou 143HP como divulgado nos I30 lá fora).

ludi.fernandes
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/02/2012

Localização : Goiânia


Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Zolet 30/7/2012, 09:16

ludi.fernandes escreveu:Zolet, acho que vc não leu meu post por completo, pois meu carro não é um Fiat 500...é um I30 automático! Tanto que no resultado que postei ai o App havia calculado 142HP quando na verdade deveriam ser 145HP (ou 143HP como divulgado nos I30 lá fora).

Cara, tu ta coberto de razão...

Eu vi o post até o gráfico, depois aparece os dados de tempo de aceleração e eu por qualquer razão que seja parei por ai... erro meu, assumo!

Mas essa diferença agora, depois de calibrado, de 143hp pra 145hp também pode ser explicada pelos fatores de antes...

Alias, se desse 145hp na lata eu desconfiaria muito. Sempre quando a gente mede alguma coisa aqui (tanto experimentalmente quanto virtual) e da na lata, tem alguma coisa errada! aehaehae

Alias, mesmo medindo num dinamômetro, 3hp ta dentro do erro de medição, ou seja, medindo uma vez pode dar 145, medindo novamente pode dar 143, em outra medição pode dar 145,5 e assim vai... ou seja, 143 e 145hp, pra engenharia, é exatamente a mesma coisa eahaeh
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por ludi.fernandes 30/7/2012, 09:29

Zolet escreveu:Mas essa diferença agora, depois de calibrado, de 143hp pra 145hp também pode ser explicada pelos fatores de antes...

Pois é...concordo com você! De qualquer forma, acredito que o i30 não tenha 145cv como divulgado pela CAOA aqui no Brasil, e sim 143cv como é divulgado lá fora. Em relação aos cavalos acho que chegou num número bem próximo do real justamente pelos fatores que você havia dito. Inclusive as acelerações cegaram próximas das divulgadas pela imprensa, apesar de eu saber que da para conseguir números bem melhores pois como disse, tive que desviar de uma moto e a pista lá não era totalmente reta. Achei interessante porque o aplicativo, quando bem configurado, transmite bem a realidade do carro.

ludi.fernandes
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/02/2012

Localização : Goiânia


Ir para o topo Ir para baixo

Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone Empty Re: Dynolicious - "Dinamômetro" para Iphone

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos