Ignição com "meia chave"
+5
luciana R.
arpuju
Bebel
gfrios
ricogb
9 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 1
Ignição com "meia chave"
Pesquisei rapidamente no google e não achei nada muito valioso sobre isso (devo ter procurado pelo termo errado).
A pergunta é: ao ligar seu carro, você insere a chave e já dá a partida ou insere ela, aguarda os avisos no painel acenderem e apagarem após alguns segundos e aí sim dá a partida?
Pelo que li no manual do 500, a meia chave é necessária apenas quando vamos dar a partida com o carro quente.
Me lembro no CFC o professor recomendando fazer isso e as histórias que o pessoal contava. Uma gordinha disse que o carro da mãe dela só pegava se esperasse as luzes apagarem. Noto também que na maioria dos carros a partida é mais fácil quando a meia chave é feita. Se ligar direto, o carro tem que fazer um pouco mais de nhec nhec pra ligar.
Sempre faço isso nos carros que dirijo.. Além de esperar mais alguns segundinhos após a partida pra colocar o carro em movimento. E vocês?
A pergunta é: ao ligar seu carro, você insere a chave e já dá a partida ou insere ela, aguarda os avisos no painel acenderem e apagarem após alguns segundos e aí sim dá a partida?
Pelo que li no manual do 500, a meia chave é necessária apenas quando vamos dar a partida com o carro quente.
Me lembro no CFC o professor recomendando fazer isso e as histórias que o pessoal contava. Uma gordinha disse que o carro da mãe dela só pegava se esperasse as luzes apagarem. Noto também que na maioria dos carros a partida é mais fácil quando a meia chave é feita. Se ligar direto, o carro tem que fazer um pouco mais de nhec nhec pra ligar.
Sempre faço isso nos carros que dirijo.. Além de esperar mais alguns segundinhos após a partida pra colocar o carro em movimento. E vocês?
Última edição por ricogb em 11/10/2012, 16:53, editado 1 vez(es)
ricogb- Don
Re: Ignição com "meia chave"
Não sei pq, mas eu sempre aguardo a gritaria dos avisos que ele faz, independente do carro 'frio ou quente'.
Ja testei ligar 'na marra' e demorava(ou não pegava) de primeira.
Ja testei ligar 'na marra' e demorava(ou não pegava) de primeira.
gfrios- Don
Era muito perceptível no novo uno vivace que tínhamos. Se vc esperasse os avisos, somente um toque e o carro já ligava. Se fosse direto ficava no nhecnhec... Eu faço no meu sempre e encho o saco do motorista quando o vejo ligando direto
ricogb- Don
O certo é esperar todas aquela 'gritaria', por experiência própria...
Nos atrasos da vida, algumas vezes colocava a chave e já girava, e falhava, então tinha que voltar, esperar aquela 'ópera' e daí sim, ligava normalmente.
E isso é mais notável quando o motor está frio.
Uma dúvida meninos...eu não desligo o ar, então quando ligo o carro, obviamente o ar já liga junto...mas uma vez papeando com um motorista profissional, ele disse que é sempre bom desligar o ar, ligar o carro e daí sim, ligar o ar...perguntei o motivo, e ele disse que no momento que liga o carro, o ar solta um 'gás' que blábláblá (não lembro direito), mas que no fim das contas, o certo é ligar o carro com o ar desligado...
Vocês sabem se a informação procede?
Nos atrasos da vida, algumas vezes colocava a chave e já girava, e falhava, então tinha que voltar, esperar aquela 'ópera' e daí sim, ligava normalmente.
Uma dúvida meninos...eu não desligo o ar, então quando ligo o carro, obviamente o ar já liga junto...mas uma vez papeando com um motorista profissional, ele disse que é sempre bom desligar o ar, ligar o carro e daí sim, ligar o ar...perguntei o motivo, e ele disse que no momento que liga o carro, o ar solta um 'gás' que blábláblá (não lembro direito), mas que no fim das contas, o certo é ligar o carro com o ar desligado...
Bebel- Uomo d'onore
Apelido do Carro : Besourinho =)
Bebel escreveu:O certo é esperar todas aquela 'gritaria', por experiência própria...
Ola Bebel, li alguma coisa a respeito que dizia que quando o carro ficasse no sol e você entrasse e logo ligasse o ar sairia um gás que se inalado poderia ser prejudicial para a saúde, pelo efeito do calor no plástico do painel , o ideal seria andar com os vdros abertos e depois ligar o ar, não sei se procede.
arpuju- Uomo d'onore
Eu aguardo toda a gritaria! Kkkkk sempre fiz assim em todos os meus carros!
luciana R.- Consigliere
Apelido do Carro : Joaninha
Eu sempre aguardo para dar a partida, em qualquer carro que dirijo. Dizem que é mais fácil de pegar por conta da bomba de combustivel, que teve tempo de injetar...
Quanto a ligar com o ar ligado, eu não recomendo. Eu sempre desligo tudo antes de desligar o carro, pois na hora de ligar pode ter problemas de sobrecarga elétrica e danificar o ar. Mesma coisa com som e outros acessorios. Pelo menos foi o que me falaram, estou vendendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.
Quanto a ligar com o ar ligado, eu não recomendo. Eu sempre desligo tudo antes de desligar o carro, pois na hora de ligar pode ter problemas de sobrecarga elétrica e danificar o ar. Mesma coisa com som e outros acessorios. Pelo menos foi o que me falaram, estou vendendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.
Rafa(el)- Consigliere
Apelido do Carro : Miúdo
Valeu pela atenção meninos!
E quanto a esse 'peixe', foi o mesmo que ouvi do motorista...resta agora eu lembrar de desligar o ar, antes de desligar o carro.
E quanto a esse 'peixe', foi o mesmo que ouvi do motorista...resta agora eu lembrar de desligar o ar, antes de desligar o carro.
Bebel- Uomo d'onore
Apelido do Carro : Besourinho =)
Rafa(el) escreveu:Eu sempre aguardo para dar a partida, em qualquer carro que dirijo. Dizem que é mais fácil de pegar por conta da bomba de combustivel, que teve tempo de injetar...
Falou tudo! E além de tudo esse carro ainda tem a bomba hidráulica que fica injetando não sei o que no caso do Dualogic antes da ópera.
E o caso do ar condicionado, além da sobrecarga ainda tem o lance da queima de combustível que, ao ligar o carro com o ar ligado o motor injeta mais combustível do que o comum, sendo que ele ainda está em repouso. A tendência é "afogar" o motor e daí o nheco nheco demorar mais ainda.
Dan Schübart- Capodecina
Apelido do Carro : F500
Bom não sei porque, mas tenho a impressão de que quando damos partida com o ar ligado parece que "força" algo. O mesmo para o rádio ligado durante a partida e a aparente carga maior na bateria. Pelo menos na VW, orientam que só se dê partida no carro após a árvore de natal inicial, pois a bomba injetora já teria feito seu trabalho e não causaria desgaste no processo, deixando o tipo de partida mais direto apenas para situações de emergência quando precisamos ligar o carro rápido.
Engraçado que não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação vindo de outra montadora. Bom, não sou expert e pode ser só lenda urbana, mas por via das dúvidas não custa nada, né?
Engraçado que não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação vindo de outra montadora. Bom, não sou expert e pode ser só lenda urbana, mas por via das dúvidas não custa nada, né?
juanvco- Uomo d'onore
a única coisa que nunca desligo é o rádio, ligo e desligo o carro com ele 'ligado'..
gfrios- Don
Sempre faço a ignição com a meia-chave. Já ouvir que é bom fazê-lo por inúmeros fatores, não sei se verídicos. Espero a árvore de natal acender e os barulhinhos das traquitanas se aquietarem . Já virou mania, entro no carro faço a meia-chave e aproveito o tempo para afivelar o cinto, guardar a carteira e o celular. Depois de me acomodar dou a ignição. Dá para notar que o motor pega mais fácil.
Como tenho TOC, desligo tudo, a/c, rádio, antes de desligar o carro.
Como tenho TOC, desligo tudo, a/c, rádio, antes de desligar o carro.
Fabiocsi- Uomo d'onore
Sobre aguardar os avisos e somente depois dar partida, é um assunto muito dividido até mesmo entre as concessionárias, mas uma coisa é certa, se fosse prejudicial ligar imediatamente, estaria constando no manual. O que se cogita principalmente é o fato de que ligando a chave ocorre a pressurização do sistema de alimentação e consequentemente um melhor e mais rápido funcionamento, mas sei lá...
Sobre o A/C manter ou não ligado, vou falar o que eu sei:
No carros um pouco mais antigos se você deixasse o a/c ligado e ao dar partida, o ar acabava ligando junto e até pesando o motor, e em alguns casos até quebrando o compressor...suporte...polia eletromagnéticas e etc, mas com os novos sistemas, o ar fica desligado por alguns segundos até o motor estabilizar o funcionamento, e se o motor está frio, esse tempo demora ainda mais, mesmo que você ligue manualmente no botão, o ar não vai ligar imediatamente.
Sobre o A/C manter ou não ligado, vou falar o que eu sei:
No carros um pouco mais antigos se você deixasse o a/c ligado e ao dar partida, o ar acabava ligando junto e até pesando o motor, e em alguns casos até quebrando o compressor...suporte...polia eletromagnéticas e etc, mas com os novos sistemas, o ar fica desligado por alguns segundos até o motor estabilizar o funcionamento, e se o motor está frio, esse tempo demora ainda mais, mesmo que você ligue manualmente no botão, o ar não vai ligar imediatamente.
Convidad- Convidado
E desligar tudo antes e ligar o que for necessário depois, se encaixa no seguinte ditado:
"O seguro morreu de velho..."
Pode ocorrer pico de energia, sobre carga no peso e etc.
E querem ver uma coisa? Pode testar inclusive, a direção elétrica dos nossos 500 não entra em funcionamento imediatamente, liguem o carro e tentem virar o volante pra ver, acho que deve demorar perto de uns 3 segundos.
Sinal que o próprio sistema "desliga" a direção pra não ter perigo de ocasionar algum problema com as partidas.
"O seguro morreu de velho..."
Pode ocorrer pico de energia, sobre carga no peso e etc.
E querem ver uma coisa? Pode testar inclusive, a direção elétrica dos nossos 500 não entra em funcionamento imediatamente, liguem o carro e tentem virar o volante pra ver, acho que deve demorar perto de uns 3 segundos.
Sinal que o próprio sistema "desliga" a direção pra não ter perigo de ocasionar algum problema com as partidas.
Convidad- Convidado