Trocando o pneu do 500 Cult.
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Trocando o pneu do 500 Cult.
Trocando o pneu do 500 Cult.
Eu aproveitei um dia de folga, nesta semana, para saber como é trocar um pneu do 500.
A minha curiosidade, foi devido a dica da vendedora para eu manter no porta malas: Um par de luvas e um saco de lixo destes pretos, tamanho grande. A luva para você não se sujar e o saco para colocar o pneu furado dentro do carro. Ela me falou que o original não fica bem no lugar do estepe. Por ser maior. Na mesma semana coloquei no porta malas um par de luvas novas e um saco de lixo.
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Como eu estava em casa não usei a luva. Peguei o estojo do macaco, debaixo do banco do motorista. Abri, tirei a chave de roda e quando puxei o macaco. Já me caguei todo de graxa (desculpem o vocabulário). Tive que parar e limpar a mão.
Depois de limpar a mão, aproveitei que estava em casa e tirei todas as calotas. Para verificar se todos os parafusos estavam bem apertados. A chave de roda tem um bico fino para tal operação. A primeira roda já arranhei, por não ter cuidado. O ferro escapou e arranhou de leve o aro. As outras três fiz com atenção e tudo bem.
Os parafusos estavam tudo certo. Li rapidamente um pequeno manual dentro do estojo do macaco. Abri o porta malas e tirei o copinho de plástico que cobre o parafuso e soltei o fino estepe sob o porta malas. O estepe depois que se solta do suporte, você precisa tirar um lacre parafusado no estepe. E de novo caguei minha mão com graxa e sujeira. Já que estava com a mão suja, aproveitei e lavei com detergente o estepe. Enquanto o estepe secava. Experimentei o macaco para levantar o carro. Funcionou tudo bem, desci. Guardei o macaco, caguei a mão de novo. Não queria usar a luva em casa! Coloquei as calotas e o estepe no lugar. A colocação do estepe é um pouco mais delicada pois você tem que acertar a colocar o pino e apertar o parafuso. Praticamente quase deitado no chão.E apertar o parafuso por dentro do porta malas, para o estepe subir e encaixar no local.
Resumindo!
Imaginem trocar pneu na estrada. Sem nenhum acessório (luvas, sacos plásticos).
Que cor é o volante do teu 500. Marfim tipo o meu? Vai ficar lindo depois!
Depois desta experiencia. Ainda não fiz nenhuma viagem. Porém vou acatar a dica da vendedora e manter no porta malas além do par de luvas e saco plástico. Um pano limpo e quando viajar levar agua numa garrafa plástica para lavar a mão. Por que mesmo com luvas você se suja.
Oriento a todos a fazer esta operação em suas respectivas casas ou lugares seguros.
Para se familiarizarem com as particularidades do 500.
As moças que acham que nunca vão precisar trocar pneu. Por que sempre tem um cavalheiro por perto.
Eu sugiro que pelo menos devem saber como se faz a troca.
Pois mesmo encontrando um cavalheiro... o destino não impede de você encontrar uma Anta, e estragar seu carro.
Eu aproveitei um dia de folga, nesta semana, para saber como é trocar um pneu do 500.
A minha curiosidade, foi devido a dica da vendedora para eu manter no porta malas: Um par de luvas e um saco de lixo destes pretos, tamanho grande. A luva para você não se sujar e o saco para colocar o pneu furado dentro do carro. Ela me falou que o original não fica bem no lugar do estepe. Por ser maior. Na mesma semana coloquei no porta malas um par de luvas novas e um saco de lixo.
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Como eu estava em casa não usei a luva. Peguei o estojo do macaco, debaixo do banco do motorista. Abri, tirei a chave de roda e quando puxei o macaco. Já me caguei todo de graxa (desculpem o vocabulário). Tive que parar e limpar a mão.
Depois de limpar a mão, aproveitei que estava em casa e tirei todas as calotas. Para verificar se todos os parafusos estavam bem apertados. A chave de roda tem um bico fino para tal operação. A primeira roda já arranhei, por não ter cuidado. O ferro escapou e arranhou de leve o aro. As outras três fiz com atenção e tudo bem.
Os parafusos estavam tudo certo. Li rapidamente um pequeno manual dentro do estojo do macaco. Abri o porta malas e tirei o copinho de plástico que cobre o parafuso e soltei o fino estepe sob o porta malas. O estepe depois que se solta do suporte, você precisa tirar um lacre parafusado no estepe. E de novo caguei minha mão com graxa e sujeira. Já que estava com a mão suja, aproveitei e lavei com detergente o estepe. Enquanto o estepe secava. Experimentei o macaco para levantar o carro. Funcionou tudo bem, desci. Guardei o macaco, caguei a mão de novo. Não queria usar a luva em casa! Coloquei as calotas e o estepe no lugar. A colocação do estepe é um pouco mais delicada pois você tem que acertar a colocar o pino e apertar o parafuso. Praticamente quase deitado no chão.E apertar o parafuso por dentro do porta malas, para o estepe subir e encaixar no local.
Resumindo!
Imaginem trocar pneu na estrada. Sem nenhum acessório (luvas, sacos plásticos).
Que cor é o volante do teu 500. Marfim tipo o meu? Vai ficar lindo depois!
Depois desta experiencia. Ainda não fiz nenhuma viagem. Porém vou acatar a dica da vendedora e manter no porta malas além do par de luvas e saco plástico. Um pano limpo e quando viajar levar agua numa garrafa plástica para lavar a mão. Por que mesmo com luvas você se suja.
Oriento a todos a fazer esta operação em suas respectivas casas ou lugares seguros.
Para se familiarizarem com as particularidades do 500.
As moças que acham que nunca vão precisar trocar pneu. Por que sempre tem um cavalheiro por perto.
Eu sugiro que pelo menos devem saber como se faz a troca.
Pois mesmo encontrando um cavalheiro... o destino não impede de você encontrar uma Anta, e estragar seu carro.
Lemos_SC- Capodecina
- Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/09/2012
Localização : Florianopolis
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Parece que é uma coisa simples trocar o pneu do 500. E é realmente. Mas esses detalhes descritos pelo Lemos são de extrema importância para nós usuários do carrinho. Vocês verificaram que, mesmo com toda a calma e sem p stress por um pneu furado de verdade, aconteceram alguns "acidentes" (cagadas nas mãos, roda arranhada). Imaginem então numa situação verídica quando vc estiver em um local improvisado (acostamento sem espaço, perigoso) chuva, bagagem no porta malas, etc!
Daí ser muito válida essa simulação sugerida pelo Lemos.
Por essas e por outras a gente vê como é muito importante a gente estar ligado em tudo o que o que é divulgado em nosso forum.
Daí ser muito válida essa simulação sugerida pelo Lemos.
Por essas e por outras a gente vê como é muito importante a gente estar ligado em tudo o que o que é divulgado em nosso forum.
Altamar- Uomo d'onore
- Mensagens : 72
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 73
Localização : Unai MG
Apelido do Carro : Joinha
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
É COMPLICADO
RILULI60- Uomo d'onore
- Mensagens : 74
Data de inscrição : 15/07/2012
Localização : ARACAJU-SE
Apelido do Carro : TROVÃO AZUL
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Tem um tópico que tem uma grande relação com esse, não vou fundi-los, mas deixarei o link aqui para leitura!
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Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Gostei muito da postagem. Eu já havia lido o processo de troca no manual e desci o estepe pra ver como era. Nada muito complicado. Mas também fiz burrice na hora de tirar a calota e arranhei uma
Acho muito importante saber perfeitamente como trocar um pneu.. Por mais que a mulher chame o seguro(não admito que um homem chame o seguro pra trocar o pneu, a não ser numa situação em que não possa se sujar nem um pouco) ou que algum cavalheiro ajude, foi o que você disse, existem antas aos monter por aí
Todos os carros de casa contam com um kit básico: Par de luvas, sacos plásticos parar tirar o estepe(quase impossível tirar o estepe da Doblô sem deitar no chão, ainda mais que eu coloquei cadeado lá) e uma garrafinha com água.
Acho muito importante saber perfeitamente como trocar um pneu.. Por mais que a mulher chame o seguro(não admito que um homem chame o seguro pra trocar o pneu, a não ser numa situação em que não possa se sujar nem um pouco) ou que algum cavalheiro ajude, foi o que você disse, existem antas aos monter por aí
Todos os carros de casa contam com um kit básico: Par de luvas, sacos plásticos parar tirar o estepe(quase impossível tirar o estepe da Doblô sem deitar no chão, ainda mais que eu coloquei cadeado lá) e uma garrafinha com água.
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Valeu pelas dicas! Vou providenciar o kit.
Eu lembro uma vez quando eu tinha um fiat brava, viajando de madrugada, com chuva, não vejo um buraco cheio de agua e estouro um pneu... A sorte é que o estepe dele é no porta-malas e a minha esposa tinha uma sobrinha no carro. Ela ficou segurando a sobrinha para não se molhar e um celular para iluminar, pois estava um breu danado... Se eu estivesse sozinho e no 500, estava fu****
Eu lembro uma vez quando eu tinha um fiat brava, viajando de madrugada, com chuva, não vejo um buraco cheio de agua e estouro um pneu... A sorte é que o estepe dele é no porta-malas e a minha esposa tinha uma sobrinha no carro. Ela ficou segurando a sobrinha para não se molhar e um celular para iluminar, pois estava um breu danado... Se eu estivesse sozinho e no 500, estava fu****
Rafa(el)- Consigliere
- Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 42
Localização : Varginha MG
Apelido do Carro : Miúdo
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Aproveitando as palavras do Altamar. O bom do fórum é isso a troca de idéias e experiencias que cada um teve. E lendo a contribuição da indicação do Felipe e do Rafa: Vou incluir, no kit, ainda nesta semana uma pequena lanterna.
Um abraço e obrigados a todos que participaram neste post.
Um abraço e obrigados a todos que participaram neste post.
Lemos_SC- Capodecina
- Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/09/2012
Localização : Florianopolis
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Uma lanterna por mais simples que seja é de extrema valia na hora do apuro.
Convidad- Convidado
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Também por curiosidade, fui verificar, na prática, o procedimento para a troca do pneu, e na boa, "nóis tamo" lascado se o pneu furar!!
Vou correndo comprar selantes para os pneus!!!!
mattheusloureiro- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 47
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Cult Teto Bose 12/13
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
mattheusloureiro escreveu:
Também por curiosidade, fui verificar, na prática, o procedimento para a troca do pneu, e na boa, "nóis tamo" lascado se o pneu furar!!
Vou correndo comprar selantes para os pneus!!!!
Não acho que seja tããão exagerado assim.. Girar a alavanquinha é fácil, desceu o pneu, desrosqueou, desrosquear roda, subir macaco, tira põe aperta desce macaco e guarda o pneu no porta malas. Só é ruim se estiver de noite e na tempestade, mas convenhamos que trocar qualquer pneu nessa situação é ruim.
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Estive pensando :
E se o carro estiver carregado com todos os espaços possíveis ocupados por pessoas e bagagens; ocorrendo o infortuneo de um pneu furado, onde coloca-lo após a substituição pela roda de emergência ?
A assistência do seguro pederia resolver e um "tyre pando" também; mas sem os dois ...
Também poderia ser usada a vacina para pneus.
Tyre pando
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vacina[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E se o carro estiver carregado com todos os espaços possíveis ocupados por pessoas e bagagens; ocorrendo o infortuneo de um pneu furado, onde coloca-lo após a substituição pela roda de emergência ?
A assistência do seguro pederia resolver e um "tyre pando" também; mas sem os dois ...
Também poderia ser usada a vacina para pneus.
Tyre pando
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Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Edson, já pensei nesses produtos, mas sinceramente tenho duvida sobre eles. Será que são eficientes?
Em casa temos carros com pneu runflat e vem com vedante de furos e um pequeno compressor. Nunca precisamos utilizar pra saber da eficiência.
Em casa temos carros com pneu runflat e vem com vedante de furos e um pequeno compressor. Nunca precisamos utilizar pra saber da eficiência.
Convidado- Convidado
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Tom, o tyre pando em um scooter (pneu sem câmara) funcionou bem e demorei mais de uma semana para o reparo definitivo.Tom500 escreveu: ...Será que são eficientes? ...
Eu transporto o reparador instantâneo e também tem a vacina nos pneus da moto, mas também não sei se funciona, fica a dúvida, embora a propaganda demonstre a eficiência
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Eu mantenho um desses vedantes de furos e um mini compressor na mala, além de uma garrafa de água, panos e cabo para dar chupeta na bateria.
aluizio.filho- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 305
Data de inscrição : 09/05/2014
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : Luigi
Re: Trocando o pneu do 500 Cult.
Aluizi sempre salva a lavoura rsss cara mais precavido nos encontros do RJ RSSSaluizio.filho escreveu:Eu mantenho um desses vedantes de furos e um mini compressor na mala, além de uma garrafa de água, panos e cabo para dar chupeta na bateria.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
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