500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocando o pneu do 500 Cult.

+6
Rafa(el)
ricogb
Felipe
RILULI60
Altamar
Lemos_SC
10 participantes

Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Lemos_SC 20/10/2012, 07:21

Trocando o pneu do 500 Cult.

Eu aproveitei um dia de folga, nesta semana, para saber como é trocar um pneu do 500.

A minha curiosidade, foi devido a dica da vendedora para eu manter no porta malas: Um par de luvas e um saco de lixo destes pretos, tamanho grande. A luva para você não se sujar e o saco para colocar o pneu furado dentro do carro. Ela me falou que o original não fica bem no lugar do estepe. Por ser maior. Na mesma semana coloquei no porta malas um par de luvas novas e um saco de lixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]_[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Como eu estava em casa não usei a luva. Peguei o estojo do macaco, debaixo do banco do motorista. Abri, tirei a chave de roda e quando puxei o macaco. Já me caguei todo de graxa (desculpem o vocabulário). Tive que parar e limpar a mão.

Depois de limpar a mão, aproveitei que estava em casa e tirei todas as calotas. Para verificar se todos os parafusos estavam bem apertados. A chave de roda tem um bico fino para tal operação. A primeira roda já arranhei, por não ter cuidado. O ferro escapou e arranhou de leve o aro. As outras três fiz com atenção e tudo bem.

Os parafusos estavam tudo certo. Li rapidamente um pequeno manual dentro do estojo do macaco. Abri o porta malas e tirei o copinho de plástico que cobre o parafuso e soltei o fino estepe sob o porta malas. O estepe depois que se solta do suporte, você precisa tirar um lacre parafusado no estepe. E de novo caguei minha mão com graxa e sujeira. Já que estava com a mão suja, aproveitei e lavei com detergente o estepe. Enquanto o estepe secava. Experimentei o macaco para levantar o carro. Funcionou tudo bem, desci. Guardei o macaco, caguei a mão de novo. Não queria usar a luva em casa! Coloquei as calotas e o estepe no lugar. A colocação do estepe é um pouco mais delicada pois você tem que acertar a colocar o pino e apertar o parafuso. Praticamente quase deitado no chão.E apertar o parafuso por dentro do porta malas, para o estepe subir e encaixar no local.

Resumindo!

Imaginem trocar pneu na estrada. Sem nenhum acessório (luvas, sacos plásticos).
Que cor é o volante do teu 500. Marfim tipo o meu? Vai ficar lindo depois!

Depois desta experiencia. Ainda não fiz nenhuma viagem. Porém vou acatar a dica da vendedora e manter no porta malas além do par de luvas e saco plástico. Um pano limpo e quando viajar levar agua numa garrafa plástica para lavar a mão. Por que mesmo com luvas você se suja.

Oriento a todos a fazer esta operação em suas respectivas casas ou lugares seguros.
Para se familiarizarem com as particularidades do 500.


As moças que acham que nunca vão precisar trocar pneu. Por que sempre tem um cavalheiro por perto.
Eu sugiro que pelo menos devem saber como se faz a troca.
Pois mesmo encontrando um cavalheiro... o destino não impede de você encontrar uma Anta, e estragar seu carro. Laughing
Lemos_SC
Lemos_SC
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/09/2012

Localização : Florianopolis


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Altamar 20/10/2012, 10:39

Parece que é uma coisa simples trocar o pneu do 500. E é realmente. Mas esses detalhes descritos pelo Lemos são de extrema importância para nós usuários do carrinho. Vocês verificaram que, mesmo com toda a calma e sem p stress por um pneu furado de verdade, aconteceram alguns "acidentes" (cagadas nas mãos, roda arranhada). Imaginem então numa situação verídica quando vc estiver em um local improvisado (acostamento sem espaço, perigoso) chuva, bagagem no porta malas, etc!
Daí ser muito válida essa simulação sugerida pelo Lemos.

Por essas e por outras a gente vê como é muito importante a gente estar ligado em tudo o que o que é divulgado em nosso forum.

Altamar
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 72
Data de inscrição : 28/09/2012

Idade : 73
Localização : Unai MG

Apelido do Carro : Joinha

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por RILULI60 20/10/2012, 11:47

É COMPLICADO Mad
RILULI60
RILULI60
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 74
Data de inscrição : 15/07/2012

Localização : ARACAJU-SE

Apelido do Carro : TROVÃO AZUL

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Felipe 20/10/2012, 12:08

Tem um tópico que tem uma grande relação com esse, não vou fundi-los, mas deixarei o link aqui para leitura!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por ricogb 20/10/2012, 13:35

Gostei muito da postagem. Eu já havia lido o processo de troca no manual e desci o estepe pra ver como era. Nada muito complicado. Mas também fiz burrice na hora de tirar a calota e arranhei uma Embarassed
Acho muito importante saber perfeitamente como trocar um pneu.. Por mais que a mulher chame o seguro(não admito que um homem chame o seguro pra trocar o pneu, a não ser numa situação em que não possa se sujar nem um pouco) ou que algum cavalheiro ajude, foi o que você disse, existem antas aos monter por aí Laughing

Todos os carros de casa contam com um kit básico: Par de luvas, sacos plásticos parar tirar o estepe(quase impossível tirar o estepe da Doblô sem deitar no chão, ainda mais que eu coloquei cadeado lá) e uma garrafinha com água.
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Rafa(el) 20/10/2012, 15:40

Valeu pelas dicas! Vou providenciar o kit.

Eu lembro uma vez quando eu tinha um fiat brava, viajando de madrugada, com chuva, não vejo um buraco cheio de agua e estouro um pneu... A sorte é que o estepe dele é no porta-malas e a minha esposa tinha uma sobrinha no carro. Ela ficou segurando a sobrinha para não se molhar e um celular para iluminar, pois estava um breu danado... Se eu estivesse sozinho e no 500, estava fu****
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Lemos_SC 21/10/2012, 14:09

Aproveitando as palavras do Altamar. O bom do fórum é isso a troca de idéias e experiencias que cada um teve. E lendo a contribuição da indicação do Felipe e do Rafa: Vou incluir, no kit, ainda nesta semana uma pequena lanterna.

Um abraço e obrigados a todos que participaram neste post. Wink
Lemos_SC
Lemos_SC
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/09/2012

Localização : Florianopolis


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Convidad 21/10/2012, 22:23

Uma lanterna por mais simples que seja é de extrema valia na hora do apuro.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por mattheusloureiro 25/10/2012, 17:37


Também por curiosidade, fui verificar, na prática, o procedimento para a troca do pneu, e na boa, "nóis tamo" lascado se o pneu furar!!

Vou correndo comprar selantes para os pneus!!!!
mattheusloureiro
mattheusloureiro
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/10/2012

Idade : 47
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Cult Teto Bose 12/13

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por ricogb 25/10/2012, 22:31

mattheusloureiro escreveu:
Também por curiosidade, fui verificar, na prática, o procedimento para a troca do pneu, e na boa, "nóis tamo" lascado se o pneu furar!!

Vou correndo comprar selantes para os pneus!!!!

Não acho que seja tããão exagerado assim.. Girar a alavanquinha é fácil, desceu o pneu, desrosqueou, desrosquear roda, subir macaco, tira põe aperta desce macaco e guarda o pneu no porta malas. Só é ruim se estiver de noite e na tempestade, mas convenhamos que trocar qualquer pneu nessa situação é ruim.
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Edson Tonelli 15/2/2016, 10:43

Estive pensando :
 E se o carro estiver carregado com todos os espaços possíveis ocupados por pessoas e bagagens; ocorrendo o infortuneo de um pneu furado, onde coloca-lo após a substituição pela roda de emergência ?

A assistência do seguro pederia resolver e um "tyre pando" também; mas sem os dois ...

Também poderia ser usada a vacina para pneus.

Tyre pando
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
vacina[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Convidado 15/2/2016, 11:23

Edson, já pensei nesses produtos, mas sinceramente tenho duvida sobre eles. Será que são eficientes? 
Em casa temos carros com pneu runflat e vem com vedante de furos e um pequeno compressor. Nunca precisamos utilizar pra saber da eficiência.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Edson Tonelli 15/2/2016, 13:55

Tom500 escreveu: ...Será que são eficientes? ...
 Tom, o tyre pando em um scooter (pneu sem câmara) funcionou bem e demorei mais de uma semana para o reparo definitivo. 
Eu transporto o reparador instantâneo e também tem a vacina nos pneus da moto, mas também não sei se funciona, fica a dúvida, embora a propaganda demonstre a eficiência
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por aluizio.filho 15/2/2016, 20:32

Eu mantenho um desses vedantes de furos e um mini compressor na mala, além de uma garrafa de água, panos e cabo para dar chupeta na bateria.
aluizio.filho
aluizio.filho
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 305
Data de inscrição : 09/05/2014

Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Apelido do Carro : Luigi

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por DecomedRJ 15/2/2016, 22:56

aluizio.filho escreveu:Eu mantenho um desses vedantes de furos e um mini compressor na mala, além de uma garrafa de água, panos e cabo para dar chupeta na bateria.
Aluizi sempre salva a lavoura rsss cara mais precavido nos encontros do RJ RSSS
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando o pneu do 500 Cult. Empty Re: Trocando o pneu do 500 Cult.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos