500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Punta-tacco...

+10
Dr.Ewerton
Rafa(el)
felsky
laguiar
m.souza91
ricogb
andermen
rhessel
LustosaIC
cavalhieri
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Punta-tacco...

Mensagem por cavalhieri 12/6/2013, 10:05

Olá turma,

Peço desculpas antecipadas se postei o tópico em local inadequado. Fiquei na dúvida onde seria melhor.

Lendo aqui e ali, sempre ouvi falar no punta-tacco, sobretudo por vê-lo sempre relacionado aos carros da Fiat (já tinha lido relacionado a Punto, Bravo e agora 500). Eis que fui ler sobre o que significa e fiquei curioso para executar a manobra, ainda mais depois de ver o Senna o executando com maestria.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pois bem, alguém aqui já fez/faz esse movimento de redução de marchas? Vou praticar com o 500 em uma curva bem chatinha que tem aqui perto e depois conto a experiência, rs.

Basketball
cavalhieri
cavalhieri
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013

Idade : 43
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Black Jack

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por LustosaIC 12/6/2013, 13:38

Fazer eu já fiz, mas ficar fazendo isso no dia-a-dia eu acho inviável. Ha uns anos eu até curtia dirigir como se estivesse apostando corrida, fazendo punta tacco nas curvas, esticando as marchas etc... hoje em dia ando bem na manha, feito uma vó, especialmente porque a gasolina não tá barata Razz
LustosaIC
LustosaIC
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/04/2013

Idade : 36
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por rhessel 12/6/2013, 20:33

Punta-taco nada tem a ver com corrida! Mas com tornar a condução do carro mais suave.

Eu SEMPRE utilizo o punta-taco... e realmente os carros da FIAT tem os pedais no lugar certo, são ótimos, para não dizer perfeitos, para esta prática. Smile

Observe o acelerador do 500 inclinado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E a posição das borrachas no Punto T-Jet:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Convidado 12/6/2013, 21:15

Bom, eu só tenho a comemorar o dia em que a embreagem saiu da minha vida, nunca usei esse tal punta tacco e nem tenho qualquer vontade de experimentar rsrsrsrs
Embreagem, palavra que eu já até esqueci o significado, carro automático é uma benção e os americanos que são uma nação super desenvolvida sabem muito bem disso e faz muito tempo hehehehe
Acho que essa técnica de condução no dia-a-dia é uma verdadeira queima de combustível, se você esta dirigindo normalmente sem querer pisar mais fundo, não há de se preocupar perda de velocidade no processo de troca de marchas ou porque querer trocar marchas de forma tão rápida fazendo de conta que esta em uma pista de corrida.
Aírton Senna morreu quando eu tinha 7 anos, lembro que a TV só falava dele naquele na segunda-feira e por isso não havia desenhos passando, como eu nunca gostei dele, lembro de ter ficado de bode pelos desenhos rsrsrs mas o video muito interessante pra quem curte carro mecânico e não conhece a técnica.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por rhessel 12/6/2013, 21:40

LourenzonTom escreveu:Acho que essa técnica de condução no dia-a-dia é uma verdadeira queima de combustível, se você esta dirigindo normalmente sem querer pisar mais fundo, não há de se preocupar perda de velocidade no processo de troca de marchas ou porque querer trocar marchas de forma tão rápida fazendo de conta que esta em uma pista de corrida.





Acho que tu não entendeu o propósito da técnica! Novamente, o punta taco nada tem a ver com velocidade, nem do carro e muito menos da troca de marchas!

E, porque eu me importaria com a perda de velocidade em uma redução, que é quando aplica-se a técnica?

Procure se informar... Wink
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por andermen 12/6/2013, 22:20

LourenzonTom escreveu:
Aírton Senna morreu quando eu tinha 7 anos, lembro que a TV só falava dele naquele na segunda-feira e por isso não havia desenhos passando, como eu nunca gostei dele, lembro de ter ficado de bode pelos desenhos

Senhor perdoai !
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por ricogb 12/6/2013, 22:26

rhessel escreveu:
LourenzonTom escreveu:Acho que essa técnica de condução no dia-a-dia é uma verdadeira queima de combustível, se você esta dirigindo normalmente sem querer pisar mais fundo, não há de se preocupar perda de velocidade no processo de troca de marchas ou porque querer trocar marchas de forma tão rápida fazendo de conta que esta em uma pista de corrida.







Acho que tu não entendeu o propósito da técnica! Novamente, o punta taco nada tem a ver com velocidade, nem do carro e muito menos da troca de marchas!

E, porque eu me importaria com a perda de velocidade em uma redução, que é quando aplica-se a técnica?

Procure se informar... Wink

Acho que você não entendeu. Pelo que entendi o tom falando, não há necessidade do punta-taco no dia-a-dia pois dirigindo de forma a esticar menos as marchas, a perda de velocidade ao passar a marcha é menos sentida pois o tranco é menor.
E concordo absolutamente com ele.
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por rhessel 12/6/2013, 23:20

Realmente não entendi... de onde vem a "perda de velocidade" em que vocês se baseiam para não utilizar o punta taco?
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por ricogb 13/6/2013, 00:00

rhessel escreveu:Realmente não entendi... de onde vem a "perda de velocidade" em que vocês se baseiam para não utilizar o punta taco?
Me corrijam se eu estiver errado.
A perda de velocidade ocorre qnd vc pisa na embreagem até o momento que a solta. Em rotações baixas podemos dizer que não existe perda de velocidade - vc somente deixa de ganhar.
Só que em rotação alta o freio motor faz com que vc diminua sua velocidade se a marcha for trocada sem a técnica do punta taco.
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por LustosaIC 13/6/2013, 02:07

Dizer que punta-taco não tem nada a ver com velocidade pra mim é um contrasenso danado...
quotando o proprio texto do jalopnik:

Depois também podemos pular marchas. Por exemplo, é possível reduzir de quarta para segunda se fizermos o punta-tacco corretamente. Isso pode ser útil na zona de frenagem, quando você tiver pouco tempo para fazer todas as reduções antes do ponto de viragem. Não é algo para se fazer o tempo todo, mas é uma carta na manga numa competição de verdade, para quando houver necessidade.


É basicamente pra se ganhar tempo em curvas, onde exatamente fazer esse malabarismo com os pés em toda curva vai deixar a direção mais suave?
LustosaIC
LustosaIC
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/04/2013

Idade : 36
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por rhessel 13/6/2013, 08:17

LustosaIC, o Jalopnik se refere a redução de quarta para segunda marcha quando diz que não é algo para fazer o tempo todo!
 
Recomendo a leitura deste texto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 
O punta taco serve para igualar a rotação do motor com a rotação da engrenagem a ser engatada em uma redução, quando, por exemplo, estamos em terceira marcha e vamos fazer uma conversão, pisamos no freio e reduzimos para segunda marcha, correto? No meu caso, correto. Agora, se estamos em terceira marcha com o motor rodando a 2500rpm e vamos reduzir para segunda marcha, considerando que temos uma diferença de 1000rpm de segunda para terceira marcha, precisamos levar o motor a 3500rpm, desta forma teremos uma operação suave em todo o conjunto ao acoplarmos a embreagem. Mas como fazer se estamos pisando no freio ao mesmo tempo? Punta taco!
 
O punta taco, além de tornar a rodagem mais suave, reduz o desgaste da embreagem, evitando aquela patinada que ocorre quando se desengata uma marcha alta, o motor perde mais velocidade do que o carro, e acopla-se uma marcha menor. Talvez vocês não saibam, nem o amigo lá em cima que disse que não sabe mais o significado da palavra embreagem, mas o carro dele, um Dualogic, faz "punta taco" automaticamente em todas as reduções de marcha! E nem precisa estar no modo Sport! Wink
 

Voltando a questão da velocidade, pergunte a um caminhoneiro porque ele usa o punta taco...
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por m.souza91 13/6/2013, 09:14

Quando eu dirigia manual tinha fissura por fazer isso, principalmente pra sair de rotatório ou curvas com giro certo, hoje em dia eu não faço simplesmente por só dirigir automático e automatizado, mas pra quem sabe fazer, torna a condução muito mais esportiva, o negócio é que quem não sabe fazer e inventa, sobe demais o giro, principalmente pra sair de uma curva, ou algum retorno que dá pra ir de uma vez, e na hora que engata, o carro dá aquela berrada, patina, etc...

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/07/2012

Idade : 32
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por laguiar 13/6/2013, 10:34

Nos Dualogics, dar uma leve pisada no acelerador, no espaço da troca da marcha, deixa o punta-tacco praticamente perfeito, e usando um pé só rs

laguiar
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/08/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por felsky 13/6/2013, 16:14

Deixa eu ver se entendi....
A ideia do punta taco é para a seguinte situação...

estou vindo na rua a 60 por hora em quarta marcha, aí vou fazer uma conversão para a direita, eu reduzo a velocidade e reduzo a marcha, digamos para segunda... o punta tacco entra nessa redução para que o engate da nova marcha seja o mais suave o possível...
é isso?

felsky
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 216
Data de inscrição : 16/05/2012

Idade : 39
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Cérebro

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por rhessel 13/6/2013, 17:26

felsky escreveu:Deixa eu ver se entendi....
A ideia do punta taco é para a seguinte situação...

estou vindo na rua a 60 por hora em quarta marcha, aí vou fazer uma conversão para a direita, eu reduzo a velocidade e reduzo a marcha, digamos para segunda... o punta tacco entra nessa redução para que o engate da nova marcha seja o mais suave o possível...
é isso?
Exatamente! bounce
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Rafa(el) 13/6/2013, 21:45

Nunca consegui fazer isso em carro nenhum, acho que nao tenho coordenação motora suficiente... hehehe

O bom é que realmente o dualogic faz isso automaticamente. Gosto muito de reduzir as marchas manualmente sem tirar o pé do acelerador.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Dr.Ewerton 15/6/2013, 00:13

Sempre gostei de mandar a ver no punta taco ..principalmente nas rotatórias...
Mais depois que conheci o automático (cerca de 6 anos) e agora o automatizado com o 500, nunca mais fiz e nem sabia que o automatizado dava pra fazer .....
Dr.Ewerton
Dr.Ewerton
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 28/02/2013

Idade : 44
Localização : Mooca - São Paulo

Apelido do Carro : Pitoco Luigi

http://www.personallitaodontologia.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por atletasp 21/6/2013, 08:44

Tenho a marca de consumo registrada no computador de bordo de 14km/l usando só alcool e rodando somente em São Paulo
entre zona norte - centro - zona oeste - zona sul  no horário comercial ao longo de 5 meses. Para quem gosta de queimar combustivel
essa pratica é uma maravilha. Para quem anda em cidade grande com velocidade media inferior a 20km/h essa pratica é uma idiotice.

atletasp
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/02/2013

Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por rhessel 21/6/2013, 08:56

atletasp escreveu:Tenho a marca de consumo registrada no computador de bordo de 14km/l usando só alcool e rodando somente em São Paulo
entre zona norte - centro - zona oeste - zona sul  no horário comercial ao longo de 5 meses. Para quem gosta de queimar combustivel
essa pratica é uma maravilha. Para quem anda em cidade grande com velocidade media inferior a 20km/h essa pratica é uma idiotice.
Não entendi o seu comentário, tu faz 14km/l, e daí?

Quanto faz fazendo o punta-tacco?

Esta prática é idiotice para pessoas que dirigem carros automáticos ou para aquelas que não gostam de trocar marcha.
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Zolet 21/6/2013, 16:16

rhessel escreveu:
felsky escreveu:Deixa eu ver se entendi....
A ideia do punta taco é para a seguinte situação...

estou vindo na rua a 60 por hora em quarta marcha, aí vou fazer uma conversão para a direita, eu reduzo a velocidade e reduzo a marcha, digamos para segunda... o punta tacco entra nessa redução para que o engate da nova marcha seja o mais suave o possível...
é isso?
Exatamente! bounce

Bom, nessa ocasião parece pra mim mais uma manobra "puta saco" de fazer aehaeaehae sorte que dirige dual-logic que não precisa ficar se preocupando com isso.

Alias, trocar de marcha é um "puta saco" mesmo.

Sem querer ofender ninguem pessoal, opinião de quem descobriu a maravilha da troca de marchas automáticas e enquanto o bolso deixar não quer mais voltar pra outra vida não.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por cavalhieri 21/6/2013, 21:01

Eu não nasci pra fazer isso. Já tentei e não consegui. Ta certo q nem tentei mto, mas prefiro administrar as rotações do jeito convencional simplesmente sincronizando os pedais.

Por outro lado, com certeza, meu próximo carro tem que ser automático.
Twisted Evil
cavalhieri
cavalhieri
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013

Idade : 43
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Black Jack

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Zolet 26/6/2013, 22:12

Troquei uma idéia com duas pessoas sobre essa manobra.

Um é piloto de testes, de rally, de arrancada e (em breve) seu carro de drifting deve ficar pronto. Além disso é professor de Eng Mecânica aqui em BH. O outro é piloto de testes (já foi da Alfa Romeu nas antigas) e tem um "currículo" de carros que já guiou invejável (hoje me contou da experiência com o Viper modelo antigo, 180km/h 2500rpm de 6a marcha) Smile.

Bom, ambos me falaram que tal manobra se justifica somente para desempenho. Para nós, reles seres mortais, não há justificativa nenhuma para ser feita no dia-a-dia. Ela só vai aumentar o consumo (não que seja lá significativo).

Quanto a deixar a troca de marcha mais suave isso é verdade. Porém isso não é percebido por 99% dos motoristas (to chutando que 1% realmente pratica automobilismo e tem sensibilidade pra isso).

Minha conclusão: Não serve pra nada, pra grande maioria de quem dirige (500 ou outro carro).

PS.: Quanto ao dual-logic ele realmente faz um "TIPO punta-tacco". Mas o que me falaram foi que é somente para aumentar a durabilidade do sistema, leia-se evitar (maiores) trancos na troca.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Convidado 27/6/2013, 09:07

Zolet escreveu:...
Bom, ambos me falaram que tal manobra se justifica somente para desempenho. Para nós, reles seres mortais, não há justificativa nenhuma para ser feita no dia-a-dia. Ela só vai aumentar o consumo...

Era bem o que eu suspeitava...
E concordo com o que você disse ali em cima, trocar marcha é um puta saco sem duvida hahahaha

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por ricogb 27/6/2013, 19:39

LourenzonTom escreveu:
Zolet escreveu:...
Bom, ambos me falaram que tal manobra se justifica somente para desempenho. Para nós, reles seres mortais, não há justificativa nenhuma para ser feita no dia-a-dia. Ela só vai aumentar o consumo...

Era bem o que eu suspeitava...
E concordo com o que você disse ali em cima, trocar marcha é um puta saco sem duvida hahahaha

No trânsito da hora do rush SIM... Mas pra se divertir na cidade com pista livre, automáticos saem da jogada.
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Zolet 27/6/2013, 19:57

ricogb escreveu:
LourenzonTom escreveu:
Zolet escreveu:...
Bom, ambos me falaram que tal manobra se justifica somente para desempenho. Para nós, reles seres mortais, não há justificativa nenhuma para ser feita no dia-a-dia. Ela só vai aumentar o consumo...

Era bem o que eu suspeitava...
E concordo com o que você disse ali em cima, trocar marcha é um puta saco sem duvida hahahaha

No trânsito da hora do rush SIM... Mas pra se divertir na cidade com pista livre, automáticos saem da jogada.

Ahhhh é discutível isso...

Concordo que uma troca de marchas "manual" deixa a pegada mais esportiva.

Mas o que chamo de "manual" é uma borboleta atras do volante, no automático ou mesmo no automatizado. Exemplo a versão Tributo Ferrari "dual logic", já colocaria os "automáticos" de volta no páreo... ou mesmo o exemplo do CVT, que pode simular troca manual com a borboleta, como no Lancer.

Os mais puristas podem até dizer ao contrário mas sério, o mundo evolui. Pra mim cambio manual com alavanca de trocas tradicional, até para esportivos, é só "romantismo".
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Punta-tacco... Empty Re: Punta-tacco...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos