500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

+3
Leopoldo
salgueiro18
bludabi
7 participantes

Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 30/7/2013, 16:08

Bem, é com não tanta alegria assim que venho dizer que aprendi, na prática, que o nosso amigo ESP é eficiente, mas não faz milagres! hehehe Graças a Deus, as consequências da minha "aula prática" foram mínimas, apenas meu aro completamente arranhado Sad... mas, vamos lá:

Estava eu em meu 500, andando de forma um pouco mais esportiva do que de costume. Som Bose ligado, botão Sport acionado e câmbio no modo manual. Eis que escolho pegar um caminho alternativo, onde existe uma curva muito divertida, bem fechada à direita, pra me divertir um pouco. Agora vem o problema: entrei na curva rápido demais e aconteceu o famoso Understeer, ou "saída de frente". Resumindo, o carro escapou, o ESP não foi suficiente e, no meio do caminho tinha um meio-fio! O pneu dianteiro esquerdo foi direto no tal meio-fio, o que fez com que ele saísse do aro. Troquei o pneu pelo sobresselente (que por sinal é muito estranho, extremamente ruidoso...) e fui direto numa loja da Pirelli. Por sorte, o pneu não sofreu danos - UFA -, bastando coloca-lo de volta "nos eixos", fazer o balanceamento e continuar rodando. 

Graças a Deus, como falei, os danos físicos e materiais foram mínimos. Imaginem se tivesse quebrado algum elemento da suspensão ou mesmo da direção, ou se o pneu tivesse sofrido danos... Só por curiosidade, me informei na loja em que fui fazer o conserto e os famigerados Cinturato P7 185/55 R15, como já dito aqui no Clube, não existem por terras tupiniquins! 

Portanto, usem mas não abusem dos seus ESPs! hehehe o negócio é bom e eficiente, mas ainda assim precisa obedecer às leis da física! E eu aprendi isso de uma maneira não tão agradável assim. Smile

Um abraço!
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por salgueiro18 30/7/2013, 16:25

Que bom que não passou de um susto. Smile

Fica uma lição para todos os apressadinhos assim como eu...rs
salgueiro18
salgueiro18
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 189
Data de inscrição : 29/01/2012

Idade : 40
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Tico Tico

https://www.facebook.com/#!/salgueiro18

Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por Leopoldo 30/7/2013, 16:37

Mais do que o pneu em si, sua sorte foi não ter danificado a ponta de eixo/suspensão/bandejas ou ainda disparado o air-bag. Senão, aí sim, o prejuízo seria absurdo.

Já passei pelo sub-esterço (normal em carros tração dianteira) com o 500, mas não teve conseqüência tão drástica como no seu caso. Acabei não chegando ao meio-fio por conta da correção rápida do curso - nesse quesito, o ABS ajudou enormemente.

Felizmente, danos materiais a gente consegue lidar! Smile  

Abraço e fica esperto nessas curvas aí!
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por Zolet 30/7/2013, 17:09

O mesmo carro, com ESP, não vai fazer melhor uma curva do que um sem ESP. Como tu falou: leis da física.

A gente acha que é só porque tem ESP que da pra entrar mais "esportivamente" em uma curva, o que é mentira.

Na real ele só evita que a merda já feita seja distrbuida pelo ventilador.

Bludabi, tua suspensão é mechida ou original?
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 30/7/2013, 18:29

salgueiro18:
A lição fica, pode ter certeza!

Leopoldo:
Pois é Leo, no meu caso, a coisa aconteceu mais rápido do que minha cabeça conseguiu processar e eu tentei corrigir só no braço... Coisa de amador! hahaha

Zolet:
Sim, meu carro é todo original. Engraçado você falar isso porque hoje mesmo eu olhei pra traseira dele e achei o vão entre a roda e o arco do para-lama muuito grande. Mas alterar o carro nesses parâmetros não faz parte dos meus planos, hehe
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 30/7/2013, 23:47

Aí está uma montagem tosca do fail point, pra ilustrar o que aconteceu. Na hora do aperreio, não registrei o momento, mas depois vou colocar a foto do meu aro.

ps: é ou não uma curva divertida? hahaha  aliás, essas duas curvas, seguidas, são muito legais. Só que agora vou ficar mais medroso!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por felsky 31/7/2013, 12:54

Pois é... esses controles não fazem milagre... que bom que os estragos foram poucos...
no meu caso (eu ainda to devendo toda a historia), um dono de um cruze numa curva em S aqui em Curitiba quis ver o que o carro era capaz de fazer com relação aos controles... o carro realmente ajudou, ele não se perdeu na curva, mas precisou abrir demais a curva e invadiu a contra-mão (cm vc disse, tem limites físicos da coisa)... ao fazer isso bateu no eixo traseiro de um astra que vinha no sentido contrário... esse astra por sua vez ao perder o controle do carro (inclusive uma roda!!) voou pra cima de um Agile e do meu 500 que estavam estacionados na rua... Sad o estrago foi bem grande...
Esse tipo de controle é saber que existe, mas dirigir de modo a nunca precisar dele! ^_^

felsky
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 216
Data de inscrição : 16/05/2012

Idade : 39
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Cérebro

Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por Zolet 31/7/2013, 21:29

bludabi escreveu:salgueiro18:
A lição fica, pode ter certeza!

Leopoldo:
Pois é Leo, no meu caso, a coisa aconteceu mais rápido do que minha cabeça conseguiu processar e eu tentei corrigir só no braço... Coisa de amador! hahaha

Zolet:
Sim, meu carro é todo original. Engraçado você falar isso porque hoje mesmo eu olhei pra traseira dele e achei o vão entre a roda e o arco do para-lama muuito grande. Mas alterar o carro nesses parâmetros não faz parte dos meus planos, hehe

 Que bom cara, se tu tivesse uma suspensão "preparada" ou roda de aro maior (sem o devido cuidado de manter o raio externo original) com certeza poderia preparar também o teu bolso pois o estrago iria ser maior.

Não sou contra quem rebaixa ou põe rodão não, mas é fato que a calibração do ESP é feita pra suspensão original. Troca-la não vai fazer com que ele não funcione, mas com certeza ele não vai entregar 100% da performance. 

E concordo contigo, curvinha sensacional eaheahea Se eu fosse o dono daquela casa eu instalaria uma Camera externa pra ficar me divertindo vendo a galera andando ali aehaeheaahae
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 31/7/2013, 23:23

Conforme havia dito, aqui vão algumas fotos de como o aro e o pneu ficaram. Vendo agora, não parece muito. É que o susto maior foi quando saí do carro e vi o pneu completamente solto e o aro todo exposto... 
Enfim, depois que calibrei e fiz o balanceamento do pneu afetado, o carro ficou bem desalinhado. Hoje, levei em uma concessionária Fiat para fazer o alinhamento. Saiu por R$70,00 e ficou novo de novo!

Total do prejuízo: 
R$ 6,50 (balanceamento) + R$70,00 (alinhamento) = R$76,50

Agora, vou tirar os arranhados do aro. Além desse, tenho outro aro que está levemente arranhado, vou aproveitar pra ajeitar tudo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Bem... o que dizer? Fui abençoado. E dei uma sorte danada!
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por Leopoldo 31/7/2013, 23:24

Era o que eu ia dizer, Zolet. 
Eu acredito que mesmo com a suspensão mais firme (ainda que levemente rebaixada), que melhora bastante a estabilidade em curva, ainda assim nesse caso não ia adiantar nada, pois não foi perda da traseira como de costume, mas saída pela tangente. 
Aí só com benzedeira pra escapar incólume!! hahahaha
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 31/7/2013, 23:27

felsky escreveu:Pois é... esses controles não fazem milagre... que bom que os estragos foram poucos...
no meu caso (eu ainda to devendo toda a historia), um dono de um cruze numa curva em S aqui em Curitiba quis ver o que o carro era capaz de fazer com relação aos controles... o carro realmente ajudou, ele não se perdeu na curva, mas precisou abrir demais a curva e invadiu a contra-mão (cm vc disse, tem limites físicos da coisa)... ao fazer isso bateu no eixo traseiro de um astra que vinha no sentido contrário... esse astra por sua vez ao perder o controle do carro (inclusive uma roda!!) voou pra cima de um Agile e do meu 500 que estavam estacionados na rua... Sad o estrago foi bem grande...
Esse tipo de controle é saber que existe, mas dirigir de modo a nunca precisar dele! ^_^

 Olha só, é por isso que a gente só pode "se divertir" um pouco mais nas ruas quando tiver certeza que não tem ninguém, e mesmo assim com todo, TODO o cuidado. Coitado de você, e do seu 500tinho, que não têm nada a ver com isso. Espero que dê tudo certo!
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 31/7/2013, 23:29

Leopoldo escreveu:Era o que eu ia dizer, Zolet. 
Eu acredito que mesmo com a suspensão mais firme (ainda que levemente rebaixada), que melhora bastante a estabilidade em curva, ainda assim nesse caso não ia adiantar nada, pois não foi perda da traseira como de costume, mas saída pela tangente. 
Aí só com benzedeira pra escapar incólume!! hahahaha

Só de lembrar da minha saída pela tangente já dá um frio na barriga! hehehe Laughing  
Vê lá em cima as fotos, pra ver o resultado!
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por bludabi 31/7/2013, 23:31

Zolet escreveu:
 Que bom cara, se tu tivesse uma suspensão "preparada" ou roda de aro maior (sem o devido cuidado de manter o raio externo original) com certeza poderia preparar também o teu bolso pois o estrago iria ser maior.

Não sou contra quem rebaixa ou põe rodão não, mas é fato que a calibração do ESP é feita pra suspensão original. Troca-la não vai fazer com que ele não funcione, mas com certeza ele não vai entregar 100% da performance. 

E concordo contigo, curvinha sensacional eaheahea Se eu fosse o dono daquela casa eu instalaria uma Camera externa pra ficar me divertindo vendo a galera andando ali aehaeheaahae

Por isso que, quando se fala em preparação, sou completamente medroso. Principalmente em um carro com tantos controles eletrônicos!
E não falei que a curva é top? hehehe
bludabi
bludabi
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012

Idade : 30
Localização : Fortaleza


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por felipelerin 21/8/2013, 09:09

Passei por algo parecido...

Descendo a serra em direção a praia, cheia de curvas muito lokas, forcei e o carro saiu BONITO de frente. Sorte que não tinha carro na direção contrária.

para nos ajudar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

haha
felipelerin
felipelerin
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 445
Data de inscrição : 07/11/2012

Idade : 38
Localização : Barueri-SP


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por JPM 28/8/2013, 22:18

No caso, a ação esperada do ESP seria frear a roda traseira direita, para dar um "puxão" no carro para a direita. Ele deve ter chegado a se ativar, mas não conseguiu puxar o suficiente.
No meu caso, o ABS e o ESP já salvaram a vida de um motociclista maluco, que na rampa de saída para Sertãozinho, não respeitou a placa de "dê a preferência", e simplesmente cortou a minha frente. Eu tirei para um lado, a anta desviou para o mesmo lado, eu corrigi para o outro e consegui manter o controle do carro. Mas a sensação, durante esses 4 ou 5 segundos, foi bem estranha.

JPM
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/03/2012

Localização : Ribeirão Preto


Ir para o topo Ir para baixo

Lição prática - e inesperada - sobre o ESP  Empty Re: Lição prática - e inesperada - sobre o ESP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos