Dicas para usar o piloto automático
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Dicas para usar o piloto automático
Pessoal após apanhar e passar por situações constrangedoras com o piloto automático, aprendi com o tempo a usá-lo, seguem algumas dicas:
Ligar somente quando a pista estiver livre ou a velocidade de fluxo não atrapalhe
Cuidado com as curvas na estrada, pois vc poderá perder o controle do carro, se for mito fechada e a velocidade estiver elevada dê uma freiadinha para controlar o carro.
Quando aparecer uma ladeira íngreme e ele reduzir. Marchar comece a acelerar senão ele vai até a 1ª. Acho que é um defeito da central que demora de acelerar para repor o valor setado e aí perder rotação e reduz novamente a marcha para evitar isso é melhor acelerar quando ele reduzir a marcha. Isso diminui com o Sport ativado, mas não evita
No mais é muito bom, hoje rodei 350 km e na maioria do tempo com ele ligado.
Não sei como se comporta com o manual e o automático, pois o meu é dualogic. Quem for proprietário deste modelos poderiam deixar seus relatos
Ligar somente quando a pista estiver livre ou a velocidade de fluxo não atrapalhe
Cuidado com as curvas na estrada, pois vc poderá perder o controle do carro, se for mito fechada e a velocidade estiver elevada dê uma freiadinha para controlar o carro.
Quando aparecer uma ladeira íngreme e ele reduzir. Marchar comece a acelerar senão ele vai até a 1ª. Acho que é um defeito da central que demora de acelerar para repor o valor setado e aí perder rotação e reduz novamente a marcha para evitar isso é melhor acelerar quando ele reduzir a marcha. Isso diminui com o Sport ativado, mas não evita
No mais é muito bom, hoje rodei 350 km e na maioria do tempo com ele ligado.
Não sei como se comporta com o manual e o automático, pois o meu é dualogic. Quem for proprietário deste modelos poderiam deixar seus relatos
vladimirfalcon- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
Hoje voltando de Aracajú estava com o piloto automático ligado e decremente ele desligou sozinho e não mais voltou, sumiu o sinal do painel. Tive que parar o carro na estrada, desligá-lo e ligá-lo novamente ai voltou a funcionar
vladimirfalcon- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
No meu está tudo ok!
Nunca viu um piloto automático tão eficiente como o do 500 - ele responde rapidamente ao aumento/redução de velocidade pelas teclas no volante.
Nunca viu um piloto automático tão eficiente como o do 500 - ele responde rapidamente ao aumento/redução de velocidade pelas teclas no volante.
Grilo- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
Grilo o seu é dualogic?
vladimirfalcon- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
Pois no automático deve ser melhor pelo conversor de torque. No dualogic ele se morde um pouco
vladimirfalcon- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
Tinha visto um comentário do travamento do piloto em blog de um carra que deu uma entrevista pra 4 rodas falando sobre o blue&me. Que aconteceu a mesma coisa que acontece com o meu. E consertou desligando e ligando o carro
vladimirfalcon- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
vladimirfalcon escreveu:Grilo o seu é dualogic?
Não, é mecânico
Grilo- Consigliere
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Apelido do Carro : Bimbo
Re: Dicas para usar o piloto automático
Eu não sei se estou fazendo algo errado, mas estou tendo algumas dificuldades com o cruise control.
Nunca tive nem havia dirigido carros com essa função, portanto vou descrever o que faço:
- Ao chegar na velocidade, aperto brevemente o botão "SET -", e logo após soltar o botão, solto o acelerador. Em 99% dos casos ele fica, mas as vezes ele não "pega" a velocidade.
- Quando quero aumentar a velocidade, tento apertar o botão "RES +", porém não consegui fazer ele aumentar. Só em um momento ele aumentou bem pouquinho, mas ele deu uma paradinha antes (como se parasse de acelerar) e depois sim aumentou bem de leve. Em todas as outras vezes, quando aperto o "RES +" ele pára de manter a aceleração.
- Para diminuir é a mesma coisa, porém tenho mais sucesso do que para aumentar.
Alguém já passou por isso antes?
Eu acredito que eu esteja fazendo algo errado, pq não vejo motivo para isso acontecer.
E outra pergunta:
- como faço para "re-setar" a velocidade? Por exemplo, estou a 80km/h, e quero subir para 110km/h. O que devo pressionar ao chegar na nova velocidade? "RES +"? "SET -"?
Valeu
Nunca tive nem havia dirigido carros com essa função, portanto vou descrever o que faço:
- Ao chegar na velocidade, aperto brevemente o botão "SET -", e logo após soltar o botão, solto o acelerador. Em 99% dos casos ele fica, mas as vezes ele não "pega" a velocidade.
- Quando quero aumentar a velocidade, tento apertar o botão "RES +", porém não consegui fazer ele aumentar. Só em um momento ele aumentou bem pouquinho, mas ele deu uma paradinha antes (como se parasse de acelerar) e depois sim aumentou bem de leve. Em todas as outras vezes, quando aperto o "RES +" ele pára de manter a aceleração.
- Para diminuir é a mesma coisa, porém tenho mais sucesso do que para aumentar.
Alguém já passou por isso antes?
Eu acredito que eu esteja fazendo algo errado, pq não vejo motivo para isso acontecer.
E outra pergunta:
- como faço para "re-setar" a velocidade? Por exemplo, estou a 80km/h, e quero subir para 110km/h. O que devo pressionar ao chegar na nova velocidade? "RES +"? "SET -"?
Valeu
Re: Dicas para usar o piloto automático
alsik escreveu:Eu não sei se estou fazendo algo errado, mas estou tendo algumas dificuldades com o cruise control.
Nunca tive nem havia dirigido carros com essa função, portanto vou descrever o que faço:
- Ao chegar na velocidade, aperto brevemente o botão "SET -", e logo após soltar o botão, solto o acelerador. Em 99% dos casos ele fica, mas as vezes ele não "pega" a velocidade.
- Quando quero aumentar a velocidade, tento apertar o botão "RES +", porém não consegui fazer ele aumentar. Só em um momento ele aumentou bem pouquinho, mas ele deu uma paradinha antes (como se parasse de acelerar) e depois sim aumentou bem de leve. Em todas as outras vezes, quando aperto o "RES +" ele pára de manter a aceleração.
- Para diminuir é a mesma coisa, porém tenho mais sucesso do que para aumentar.
Alguém já passou por isso antes?
Eu acredito que eu esteja fazendo algo errado, pq não vejo motivo para isso acontecer.
E outra pergunta:
- como faço para "re-setar" a velocidade? Por exemplo, estou a 80km/h, e quero subir para 110km/h. O que devo pressionar ao chegar na nova velocidade? "RES +"? "SET -"?
Valeu
Alsik estou tendo o mesmo "problema" que você, a primeira vez que aciono o cruise control ele mantem, porem quando por algum motivo eu preciono o freio e ele desliga automaticamente, ao apertar o botao RES + ele não volta para a mesma velocidade. E quando piloto está ligado e eu tento aumentar pelo RES+ ele da uma desacelerada e perda velocidade (como se tivesse desligado) e o SET - a mesma coisa, todas parecem que ele desliga o CC.
guchibr- Uomo d'onore
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Localização : São José dos Campos - SP
Re: Dicas para usar o piloto automático
guchibr escreveu:alsik escreveu:Eu não sei se estou fazendo algo errado, mas estou tendo algumas dificuldades com o cruise control.
Nunca tive nem havia dirigido carros com essa função, portanto vou descrever o que faço:
- Ao chegar na velocidade, aperto brevemente o botão "SET -", e logo após soltar o botão, solto o acelerador. Em 99% dos casos ele fica, mas as vezes ele não "pega" a velocidade.
- Quando quero aumentar a velocidade, tento apertar o botão "RES +", porém não consegui fazer ele aumentar. Só em um momento ele aumentou bem pouquinho, mas ele deu uma paradinha antes (como se parasse de acelerar) e depois sim aumentou bem de leve. Em todas as outras vezes, quando aperto o "RES +" ele pára de manter a aceleração.
- Para diminuir é a mesma coisa, porém tenho mais sucesso do que para aumentar.
Alguém já passou por isso antes?
Eu acredito que eu esteja fazendo algo errado, pq não vejo motivo para isso acontecer.
E outra pergunta:
- como faço para "re-setar" a velocidade? Por exemplo, estou a 80km/h, e quero subir para 110km/h. O que devo pressionar ao chegar na nova velocidade? "RES +"? "SET -"?
Valeu
Alsik estou tendo o mesmo "problema" que você, a primeira vez que aciono o cruise control ele mantem, porem quando por algum motivo eu preciono o freio e ele desliga automaticamente, ao apertar o botao RES + ele não volta para a mesma velocidade. E quando piloto está ligado e eu tento aumentar pelo RES+ ele da uma desacelerada e perda velocidade (como se tivesse desligado) e o SET - a mesma coisa, todas parecem que ele desliga o CC.
Menos mal que somos dois! De repente é alguma utilização errada de nossa parte!
Para voltar a velocidade programada, tem que pressionar e segurar o "RES +" (isso aprendi ontem hehe). Tenta fazer isso, acredito que vá funcionar
Quanto aos outros problemas, alguém já teve parecido?
Re: Dicas para usar o piloto automático
alsik escreveu:guchibr escreveu:alsik escreveu:Eu não sei se estou fazendo algo errado, mas estou tendo algumas dificuldades com o cruise control.
Nunca tive nem havia dirigido carros com essa função, portanto vou descrever o que faço:
- Ao chegar na velocidade, aperto brevemente o botão "SET -", e logo após soltar o botão, solto o acelerador. Em 99% dos casos ele fica, mas as vezes ele não "pega" a velocidade.
- Quando quero aumentar a velocidade, tento apertar o botão "RES +", porém não consegui fazer ele aumentar. Só em um momento ele aumentou bem pouquinho, mas ele deu uma paradinha antes (como se parasse de acelerar) e depois sim aumentou bem de leve. Em todas as outras vezes, quando aperto o "RES +" ele pára de manter a aceleração.
- Para diminuir é a mesma coisa, porém tenho mais sucesso do que para aumentar.
Alguém já passou por isso antes?
Eu acredito que eu esteja fazendo algo errado, pq não vejo motivo para isso acontecer.
E outra pergunta:
- como faço para "re-setar" a velocidade? Por exemplo, estou a 80km/h, e quero subir para 110km/h. O que devo pressionar ao chegar na nova velocidade? "RES +"? "SET -"?
Valeu
Alsik estou tendo o mesmo "problema" que você, a primeira vez que aciono o cruise control ele mantem, porem quando por algum motivo eu preciono o freio e ele desliga automaticamente, ao apertar o botao RES + ele não volta para a mesma velocidade. E quando piloto está ligado e eu tento aumentar pelo RES+ ele da uma desacelerada e perda velocidade (como se tivesse desligado) e o SET - a mesma coisa, todas parecem que ele desliga o CC.
Menos mal que somos dois! De repente é alguma utilização errada de nossa parte!
Para voltar a velocidade programada, tem que pressionar e segurar o "RES +" (isso aprendi ontem hehe). Tenta fazer isso, acredito que vá funcionar
Quanto aos outros problemas, alguém já teve parecido?
Vou tentar sim! Semana que vem devo pegar estrada com ele novamente e testo! Tomara que isso seja apenas um problema do "componente atrás do voltante" mesmo heheh e não um problema a ser levado até a conc.
guchibr- Uomo d'onore
- Mensagens : 90
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Localização : São José dos Campos - SP
Re: Dicas para usar o piloto automático
guchibr escreveu:Vou tentar sim! Semana que vem devo pegar estrada com ele novamente e testo! Tomara que isso seja apenas um problema do "componente atrás do voltante" mesmo heheh e não um problema a ser levado até a conc.
Heheh, isso aí!
Re: Dicas para usar o piloto automático
Estava na css agora a pouco para ver a questão do capô desalinhado (e era só o batente, mas preferi levar lá) e já perguntei a questão do piloto automático.
O rapaz da entrega técnica pegou um material de venda específico do 500, super completo e muito bonito, que dizia o seguinte:
- Aumentar a velocidade: pressionar e segurar o botão RES+;
- Diminuir a velocidade: pressionar e segurar o botão SET-;
No manual, diz que cada toque aumenta/diminui 2 km/h. Pelo que vi, não é bem assim.
Vou testar e vamos ver o que acontece
O rapaz da entrega técnica pegou um material de venda específico do 500, super completo e muito bonito, que dizia o seguinte:
- Aumentar a velocidade: pressionar e segurar o botão RES+;
- Diminuir a velocidade: pressionar e segurar o botão SET-;
No manual, diz que cada toque aumenta/diminui 2 km/h. Pelo que vi, não é bem assim.
Vou testar e vamos ver o que acontece
Re: Dicas para usar o piloto automático
vladimirfalcon escreveu:Hoje voltando de Aracajú estava com o piloto automático ligado e decremente ele desligou sozinho e não mais voltou, sumiu o sinal do painel. Tive que parar o carro na estrada, desligá-lo e ligá-lo novamente ai voltou a funcionar
Já aconteceu isso comigo, cara. Eu tentei reduzir rapidamente a velocidade setada, apertando o botão "menos" no volante e, do nada, ele desligou. Depois que religuei o carro, voltou ao normal e está funcionando bem desde então.
abs
Re: Dicas para usar o piloto automático
alsik, fora uma pane em que sumiu (mas voltou quando religuei o carro), meu cruise control tem funcionado muito bem.
Ressalto então os pontos principais para a correta utilização:
- só vai funcionar acima de 40 km/h
- se o set da velocidade for feito numa descida/subida, a velocidade quando chegar ao plano será maior/menor. Então só dê o set em locais mais ou menos planos.
- se frear, o cc desliga. se colocar o pé na embreagem (Cult manuais), também. Daí vc tem que pressionar apenas 1 vez RES que ele retorna à velocidade. Faça isso preferencialmente em quinta marcha, do contrário quando vc pisar na embreagem de novo, ele vai desligar.
- para determinar uma velocidade, chegue até ela e pressione 1 vez o botão SET. Se vc acelerar, o carro responde normalmente. Quando vc tirar o pé, ele vai voltar para a velocidade determinada. Se vc frear, o cc desliga.
- para aumentar a velocidade setada, acelere, chegue ao novo patamar e pressione SET novamente (se não funcionar assim, pode tentar cancelar, acelerar e pressionar SET)
- para aumentar/reduzir a velocidade, pressione pausadamente "+" e "-". Deve funcionar.
Se tudo estiver sendo feito corretamente e mesmo assim o resultado for ruim, pode ir pra css pq tá mesmo com defeito.
abs
Ressalto então os pontos principais para a correta utilização:
- só vai funcionar acima de 40 km/h
- se o set da velocidade for feito numa descida/subida, a velocidade quando chegar ao plano será maior/menor. Então só dê o set em locais mais ou menos planos.
- se frear, o cc desliga. se colocar o pé na embreagem (Cult manuais), também. Daí vc tem que pressionar apenas 1 vez RES que ele retorna à velocidade. Faça isso preferencialmente em quinta marcha, do contrário quando vc pisar na embreagem de novo, ele vai desligar.
- para determinar uma velocidade, chegue até ela e pressione 1 vez o botão SET. Se vc acelerar, o carro responde normalmente. Quando vc tirar o pé, ele vai voltar para a velocidade determinada. Se vc frear, o cc desliga.
- para aumentar a velocidade setada, acelere, chegue ao novo patamar e pressione SET novamente (se não funcionar assim, pode tentar cancelar, acelerar e pressionar SET)
- para aumentar/reduzir a velocidade, pressione pausadamente "+" e "-". Deve funcionar.
Se tudo estiver sendo feito corretamente e mesmo assim o resultado for ruim, pode ir pra css pq tá mesmo com defeito.
abs
Re: Dicas para usar o piloto automático
Leopoldo escreveu:alsik, fora uma pane em que sumiu (mas voltou quando religuei o carro), meu cruise control tem funcionado muito bem.
Ressalto então os pontos principais para a correta utilização:
- só vai funcionar acima de 40 km/h
- se o set da velocidade for feito numa descida/subida, a velocidade quando chegar ao plano será maior/menor. Então só dê o set em locais mais ou menos planos.
- se frear, o cc desliga. se colocar o pé na embreagem (Cult manuais), também. Daí vc tem que pressionar apenas 1 vez RES que ele retorna à velocidade. Faça isso preferencialmente em quinta marcha, do contrário quando vc pisar na embreagem de novo, ele vai desligar.
- para determinar uma velocidade, chegue até ela e pressione 1 vez o botão SET. Se vc acelerar, o carro responde normalmente. Quando vc tirar o pé, ele vai voltar para a velocidade determinada. Se vc frear, o cc desliga.
- para aumentar a velocidade setada, acelere, chegue ao novo patamar e pressione SET novamente (se não funcionar assim, pode tentar cancelar, acelerar e pressionar SET)
- para aumentar/reduzir a velocidade, pressione pausadamente "+" e "-". Deve funcionar.
Se tudo estiver sendo feito corretamente e mesmo assim o resultado for ruim, pode ir pra css pq tá mesmo com defeito.
abs
Pois é, teoricamente foi isso que fiz.
Vamos ver, vou tentar fazer o teste na cidade mesmo (difícil, mas vamos ver) e ver se consigo algo. Daí posto aqui.
Valeu mesmo pela atenção Leopoldo!
Re: Dicas para usar o piloto automático
Para aproveitar 100% do cruise control só mesmo com o automático de 6 marchas. No meu dualogic vai com os macetes de dar uma acelerada nas reduções de marchas nas ladeiras, pra corrigir o delay do computador pensando
vladimirfalcon- Consigliere
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Re: Dicas para usar o piloto automático
Galera me surgiu uma duvida hoje...
Ao usar o P.A ( piloto automático ou cruise control)
no caso do meu fiat 500 eh manual..
eu posso fazer a troca de marcha?
fiquei com essa duvida liguei o PA na quarta marcha troquei para quinta deu certo porem não sei se da para fazer isso
ainda não olhei no manual... mas fiquei com duvidas hehehe
alguém sabe alguma coisa sobre?
Ao usar o P.A ( piloto automático ou cruise control)
no caso do meu fiat 500 eh manual..
eu posso fazer a troca de marcha?
fiquei com essa duvida liguei o PA na quarta marcha troquei para quinta deu certo porem não sei se da para fazer isso
ainda não olhei no manual... mas fiquei com duvidas hehehe
alguém sabe alguma coisa sobre?
Rafael Sieben- Uomo d'onore
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Localização : Curitiba
Re: Dicas para usar o piloto automático
No caso do manual, se tu pisar na embreagem ele desliga o Piloto Automático.
raulney- Picciotto
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Re: Dicas para usar o piloto automático
raulney escreveu:No caso do manual, se tu pisar na embreagem ele desliga o Piloto Automático.
Exatamente isso !!
andermen- Moderatore Senior
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Re: Dicas para usar o piloto automático
vladimirfalcon escreveu:Hoje voltando de Aracajú estava com o piloto automático ligado e decremente ele desligou sozinho e não mais voltou, sumiu o sinal do painel. Tive que parar o carro na estrada, desligá-lo e ligá-lo novamente ai voltou a funcionar
O Meu aconteceu isso exatamente 4x, mas tambem já rodei 12mil km com ele viajando, e sempre deixo o piloto automatico ligado nos 110km/h.
Clarkkent- Capodecina
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Apelido do Carro : Cinque
Re: Dicas para usar o piloto automático
Aconteceu várias vezes comigo, deve ser uma falha do computador de bordo. Outra coisa: às vezes quando forço um pouco o motor e chego em 120 Km/h ele ascende a luz de avaria do motor. Diminuo um pouco a velocidade e apaga a luz.vladimirfalcon escreveu:Hoje voltando de Aracajú estava com o piloto automático ligado e decremente ele desligou sozinho e não mais voltou, sumiu o sinal do painel. Tive que parar o carro na estrada, desligá-lo e ligá-lo novamente ai voltou a funcionar
ledon- Uomo d'onore
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Data de inscrição : 04/10/2011
Localização : São Paulo - SP
Re: Dicas para usar o piloto automático
O meu nunca aconteceu nada disso!! No automático, se pisar em qualquer um dos dois pedais ele desmancha programação do cruise control, necessitando pressionar o Set - novamente, depois de apertar volta a manter a velocidade!
Já dirigi outros carros com piloto automático, mas tenho que dizer, o do 500 é sem sombra de dúvida, o melhor!!! Primeiro pq são 6 marchas, e isso deixa ele muito econômico, segundo pq ele é muito sensível ao terreno. detectando rapidamente as subidas e descidas, a outro ponto forte é o peso, que facilita a manutenção da velocidade.
Em corola e c4 pallas, eles custam a manter toda hora voltam marcha. e na descida embalam 6 a 10km a mais que o programado, deixando de ser uteis em cidades com muitos pardais, e radares.
Já dirigi outros carros com piloto automático, mas tenho que dizer, o do 500 é sem sombra de dúvida, o melhor!!! Primeiro pq são 6 marchas, e isso deixa ele muito econômico, segundo pq ele é muito sensível ao terreno. detectando rapidamente as subidas e descidas, a outro ponto forte é o peso, que facilita a manutenção da velocidade.
Em corola e c4 pallas, eles custam a manter toda hora voltam marcha. e na descida embalam 6 a 10km a mais que o programado, deixando de ser uteis em cidades com muitos pardais, e radares.
lmacedoi- Uomo d'onore
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Idade : 43
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Re: Dicas para usar o piloto automático
O meu sempre funciona perfeitamente e com uma suavidade muito maior que a do meu carro anterior (PT Cruiser). O meu é Dual, mas eu uso o Cruise Control sempre no modo manual e em 5ª marcha.
Rafa(el)- Consigliere
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Data de inscrição : 06/04/2012
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Localização : Varginha MG
Apelido do Carro : Miúdo
Piloto Automático - defeito de fábrica de conhecimento da FIAT
Olá pessoal, sou novo aqui e entrei no fórum justamente para ajudar o pessoal que está com problema no piloto automático.
Tenho um modelo 2012 Cult, Dualogic, 1.4 flex. O problema começou com a extrema dificuldade em "setar" a velocidade desejada. Era um Deus nos acuda para dar certo. Tinha que ser no plano tipo pia de mármore de cozinha, sem acelerar nem nada, e rezando para dar certo. Quando conseguia, se eu quisesse aumentar a velocidade usando o botão "+" do controle, ele perdia a memória e tinha que fazer tudo de novo. Quando eu reduzia ("-"), ele obedecia e o fazia de dois em dois km como informa o manual.
Pouco antes de acabar a garantia, fui fazer a revisão de 15.000 km e exigi solução para isso. Peguei dois caras da concessionária, enfiei eles no carro e fui para a estrada mostrar que não funcionava nem a pau, ou então, só quando o carro queria. Os caras confirmaram o defeito e trabalharam em cima do caso.
Aí começou o festival de chutes: primeiro trocaram um determinado módulo mas que não resolveu o problema. Voltei com o carro e partiram para a segunda tentativa, que foi trocar a central da injeção completa.
Aí deu certo.
O engraçado é que quando fui pegar o carro, um eletricista da concessionária foi inserir o código no rádio e na conversa que tive com ele ali na hora sobre o problema do piloto automático, ele disse que tinham recebido um comunicado da FIAT informando a rede que existe um defeito na injeção que dá esse problema no piloto automático, e só trocando a injeção para resolver. Uma das dicas que ele deu para identificar o problema é que ao ligar o carro (dando a partida), acende uma luz no painel (tem o desenho de uma resistência), que fica acesa por um tempo e logo apaga, e isso não acontece com o carro em ordem. E acontecia mesmo.
Entendo que isso é um vício oculto e que mesmo se o carro estiver fora da garantia, deve exigir o atendimento gratuito. A central eletrônica foi trocada e vi na nota de garantia que só ela custa R$ 2.000.
Agora ele está funcionando bem, de acordo com as instruções do manual.
Deixo uma outra dica, o piloto automático não deixa de funcionar se vc acelerar para além da velocidade programada. Se vc estiver na velocidade programada e acelerar, ele vai até onde vc pisar, mas se vc soltar o pé do acelerador e deixar a velocidade cair sozinha, ele "trava" na velocidade programada.
Perder a velocidade programada, só pisando no freio.
Boa sorte a todos e que a dica sirva para alguém.
Se alguém precisar de mais detalhes para referenciar o caso aqui descrito para poder brigar com a FIAT por seus direitos, passo os dados do meu caso para fundamentar o pleito de garantia.
Tenho um modelo 2012 Cult, Dualogic, 1.4 flex. O problema começou com a extrema dificuldade em "setar" a velocidade desejada. Era um Deus nos acuda para dar certo. Tinha que ser no plano tipo pia de mármore de cozinha, sem acelerar nem nada, e rezando para dar certo. Quando conseguia, se eu quisesse aumentar a velocidade usando o botão "+" do controle, ele perdia a memória e tinha que fazer tudo de novo. Quando eu reduzia ("-"), ele obedecia e o fazia de dois em dois km como informa o manual.
Pouco antes de acabar a garantia, fui fazer a revisão de 15.000 km e exigi solução para isso. Peguei dois caras da concessionária, enfiei eles no carro e fui para a estrada mostrar que não funcionava nem a pau, ou então, só quando o carro queria. Os caras confirmaram o defeito e trabalharam em cima do caso.
Aí começou o festival de chutes: primeiro trocaram um determinado módulo mas que não resolveu o problema. Voltei com o carro e partiram para a segunda tentativa, que foi trocar a central da injeção completa.
Aí deu certo.
O engraçado é que quando fui pegar o carro, um eletricista da concessionária foi inserir o código no rádio e na conversa que tive com ele ali na hora sobre o problema do piloto automático, ele disse que tinham recebido um comunicado da FIAT informando a rede que existe um defeito na injeção que dá esse problema no piloto automático, e só trocando a injeção para resolver. Uma das dicas que ele deu para identificar o problema é que ao ligar o carro (dando a partida), acende uma luz no painel (tem o desenho de uma resistência), que fica acesa por um tempo e logo apaga, e isso não acontece com o carro em ordem. E acontecia mesmo.
Entendo que isso é um vício oculto e que mesmo se o carro estiver fora da garantia, deve exigir o atendimento gratuito. A central eletrônica foi trocada e vi na nota de garantia que só ela custa R$ 2.000.
Agora ele está funcionando bem, de acordo com as instruções do manual.
Deixo uma outra dica, o piloto automático não deixa de funcionar se vc acelerar para além da velocidade programada. Se vc estiver na velocidade programada e acelerar, ele vai até onde vc pisar, mas se vc soltar o pé do acelerador e deixar a velocidade cair sozinha, ele "trava" na velocidade programada.
Perder a velocidade programada, só pisando no freio.
Boa sorte a todos e que a dica sirva para alguém.
Se alguém precisar de mais detalhes para referenciar o caso aqui descrito para poder brigar com a FIAT por seus direitos, passo os dados do meu caso para fundamentar o pleito de garantia.
André SP- Não-iniciado
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