500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
+18
DecomedRJ
Serafa
caio_reinhardt
GuiPR
the_engineer
Kew
Zolet
andermen
Bill.500
jordaolu
ricogb
tech3000
rodrigo.fiat500
gvchagas
Davide
Ricardo Fasano
b0fh
tales.l.viana
22 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Amigos,
Tenho um 500 cult -1.4 /2012 e somente 15.000 Km rodado. Ele é uma excelente carro, porem, ele faz 7,5 a 8,6 km/l na cidade, o que acho alto, devido a ser um carro 1.4 e ser peso "pena". Minha direção é econômica, sempre digiro só, troco de marcha entre 2.000 a 2.500 Rpm e uso gasolina aditivada. Já esta revisado e não houve alguma indicação anormal na mecânica.
Então, é normal esse consumo ou há uma defeito de fabrica?
Tenho um 500 cult -1.4 /2012 e somente 15.000 Km rodado. Ele é uma excelente carro, porem, ele faz 7,5 a 8,6 km/l na cidade, o que acho alto, devido a ser um carro 1.4 e ser peso "pena". Minha direção é econômica, sempre digiro só, troco de marcha entre 2.000 a 2.500 Rpm e uso gasolina aditivada. Já esta revisado e não houve alguma indicação anormal na mecânica.
Então, é normal esse consumo ou há uma defeito de fabrica?
tales.l.viana- Não-iniciado
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/01/2014
Idade : 40
Localização : Belem do Pará
Apelido do Carro : Besouro Azul
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
O 500 não tem peso pena não, muito pelo contrário, ele é mais pesado que os populares por conta de sua construção e no Brasil, infelizmente gasolina aditivada não é sinônimo de qualidade e de melhor consumo.
Na cidade, se o trânsito for pesado, com muito acelera é pára o consumo será alto, mesmo com baixas rotações.
O consumo do seu carro está alto, porém nada absurdo pois se trata de um motor flex.
Na cidade, se o trânsito for pesado, com muito acelera é pára o consumo será alto, mesmo com baixas rotações.
O consumo do seu carro está alto, porém nada absurdo pois se trata de um motor flex.
Convidado- Convidado
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
meu multiair faz mais de 11 na cidade e 15 na estrada (sem pisar fundo, evidentemente... rs)
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 51
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Também tenho esse consumo na cidade..
Isso sem pisar, porque quando acelero mais um pouco, faço 6.7km/l..
Isso sem pisar, porque quando acelero mais um pouco, faço 6.7km/l..
Ricardo Fasano- Não-iniciado
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : Kinder Ovo
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
é o milagre do carro fléxil, pelo jeito.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 51
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Olá Tales, dependendo da pisada, transito mais ou menos pesado e topologia da cidade, o teu consumo está até normal.
Se os trechos que você percorre são de certa forma curtos aí que piora mais ainda.
Mas carro Flex é assim mesmo, não faz nada direito, e além disso o 500 a despeito do que a maioria acha, é sim um carro pesadinho pelo porte dele.
Não tenho como te ajudar pra comparar pois abasteço o tempo todo no alcool, mas eu também tinha expectativas de melhores consumos que acabaram não se concretizando.
Minha média 80% estrada e 20% cidade e com o pé um pouco nervoso, resultam em médias entre 8,8 a 10,5 Km/litro no etanol.
Abraços
Se os trechos que você percorre são de certa forma curtos aí que piora mais ainda.
Mas carro Flex é assim mesmo, não faz nada direito, e além disso o 500 a despeito do que a maioria acha, é sim um carro pesadinho pelo porte dele.
Não tenho como te ajudar pra comparar pois abasteço o tempo todo no alcool, mas eu também tinha expectativas de melhores consumos que acabaram não se concretizando.
Minha média 80% estrada e 20% cidade e com o pé um pouco nervoso, resultam em médias entre 8,8 a 10,5 Km/litro no etanol.
Abraços
Davide- Uomo d'onore
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/12/2013
Localização : Sorocaba
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Vou compartilhar uma planilha que faço desde que tirei o carro da CSS.
Resumindo eu abasteci 99% das vezes com gasolina Podium, sendo que apenas abasteci com a "podium" da Ipiranga (Original Premium) duas vezes, pois foi durante um aumento do combustível e a gasolina da BR chegou a R$4,10...
Nessas duas vezes que usei a Premium reparei que o carro grilou, me fazendo voltar a Podium.
Sobre o consumo... acredito que o fator mais influente seja o pé do motorista como podem ver no relatório em anexo.
O consumo foi muito baixo nos primeiros meses, sabem como é né... carro novo... a gente gosta de dar umas esticadas e conhecer mais o bichano..
Nas três ultimas linhas podem reparar um consumo bem interessante, ja que é um percurso misto com 70% na estrada. Como o percurso na estrada era exatamente o mesmo (90km), com Cruise Control e sem transito, aproveitei e fiz alguns testes:
A 110km/h o consumo ficou em 12km/l
A 100km/h ficou na base de 13km/l
A 90km/h chegou a 15km/l
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Resumindo eu abasteci 99% das vezes com gasolina Podium, sendo que apenas abasteci com a "podium" da Ipiranga (Original Premium) duas vezes, pois foi durante um aumento do combustível e a gasolina da BR chegou a R$4,10...
Nessas duas vezes que usei a Premium reparei que o carro grilou, me fazendo voltar a Podium.
Sobre o consumo... acredito que o fator mais influente seja o pé do motorista como podem ver no relatório em anexo.
O consumo foi muito baixo nos primeiros meses, sabem como é né... carro novo... a gente gosta de dar umas esticadas e conhecer mais o bichano..
Nas três ultimas linhas podem reparar um consumo bem interessante, ja que é um percurso misto com 70% na estrada. Como o percurso na estrada era exatamente o mesmo (90km), com Cruise Control e sem transito, aproveitei e fiz alguns testes:
A 110km/h o consumo ficou em 12km/l
A 100km/h ficou na base de 13km/l
A 90km/h chegou a 15km/l
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Chagas,
Valeu pelo detalhamento!
Em resumo creio que meu consumo esteja correto mesmo
É uma pena, um carro com tanta tecnologia empregada, de tamanho compacto, ter esse consumo.
Vou aderir a sua planilha.
grande abraço!
Valeu pelo detalhamento!
Em resumo creio que meu consumo esteja correto mesmo
É uma pena, um carro com tanta tecnologia empregada, de tamanho compacto, ter esse consumo.
Vou aderir a sua planilha.
grande abraço!
tales.l.viana- Não-iniciado
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 20/01/2014
Idade : 40
Localização : Belem do Pará
Apelido do Carro : Besouro Azul
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Boa tarde a todos, tenho um sport air flex 13/14 montado no México dia 13/12/13 como consta no relatório de fabricação e entregue pra mim dia 26/12/13 pela concessionaria Via Porto de Curitiba, está completando 1 mês, e moro em cidade pequena, o meu veiculo ta fazendo 10,7 na cidade com gasolina, e na estrada fez 15,4 na gasolina, pra 1 carro de 1150 kilos tá ótimo, qdo forcei nessa mesma estrada ficou em 13,1, eu deixo o meu no botão trip com o consumo instantâneo, e vou monitorando por ali, aquela variação de valores que mostra ali nunca falhou
rodrigo.fiat500- Uomo d'onore
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 16/01/2014
Idade : 41
Localização : Cerro Azul - PR
Apelido do Carro : Carrinho de Fricção
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
tá fazendo a mesma coisa que o meu não flex... bom saber.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 51
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Eu achei meio alto sim, também tenho um Cult e sou pé de chumbo (que rende umas discussões com a patroa, hehehe) e em trecho urbano de Curitiba pegando aclives e declives no caminho faz 11,5 no pé pesado e eu indo mais macio faz 12,5 (mas isso não consigo quase nunca).
8,5 eu faço no etanol pesando o pé...
Eu pediria uma reprogramação da central na revisão e outras verificações de consumo pois na minha opinião de 7,5 a 8,6 na gasolina em um Cult flex tá bem alto, isso é consumo de carro maior e com motor "maior" também.
Já experimentou no etanol pra ver?
8,5 eu faço no etanol pesando o pé...
Eu pediria uma reprogramação da central na revisão e outras verificações de consumo pois na minha opinião de 7,5 a 8,6 na gasolina em um Cult flex tá bem alto, isso é consumo de carro maior e com motor "maior" também.
Já experimentou no etanol pra ver?
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Tá normal. Trânsito + cidade + flex + carro pesado (comofalaram, 500 não é um carro leve) dá nisso.
Aqui no sport, sem trânsito dá pra fazer uns 10km/l na cidade. Já com transito, fica entre 7 e 8.
Aqui no sport, sem trânsito dá pra fazer uns 10km/l na cidade. Já com transito, fica entre 7 e 8.
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 32
Localização : São Bernardo / SP
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Além disto precisa levar em consideração o uso constante (ou não) do ar condicionado.
O que notei nestas primeiras semanas de uso é que o ar não freia tanto o carro durante o uso, mas, no consumo reflete em aproximadamente 8/10% da média,
abraços
O que notei nestas primeiras semanas de uso é que o ar não freia tanto o carro durante o uso, mas, no consumo reflete em aproximadamente 8/10% da média,
abraços
Davide- Uomo d'onore
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/12/2013
Localização : Sorocaba
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
O meu faz 10-11 na cidade e 16 na estrada...
Mas, quando o trânsito não está pesado, ou melhor, quando quase não há carros na cidade, faz até 13...
Detalhe, meu ar condicionado só fica ligado.
Mas, quando o trânsito não está pesado, ou melhor, quando quase não há carros na cidade, faz até 13...
Detalhe, meu ar condicionado só fica ligado.
jordaolu- Não-iniciado
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 39
Localização : Goiânia
Apelido do Carro : Cerejinha
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
boa noite amigos, meu Ligeirinho que o diga, na cidade com trânsito truncado faz 6,5-7km/l mas na estrada a qual já fiz mais de 40mil/km ele é fantástico, vai as médias:
90km/h :> 23km/l
110km/h :> 13km/l
150km/h :> 10km/l
180km/h :> 8km/l
estas médias com piloto automático ligado, em estrada sem trânsito, percursos de 100km e média do computador de bordo do Ligeirinho.
A econômia não faz parte do 500, mas a forma de dirigir influência.
90km/h :> 23km/l
110km/h :> 13km/l
150km/h :> 10km/l
180km/h :> 8km/l
estas médias com piloto automático ligado, em estrada sem trânsito, percursos de 100km e média do computador de bordo do Ligeirinho.
A econômia não faz parte do 500, mas a forma de dirigir influência.
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Bill.500 escreveu:boa noite amigos, meu Ligeirinho que o diga, na cidade com trânsito truncado faz 6,5-7km/l mas na estrada a qual já fiz mais de 40mil/km ele é fantástico, vai as médias:
90km/h :> 23km/l
110km/h :> 13km/l
150km/h :> 10km/l
180km/h :> 8km/l
estas médias com piloto automático ligado, em estrada sem trânsito, percursos de 100km e média do computador de bordo do Ligeirinho.
A econômia não faz parte do 500, mas a forma de dirigir influência.
180 km/h de média num Cult 1.4 original ?
andermen- Moderatore Senior
- Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 50
Localização : São Gonçalo
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
andermen escreveu:Bill.500 escreveu:boa noite amigos, meu Ligeirinho que o diga, na cidade com trânsito truncado faz 6,5-7km/l mas na estrada a qual já fiz mais de 40mil/km ele é fantástico, vai as médias:
90km/h :> 23km/l
110km/h :> 13km/l
150km/h :> 10km/l
180km/h :> 8km/l
estas médias com piloto automático ligado, em estrada sem trânsito, percursos de 100km e média do computador de bordo do Ligeirinho.
A econômia não faz parte do 500, mas a forma de dirigir influência.
180 km/h de média num Cult 1.4 original ?
não mano, o Ligeirinho (ver configuração ao lado) não é flex modelo original 2012, em condições climáticas favoráveis, vento a favor 30km/h, trânsito zero, ar desligado, pneus calibrados em 32lib, carro revisado por mecânico de confiança (nada contra a Ccs) e ajustado com 37mil/km. obs sem passageiro e bagagem de 5kg.
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Esse fim de ano fiz uma viagem Florianópolis - Belo Horizonte com o meu:
2 adultos, ar condicionado 100% do tempo, porta malas entupido, assim como o banco traseiro carregado, luz baixa 100% do tempo (sim, da uma pequena diferença):
A 100km/h de média (BR 101 até Curitiba) - 14,8km/h
A 110km/h de médio (Após Curitiba) - 14,3km/h
Média real, com o piloto automatico ligado.
Bom, eu estava quase em "carga maxima". Porém sempre calibro 35/30.
Fiquei de cara com a diferença a 110km/h, o que é provavelmente devido a aerodinâmica do meu Sport que é um pouco melhor que do Louge.
2 adultos, ar condicionado 100% do tempo, porta malas entupido, assim como o banco traseiro carregado, luz baixa 100% do tempo (sim, da uma pequena diferença):
A 100km/h de média (BR 101 até Curitiba) - 14,8km/h
A 110km/h de médio (Após Curitiba) - 14,3km/h
Média real, com o piloto automatico ligado.
Bom, eu estava quase em "carga maxima". Porém sempre calibro 35/30.
Fiquei de cara com a diferença a 110km/h, o que é provavelmente devido a aerodinâmica do meu Sport que é um pouco melhor que do Louge.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Bill.500 escreveu:boa noite amigos, meu Ligeirinho que o diga, na cidade com trânsito truncado faz 6,5-7km/l mas na estrada a qual já fiz mais de 40mil/km ele é fantástico, vai as médias:
90km/h :> 23km/l
110km/h :> 13km/l
150km/h :> 10km/l
180km/h :> 8km/l
estas médias com piloto automático ligado, em estrada sem trânsito, percursos de 100km e média do computador de bordo do Ligeirinho.
A econômia não faz parte do 500, mas a forma de dirigir influência.
Em Curitóbas, já que tem uma galera aqui que é da cidade, eu faço 10,5km/l. Dirijo para econizar mesmo, se pisar o consumo piora muito.
Estrada, a 90km/h, faz 15km/l, a 110km/h uns 13km/l também. Acima disso é contra a lei .
Kew- Capodecina
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 01/12/2011
Localização : Curitóbas
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Não sei se é a cidade de vocês com o transito louco, ou o pé, mas minha média de consumo na cidade fica em torno de 13 km/l, caso o ar fique ligado o consumo cai para 11 km/l mas nada tão assustador. Abasteço com gasolina comum na Shell. Na estrada, com o carro lotado já consegui uma média de 17 km/l, somente eu e minha namorada 20 km/l, claro que na estrada a velocidade não pode ultrapassar dos 90 km/h pois senão eleva o consumo.
the_engineer- Não-iniciado
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/05/2014
Idade : 33
Localização : Porto Alegre
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Tb to assustado com o meu.
Gasolina - 9,3 média
Álcool - 7,5 média
Só rodo na cidade.
To andando leve.
Ar desligado
Alguém pode nos disse se eu deixar o SPORT ativo terei uma diferença grande de consumo?
Gasolina - 9,3 média
Álcool - 7,5 média
Só rodo na cidade.
To andando leve.
Ar desligado
Alguém pode nos disse se eu deixar o SPORT ativo terei uma diferença grande de consumo?
GuiPR- Uomo d'onore
- Mensagens : 83
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 42
Localização : Belo Horizonte
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
O meu é o mais bêbado daqui de casa hahaha, faz de 6,5km/l (andando) a 8km/l (tranquilo) na cidade
Já na estrada andando normal faz 12/13, depende muito da velocidade
O osso é que o câmbio A/T não contribui muito pra que o consumo fique baixo...
Já na estrada andando normal faz 12/13, depende muito da velocidade
O osso é que o câmbio A/T não contribui muito pra que o consumo fique baixo...
caio_reinhardt- Consigliere
- Mensagens : 445
Data de inscrição : 23/08/2013
Idade : 30
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Tico
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
O meu tem feito 12,0 km/L na cidade, mas eu tento seguir o que o manual diz para ter o máximo de economia.
Tem uma página que diz qual a velocidade ideal de troca de marchas para isso. Se não me engano é algo como:
(é mais ou menos isso, precisaria olhar pra ter os valores exatos).
1ª para 2ª: 17 km/h
2ª para 3ª: 27 km/h
3ª para 4ª: 40 km/h
4ª para 5ª: 55 km/h
5º para 6ª: 65 km/h (o meu é polonês).
O ideal é andar só "tirando a casquinha" do acelerador e trocar de marchas o mais cedo possível para ter um baixo consumo.
Outra coisa que faz diferença é manter a calibragem dos pneus. O manual recomenda fazer isso a cada 500km. Como eu ando 10 mil km por ano, então isso acontece a cada 20 dias. Tem gente que fica 6 meses sem calibrar...
E um terceiro ponto muito importante é não usar o freio o tempo todo, tanto entre semáforos na cidade quanto na cidade naquele trânsito de "anda e pára". Tecnicamente, o freio é um dissipador de energia (cinética, no caso). Toda vez que você pisa no freio, você "desperdiçou" aquela velocidade que você conseguiu consumindo gasolina. Se você procurar apenas tirar o pé do acelerador ao invés de frear o carro, com certeza o carro vai consumir muito menos combustível. Muitas vezes, as pessoas freiam o carro desnecessariamente quando elas poderiam apenas ter "tirado o pé". Ou então é porque o motorista acelerou demais em um trecho que não precisava.
Abs!
Tem uma página que diz qual a velocidade ideal de troca de marchas para isso. Se não me engano é algo como:
(é mais ou menos isso, precisaria olhar pra ter os valores exatos).
1ª para 2ª: 17 km/h
2ª para 3ª: 27 km/h
3ª para 4ª: 40 km/h
4ª para 5ª: 55 km/h
5º para 6ª: 65 km/h (o meu é polonês).
O ideal é andar só "tirando a casquinha" do acelerador e trocar de marchas o mais cedo possível para ter um baixo consumo.
Outra coisa que faz diferença é manter a calibragem dos pneus. O manual recomenda fazer isso a cada 500km. Como eu ando 10 mil km por ano, então isso acontece a cada 20 dias. Tem gente que fica 6 meses sem calibrar...
E um terceiro ponto muito importante é não usar o freio o tempo todo, tanto entre semáforos na cidade quanto na cidade naquele trânsito de "anda e pára". Tecnicamente, o freio é um dissipador de energia (cinética, no caso). Toda vez que você pisa no freio, você "desperdiçou" aquela velocidade que você conseguiu consumindo gasolina. Se você procurar apenas tirar o pé do acelerador ao invés de frear o carro, com certeza o carro vai consumir muito menos combustível. Muitas vezes, as pessoas freiam o carro desnecessariamente quando elas poderiam apenas ter "tirado o pé". Ou então é porque o motorista acelerou demais em um trecho que não precisava.
Abs!
Serafa- Consigliere
- Mensagens : 217
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 38
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Kinder
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
Serafa escreveu:O meu tem feito 12,0 km/L na cidade, mas eu tento seguir o que o manual diz para ter o máximo de economia.
Tem uma página que diz qual a velocidade ideal de troca de marchas para isso. Se não me engano é algo como:
(é mais ou menos isso, precisaria olhar pra ter os valores exatos).
1ª para 2ª: 17 km/h
2ª para 3ª: 27 km/h
3ª para 4ª: 40 km/h
4ª para 5ª: 55 km/h
5º para 6ª: 65 km/h (o meu é polonês).
O ideal é andar só "tirando a casquinha" do acelerador e trocar de marchas o mais cedo possível para ter um baixo consumo.
Outra coisa que faz diferença é manter a calibragem dos pneus. O manual recomenda fazer isso a cada 500km. Como eu ando 10 mil km por ano, então isso acontece a cada 20 dias. Tem gente que fica 6 meses sem calibrar...
E um terceiro ponto muito importante é não usar o freio o tempo todo, tanto entre semáforos na cidade quanto na cidade naquele trânsito de "anda e pára". Tecnicamente, o freio é um dissipador de energia (cinética, no caso). Toda vez que você pisa no freio, você "desperdiçou" aquela velocidade que você conseguiu consumindo gasolina. Se você procurar apenas tirar o pé do acelerador ao invés de frear o carro, com certeza o carro vai consumir muito menos combustível. Muitas vezes, as pessoas freiam o carro desnecessariamente quando elas poderiam apenas ter "tirado o pé". Ou então é porque o motorista acelerou demais em um trecho que não precisava.
Abs!
Essa última dica dos freios tem um monte de gente que não tem perícia e nem cuidado pra isso, prefiro que continuem gastando seu combustível e suas pastilhas mantendo seus carros longe das traseiras dos outros, hehehe...
Mas realmente acontece e é justamente com os que menos tem noção de aceleração e distância, para esses melhor a prudência mesmo.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: 500 1.4 CULT - ALTO CONSUMO
tech3000 escreveu:Serafa escreveu:O meu tem feito 12,0 km/L na cidade, mas eu tento seguir o que o manual diz para ter o máximo de economia.
Tem uma página que diz qual a velocidade ideal de troca de marchas para isso. Se não me engano é algo como:
(é mais ou menos isso, precisaria olhar pra ter os valores exatos).
1ª para 2ª: 17 km/h
2ª para 3ª: 27 km/h
3ª para 4ª: 40 km/h
4ª para 5ª: 55 km/h
5º para 6ª: 65 km/h (o meu é polonês).
O ideal é andar só "tirando a casquinha" do acelerador e trocar de marchas o mais cedo possível para ter um baixo consumo.
Outra coisa que faz diferença é manter a calibragem dos pneus. O manual recomenda fazer isso a cada 500km. Como eu ando 10 mil km por ano, então isso acontece a cada 20 dias. Tem gente que fica 6 meses sem calibrar...
E um terceiro ponto muito importante é não usar o freio o tempo todo, tanto entre semáforos na cidade quanto na cidade naquele trânsito de "anda e pára". Tecnicamente, o freio é um dissipador de energia (cinética, no caso). Toda vez que você pisa no freio, você "desperdiçou" aquela velocidade que você conseguiu consumindo gasolina. Se você procurar apenas tirar o pé do acelerador ao invés de frear o carro, com certeza o carro vai consumir muito menos combustível. Muitas vezes, as pessoas freiam o carro desnecessariamente quando elas poderiam apenas ter "tirado o pé". Ou então é porque o motorista acelerou demais em um trecho que não precisava.
Abs!
Essa última dica dos freios tem um monte de gente que não tem perícia e nem cuidado pra isso, prefiro que continuem gastando seu combustível e suas pastilhas mantendo seus carros longe das traseiras dos outros, hehehe...
Mas realmente acontece e é justamente com os que menos tem noção de aceleração e distância, para esses melhor a prudência mesmo.
Cara mais ou menos, realmente tem gente que adora um freio, nunca vi rsss. O carro da frente tá longe, acendeu a luzinha o cara já chapa o pé no freio rsss. No entanto, acho que isso não tem muito como ensinar, ou cora tem hábito, aprendeu assim ou não, infelizmente, pois isso amarra bastante o trânsito.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [CONSUMO] Estatísticas e médias.
» Duvida: Cult Preto DUAL x Cult Cinza MEC (Ambos Com teto) x Cult Branco MEC (Sem Teto)
» [VENDO] Fiat 500 Cult 1.4 Cult 8V Flex Manual 2012 / R$ 29.900,00
» [VENDO] Fiat 500 Cult 1.4 Cult 8V Flex Manual 2012 / R$ 31.900,00
» Alto Falantes...
» Duvida: Cult Preto DUAL x Cult Cinza MEC (Ambos Com teto) x Cult Branco MEC (Sem Teto)
» [VENDO] Fiat 500 Cult 1.4 Cult 8V Flex Manual 2012 / R$ 29.900,00
» [VENDO] Fiat 500 Cult 1.4 Cult 8V Flex Manual 2012 / R$ 31.900,00
» Alto Falantes...
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004