500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Abrir o motor" Mito ou Realidade

2 participantes

Ir para baixo

"Abrir o motor" Mito ou Realidade Empty "Abrir o motor" Mito ou Realidade

Mensagem por paulo.r.l.castellar 24/3/2014, 23:19

Olá Pessoas,

Como alguns já sabem peguei meu pequeno na semana passada, desde meu primeiro carro ouço algumas pessoas falarem que tem que forçar o carro p abrir o motor e melhorar o consumo, mito ou realidade?
Vejo aqui o relato de pessoas que fazem 10k/L na cidade com o mesmo modelo que o meu, Cult/dual/1.4 Flex.
Ainda não tenho parâmetro porque peguei meu carro na quarta passada e não tem tem como saber como o antigo dono dirigia. Hoje ele marca consumo médio de 8,7 no instantâneo chega a marcar 10 a 70km. Então a pergunta, vale a pena forçar o carro para "abrir o motor" ou meu consumo está na média?
paulo.r.l.castellar
paulo.r.l.castellar
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/03/2014

Idade : 44
Localização : Vila Velha, Brazil


Ir para o topo Ir para baixo

"Abrir o motor" Mito ou Realidade Empty Re: "Abrir o motor" Mito ou Realidade

Mensagem por Zolet 25/3/2014, 08:31

Não faça isso!

Muito pelo contrário, ande "na manha" por uns 3000km ao menos.

Apesar de não existirem mais rebarbas e as tolerancias de fabricação de hoje em dia serem muito bem controladas, o motor é uma maquina que trabalha em rotações diversas. Assim, em determinadas rotações e condições de uso (principalmente quando o motor é novo) ainda há pouco lubrificação, fazendo com que haja contato metal/metal. Depois de um tempo (esses km recomendados como falei ai em cima) essa região de contato metal/metal é polida, e porventura vem a ter lubrificação com uma camada de oleo entre as peças deslizantes. Isso se chama "amaciar" o motor (do ponto de vista de lubrificação). É por essa razão que o consumo melhora depois de um tempo, pois essa lubrificação metal/metal gasta muito mais energia que a metal/oleo/metal.

Esse fenômeno é visto não só em motores de carro, mas também, por exemplo, em geladeiras. Depois de um tempo o consumo de energia delas cai...

Isso tem que ser feito no tempo certo. É aquela historia: uma mulher da a luz a uma criança em nove meses, nove mulheres não conseguem dar a luz a uma criança em um mês...

Outro detalhe. Após mais ou menos 3000km os pneus também ficam "amaciados", melhorando o consumo do carro.

Respondendo tua pergunta: NÃO VALE A PENA. Seja paciente. Ansiedade é a doença do seculo Smile 

Fique a vontade pra ouvir opiniões contrárias, e fazer do jeito que tu quiser, afinal o carro é teu! O embasamento pra minha opinião tu pode ver se clicar em "WWW" ai no meu perfil Smile
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

"Abrir o motor" Mito ou Realidade Empty Re: "Abrir o motor" Mito ou Realidade

Mensagem por paulo.r.l.castellar 26/3/2014, 22:14

Ja percebi alguma melhoria no consumo médio, estou testando respeitar as trocas de marcha pisando mais leve no arranque, subiu de 8,5 para 8,9. Claro que estou falando de consumo médio e não do instantâneo
paulo.r.l.castellar
paulo.r.l.castellar
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/03/2014

Idade : 44
Localização : Vila Velha, Brazil


Ir para o topo Ir para baixo

"Abrir o motor" Mito ou Realidade Empty Re: "Abrir o motor" Mito ou Realidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos