"Abrir o motor" Mito ou Realidade
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"Abrir o motor" Mito ou Realidade
Olá Pessoas,
Como alguns já sabem peguei meu pequeno na semana passada, desde meu primeiro carro ouço algumas pessoas falarem que tem que forçar o carro p abrir o motor e melhorar o consumo, mito ou realidade?
Vejo aqui o relato de pessoas que fazem 10k/L na cidade com o mesmo modelo que o meu, Cult/dual/1.4 Flex.
Ainda não tenho parâmetro porque peguei meu carro na quarta passada e não tem tem como saber como o antigo dono dirigia. Hoje ele marca consumo médio de 8,7 no instantâneo chega a marcar 10 a 70km. Então a pergunta, vale a pena forçar o carro para "abrir o motor" ou meu consumo está na média?
Como alguns já sabem peguei meu pequeno na semana passada, desde meu primeiro carro ouço algumas pessoas falarem que tem que forçar o carro p abrir o motor e melhorar o consumo, mito ou realidade?
Vejo aqui o relato de pessoas que fazem 10k/L na cidade com o mesmo modelo que o meu, Cult/dual/1.4 Flex.
Ainda não tenho parâmetro porque peguei meu carro na quarta passada e não tem tem como saber como o antigo dono dirigia. Hoje ele marca consumo médio de 8,7 no instantâneo chega a marcar 10 a 70km. Então a pergunta, vale a pena forçar o carro para "abrir o motor" ou meu consumo está na média?
paulo.r.l.castellar- Picciotto
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 45
Localização : Vila Velha, Brazil
Re: "Abrir o motor" Mito ou Realidade
Não faça isso!
Muito pelo contrário, ande "na manha" por uns 3000km ao menos.
Apesar de não existirem mais rebarbas e as tolerancias de fabricação de hoje em dia serem muito bem controladas, o motor é uma maquina que trabalha em rotações diversas. Assim, em determinadas rotações e condições de uso (principalmente quando o motor é novo) ainda há pouco lubrificação, fazendo com que haja contato metal/metal. Depois de um tempo (esses km recomendados como falei ai em cima) essa região de contato metal/metal é polida, e porventura vem a ter lubrificação com uma camada de oleo entre as peças deslizantes. Isso se chama "amaciar" o motor (do ponto de vista de lubrificação). É por essa razão que o consumo melhora depois de um tempo, pois essa lubrificação metal/metal gasta muito mais energia que a metal/oleo/metal.
Esse fenômeno é visto não só em motores de carro, mas também, por exemplo, em geladeiras. Depois de um tempo o consumo de energia delas cai...
Isso tem que ser feito no tempo certo. É aquela historia: uma mulher da a luz a uma criança em nove meses, nove mulheres não conseguem dar a luz a uma criança em um mês...
Outro detalhe. Após mais ou menos 3000km os pneus também ficam "amaciados", melhorando o consumo do carro.
Respondendo tua pergunta: NÃO VALE A PENA. Seja paciente. Ansiedade é a doença do seculo
Fique a vontade pra ouvir opiniões contrárias, e fazer do jeito que tu quiser, afinal o carro é teu! O embasamento pra minha opinião tu pode ver se clicar em "WWW" ai no meu perfil
Muito pelo contrário, ande "na manha" por uns 3000km ao menos.
Apesar de não existirem mais rebarbas e as tolerancias de fabricação de hoje em dia serem muito bem controladas, o motor é uma maquina que trabalha em rotações diversas. Assim, em determinadas rotações e condições de uso (principalmente quando o motor é novo) ainda há pouco lubrificação, fazendo com que haja contato metal/metal. Depois de um tempo (esses km recomendados como falei ai em cima) essa região de contato metal/metal é polida, e porventura vem a ter lubrificação com uma camada de oleo entre as peças deslizantes. Isso se chama "amaciar" o motor (do ponto de vista de lubrificação). É por essa razão que o consumo melhora depois de um tempo, pois essa lubrificação metal/metal gasta muito mais energia que a metal/oleo/metal.
Esse fenômeno é visto não só em motores de carro, mas também, por exemplo, em geladeiras. Depois de um tempo o consumo de energia delas cai...
Isso tem que ser feito no tempo certo. É aquela historia: uma mulher da a luz a uma criança em nove meses, nove mulheres não conseguem dar a luz a uma criança em um mês...
Outro detalhe. Após mais ou menos 3000km os pneus também ficam "amaciados", melhorando o consumo do carro.
Respondendo tua pergunta: NÃO VALE A PENA. Seja paciente. Ansiedade é a doença do seculo
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Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: "Abrir o motor" Mito ou Realidade
Ja percebi alguma melhoria no consumo médio, estou testando respeitar as trocas de marcha pisando mais leve no arranque, subiu de 8,5 para 8,9. Claro que estou falando de consumo médio e não do instantâneo
paulo.r.l.castellar- Picciotto
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 45
Localização : Vila Velha, Brazil
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