500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

+3
ipostnak3d
joliveira
AlissonSilva
7 participantes

Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por AlissonSilva 2/9/2014, 21:38

Boa noite galera, sou novo por aqui e estou precisando de uma ajuda.

Estou pretendendo instalar um módulo taramp's HD1200rms ligado a dois autofalantes, e um outro módulo menor taramp's TA400rms para os drivers e tweeters. Não pretendo mudar o radio original do 500 e tbm não quero perder o Blue&Me se possível..

Então galera, alguem me ajuda com dicas de como instalar isso, em relação a como ligar esses equipamentos no radio.
Obrigado desde ja. 

AlissonSilva
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/08/2014

Localização : Manaus


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por joliveira 3/9/2014, 22:29

Vamos lá, vou tentar explicar.

Vai precisar de um conector ISO macho e fêmea (aquele marrom e preto), r$20,00
cabo de energia pro módulo e porta fusível (verifique qual é o mais adequado pro seu módulo) média de r$100,00
fiação de entrada pro módulo e retorno do modulo para os falantes, média de r$100,00

Não sei se esses módulos que comentou tem entrada alta ou baixa (fio ou RCA), se for RCA precisa de adaptador e cabo RCA, um bom custa uns r$120,00, mas eu comprei um simples no submarino e paguei 45,00,me serviu muito bem. Cabo varia de acordo com a qualidade, média de 100,00 Tbm.

Para instalação pegar os fios correspondentes aos fios de sinal pro alto falante (cinza, roxo, verde e branco) do conector macho marrom e ligar cada par em um par de fios que vai pro módulo.
Caso o modulo só tenha entrada baixa (RCA) faça a ligação dos fios no adaptador da mesma forma, respeitando as cores, porém com fio menor, pois quanto mais perto do rádio o adaptador ficar, melhor. (aí os cabos RCA irão até o modulo aí invés dos fios).

No conector fêmea preto, ligar outro jogo de fios que virá como retorno amplificado do modulo, mesmo esquema de cores.

Até agora temos 2 conectores, cada um com fiação de tamanho suficiente para chegar até o modulo (seja no porta malas, embaixo do banco ou qqr lugar que vá colocar o modulo)

Sobrou o conector fêmea e macho preto, para alimentação de energia do rádio.
Esse não tem segredo, liga os fios de um conector no outro, respeitando as cores e pronto. Só tem um pequeno detalhe que a posição de 2 ou 3 fios nesse conector não estão na mesma posição que no original do carro, olhe no conector original a posição dos fios e faça o reposicionamento adequado.

Fio remoto pro acionamento do módulo.
O rádio original não tem saída para isso, eu usei sinal de um fio do conector do Blue&me (faz tempo que fiz isso, não lembro a cor, mas é só ir testando com multímetro e ver qual tem sinal, eu acho que era fio azul)
Descasque uma pequena parte do fio e ligue o fio remoto.
Uma outra alternativa seria ligar o remoto no 12v pós chave do rádio, assim o modulo só ligaria com a ignição ligada, mas assim creio que o modulo não vai ligar se o carro estiver desligado.

Ligação de energia e dos fios no modulo não tem segredo, só seguir o manual e ver qual liga onde é pronto.

Não sei se expliquei o que vc queria saber, caso tenha alguma dúvida, só perguntar aí.

Boa sorte na instalação.

Abraços
joliveira
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 337
Data de inscrição : 25/01/2012

Idade : 38
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por joliveira 3/9/2014, 22:39

Ahhh, um detalhe que me dei conta agora, pelo que entendi, o modulo é só pro trio elétrico, não vai tocar os falantes originais do carro, é isso?

Se for vai mudar um pouco a instalado, ficará mais simples.

Ligue os conectores macho e fêmea com os fios do alto falante (cinza, roxo, verde e branco) da mesma forma que fez com o conector de energia, mais aí puxa um fio a mais de cada, que é o que vai passar o sinal até o modulo. dessa forma, serão 3 fios ligados juntos.

Pronto, vai ficar um conector macho/fêmea com fio apêndice pro módulo ou pro adaptador RCA.

Aí do modulo pro trio é só fazer a ligação confirme o manual do modulo.
joliveira
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 337
Data de inscrição : 25/01/2012

Idade : 38
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por AlissonSilva 4/9/2014, 00:47

Obrigado João Victor, com certeza o instalador vai conseguir entender sua explicação! 
ajudou bastante!

AlissonSilva
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/08/2014

Localização : Manaus


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por ipostnak3d 11/4/2015, 01:20

ola.

irei reviver este post.

como ficou a instalacao de seu som alisson?

eu estou querendo apenas trocar meus altos falantes e deixar o som original. nao quero tambem perder o bluetooth.

mas o cara da loja do som fica falando que eu devo adicionar um sub+amp, aqueles 2 em 1 plug e play, para eu ter um som grave, assim se eu quiser tirar a caixa do porta malas e so desconectar.

mas eu nem isso quero, nao sou la daquelas que o som te que ficar perfeito. quero apenas um som legal para ouvir dentro do carro, nada alto.

o que voces sugerem?

obrigada!

ipostnak3d
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 94
Data de inscrição : 25/10/2013

Localização : goiania


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Som Bose

Mensagem por guizoargenta 27/5/2015, 22:26

joliveira escreveu:Vamos lá, vou tentar explicar.

Vai precisar de um conector ISO macho e fêmea (aquele marrom e preto), r$20,00
cabo de energia pro módulo e porta fusível (verifique qual é o mais adequado pro seu módulo) média de r$100,00
fiação de entrada pro módulo e retorno do modulo para os falantes, média de r$100,00

Não sei se esses módulos que comentou tem entrada alta ou baixa (fio ou RCA), se for RCA precisa de adaptador e cabo RCA, um bom custa uns r$120,00, mas eu comprei um simples no submarino e paguei 45,00,me serviu muito bem. Cabo varia de acordo com a qualidade, média de 100,00 Tbm.

Para instalação pegar os fios correspondentes aos fios de sinal pro alto falante (cinza, roxo, verde e branco) do conector macho marrom e ligar cada par em um par de fios que vai pro módulo.
Caso o modulo só tenha entrada baixa (RCA) faça a ligação dos fios no adaptador da mesma forma, respeitando as cores, porém com fio menor, pois quanto mais perto do rádio o adaptador ficar, melhor. (aí os cabos RCA irão até o modulo aí invés dos fios).

No conector fêmea preto, ligar outro jogo de fios que virá como retorno amplificado do modulo, mesmo esquema de cores.

Até agora temos 2 conectores, cada um com fiação de tamanho suficiente para chegar até o modulo (seja no porta malas, embaixo do banco ou qqr lugar que vá colocar o modulo)

Sobrou o conector fêmea e macho preto, para alimentação de energia do rádio.
Esse não tem segredo, liga os fios de um conector no outro, respeitando as cores e pronto. Só tem um pequeno detalhe que a posição de 2 ou 3 fios nesse conector não estão na mesma posição que no original do carro, olhe no conector original a posição dos fios e faça o reposicionamento adequado.

Fio remoto pro acionamento do módulo.
O rádio original não tem saída para isso, eu usei sinal de um fio do conector do Blue&me (faz tempo que fiz isso, não lembro a cor, mas é só ir testando com multímetro e ver qual tem sinal, eu acho que era fio azul)
Descasque uma pequena parte do fio e ligue o fio remoto.
Uma outra alternativa seria ligar o remoto no 12v pós chave do rádio, assim o modulo só ligaria com a ignição ligada, mas assim creio que o modulo não vai ligar se o carro estiver desligado.

Ligação de energia e dos fios no modulo não tem segredo, só seguir o manual e ver qual liga onde é pronto.

Não sei se expliquei o que vc queria saber, caso tenha alguma dúvida, só perguntar aí.

Boa sorte na instalação.

Abraços
Joliveira

Acho que você conseguiria me ajudar..
Tenho um Cult 2012 sem Bose, e estou adqruirindo todo o kit de um 500 sucata,  da Bose. Como procederia a instalação para deixar como original? com radio original, blue me, td funcionando porém com o módulo bose?
Consegui a Pinagem do radio de um forum Americano:
A1D41DB22CAN B BUS (+)
A3D42WT22CAN B BUS (-)
A4A118RD/DG14FUSED B(+)
A8Z921BK14GROUND
B1X304DG20AMPLIFIED RIGHT REAR SPEAKER (+)
B2X394DG/BK20AMPLIFIED RIGHT REAR SPEAKER (-)
B3X202VT/OR20RIGHT FRONT SPEAKER (+)
B4X292VT/BK20RIGHT FRONT SPEAKER (-)
B5X201YL20LEFT FRONT SPEAKER (+)
B6X291YL/BK20LEFT FRONT SPEAKER (-)
B7X303OR20AMPLIFIED LEFT REAR SPEAKER (+)
B8X393OR/BK20AMPLIFIED LEFT REAR SPEAKER (-)
B1X486GY20AUX AUDIO LEFT SIGNAL
B2X487DG20AUX AUDIO RIGHT SIGNAL
B3X488NA20AUX AUDIO COMMON
B13X489WT22AUX AUDIO DEVICE DETECT SIGNAL
B16F316DB/WT22IGNITION ACCESSORY CONTROL OUTPUT
B17X490BK22AUX AUDIO DEVICE DETECT RETURN
B18X519NA22AUX AUDIO COMMON 2
B19X521GY22LEFT AUDIO AUX
B20X522RD22RIGHT AUDIO AUX
Pedi a Pinagem da Bose mas ainda não obtive resposta.
Mas no que puder me ajudar agradeço..
Guilherme

guizoargenta
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2015

Localização : Campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por Convidado 28/5/2015, 00:52

Guilherme, o João mudou para a Austrália e não tem participado mais do fórum, o que eu posso adiantar é que a instalação que você quer fazer não é coisa simples, pois o carro que possui sistema de som premium, tem chicote diferente com relação ao que não tem, talvez você negociar todo chicote do carro tornasse mais fácil, estou fazendo uma suposição pois não entendo nada de eletrônica.
Vi que você é de Campinas e gostaria de convidá-lo para fazer parte do grupo do nosso grupo no WhatsApp, todos os meses fazemos um pequeno encontro.
Se tiver interesse, envie seu contato para [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por tech3000 27/6/2015, 02:19

Instalei recentemente um amplificador no meu Cult e quando acelero ficou um fiiiuuuu saindo das caixas que aumenta conforme aceleração, é baixo mas irritante. Levei onde instalei e o cara disse que isso acontece em vários carros, que eu podia instalar um filtro perto da bateria e bla-bla-bla... alguém sabe o motivo provável disso acontecer e como solucionar?
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por petbarros@hotmail.com 10/1/2016, 20:29

Isso geralmente acontece por alguns motivos, rca etc, tem um filtro anti ruído que se instala no som que resolve!
petbarros@hotmail.com
petbarros@hotmail.com
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 108
Data de inscrição : 12/07/2015

Idade : 34
Localização : Niterói


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por tech3000 24/2/2016, 22:29

Então Petrônio, não usei RCA pois meu módulo tinha como usar alta mesmo e preferi, porém agora é isso que o instalador tá alegando, que vou ter que trocar tudo pra RCA com conversor...

Questionei ele de ter deixado cabos de audio e energia passando tudo junto e ele insiste no lance do RCA... é uma droga isso pois capaz de eu gastar maior grana pra passar tudo pra RCA e correr o risco de continuar o chiado...
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por petbarros@hotmail.com 25/2/2016, 00:01

O conversor e os cabos deve dar em torno de 150 reais, comprei pra por no meu e To esperando chegar, mas se for só ruído instala o filtro d ruído que vai resolver com certeza, já aconteceu cmg em módulo de fio tbm e resolveu!
petbarros@hotmail.com
petbarros@hotmail.com
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 108
Data de inscrição : 12/07/2015

Idade : 34
Localização : Niterói


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por petbarros@hotmail.com 25/2/2016, 00:01

E o filtro custa uns 40,50 reais
petbarros@hotmail.com
petbarros@hotmail.com
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 108
Data de inscrição : 12/07/2015

Idade : 34
Localização : Niterói


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por andre911ts 15/3/2016, 22:11

Alguém sabe o tamanho dos auto falantes do polaco?
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 36
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por andre911ts 26/3/2016, 21:14

Cerca de 1 semana venho tentando instalar o módulo no 500, comprei tudo o que foi indicado e não deu certo Sad  alguém conhece um profissional de são Paulo ou região  qualificado para instalar o módulo + sub no 500?  Obs: troquei todos os falantes por JBL, porém nem o kit 2 vias consegui instalar corretamente utilizando a fiação original e o crossover do kit kkkk
Como eu mesmo desmontei com paciência as peças do carro, quero aproveitar que está todo desmontado para alguém que manja instalar tudo.
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 36
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por Convidado 26/3/2016, 21:45

andre911ts escreveu:Cerca de 1 semana venho tentando instalar o módulo no 500, comprei tudo o que foi indicado e não deu certo Sad  alguém conhece um profissional de são Paulo ou região  qualificado para instalar o módulo + sub no 500?  Obs: troquei todos os falantes por JBL, porém nem o kit 2 vias consegui instalar corretamente utilizando a fiação original e o crossover do kit kkkk
Como eu mesmo desmontei com paciência as peças do carro, quero aproveitar que está todo desmontado para alguém que manja instalar tudo.
Que estranho. Eu troquei os falantes do meu primeiro Fiat 500 e funcionou perfeitamente.
Única observação foi que não pude utilizar os conectores originais.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por andre911ts 26/3/2016, 21:57

Os falantes estão funcionando bem (sem o módulo, quando ligo o módulo e o conversor RCA, Estraga tudo hehehehe).  Outra dúvida é onde ligar o subwoofer já que o rádio original tem aparentemente 4 saídas ?
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 36
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por Convidado 26/3/2016, 22:00

andre911ts escreveu:Os falantes estão funcionando bem (sem o módulo, quando ligo o módulo e o conversor RCA, Estraga tudo hehehehe).  Outra dúvida é onde ligar o subwoofer já que o rádio original tem aparentemente 4 saídas ?
Você deve ter feito alguma ligação errada. Se você usar módulo de três canais por exemplo, fica dois stereo e um mono pro subwoofer.
Fica complicado falar sobre instalação sem ver como foi feita. De qualquer forma, seria interessante procurar um profissional pra verificar já que o carro esta todo desmontado. Economiza na mão de obra.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por andre911ts 26/3/2016, 22:04

Tom, vc conhece alguém que faça esse trabalho?  Eu sou muito ruim com assuntos eletrônicos hehehe.  Fora que durante a epopéia da instalação ascenderam dezenas de alertas do carro. Até air bag foi alertado no painel kkkkkkkk.  Quando voltei a configuração original tudo se normalizou
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 36
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por petbarros@hotmail.com 3/4/2016, 12:33

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Eu que fiz e instalei, o tópico ajudou bastante, não achei surpresa nenhuma.
petbarros@hotmail.com
petbarros@hotmail.com
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 108
Data de inscrição : 12/07/2015

Idade : 34
Localização : Niterói


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por Convidado 29/4/2017, 12:54

Galera. Por onde entra o fio positivo que vem da bateria para o interior?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por tech3000 7/5/2017, 10:14

Eu estou usando um módulo analógico Cerwin Vegas (que aliás recomendo demais, é fantástico!) com apenas 2 canais mesmo, deixei um canal pros falantes dianteiros e traseiros e o outro canal exclusivo pro sub, ficou excelente! Duas vias e falantes da Hertz (linha DSK) e sub... de home thater! Isso mesmo, resolvi testar um sub que tava meio de lado aqui em casa e quando o instalador regulou tudo quase caí pra trás com o áudio e o cara disse "eu ri quando vi mas fiquei de boca aberta depois que instalei", hahaha.

O cara disse que o projeto do sub deve ter sido extremamente bem elaborado aliado à alta qualidade do módulo que deu um grave extremamente profundo e aveludado de alta qualidade.

Detalhe: é um sub Samsung de apenas 6" numa caixa dutada (de home mesmo), que segundo o instalador deixou no chinelo muito sub de 10" que ele em 10 anos já ouviu.
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som? Empty Re: Como instalar amplificador ligado ao rádio original do 500, e a caixa de som?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos