500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas e considerações sobre o 500

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por drnn89 27/11/2014, 10:01

Caros, bom dia!

Em primeiro lugar agradeço a toda comunidade, faz algum tempo que entro no Fórum todos os dias para conhecer melhor o 500 e fiz uma boa varredura nos tópicos do pessoal que vem aqui interessado em comprar o carro. Conheci melhor algumas qualidades e defeitos dele, o que está me ajudando bastante a me decidir. Vou ser bem objetivo nas minhas perguntas e já agradeço quem puder gastar um pouco do seu tempo me respondendo.

1. 500 ou outro?

Quando decidi trocar de carro sabia que o meu teria que ter o ESP. Isso por que já senti na pele (e no bolso) as consequencias de se ter um carro razoavelmente potente, mas sem nenhum item de segurança. Além disso, por mais anedótico que possa parecer, meu pai pode dizer que deve a vida. Ele fala que foi um milagre, eu falo que foi o ESP. Além disso, outro fator crucial pra mim é a boa qualidade do acabamento interno, ou pelo menos uma qualidade condizente com o valor pago.

Isso considerado fui atrás de alguns carros que oferecem o ESP por um preço abaixo de 50 mil. Nesse páreo: Fiesta SE 1.6, Novo Fox (com módulo de segurança) e o 500. 

O Fiesta eu já descartei por que, por maior que sejam suas qualidades e seu relativo baixo preço, o acabamento interno é um lixo e eu nunca iria pagar 50 mil naquilo. Pelo mesmo motivo o Novo Ka já está descartado também.

O Novo Fox quase foi embora por esse motivo, mas ele com o acabamento interno de couro native (por mais 500 reais) fica "engolível" e ainda está no páreo.

Por fim, o 500. Vou falar que quando entrei nele, depois de entrar no Fiesta e no Fox, fiquei impressionado. Mesmo não tendo os bancos de couro, a qualidade do acabamento está anos luz à frente.

A conclusão que cheguei é que pelos 49 mil (500 + kit Convenience) que ainda vou tentar baixar, o 500 é o carro que mais se adequa ao que eu quero (segurança e qualidade do acabamento interno) e pelo melhor valor custo/benefício, estou correto?

2. Motorização, vou sentir falta?

Eu estou saindo de um Gol G5 Power 1.6, pelado, só com direção hidráulica que vem de série. No álcool, ele chega a 104 cavalos (a 5.250 RPM), torque de 15,6 kgfm (a 2.500 rpm) e tem um peso de 944 kg. O que dá a ele uma relação peso/potência de 9,07 e de peso/torque de 60,51. O 0 a 100 dele é de 9,6 segundos.

O 500, por outro lado, também no álcool, chega a 88 cavalos (5.750 rpm), com torque de 12,5 kgfm (a 3.500 rpm) e tem um peso de 1.061 kg. Assim, ele tem uma relação peso/potência de 12,05 e peso/torque de 84,88.

O que eu tiro disso é que talvez eu sinta um pouco a falta do motor.

Para fins de comparação, com o Novo Fox a situação é a seguinte: 120 cavalos (a 5.750 rpm), 16,9 kgfm (a 4.000 rpm), com peso de 1.105. Então a relação peso/potência vai para 9,2 e peso/torque 65. Vai de 0 a 100 em 9,8 segundos.

Os números foram só pra exemplificar, o que importa é a prática e a minha dúvida de verdade é: Vou sentir falta do motor 1.6 do Gol? Isto por que eu pego muito a estrada (por isso a segurança em primeiro lugar) e pego algumas subidas meio sinistras durante os dias.

3. Novo ou usado?

Em pouco tempo de pesquisa me foram oferecidos dois carros:

O 0km, branco, Cult, com kit Convenience, manual, por 46 mil e eu acho que posso baixar ainda mais negociando bem.

Um usado, 15.000 km, 13/13, Cult, Dualogic, com banco de couro pelo valor não negociado de 40.900.

Confesso que a minha preferência é pelo manual e 0 km, exatamente por essas características. Gostaria de saber se a minha escolha, frente ao mercado atual, é absurda ou racional.

4. Test drive

É isso, no sábado vou fazer um test drive no 500, no Novo Fox e.... no UP! Sim, no Up. Isso por que se tudo der errado, pelo menos o Up! se saiu bem nos testes de segurança e esse realmente é um fator primordial pra mim. Além disso o Up! com bancos de couro está, na minha opinião, no mesmo nível do Novo Fox. Com isso, aproveito e economizo uns 10 mil reais.

Qualquer consideração que vocês queiram fazer, eu agradeço!

drnn89
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/11/2014

Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Re: Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por Convidado 27/11/2014, 16:12

Acho uma excelente escolha. Não vejo opções melhores que o 500 na faixa de preço dele e não digo isso por ser fã incondicinal do carro, estou sendo realista.
Acabamento do New Fiesta, mesmo o do Titanium é muito ruim, nada contra o carro, ele tem as qualidades dele com certeza, mas me nego a pagar 50 mil ou mais num carro que a meu ver tem plástico de qualidade tão ruim quanto os de um carro chinês. Novo Ka, acabamento tão ruim quanto, a Ford não engana, nunca enganou.
Com relação ao motor, o 500 apesar de pequeno, tem peso de "carro grande" e mesmo o motor Multi Air, oferece desempenho apenas razoável, nada milagroso, não dirigi o Gol 1.6 pra saber, mas digo logo de cara que se procura desempenho de sobra, não irá encontrar isso no 500 com motor EVO ou Multi-Air, embora pra mim, o carro da conta na boa.
Semi novo ou 0km? Eu comprei um 0km por conta as condições de negócio, mas recomendo se encontrar um semi novo, com baixa quilometragem e com preço bom, vá de semi novo, meu 500 anterior comprei semi novo e fui muito feliz com ele.
O Up, acho uma boa proposta pro segmento de populares, não há como compará-lo com o 500, digo o mesmo sobre o Novo Ka.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Re: Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por drnn89 27/11/2014, 18:07

E aí Tom500, valeu pela resposta.

Poisé, só não bati o martelo mesmo por causa do motor. No páreo está Novo Fox Highline, que a seu lado tem o banco de couro, motor mais potente, sensor de estacionamento, entre outros.

O 500, por outro lado, é mais econômico e tem um acabamento muito melhor.

Enfim, valeu de novo pela observação!

drnn89
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/11/2014

Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Re: Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por Acport 30/11/2014, 16:29

Sou novo aqui no fórum, comprei um 500 no início de setembro, mas vou tentar ajudar. Antes do 500, tinha como segundo carro uma Saveiro 2012. O motor 1.6 Vw é muito bom em baixa, tem bastante torque até 3000 rpm, e dá uma dirigibilidade muito boa na cidade. Já na estrada, eu sentia falta de força, principalmente em retomadas. Para se ter uma ideia, hoje, com o 500, talvez pelo câmbio mais curto, acho as retomadas e ultrapassagens mais seguras com o 500 na estrada do que com minha antiga saveiro.
Eu também pensei no Fiesta, mas o acabamento interno me decepcionou. Antes de comprar o 500, quase fechei a compra de um high up! i-motion, mas me pediram 43 mil reais. Acabei fechando com o 500 com kit evolution e câmbio dualogic por 46 mil reais, o melhor custoxbenefício à época.

Acport
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/09/2014

Localização : Frutal


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Re: Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por edulpd 2/12/2014, 14:24

Aqui vai minha opinião

500 ou outro?
Pelo que vi, sua preocupação é com segurança. Entre as opções que vocês alistou, o 500 não fica atrás de nenhum deles e ainda dá um banho em estilo.

Motorização
Eu tive um 207 1.6 e com o 500 senti uma certa redução de potência. No meu caso falou mais alto o fato de ser AUT, e o motor realizar as trocas em baixa RPM, dando a impressão de menor potência. Talvez no manual você consiga restabelecer a troca de marcha em maiores RPM extraindo mais do motor.

Novo ou usado?
Gostei da config do usado.

Test Drive
Sou meio cético em relação a VW. Acredito que eles tem apelo no Brasil por nossa falta de opção nas décadas passadas, mas vá em frente!
edulpd
edulpd
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/09/2014

Localização : Jundiaí


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Re: Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por b0fh 2/12/2014, 14:33

minha recomendação em termos de 500... se quiser câmbio manual, lounge ou sport polonês de 6 marchas (100cv), se quiser automático lounge/sport mexicano (105cv).

como só existem usados, tem que procurar muito bem p/ achar um bom... mas são carros muito melhores que o cult.

abs

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 51
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas e considerações sobre o 500 Empty Re: Dúvidas e considerações sobre o 500

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos