[TROCA DE ÓLEO] 500 Polônes
+7
billpower
Beto_21
andre911ts
abarros
ClaudioS
brunofiorini
juancfsantos
11 participantes
Página 1 de 1
[TROCA DE ÓLEO] 500 Polônes
Amigos,
Tentei encontrar algo sobre o assunto, mas pela minha falta de experiência com o motor desse carro não consegui encontrar uma resposta adequada.
Possui um 500 Polônes, câmbio dualogic. Estou indo realizar sua primeira troca de óleo desde que adquiri o carro.
Qual o óleo recomendado? Quantos litros esse motor utiliza? Ademais, qual filtro de óleo utilizar?
A informação que eu tenho é que se trata do motor 1.4 de 100cv que apenas utiliza gasolina.
O ano do carro é 09/10.
Tentei encontrar algo sobre o assunto, mas pela minha falta de experiência com o motor desse carro não consegui encontrar uma resposta adequada.
Possui um 500 Polônes, câmbio dualogic. Estou indo realizar sua primeira troca de óleo desde que adquiri o carro.
Qual o óleo recomendado? Quantos litros esse motor utiliza? Ademais, qual filtro de óleo utilizar?
A informação que eu tenho é que se trata do motor 1.4 de 100cv que apenas utiliza gasolina.
O ano do carro é 09/10.
juancfsantos- Não-iniciado
Re: [TROCA DE ÓLEO] 500 Polônes
Boa noite...olha na etiqueta da ultima troca..
e depende da quilometragem sei que carros com mais quilometragem muda.. as lojas de óleos vai saber te responder
e depende da quilometragem sei que carros com mais quilometragem muda.. as lojas de óleos vai saber te responder
brunofiorini- Picciotto
Tabela no site da Fiat ~> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tòpico no fórum ~> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- óleo sintético 5W30
- no minimo SL, mas pode colocar SM ou SN
- troca a cada 7,5 mil km ou 6 meses (o que acontecer primeiro) e troque sempre o filtro.
Me corrijam se estiver errado.
Tòpico no fórum ~> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- óleo sintético 5W30
- no minimo SL, mas pode colocar SM ou SN
- troca a cada 7,5 mil km ou 6 meses (o que acontecer primeiro) e troque sempre o filtro.
Me corrijam se estiver errado.
ClaudioS- Uomo d'onore
Na realidade o manual fala na página E-13 que a quantidade é 2,85 litros e na página E-14, diz o seguinte:
Lubrificantes semissintéticos (SAE 15W40) que atendam
às normas API SL e Fiat 9.55535-G1
Lubrificantes semissintéticos (SAE 15W40) que atendam
às normas API SL e Fiat 9.55535-G1
abarros- Não-iniciado
Apelido do Carro : Riso
Pessoal, alguém sabe a fabricante do filtro de óleo do 500 polonês (modelo original) ? Procurei tutoriais na web mais só encontrei do modelo mexicano.
Tenho esse "print" de uma filmagem que fiz mais não consigo ver o fabricante nem modelo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
OBS: Assim que conseguir o filtro farei um tutorial em portugês para ajudar possíveis dúvidas (percebí que é meio chato de realizar a troca devido ao extremo grau de compactação do cofre do powertrain).
Obrigado!
Tenho esse "print" de uma filmagem que fiz mais não consigo ver o fabricante nem modelo:
OBS: Assim que conseguir o filtro farei um tutorial em portugês para ajudar possíveis dúvidas (percebí que é meio chato de realizar a troca devido ao extremo grau de compactação do cofre do powertrain).
Obrigado!
andre911ts- Uomo d'onore
Apelido do Carro : "Purguerinha"
codigo da FIAT: 46544820 - MOPAR: 465448200
codigo da FRAM: PH5949
Procure pelo codigo da peça em outros fabricantes de filtros, exemplo MANN, TECFIL, etc
codigo da FRAM: PH5949
Procure pelo codigo da peça em outros fabricantes de filtros, exemplo MANN, TECFIL, etc
Beto_21- Não-iniciado
Glauberlr escreveu:Trocar de 7500 é o minimo , troco de 5 em 5
Reportando um colega no tópico sobre óleos. Percebi que é o ideal nesse carro, primeira vez que tive um carro que exige tal necessidade. Por sinal o meu já está na hora de trocar. Também é polonês como o do colega autor do tópico. Antes que ele pergunte fiz as trocas baseando-me no critério geral, visto que o tal Selenia não é encontrado por aqui.
billpower- Não-iniciado
Muito obrigado Beto !
andre911ts- Uomo d'onore
Alguém poderia me informar onde está localizado o filtro do óleo?
Valeu
Valeu
Mauriano Lustosa- Não-iniciado
Olá Mauriano e Demais participantes,
Após muita busca por tutoriais detalhando esse tipo de troca, não encontrei nenhum completo, sempre falta especificar ferramentas, componentes, marcas, modelos, etc...
Base a isso gostaria de fazer um completo. Tentei, mais devido ao altíssimo grau de compctacão do cofre do motor, a atividade sem auxílio de um elevador se mostrou quase impossível.
vamos a experiência da troca:
Ferramentas necessárias:
1 Chave fixa, catraca+soquete ou "L" de 17mm (Retirar bujão do carter);
1 Chave fixa, catraca+soquete ou "L" de 10mm (Retirar protetor aerodinâmico de plástico do motor);
1 Chave "cinta" para soltar o filtro (ver modelo da foto, é o único modelo que encaixa entre o filtro e o bloco do motor, todas as demais chaves NÃO DÃO CERTO!!).
Produtos necessários:
1 Filtro de óleo código Fiat 46544820, ou MOPAR 465448200, ou FRAM PH5949 (Usei esse, acho FRAM um ótimo fabricante);
2,85 Litros de óleo semissintético SAE 15W40 que atenda ou supere a norma API SL (Utilizei óleo 100% sintético da Pennzoil Ultra 5W40, que é um dos melhores lubrificantes do mundo).
Detalhe da chave para soltar o Filtro:
Detalhe da proteção aerodinâmica do motor (pontos fixos por chave de 10mm):
Local onde se encontra o filtro de óleo, fácil de visualizar após retirar a proteção aerodinâmica. Ver por baixo do veículo.
Bujão do carter (onde escoa o óleo usado), usar chave 17mm para soltá-lo. ATENCÃO: devido ao parafuso ser de cabeça estreita, temos pouca área para contato da chave, é um parafuso fácil de espanar e sem "pegada"boa para a chave. Não consegui soltar ele com o carro no chão, tive que colocá-lo em um elevador para ter condiçoes de soltar o aperto. ESSE PARAFUSO NÃO UTILIZA ARRUELA DE ALUMÍNIO OU LATÃO.
KIT da Troca de óleo:
OBS: para um trabalho preciso e garantir integridade do cárter, soltar e apertar o Bujão com torquímetro!! A quantidade de torque não encontrei em nenhum lugar, colocamos 25Nm que é um bom valor para motores OTO de carros de pequeno porte.
OBS2:Caso não tenha a chave exata para troca do filtro, é possível retirá-lo furando-o com uma chave de fenda e girando a chave. Eu particularmente Detesto esse método pois pode danificar a região do motor em que o filtro está montado.
OBS3: É dificil D+ trocar o óleo desse carro, aconselho pagar para profissionais executarem.
Após muita busca por tutoriais detalhando esse tipo de troca, não encontrei nenhum completo, sempre falta especificar ferramentas, componentes, marcas, modelos, etc...
Base a isso gostaria de fazer um completo. Tentei, mais devido ao altíssimo grau de compctacão do cofre do motor, a atividade sem auxílio de um elevador se mostrou quase impossível.
vamos a experiência da troca:
Ferramentas necessárias:
1 Chave fixa, catraca+soquete ou "L" de 17mm (Retirar bujão do carter);
1 Chave fixa, catraca+soquete ou "L" de 10mm (Retirar protetor aerodinâmico de plástico do motor);
1 Chave "cinta" para soltar o filtro (ver modelo da foto, é o único modelo que encaixa entre o filtro e o bloco do motor, todas as demais chaves NÃO DÃO CERTO!!).
Produtos necessários:
1 Filtro de óleo código Fiat 46544820, ou MOPAR 465448200, ou FRAM PH5949 (Usei esse, acho FRAM um ótimo fabricante);
2,85 Litros de óleo semissintético SAE 15W40 que atenda ou supere a norma API SL (Utilizei óleo 100% sintético da Pennzoil Ultra 5W40, que é um dos melhores lubrificantes do mundo).
Detalhe da chave para soltar o Filtro:
Detalhe da proteção aerodinâmica do motor (pontos fixos por chave de 10mm):
Local onde se encontra o filtro de óleo, fácil de visualizar após retirar a proteção aerodinâmica. Ver por baixo do veículo.
Bujão do carter (onde escoa o óleo usado), usar chave 17mm para soltá-lo. ATENCÃO: devido ao parafuso ser de cabeça estreita, temos pouca área para contato da chave, é um parafuso fácil de espanar e sem "pegada"boa para a chave. Não consegui soltar ele com o carro no chão, tive que colocá-lo em um elevador para ter condiçoes de soltar o aperto. ESSE PARAFUSO NÃO UTILIZA ARRUELA DE ALUMÍNIO OU LATÃO.
KIT da Troca de óleo:
OBS: para um trabalho preciso e garantir integridade do cárter, soltar e apertar o Bujão com torquímetro!! A quantidade de torque não encontrei em nenhum lugar, colocamos 25Nm que é um bom valor para motores OTO de carros de pequeno porte.
OBS2:Caso não tenha a chave exata para troca do filtro, é possível retirá-lo furando-o com uma chave de fenda e girando a chave. Eu particularmente Detesto esse método pois pode danificar a região do motor em que o filtro está montado.
OBS3: É dificil D+ trocar o óleo desse carro, aconselho pagar para profissionais executarem.
andre911ts- Uomo d'onore
André, bem legal você postar essas informações. São muito úteis aos donos do 500 poloneses.
Convidado- Convidado
Hoje em dia eu não uso mais óleo tipo SL, no minimo vou de SM ou SN, são mais modernos e melhores em matéria de proteção e alguns até melhoram no consumo do carro (não muito mas melhoram).
Óleo tipo SL foi lançado em 2001; 15 anos é muito tempo e depois disso já óleos tipo vieram SM e SN:
Óleo tipo SL foi lançado em 2001; 15 anos é muito tempo e depois disso já óleos tipo vieram SM e SN:
ClaudioS- Uomo d'onore
[TROCA ÓLEO] - DÚVIDA
Bom dia. É minha primeira postagem, espero não estar fazendo no local errado. Preciso fazer a primeira troca do óleo do motor desde que comprei o carro. Ele é 09/10 e está com 45.000 km, aproximadamente, o uso é severo, mas não diário. Como sabem, nos "polacos" o recomendado é Selènia Performer 15W40 SL. Li algumas mensagens nos diversos tópicos sobre o assunto. Pelo último 'post', o SL está "ultrapassado"; alguns colocaram 5W30, etc. Dúvida: 1) posso substituir por 5W40 SN? sintético ou semissintético? 2) mantenho o 15W40 mas utilizo SM ou SN? 3) Alguém conhece o Motul? 4 litros 15W40 SL = R$ 100,00. Se alguém puder ajudar, agradeço desde já.
Última edição por FER em 10/4/2017, 07:59, editado 1 vez(es)
FER- Não-iniciado
Direto do site da Fiat
Note que 5w30 é para o 1.4 16v, e o 15w40 para o 1.4 8v.
Óleo tipo SL ultrapassado, quis dizer que hoje em dia tem coisa melhor, mais aditivados, como SM e SN.
Se vc acessar o site da Petronas - Selenia, vai ver que os próprios Selenia 15w40 foram atualizados para tipo SM e SN
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Note que 5w30 é para o 1.4 16v, e o 15w40 para o 1.4 8v.
Óleo tipo SL ultrapassado, quis dizer que hoje em dia tem coisa melhor, mais aditivados, como SM e SN.
Se vc acessar o site da Petronas - Selenia, vai ver que os próprios Selenia 15w40 foram atualizados para tipo SM e SN
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ClaudioS- Uomo d'onore
Bom dia Claudio. Havia entendido a questão do "ultrapassado", não é o óleo em si. O correto é ficar no 15W40 e não mudar nem a marca. Agradeço o retorno.
FER- Não-iniciado
André muito bom o tutorial!
DecomedRJ- Moderatore
Liga no 0800 7071000 da FIAT amigo, assim se eles indicarem o óleo errado, devem arcar com o preju....juancfsantos escreveu:Amigos,
O ano do carro é 09/10.
tem uma confusão tremenda quanto ao tipo de óleo dos 500
Bruno Perna Xavier- Não-iniciado