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[TROCA DE ÓLEO] 500 Polônes

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Mensagem por juancfsantos 9/3/2015, 00:22

Amigos,

Tentei encontrar algo sobre o assunto, mas pela minha falta de experiência com o motor desse carro não consegui encontrar uma resposta adequada.

Possui um 500 Polônes, câmbio dualogic. Estou indo realizar sua primeira troca de óleo desde que adquiri o carro.

Qual o óleo recomendado? Quantos litros esse motor utiliza? Ademais, qual filtro de óleo utilizar?

A informação que eu tenho é que se trata do motor 1.4 de 100cv que apenas utiliza gasolina.

O ano do carro é 09/10.

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Mensagem por brunofiorini 15/4/2015, 22:34

Boa noite...olha na etiqueta da ultima troca..
e depende da quilometragem sei que carros com mais quilometragem muda.. as lojas de óleos vai saber te responder

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Mensagem por ClaudioS 15/4/2015, 23:03

Tabela no site da Fiat ~> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tòpico no fórum ~> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

- óleo sintético 5W30
- no minimo SL, mas pode colocar SM ou SN
- troca a cada 7,5 mil km ou 6 meses (o que acontecer primeiro) e troque sempre o filtro.

Me corrijam se estiver errado.

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Mensagem por abarros 10/5/2015, 00:04

Na realidade o manual fala na página E-13 que a quantidade é 2,85 litros e na página E-14, diz o seguinte:

Lubrificantes semissintéticos (SAE 15W40) que atendam 
às normas API SL e Fiat 9.55535-G1
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Mensagem por andre911ts 24/1/2016, 13:14

Pessoal, alguém sabe a fabricante do filtro de óleo do 500 polonês (modelo original) ?  Procurei tutoriais na web mais só encontrei do modelo mexicano.

Tenho esse "print" de uma filmagem que fiz mais não consigo ver o fabricante nem modelo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

OBS: Assim que conseguir o filtro farei um tutorial em portugês para ajudar possíveis dúvidas (percebí que é meio chato de realizar a troca devido ao extremo grau de compactação do cofre do powertrain).

Obrigado!
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Mensagem por Beto_21 24/1/2016, 22:21

codigo da FIAT: 46544820 - MOPAR: 465448200 
codigo da FRAM: PH5949

Procure pelo codigo da peça em outros fabricantes de filtros, exemplo MANN, TECFIL, etc

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Mensagem por billpower 24/1/2016, 22:24

Glauberlr escreveu:Trocar de 7500 é o minimo , troco de 5 em 5 

Reportando um colega no tópico sobre óleos. Percebi que é o ideal nesse carro, primeira vez que tive um carro que exige tal necessidade. Por sinal o meu já está na hora de trocar. Também é polonês como o do colega autor do tópico. Antes que ele pergunte fiz as trocas baseando-me no critério geral, visto que o tal Selenia não é encontrado por aqui.

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Mensagem por andre911ts 24/1/2016, 22:30

Muito obrigado Beto !
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Mensagem por Mauriano Lustosa 28/1/2016, 17:05

Alguém poderia me informar onde está localizado o filtro do óleo?
Valeu
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Mensagem por andre911ts 28/1/2016, 18:28

Olá Mauriano e Demais participantes,

Após muita busca por tutoriais detalhando esse tipo de troca, não encontrei nenhum completo, sempre falta especificar ferramentas, componentes, marcas, modelos, etc...

Base a isso gostaria de fazer um completo. Tentei, mais devido ao altíssimo grau de compctacão do cofre do motor, a atividade sem auxílio de um elevador se mostrou quase impossível.

vamos a experiência da troca:

Ferramentas necessárias:
1 Chave fixa, catraca+soquete ou "L" de 17mm (Retirar bujão do carter);
1 Chave fixa, catraca+soquete ou "L" de 10mm (Retirar protetor aerodinâmico  de plástico do motor);
1 Chave "cinta" para soltar o filtro (ver modelo da foto, é o único modelo que encaixa entre o filtro e o bloco do motor, todas as demais chaves NÃO DÃO CERTO!!).

Produtos necessários:
1 Filtro de óleo código Fiat 46544820, ou MOPAR 465448200, ou FRAM PH5949 (Usei esse, acho FRAM um ótimo fabricante);
2,85 Litros de óleo semissintético SAE 15W40 que atenda ou supere a norma API SL (Utilizei óleo 100% sintético da Pennzoil Ultra 5W40, que é um dos melhores lubrificantes do mundo).

Detalhe da chave para soltar o Filtro:
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Detalhe da proteção aerodinâmica do motor (pontos fixos por chave de 10mm):
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Local onde se encontra o filtro de óleo, fácil de visualizar após retirar a proteção aerodinâmica. Ver por baixo do veículo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bujão do carter (onde escoa o óleo usado), usar chave 17mm para soltá-lo. ATENCÃO: devido ao parafuso ser de cabeça estreita, temos pouca área para contato da chave, é um parafuso fácil de espanar e sem "pegada"boa para a chave. Não consegui soltar ele com o carro no chão, tive que colocá-lo em um elevador para ter condiçoes de soltar o aperto. ESSE PARAFUSO NÃO UTILIZA ARRUELA DE ALUMÍNIO OU LATÃO.
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KIT da Troca de óleo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


OBS: para um trabalho preciso e garantir integridade do cárter, soltar e apertar o Bujão com torquímetro!!  A quantidade de torque não encontrei em nenhum lugar, colocamos 25Nm que é um bom valor para motores OTO de carros de pequeno porte.
OBS2:Caso não tenha a chave exata para troca do filtro, é possível retirá-lo furando-o com uma chave de fenda e girando a chave. Eu particularmente Detesto esse método pois pode danificar a região do motor em que o filtro está montado.
OBS3: É dificil D+ trocar o óleo desse carro, aconselho pagar para profissionais executarem.
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Mensagem por Convidado 29/1/2016, 01:37

André, bem legal você postar essas informações. São muito úteis aos donos do 500 poloneses.

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Mensagem por ClaudioS 30/1/2016, 14:23

Hoje em dia eu não uso mais óleo tipo SL, no minimo vou de SM ou SN, são mais modernos e melhores em matéria de proteção e alguns até melhoram no consumo do carro (não muito mas melhoram).

Óleo tipo SL foi lançado em 2001; 15 anos é muito tempo e depois disso já óleos tipo vieram SM e SN:

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Mensagem por FER 9/4/2017, 11:48

Bom dia. É minha primeira postagem, espero não estar fazendo no local errado. Preciso fazer a primeira troca do óleo do motor desde que comprei o carro. Ele é 09/10 e está com 45.000 km, aproximadamente, o uso é severo, mas não diário. Como sabem, nos "polacos" o recomendado é Selènia Performer 15W40 SL. Li algumas mensagens nos diversos tópicos sobre o assunto. Pelo último 'post', o SL está "ultrapassado"; alguns colocaram 5W30, etc. Dúvida: 1) posso substituir por 5W40 SN? sintético ou semissintético? 2) mantenho o 15W40 mas utilizo SM ou SN? 3) Alguém conhece o Motul? 4 litros 15W40 SL = R$ 100,00. Se alguém puder ajudar, agradeço desde já.


Última edição por FER em 10/4/2017, 07:59, editado 1 vez(es)

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Mensagem por ClaudioS 9/4/2017, 21:31

Direto do site da Fiat
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Note que 5w30 é para o 1.4 16v, e o 15w40 para o 1.4 8v.

Óleo tipo SL ultrapassado, quis dizer que hoje em dia tem coisa melhor, mais aditivados, como SM e SN.

Se vc acessar o site da Petronas - Selenia, vai ver que os próprios Selenia 15w40 foram atualizados para tipo SM e SN

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Mensagem por FER 10/4/2017, 08:07

Bom dia Claudio. Havia entendido a questão do "ultrapassado", não é o óleo em si. O correto é ficar no 15W40 e não mudar nem a marca. Agradeço o retorno.

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Mensagem por DecomedRJ 10/5/2017, 22:36

André muito bom o tutorial!
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Mensagem por Bruno Perna Xavier 11/8/2017, 10:38

juancfsantos escreveu:Amigos,

Tentei encontrar algo sobre o assunto, mas pela minha falta de experiência com o motor desse carro não consegui encontrar uma resposta adequada.

Possui um 500 Polônes, câmbio dualogic. Estou indo realizar sua primeira troca de óleo desde que adquiri o carro.

Qual o óleo recomendado? Quantos litros esse motor utiliza? Ademais, qual filtro de óleo utilizar?

A informação que eu tenho é que se trata do motor 1.4 de 100cv que apenas utiliza gasolina.

O ano do carro é 09/10.
Liga no 0800 7071000 da FIAT amigo, assim se eles indicarem o óleo errado, devem arcar com o preju....
tem uma confusão tremenda quanto ao tipo de óleo dos 500

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