Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
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Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Pessoal,
Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).
O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.
Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...
Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...
Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".
ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!
Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).
Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.
Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:
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Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.
Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.
Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.
Abraços galera!
Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).
O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.
Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...
Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...
Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".
ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!
Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).
Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.
Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:
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Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:
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Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.
Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.
Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.
Abraços galera!
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Me admira muito uma empresa conceituada como a Magnetti Marelli fabricar uma peça com tanta probabilidade de dar defeito. Segundo um dos videos apresentados, quase todos os Unos Evo com mais de 50.000 Km rodados já apresentaram o problema.
Parece que querem lucrar com a desgraça alheia...
Parece que querem lucrar com a desgraça alheia...
Thyago Ernestus- Capodecina
- Mensagens : 104
Data de inscrição : 11/07/2014
Localização : Guarapari
Apelido do Carro : Piccolino
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Legal o relato, já tinha lido algo sobre esse problema, mas pelo menos nos Cult 1.4 EVO não são inúmeros casos, apesar de já ter relatos. No uno confesso que não sei.
De qualquer forma o tópico é pertinente até para diagnóstico do problema.
De qualquer forma o tópico é pertinente até para diagnóstico do problema.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
POST SHOW DE BOLA!!! Tive esse problema hj com meu 500tinho.
Morri em R$174,00 na CSS para passar o scanner e quase fechei os R$1450,00 para trocarem a peça.
Resolvi pesquisar e cá estou economizando uma grana. Depois conto o resultado aqui!
Morri em R$174,00 na CSS para passar o scanner e quase fechei os R$1450,00 para trocarem a peça.
Resolvi pesquisar e cá estou economizando uma grana. Depois conto o resultado aqui!
Ivan Santos- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : São Paulo
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Ivan Santos escreveu:POST SHOW DE BOLA!!! Tive esse problema hj com meu 500tinho.
Morri em R$174,00 na CSS para passar o scanner e quase fechei os R$1450,00 para trocarem a peça.
Resolvi pesquisar e cá estou economizando uma grana. Depois conto o resultado aqui!
E aí Ivan, resolveu no seu caso? No meu caso parece que até acelera melhor agora, hehehe.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Cara, resolveu, mas tive que trocar a peça...
Consegui abrir e tirar o TBI, mas as pontes estavam ok... Fiz teste com multímetro e tudo funcionando...
Pedi a peça através do fornecedor de um amigo e paguei 600 reais. Ele tinha o aparelho, já registrei a nova peça e aí funcionou.
Vou mandar a peça antiga pra alguém que entende bem de eletrônica e ver se encontra o problema...
Consegui abrir e tirar o TBI, mas as pontes estavam ok... Fiz teste com multímetro e tudo funcionando...
Pedi a peça através do fornecedor de um amigo e paguei 600 reais. Ele tinha o aparelho, já registrei a nova peça e aí funcionou.
Vou mandar a peça antiga pra alguém que entende bem de eletrônica e ver se encontra o problema...
Ivan Santos- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : São Paulo
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Ivan Santos escreveu:Cara, resolveu, mas tive que trocar a peça...
Consegui abrir e tirar o TBI, mas as pontes estavam ok... Fiz teste com multímetro e tudo funcionando...
Pedi a peça através do fornecedor de um amigo e paguei 600 reais. Ele tinha o aparelho, já registrei a nova peça e aí funcionou.
Vou mandar a peça antiga pra alguém que entende bem de eletrônica e ver se encontra o problema...
Cara, talvez fosse bom insistir nas pontes, pois visualmente olhando pode não ter problema e até mesmo com multimetro testando vai dar sinal, o problema é que elas podem dar erro durante o funcionamento do motor.
O procedimento de trocá-las por fios mais grossos e com solda nova é para garantir que justamente o problema não é ali.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Tentei, arrisquei e por hora deu certo...
Ivan Santos escreveu:POST SHOW DE BOLA!!! Tive esse problema hj com meu 500tinho.
Morri em R$174,00 na CSS para passar o scanner e quase fechei os R$1450,00 para trocarem a peça.
Resolvi pesquisar e cá estou economizando uma grana. Depois conto o resultado aqui!
Segui o procedimento descrito e, por enquanto deu certo. O motor funciona normalmente. Os quatro fios são mais finos que cabelos. A soldagem é muito deliciada, mas por hora deu certo.
Rui Pastor- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/12/2016
Idade : 65
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Cinque!
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Boa tarde.
O meu 500 apresentou estes sintomas. Acendeu a luz da injeção e a mensagem de verificar o motor. No scanner apresentou problema no tbi. Tentado recuperar com as dicas aqui do fórum, funcionou, mas logo apresentou problemas novamente. Peça nova por $800,00 e problema resolvido.
Abraço
Marcio
O meu 500 apresentou estes sintomas. Acendeu a luz da injeção e a mensagem de verificar o motor. No scanner apresentou problema no tbi. Tentado recuperar com as dicas aqui do fórum, funcionou, mas logo apresentou problemas novamente. Peça nova por $800,00 e problema resolvido.
Abraço
Marcio
Marciobrs- Picciotto
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 48
Localização : Esteio
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Verifiquem as soldas se estão sendo bem feitas e com conexões novas com cabos mais "grossos" pra fazer a ponte pois já rodei uns 15 mil km depois do procedimento de solda e tá melhor que novo sem precisar de peça nova, mas o procedimento tem que ser bem acompanhado com soldas e cabos mais robustos que o original, eu tive de levar em dois lugares pra ficar bom pois no primeiro só refez as soldas sem trocas as pontes... até porque uma peça nova entendo que se o projeto for o mesmo terá o mesmo risco da anterior...
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Local que realiza o serviço em Curtiba
tech3000 escreveu:Pessoal,
Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).
O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.
Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...
Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...
Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".
ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!
Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).
Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.
Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.
Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.
Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.
Abraços galera!
Bom dia Marcelo,
você pode me indicar alguém que realiza ou realizou para você o serviço em Curitiba?
O meu está apresentando o mesmo problema.
Obrigado.
Danilo Iantas Ferreira- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/05/2017
Localização : Curitiba
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Baita dica, o meu vermelho começou a fazer isso de uns dois meses pra cá, é intermitente e irritante.
No meu caso, o sintoma é o seguinte:
- Desempenho fraco, abaixo do normal, ainda que aceitável para andar na cidade, mas bem ruim na estrada: até 80 km/h o carro vai normalmente, mas a partir daí - quando passa das 3.000 rpm por algum tempo - em um determinado momento, começa a piscar o LED âmbar do motor e o carro fica falhando constante, com muita dificuldade para acelerar.
- Não aparece mensagem "Verificar o motor", apenas o LED fica piscando e o motor falhando horrores.
- Se desligar o motor e ligar em seguida, tudo volta ao normal por mais um tempo.
- Se rodar abaixo das 3 mil RPM em quinta marcha, dá pra fazer longas distâncias que o carro não chia...
- Como tentativa de solução até marcar a revisão (o carrinho tá com 57 mil km rodados), resolvi encher o tanque e adicionar um Bardahl Clean Gas para ver se ajudava. Na primeira vez, ajudou, ficou umas três semanas sem voltar a incomodar, o que me levou a pensar em sujeira. Porém, ontem o problema voltou, tentei colocar mais uma garrafinha de aditivo (desta vez da STP), mas por enquanto, não resolveu...
Vou deixar o carro para revisão na segunda-feira, mas é muito bom saber que pode ter chabú na TBI também. Se me vierem com esse diagnóstico e pedirem para trocar a peça, vou tentar este procedimento aqui.
No meu caso, o sintoma é o seguinte:
- Desempenho fraco, abaixo do normal, ainda que aceitável para andar na cidade, mas bem ruim na estrada: até 80 km/h o carro vai normalmente, mas a partir daí - quando passa das 3.000 rpm por algum tempo - em um determinado momento, começa a piscar o LED âmbar do motor e o carro fica falhando constante, com muita dificuldade para acelerar.
- Não aparece mensagem "Verificar o motor", apenas o LED fica piscando e o motor falhando horrores.
- Se desligar o motor e ligar em seguida, tudo volta ao normal por mais um tempo.
- Se rodar abaixo das 3 mil RPM em quinta marcha, dá pra fazer longas distâncias que o carro não chia...
- Como tentativa de solução até marcar a revisão (o carrinho tá com 57 mil km rodados), resolvi encher o tanque e adicionar um Bardahl Clean Gas para ver se ajudava. Na primeira vez, ajudou, ficou umas três semanas sem voltar a incomodar, o que me levou a pensar em sujeira. Porém, ontem o problema voltou, tentei colocar mais uma garrafinha de aditivo (desta vez da STP), mas por enquanto, não resolveu...
Vou deixar o carro para revisão na segunda-feira, mas é muito bom saber que pode ter chabú na TBI também. Se me vierem com esse diagnóstico e pedirem para trocar a peça, vou tentar este procedimento aqui.
yurifranzoni- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 41
Localização : Bento Gonçalves
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Só para relatar o resultado do meu caso aqui: mandei para uma oficina especializada Fiat para fazer a revisão geral, trocaram filtro de combustível, filtro de ar, velas, retentores, correia dentada, correia de acessórios, filtro do habitáculo, tampas da correia dentada, alguns parafusos e presilhas, além de fazer uma descarbonização e limpeza dos bicos injetores e da TBI.yurifranzoni escreveu:Baita dica, o meu vermelho começou a fazer isso de uns dois meses pra cá, é intermitente e irritante.
No meu caso, o sintoma é o seguinte:
- Desempenho fraco, abaixo do normal, ainda que aceitável para andar na cidade, mas bem ruim na estrada: até 80 km/h o carro vai normalmente, mas a partir daí - quando passa das 3.000 rpm por algum tempo - em um determinado momento, começa a piscar o LED âmbar do motor e o carro fica falhando constante, com muita dificuldade para acelerar.
- Não aparece mensagem "Verificar o motor", apenas o LED fica piscando e o motor falhando horrores.
- Se desligar o motor e ligar em seguida, tudo volta ao normal por mais um tempo.
- Se rodar abaixo das 3 mil RPM em quinta marcha, dá pra fazer longas distâncias que o carro não chia...
- Como tentativa de solução até marcar a revisão (o carrinho tá com 57 mil km rodados), resolvi encher o tanque e adicionar um Bardahl Clean Gas para ver se ajudava. Na primeira vez, ajudou, ficou umas três semanas sem voltar a incomodar, o que me levou a pensar em sujeira. Porém, ontem o problema voltou, tentei colocar mais uma garrafinha de aditivo (desta vez da STP), mas por enquanto, não resolveu...
Vou deixar o carro para revisão na segunda-feira, mas é muito bom saber que pode ter chabú na TBI também. Se me vierem com esse diagnóstico e pedirem para trocar a peça, vou tentar este procedimento aqui.
O carro voltou melhor do que quando comprei ele, há quatro anos, quando ele tinha 7800 km rodados. Ficou um espetáculo, andando bem, bebendo pouco, nenhum ruído ou comportamento estranho, especialmente a luz âmbar do painel parou de acender.
Retirei o carro da oficina na quarta de tarde, na sexta-feira já fiz cerca de 400 km entre cidade e estrada para ter certeza que estava tudo bem e o resultado foi o melhor possível. Então, no meu caso provavelmente era alguma situação mais simples do que a dos colegas daqui do fórum.
Espero poder ajudar de alguma forma!
yurifranzoni- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 41
Localização : Bento Gonçalves
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Danilo Iantas Ferreira escreveu:tech3000 escreveu:Pessoal,
Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).
O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.
Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...
Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...
Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".
ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!
Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).
Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.
Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.
Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.
Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.
Abraços galera!
Bom dia Marcelo,
você pode me indicar alguém que realiza ou realizou para você o serviço em Curitiba?
O meu está apresentando o mesmo problema.
Obrigado.
Pra desmontar o TBI qualquer oficina faz. Pra refazer a solda qualquer eletrônica de confiança desde que siga o "plano" conforme indiquei que é de refazer as soldas e com cabinhos mais grossos. Eu não lembro o nome, mas era na 24 de Maio na altura do numero 300, lembro que tinha de subir uma escada e era no andar superior, ficava do lado esquerdo da rua no sentido dos carros. Se não me engano o cara trabalhava com controle de portões também. Desculpe mesmo não lembrar maiores detalhes.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
ESTOU COM O MESMO PROBLEMA HÁ MESES
Só para relatar o resultado do meu caso aqui: mandei para uma oficina especializada Fiat para fazer a revisão geral, trocaram filtro de combustível, filtro de ar, velas, retentores, correia dentada, correia de acessórios, filtro do habitáculo, tampas da correia dentada, alguns parafusos e presilhas, além de fazer uma descarbonização e limpeza dos bicos injetores e da TBI.
O carro voltou melhor do que quando comprei ele, há quatro anos, quando ele tinha 7800 km rodados. Ficou um espetáculo, andando bem, bebendo pouco, nenhum ruído ou comportamento estranho, especialmente a luz âmbar do painel parou de acender.
Retirei o carro da oficina na quarta de tarde, na sexta-feira já fiz cerca de 400 km entre cidade e estrada para ter certeza que estava tudo bem e o resultado foi o melhor possível. Então, no meu caso provavelmente era alguma situação mais simples do que a dos colegas daqui do fórum.
Espero poder ajudar de alguma forma!
----------
Boa noite.
Desculpe a pergunta, qual foi o custo final de todos esses reparos?!
Grata.
O carro voltou melhor do que quando comprei ele, há quatro anos, quando ele tinha 7800 km rodados. Ficou um espetáculo, andando bem, bebendo pouco, nenhum ruído ou comportamento estranho, especialmente a luz âmbar do painel parou de acender.
Retirei o carro da oficina na quarta de tarde, na sexta-feira já fiz cerca de 400 km entre cidade e estrada para ter certeza que estava tudo bem e o resultado foi o melhor possível. Então, no meu caso provavelmente era alguma situação mais simples do que a dos colegas daqui do fórum.
Espero poder ajudar de alguma forma!
----------
Boa noite.
Desculpe a pergunta, qual foi o custo final de todos esses reparos?!
Grata.
Gcardoso- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/06/2017
Localização : Salvador
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Este post me ajudou muito !!! Parabéns !!!
Vi o texto e os videos, levei a um mecanico de confiança, e ele já sabia que isso acontece nos carros da FIAT (500 e Uno) com motor 1.4 Evo, ele desmontou e corrigiu a solda, fiquei contente com o serviço e o preço (R$ 160,00) !!!
São Mateus (Zona Leste) - São Paulo - SP
Vi o texto e os videos, levei a um mecanico de confiança, e ele já sabia que isso acontece nos carros da FIAT (500 e Uno) com motor 1.4 Evo, ele desmontou e corrigiu a solda, fiquei contente com o serviço e o preço (R$ 160,00) !!!
São Mateus (Zona Leste) - São Paulo - SP
Adalberto de Oliveira Pra- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/08/2017
Localização : sao paulo
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Olá pessoal, estou com o mesmo problema. O meu "Guido" está com aproximadamente 50.000. Na estrada, se começar a rodar acima de 140kph a luz ambar começa a piscar e o carro perde aceleração. Por duas vezes fui obrigado a parar e religar o motor e depois seguir a viagem "pianinho".
Este tópico me ajudou demais, agora já tenho uma luz do que possa estar ocorrendo.
Um grande abraço
Ricardo Bifulco
Este tópico me ajudou demais, agora já tenho uma luz do que possa estar ocorrendo.
Um grande abraço
Ricardo Bifulco
nino barlini- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : São Paulo
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Post showww, me salvou. O mecânico tinha condenado a peça inteira. Fui em uma autoeletrica e me cobraram 200,00 pelo serviço. Até o momento o carro esta perfeito.
sheila.lima- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2017
Localização : Barueri
Potencializador do corpo do acelerador
Boa noite, estou com este problema no meu fiat 500 e a concessionária quer 1.600,00 para trocar a peça. Sou de São Paulo por favor alguém tem uma dica de oficina ou autoeletrica que faz este serviço? Grata Roberta
Roberta Ribeiro Homem- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/09/2017
Localização : São Paulo
Reparo em Curitiba?
Danilo Iantas FerreiraVc encontrou alguém que faça o reparo em Curitiba? Estou passando por este problema e o mecânico quer trocar a peça inteira...Se alguém puder passar algum contato... escreveu:tech3000 escreveu:Pessoal,
Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).
O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.
Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...
Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...
Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".
ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!
Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).
Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.
Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.
Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.
Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.
Abraços galera!
Bom dia Marcelo,
você pode me indicar alguém que realiza ou realizou para você o serviço em Curitiba?
O meu está apresentando o mesmo problema.
Obrigado.
Patricia CWB- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/11/2017
Localização : Curitiba
Problema ineçao
Oi tudo bom? Voce acha que esse reparo das soldas e troca dos fios resolve pra quem ta com esse problema somente quando o carro está acia de 90km/h? Obrigado
Marco Aurelio Moutton- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/11/2017
Localização : curitiba
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Mesma coisa comigo hoje!
Ontem acendeu a luz da ignição pedindo para verificar o motor. Parei o carro e li no manual que não havia problema em seguir viagem, somente que talvez o carro gastaria mais combustível. Não gastou nada anormal, só a potência ficou muito reduzida. Subi a serra a 20km/h reduzindo e aumentando marcha, pois assim que chegava nos 3000rpm começava a pifar. Levei no mecânico hoje de manhã, o qual passou o scanner e não viu problema algum, disse que provavelmente era gasolina ruim. Desci a serra novamente (faço 150km por dia com o meu bb) e tudo normal. Na volta do almoço novamente a luz acendeu e me obriguei a subir a serra de novo e levar no mecânico. Passaram o scanner novamente e logo veio a notícia: sensor do corpo de borboleta queimado! R$800,00 a menos e dois dias de trabalho perdidos. A única coisa que me consola é que, com 107mil km rodados, essa é a primeira vez que tenho que trocar algo por desgaste, fora das manutenções de rotina! Em que pese a falha geral na peça, ainda não troco meu 500 por nada!
Abraço pessoal e obrigada pelo tópico, ajudou muito!
Ontem acendeu a luz da ignição pedindo para verificar o motor. Parei o carro e li no manual que não havia problema em seguir viagem, somente que talvez o carro gastaria mais combustível. Não gastou nada anormal, só a potência ficou muito reduzida. Subi a serra a 20km/h reduzindo e aumentando marcha, pois assim que chegava nos 3000rpm começava a pifar. Levei no mecânico hoje de manhã, o qual passou o scanner e não viu problema algum, disse que provavelmente era gasolina ruim. Desci a serra novamente (faço 150km por dia com o meu bb) e tudo normal. Na volta do almoço novamente a luz acendeu e me obriguei a subir a serra de novo e levar no mecânico. Passaram o scanner novamente e logo veio a notícia: sensor do corpo de borboleta queimado! R$800,00 a menos e dois dias de trabalho perdidos. A única coisa que me consola é que, com 107mil km rodados, essa é a primeira vez que tenho que trocar algo por desgaste, fora das manutenções de rotina! Em que pese a falha geral na peça, ainda não troco meu 500 por nada!
Abraço pessoal e obrigada pelo tópico, ajudou muito!
CamiJJ- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/12/2017
Idade : 34
Localização : São Bento do Sul
Apelido do Carro : Jayjay
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Muito bom esse tópico! Acho que vale a pena até realizar essa intervenção preventivamente pra evitar surpresas desagradáveis...
Gabirumaster- Não-iniciado
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/12/2017
Localização : Aracaju
Re: Sem aceleração / perda de potência - Sensor do corpo da borboleta ( TBI )
Senhores(as),
Passei pela mesma situação esta semana, a luz âmbar apareceu no painel juntamente com a mensagem para mandar verificar o motor. Na sequencia, ocorreram três eventos:
1) Perda de potência
2) O dualogic perdeu a noção das trocas de marcha
3) O ar condicionado parou de funcionar
Levei até um uma oficina onde foi passado o scanner e apontou problemas no corpo da borboleta. O mecânico retirou a peça, fez uma limpeza, tentou apagar o código de erro mas não funcionou.
Depois de ler esse tópico eu comprei uma peça nova e fiz a substituição, o carro está se comportando normalmente, mas as mensagens ainda aparecem no painel. Creio que tenha que mandar apagar os códigos de erro.
Abraços,
Felipe Cintra
Fiat 500 Cult 12/12 Dualogic - 44mil km
Passei pela mesma situação esta semana, a luz âmbar apareceu no painel juntamente com a mensagem para mandar verificar o motor. Na sequencia, ocorreram três eventos:
1) Perda de potência
2) O dualogic perdeu a noção das trocas de marcha
3) O ar condicionado parou de funcionar
Levei até um uma oficina onde foi passado o scanner e apontou problemas no corpo da borboleta. O mecânico retirou a peça, fez uma limpeza, tentou apagar o código de erro mas não funcionou.
Depois de ler esse tópico eu comprei uma peça nova e fiz a substituição, o carro está se comportando normalmente, mas as mensagens ainda aparecem no painel. Creio que tenha que mandar apagar os códigos de erro.
Abraços,
Felipe Cintra
Fiat 500 Cult 12/12 Dualogic - 44mil km
felipe.cintra- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/09/2017
Idade : 36
Localização : Belém
Acertou na mosca!
Obrigada pela dica! Deu certinho, quase morri com R$1.500,00 na peça nova, trocando os fios na eletrônica e com a mão de obra da mecânica deu R$ 180,00!tech3000 escreveu:Pessoal,
Apesar de ter lido alguns relatos que o pessoal fala do famigerado problema no TBI (sensor do corpo de borboleta), não há nenhum tópico dedicado ao problema e acho ser justo abrir o mesmo pois é um problema em muitos, mas muitos mesmo motores EVO 1.0 (Uno) e 1.4 (caso do 500 Cult).
O que acontece é o seguinte: de repente o carro começa à perder potência ou o motor falhar, acende a luz âmbar da injeção eletrônica no painel e pode começar à aparecer "verificar motor" no painel e principalmente perder totalmente a aceleração, você aperta o acelerador e nada acontece, o motor fica acelerado em 1400 rpm e entra em modo emergência que permite você apenas engatar a primeira pra manobrar. Muito provável ser o TBI, o bendito sensor no corpo da borboleta do acelerador.
Esse problema é conhecido da FIAT, é um absurdo a quantidade de relatos na Internet sobre o problema, sem contar quem não sabe ou não relata e deveria haver um recall pois é uma peça defeituosa conforme vocês já vão entender...
Este sensor dentro dele tem uma placa eletrônica que sinceramente abrindo e conhecendo circuitos achei ridículo a maneira como é fabricado, são 4 fios finíssimos com solda ponto que com o tempo se soltam e causam mal contato acusando erro e perdendo aceleração, é até perigoso pois do nada você perde o acelerador, pode estar numa estrada viajando e isto lhe colocar até em perigo de vida... o que a FIAT faz? NADA! Ignora vocês compradores de seus carros, isto é gravíssimo, estamos falando de ACELERAÇÃO, estamos falando de uma empresa enorme que sabe do problema e não assume com um recall! É quase um crime! Enfim...
Quem passar por isso NÃO TROQUE A PEÇA INTEIRA! Custa mais de R$ 1.200,00 nas autorizadas, um absurdo sendo que o problema é de fábrica! Se levarem num mecânico e após passar no scanner acusar sensor de corpo de borboleta (TBI), peçam para o mecânico retirar o corpo, vai ter uma tampa plástica preta com uns clips prendendo ela, basta retirar os clips que verá a placa eletrônica (vídeos abaixo), basta levar essa placa numa eletrônica ou autoelétrica e pedir pra refazer as soldas da "ponte".
ATENÇÃO: não deixem que o técnico em eletrônica só faça um reforço nas soldas, peçam pra remover todas as soldas e os 4 finíssimos cabos e refazer tudo com cabos mais grossos e solda reforçada, além de testar a condutividade depois de todos as entradas e saídas da placa pra ver se está dando sinal elétrico em todas as "pontes", caso contrário o procedimento poderá não funcionar. No meu caso o primeiro técnico quis manter os fios finos e não testou a condutividade, quando montei no carro o problema persistiu e teimoso que sou mandei em outra eletrônica e exigi fios grossos e refazer todos os 8 pontos de solda (4 de cada lado da "ponte"). Aí funcionou!
Quando você abre a peça e vê a placa parece tudo em ordem, mas não tá, ali tem problema, levem pro procedimento numa boa eletrônica. Insistam com os mecânicos sobre este procedimento, pois toda oficina só quer vender a peça nova inteira mas ela tem conserto sim e é muito simples, se bem executado resolve o problema (logicamente se seu problema for mesmo somente o TBI).
Eu penei uns 3 dias até resolver pois o bendito do problema te engana, do nada ele some e o carro volta à funcionar, você acredita e fica na rua de novo e de novo pois cabo com mal contato é assim mesmo, tem de arrumar de vez senão só dá dor de cabeça.
Aqui vão uns vídeos que achei sobre o problema, então pra quem tiver o Cult é muito útil:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse vídeo mostra o procedimento bem completo e o cara explica muito bem, porém não conserta o sensor, ele faz a troca por um novo, mas serve pra ver como é a peça e o que acontece:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Enfim, de um prejuízo de mais de mil reais você acaba gastando uns R$ 50 de solda e mais o que o mecânico lhe cobrar pra desmontar e montar o TBI. Ah, não deixem lavarem com gasolina a peça, apesar de fechada pode sim entrar liquido, ainda mais que adoram usar ar pressurizado pra secar. Aconteceu isso comigo, o tiozinho da oficina nem me falou nada e foi lavar a peça e depois jogou ar, logicamente foi gasolina com impurezas na placa, aí na eletrônica pedi um banho de álcool isopropílico na placa que removeu qualquer resquício de gasolina.
Enfim galera, essa é saga, estou postando pra ajudar todos pois é algo bem ruim, eu penei até resolver de vez e espero que isso ajude muita gente à não passar os problemas que passei por causa desse TBI que já de fábrica com problema, quando vai acontecer é apenas questão de sorte ou não, pois existe sim a propabilidade de ter esse problema nos Cult.
Sinceramente se eu soubesse disso antes faria este procedimento da solda preventivamente. Quem puder eu recomendo fazer no Cult caso já tenha saído da garantia.
Abraços galera!
Vívy Campestrini- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/07/2017
Localização : Curitiba
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