500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair

2 participantes

Ir para baixo

Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair Empty Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair

Mensagem por marcusvp 30/11/2017, 10:55

Bom dia a todos!

Estou com um problema em meu veículo que não estou conseguindo solução. A uns 3 meses atrás fiz a manutenção do meu veículo onde troquei a correia e tensor e ao efetuar a troca destas peças meu mecânico informou que haviam algumas fissuras na engrenagem da bomba d'agua e já que estava aberto o motor seria interessante trocar. 
Procurei a bomba d'agua original mas não encontrei pelo código, porém, a loja de peças falou que a bomba d'agua do motor EVO era idêntica e que serviria. De fato era idêntica (visualmente) e o mecânico falou que daria certo e assim vez.
Acontece que depois de 3 meses, ao ligar o carro pela manhã, acendeu a luz de motor no painel informando que havia um problema mecânico e, de imediato, desliguei o veículo e acionei o guincho para levar à oficina. O motor estava vibrando, como se tivesse saído do ponto, achei muito estranho aquilo.
Quando o mecânico abriu o motor novamente, verificou que a correia estava desalinhada na bomba fazendo com que pegasse na borda da engrenagem da bomba d'agua fazendo assim que o motor sacudisse.
Achei aquela situação muito estranha, mas a solução do mecânico era que a bomba d'agua era incompativel para o veículo e que eu teria que comprar realmente a do veículo. 
Assim fiz... fiz o pedido na concessionária, porém o código original tinha sido alterado por outro e que o pedido teria que ter sido feito na fábrica, pois era importada essa peça. Custo (com desconto de PJ): R$ 1.200,00.
Aguardei chegar a peça (foi até rápido, 5 dias) e a surpresa: era idêntica a do EVO que estava lá e não deu encaixe perfeito (alinhamento).
Gostaria da ajuda de vocês para tentar solucionar este mistério, pois algumas perguntas estão martelando na minha cabeça: Será que realmente não é a bomba d'agua certa? Será que houve um erro na montagem da correia e tensor (fora de esquadro, talvez) fazendo com que a bomba não tenha o alinhamento perfeito.
Alguém passou por isso ou tenha alguma sugestão?

Obrigado.

Marcus.

marcusvp
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2017

Localização : Betim


Ir para o topo Ir para baixo

Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair Empty Re: Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair

Mensagem por Paulo Henrique Moreira 5/12/2017, 20:21

Olá, esse carro precisa ter as ferramentas de fasagem exata para a troca da correia dentada, se trocou sem essa ferramenta nunca vai acertar o sincronismo... Recomendo montar a bomba e certifique a tensão correta da correia, excesso de tensão pode ter causado isso.

Enviado pelo Topic'it

Paulo Henrique Moreira
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/12/2017

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair Empty Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair

Mensagem por marcusvp 2/1/2018, 12:33

Paulo Henrique Moreira escreveu:Olá, esse carro precisa ter as ferramentas de fasagem exata para a troca da correia dentada, se trocou sem essa ferramenta nunca vai acertar o sincronismo... Recomendo montar a bomba e certifique a tensão correta da correia, excesso de tensão pode ter causado isso.

Enviado pelo Topic'it
Bom dia!

Eu devolvi a peça na concessionária informando que ela não havia servido no veículo, eles fizeram contato com a fábrica no qual informaram que a peça estava correta porém iria enviar uma outra peça para tirar a prova dos 9. 
Depois de quase 30 dias aguardando, a peça chegou e levei no mecânico que montou e deu certo! Ou seja, era um problema de peça defeituosa de fábrica!

Ainda bem que resolveu desta forma....

marcusvp
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2017

Localização : Betim


Ir para o topo Ir para baixo

Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair Empty Re: Bomba d'agua fiat 500 1.4 16v multiair

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos