500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análises e Números de Performance

+6
lbittencourt
Leopoldo
Zolet
renato696
ctmelo
LeoPat
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 01:32

Caros colegas, distintos membros da imprensa, senhoras e senhores,

Criei este tópico com a intenção de compartilhar números de performance tirados por nós mesmos, não números divulgados na mídia. Cabe?

Durante a viagem fiz duas medições com meu G-Tech, e cá apresento os resultados.

G-Tech SS Speed Run (gráfico verde):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como podem ver, 0-100 km/h em 14,79 segundos.

G-Tech SS Power Run (gráfico vermelho):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pico de 90 HP estimado no volante, 80 HP nas rodas.

Fatos:
• Os dados de CX e arrasto aerodinâmico eu peguei online.
• Fiz as medidas em sistema métrico, mas achei pertinente passar para imperial na potência, já que HP é mais próximo dos nossos CV do que os W.
• O peso do veículo foi uma estimativa que eu fiz calculando meu corpo 'robusto', minha pequena, as malas e o combustível no tanque.
• A perda de 10% do volante pras rodas é a sugerida para quando não há dados e o veículo é tração dianteira.

P.S.: Se alguém souber como visualisar HP x RPM na versão nova do PASS, por favor me ensina. Ser-lhe-ei muito grato.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por ctmelo 3/4/2012, 08:51

14,78s para um carro de 105cv não está muito lento não?
Será que o cambio automático rouba tanta potência?
1400kg é quase o peso máximo com carga admissível, você
é tão "robusto" assim?

[]s,
ctmelo
ctmelo
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 221
Data de inscrição : 04/02/2012

Localização : betim


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por renato696 3/4/2012, 09:39

Gostei desse aparelho. É só para carro ou serve para moto tbm?

Tbm achei o 0-100km/h muito fraco....
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 11:24

Pois é, então, a conta pode ter sido errada. Matemática de padeiro, como dizem.

Usei 1150 kg como peso do carro.
+ 96 kg eu e 48 kg minha mulher (eu já sou velho o suficiente pra entender que essas coisas não se falam, mas aqui uso a desculpa da curiosidade científica)
+ 30 kg de gasolina (completamente estimado, não sei quanto pesa o litro da gasolina, mas joguei 1kg que é o peso do litro de água)
+ 80 kg de bagagem (duas malas com casaco e muito equipamento fotográfico)

Posso ter errado feio, mas resolvi postar mesmo assim pra documentar. A próxima medição pretendo fazer sozinho, com o carro vazio.

Também não usei o sequencial nas puxadas. Liguei o Sport pra levar o giro mais alto em cada curso, mas deixei no Drive. Vou tentar controlar isso na próxima, trocando de marcha no pico de giro.

Se o G-Tech funciona em moto é uma ótima pergunta. O aparelho é bastante sensível, se você quiser testar em linha reta, deve funcionar uma maravilha, mas acho que na hora de fazer curvas, por na moto você se inclinar, pode ser que haja erros na medição.

Quem se interessar, há [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] uma matéria comparativa da Car and Driver onde o G-Tech foi o melhor sem passar pros equipamentos de milhares de dólares.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Zolet 3/4/2012, 11:46

Leo

A área frontal esta extremamente baixa! Muito fora mesmo.

Tenta refazer o teste, use 2,10m² (aproximação muito boa) e Cx = 0,353 (valor oficial da FIAT).

Outra coisa: Os 100HP do motor Multi-Air são medidos a pressão ambiente 0Pa man (nível do mar) e temperatura de 25ºC. Como vi que tu é de São Paulo e provavelmente fez o teste ai, pode haver uma diferença de até 6% da potência total quando se mudam as condições de temperatura e pressão.

Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 12:20

Zolet escreveu:Leo

A área frontal esta extremamente baixa! Muito fora mesmo.

Tenta refazer o teste, use 2,10m² (aproximação muito boa) e Cx = 0,353 (valor oficial da FIAT).

Outra coisa: Os 100HP do motor Multi-Air são medidos a pressão ambiente 0Pa man (nível do mar) e temperatura de 25ºC. Como vi que tu é de São Paulo e provavelmente fez o teste ai, pode haver uma diferença de até 6% da potência total quando se mudam as condições de temperatura e pressão.


Fala, Zolet. A área frontal eu peguei online. Acho que 2,10 m2 é um exagero (é mais do que a área de uma porta comum de casa), mas posso testar também pra ver os resultados. O ideal seria uma fonte oficial pra isso, mas na pressa e falta de paciência (a internet do hotel estava péssima) peguei um dos primeiros resultados e não procurei melhor.

O Cx eu havia visto 0,326, achei que era bom de mais mesmo, mas fui com ele (arredondado pra pior). Vou atualizar na configuração pra 0,353, que também achei surpreendentemente bom. Mas já havia escutado mesmo que nosso 500 tem Cx melhor que o Mini.

O lance da diferença de pressão, realmente, não levei em conta. Pra deixar a diferença ainda maior, eu estava mais alto ainda, voltando de Campos do Jordão (mas já havia descido a Serra), e a temperatura estava próxima dos 16º C.

Valeu pelas dicas, Zolet! Vou mudar tudo pra próxima tomada.

Mas o que eu queria mesmo era um bom pedaço de asfalto, nivelado e liso, e sem nenhum carro pra azucrinar a paciência.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por ctmelo 3/4/2012, 12:23

No manual fala que o peso de 1150kg é com combustível,
só não falam se é com tanque cheio.
ctmelo
ctmelo
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 221
Data de inscrição : 04/02/2012

Localização : betim


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Leopoldo 3/4/2012, 12:25

LeoPat escreveu:
Mas o que eu queria mesmo era um bom pedaço de asfalto, nivelado e liso, e sem nenhum carro pra azucrinar a paciência.

Ah-há! Laughing nesse caso, acho que só mudando para o norte do País de Gales!!! kkkkkkk
tsc, tsc tsc... Sinto muito, Leo... não neste país. Rolling Eyes
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Leopoldo 3/4/2012, 12:27

ctmelo escreveu:No manual fala que o peso de 1150kg é com combustível,
só não falam se é com tanque cheio.

O peso que se refere a "em ordem de marcha" é com todos os fluidos possíveis, com o carro pronto para uso. Isso inclui água do radiador, gasolina no tanque, tanque reserva e até o tanquinho dos esguichos, tudo cheio.
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 12:29

Leopoldo escreveu:
ctmelo escreveu:No manual fala que o peso de 1150kg é com combustível,
só não falam se é com tanque cheio.

O peso que se refere a "em ordem de marcha" é com todos os fluidos possíveis, com o carro pronto para uso. Isso inclui água do radiador, gasolina no tanque, tanque reserva e até o tanquinho dos esguichos, tudo cheio.

Opa, bom saber. Erro meu, será considerado na próxima medição.
Obrigado!
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 12:33

Leopoldo escreveu:
LeoPat escreveu:
Mas o que eu queria mesmo era um bom pedaço de asfalto, nivelado e liso, e sem nenhum carro pra azucrinar a paciência.

Ah-há! Laughing nesse caso, acho que só mudando para o norte do País de Gales!!! kkkkkkk
tsc, tsc tsc... Sinto muito, Leo... não neste país. Rolling Eyes

Pois é, se até em Interlagos não tem isso... Essa é outra coisa que eu sinto falta dos EUA... tem dragstrip por lá, com toda a estrutura que se tem direito, por 15 dólares o dia... A gente é muito atrasado por aqui. Pede-se não correr nas ruas, mas não disponibilizam autódromo.

Ah, e olha só, essas medições que fiz me mantive (quase) sempre dentro dos limites de velocidade, certo? Primeiro por respeito aos outros motoristas na via (mesmo que a recíproca não seja verdadeira), segundo porque a Carvalho Pinto está com, sem brincadeira, quase um radar por km.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Zolet 3/4/2012, 12:41

Leo

Sou Engenheiro Mecânico e trabalho com aerodinâmica externa (na FIAT por acaso), além de aerodinâmica interna (vão motor) e arrefecimento.

A medição da área frontal é feita tanto com uma projeção do carro em uma parede, com utilização de um laser ou via software de CFD, que é com o que eu trabalho. Faço análises em um "túnel de vento virtual", pra ser mais preciso.

Confia em mim, esse valor (2,10m2) tá muito próximo do real. Não te falo o valor certo porque complica pro meu lado aehaeh

Os carros brasileiros variam nessa média, de 2,0m² a 2,2m², lembrando que quanto maior esse valor, pior pro arrasto aerodinâmico do carro.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 12:51

Zolet escreveu:Leo

Sou Engenheiro Mecânico e trabalho com aerodinâmica externa (na FIAT por acaso), além de aerodinâmica interna (vão motor) e arrefecimento.

A medição da área frontal é feita tanto com uma projeção do carro em uma parede, com utilização de um laser ou via software de CFD, que é com o que eu trabalho. Faço análises em um "túnel de vento virtual", pra ser mais preciso.

Confia em mim, esse valor (2,10m2) tá muito próximo do real. Não te falo o valor certo porque complica pro meu lado aehaeh

Os carros brasileiros variam nessa média, de 2,0m² a 2,2m², lembrando que quanto maior esse valor, pior pro arrasto aerodinâmico do carro.

Opa, então tá certo! Vou usar essas medidas 'semi-oficiais'! Very Happy É que eu tinha a impressão de que seria menor...
Não quero te complicar, então não vou nem perguntar sobre a medida oficial, essa aproximada já serve pra estabelecer um padrão. Mas posso abusar um pouquinho?

Se você puder, pode passar as medidas aproximadas de CX e área frontal de outros carros da Fiat? Claro, se for fácil e permitido, eu agradeceria muito por essas infos dos:

1969 Fiat 850 Sport Coupé
1971 Fiat 124 Spider 1600
1974 Fiat X-1/9 Bertone
1995 Fiat Coupé 16v Plus

Valeu! Cool
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por renato696 3/4/2012, 13:02

1995 Fiat Coupe 16v Plus rules!!! LeoPat, vc tem os dados de desempenho dele só para lembrar os velhos tempos? Embora não tive esse carro naquela época (eu tinha um Peugeot 306 s16), esse Fiat era TOP!
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 3/4/2012, 13:15

renato696 escreveu:1995 Fiat Coupe 16v Plus rules!!! LeoPat, vc tem os dados de desempenho dele só para lembrar os velhos tempos? Embora não tive esse carro naquela época (eu tinha um Peugeot 306 s16), esse Fiat era TOP!

Fiat Coupé 2.0 16v
137 HP
0-100 km/h - 9,2s
Máxima: 208 km/h (de painel, cheguei em 215 km/h)

Embora com o mesmo motor do Tipo Sedicivalvole, a aerodinâmica não compensava o maior peso. O Tipo tinha números sensivelmente melhores do que os do Coupé. Claro que o Sedicivalvole era o Tipo top, e o Coupé ainda tinha versões mais nervosas, como o 20v Turbo Plus e a série limitada de 2001.
Mas o que eu gosto mesmo do Coupé é o desenho, que como o 500, eu acredito ser pra sempre.

O Peugeot 306 é um capetinha também, né? Toda a linha anterior ao 'arredondamento' eu acho maravilhosa. Como era a tocada? Nunca dirigi um.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Zolet 3/4/2012, 21:09

LeoPat escreveu:
Zolet escreveu:Leo

Sou Engenheiro Mecânico e trabalho com aerodinâmica externa (na FIAT por acaso), além de aerodinâmica interna (vão motor) e arrefecimento.

A medição da área frontal é feita tanto com uma projeção do carro em uma parede, com utilização de um laser ou via software de CFD, que é com o que eu trabalho. Faço análises em um "túnel de vento virtual", pra ser mais preciso.

Confia em mim, esse valor (2,10m2) tá muito próximo do real. Não te falo o valor certo porque complica pro meu lado aehaeh

Os carros brasileiros variam nessa média, de 2,0m² a 2,2m², lembrando que quanto maior esse valor, pior pro arrasto aerodinâmico do carro.

Opa, então tá certo! Vou usar essas medidas 'semi-oficiais'! Very Happy É que eu tinha a impressão de que seria menor...
Não quero te complicar, então não vou nem perguntar sobre a medida oficial, essa aproximada já serve pra estabelecer um padrão. Mas posso abusar um pouquinho?

Se você puder, pode passar as medidas aproximadas de CX e área frontal de outros carros da Fiat? Claro, se for fácil e permitido, eu agradeceria muito por essas infos dos:

1969 Fiat 850 Sport Coupé
1971 Fiat 124 Spider 1600
1974 Fiat X-1/9 Bertone
1995 Fiat Coupé 16v Plus

Valeu! Cool

Bahhh Leo, essa tarefa é árdua.

Devido ao ano dos veículos ;e muito difícil encontrar esses valores. Pesquisei na minha "Bíblia" de Aerodinâmica (Aerodynamics of Road Vechicles, Hucho) e não achei nenhum deles...

Na Fiat mesmo só se eu conseguisse entrar em contato com alguém da Itália, que fosse das antigas, e rezar pra achar algum registro...

Mas olhando os carros, chutaria algo em torno de 0,45 para o Cx, devido ao ano e ao fato de serem conversíveis/coupés vai até ser pior com a capota aberta. Chutaria algo perto de 0,35 para o Coupé.

Tem um problema muito grande é que, com o passar do tempo, as técnicas de medição vão melhorando, assim como o projeto dos túneis de vento. Comparar um Cx de um carro de 1970 com um de 2000 é comparar banana com maçã, muito difícil achar algo pra ser comparado.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por renato696 3/4/2012, 22:28

LeoPat escreveu:Fiat Coupé 2.0 16v
137 HP
0-100 km/h - 9,2s
Máxima: 208 km/h (de painel, cheguei em 215 km/h)

Embora com o mesmo motor do Tipo Sedicivalvole, a aerodinâmica não compensava o maior peso. O Tipo tinha números sensivelmente melhores do que os do Coupé. Claro que o Sedicivalvole era o Tipo top, e o Coupé ainda tinha versões mais nervosas, como o 20v Turbo Plus e a série limitada de 2001.
Mas o que eu gosto mesmo do Coupé é o desenho, que como o 500, eu acredito ser pra sempre.

O Peugeot 306 é um capetinha também, né? Toda a linha anterior ao 'arredondamento' eu acho maravilhosa. Como era a tocada? Nunca dirigi um.

LeoPat, ele era muito nervoso em giro alto (acima de 3500rpm). Jantei muito Gol GTI na época hehehe.... o s16 tinha 155cv, e a maxima que consegui nele foi 240km/h (marcação do painel), durante um percurso que fiz de Orlandia-SP a Ribeirao Preto-SP em 15 minutos (são 50km de distancia, pista dupla, na madruga). Era mto top esticar o giro até os 7000rpm. Gostava de ver o motor, com aqueles 4 tubos largos do sistema de admissão variavel.

Na cidade ele era tranquilo, e saia manso nos semaforos... mas tinha que ficar esperto, pq passava os 3500rpm ele "estilingava", ou seja, nas primeiras 50% da rotação inicial ele era "fraco", nas outras "50%" ele mostrava o que era capaz. 0-100km/h em 9 seg - imagina esse numero para a época. Curti muito o carro! Só vendi pq na época troquei por uma BMW 325... se pudesse, teria ficado com o carrinho até hoje para dar umas voltinhas e lembrar dos velhos tempos. Very Happy
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 4/4/2012, 11:40

Zolet escreveu:
LeoPat escreveu:
Zolet escreveu:Leo

Sou Engenheiro Mecânico e trabalho com aerodinâmica externa (na FIAT por acaso), além de aerodinâmica interna (vão motor) e arrefecimento.

A medição da área frontal é feita tanto com uma projeção do carro em uma parede, com utilização de um laser ou via software de CFD, que é com o que eu trabalho. Faço análises em um "túnel de vento virtual", pra ser mais preciso.

Confia em mim, esse valor (2,10m2) tá muito próximo do real. Não te falo o valor certo porque complica pro meu lado aehaeh

Os carros brasileiros variam nessa média, de 2,0m² a 2,2m², lembrando que quanto maior esse valor, pior pro arrasto aerodinâmico do carro.

Opa, então tá certo! Vou usar essas medidas 'semi-oficiais'! Very Happy É que eu tinha a impressão de que seria menor...
Não quero te complicar, então não vou nem perguntar sobre a medida oficial, essa aproximada já serve pra estabelecer um padrão. Mas posso abusar um pouquinho?

Se você puder, pode passar as medidas aproximadas de CX e área frontal de outros carros da Fiat? Claro, se for fácil e permitido, eu agradeceria muito por essas infos dos:

1969 Fiat 850 Sport Coupé
1971 Fiat 124 Spider 1600
1974 Fiat X-1/9 Bertone
1995 Fiat Coupé 16v Plus

Valeu! Cool

Bahhh Leo, essa tarefa é árdua.

Devido ao ano dos veículos ;e muito difícil encontrar esses valores. Pesquisei na minha "Bíblia" de Aerodinâmica (Aerodynamics of Road Vechicles, Hucho) e não achei nenhum deles...

Na Fiat mesmo só se eu conseguisse entrar em contato com alguém da Itália, que fosse das antigas, e rezar pra achar algum registro...

Mas olhando os carros, chutaria algo em torno de 0,45 para o Cx, devido ao ano e ao fato de serem conversíveis/coupés vai até ser pior com a capota aberta. Chutaria algo perto de 0,35 para o Coupé.

Tem um problema muito grande é que, com o passar do tempo, as técnicas de medição vão melhorando, assim como o projeto dos túneis de vento. Comparar um Cx de um carro de 1970 com um de 2000 é comparar banana com maçã, muito difícil achar algo pra ser comparado.

Valeu, Zolet. Pois é, esses carros têm pouca documentação. Tenho literalmente dezenas de livros, e não encontro isso em lugar nenhum. Pra mim, o mais importante mesmo é o X - 1/9. Os outros eu só queria, por curiosidade, fazer umas medições, mas o X - 1/9 eu tô dando uma envenenadinha.

Vai ter que ser na gambiarra mesmo (Cx até encontra-se algumas informações, mas área frontal é muito mais difícil).

Obrigado pelas dicas!
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por LeoPat 4/4/2012, 11:46

renato696 escreveu:
LeoPat escreveu:Fiat Coupé 2.0 16v
137 HP
0-100 km/h - 9,2s
Máxima: 208 km/h (de painel, cheguei em 215 km/h)

Embora com o mesmo motor do Tipo Sedicivalvole, a aerodinâmica não compensava o maior peso. O Tipo tinha números sensivelmente melhores do que os do Coupé. Claro que o Sedicivalvole era o Tipo top, e o Coupé ainda tinha versões mais nervosas, como o 20v Turbo Plus e a série limitada de 2001.
Mas o que eu gosto mesmo do Coupé é o desenho, que como o 500, eu acredito ser pra sempre.

O Peugeot 306 é um capetinha também, né? Toda a linha anterior ao 'arredondamento' eu acho maravilhosa. Como era a tocada? Nunca dirigi um.

LeoPat, ele era muito nervoso em giro alto (acima de 3500rpm). Jantei muito Gol GTI na época hehehe.... o s16 tinha 155cv, e a maxima que consegui nele foi 240km/h (marcação do painel), durante um percurso que fiz de Orlandia-SP a Ribeirao Preto-SP em 15 minutos (são 50km de distancia, pista dupla, na madruga). Era mto top esticar o giro até os 7000rpm. Gostava de ver o motor, com aqueles 4 tubos largos do sistema de admissão variavel.

Na cidade ele era tranquilo, e saia manso nos semaforos... mas tinha que ficar esperto, pq passava os 3500rpm ele "estilingava", ou seja, nas primeiras 50% da rotação inicial ele era "fraco", nas outras "50%" ele mostrava o que era capaz. 0-100km/h em 9 seg - imagina esse numero para a época. Curti muito o carro! Só vendi pq na época troquei por uma BMW 325... se pudesse, teria ficado com o carrinho até hoje para dar umas voltinhas e lembrar dos velhos tempos. Very Happy

Pois é, eu imagino que deva ser uma delícia mesmo... O Coupé também tem isso de abrir melhor em alta, mas não dá pra comparar com os Twin Spark das Alfa Romeo (berço da tecnologia do comando variável). Já tive duas 145 (ainda tenho uma), três 155, e uma 156. E é isso aí, abre 3.500, parece que o mundo tá chegando ao fim... Só não deixar baixar o giro disso, trocando marcha tudo em alta, e o carro é um demônio. Mas esse Peugeot deve ser alucinante, mesmo!
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por renato696 4/4/2012, 11:52

entao, mas voltando aos 500s, ainda não apertei o meu para valer.... como ainda tá com 1800km, estou andando na maciota, trocando marchas a 2500rpm, dando prioridade ao consumo de gasolina.

Uma vez apenas dei uma espetada no Prima, levando ele a 6000rpm, porém não senti aquela estilingada, ele tbm é 16V (mas sem o sistema de admissão variavel). Talvez esse comportamento só role no Abarth...

Mas por outro lado o carrinho é bem forte em giro baixo, coisa que o Peugeot deixava a desejar.
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Zolet 5/4/2012, 10:33

LeoPat escreveu:
+ 30 kg de gasolina (completamente estimado, não sei quanto pesa o litro da gasolina, mas joguei 1kg que é o peso do litro de água)

Só por curiosidade, 10 litros de combustível pesam 7,5kg, em média.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por lbittencourt 5/4/2012, 10:36

O 500 corta gasolina em 6500 giros...
No motor 8 valvulas não senti nenhuma faixa de torque mais forte...
Alguém saberia dizer algo mais sobre isso?
lbittencourt
lbittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 307
Data de inscrição : 03/02/2012

Localização : Florianópolis

Apelido do Carro : ChicoBento

Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por joliveira 6/5/2012, 21:24

lbittencourt escreveu:O 500 corta gasolina em 6500 giros...
No motor 8 valvulas não senti nenhuma faixa de torque mais forte...
Alguém saberia dizer algo mais sobre isso?

Posso estar enganado, mas em 3000rpm parece que ele puxa um pouco mais, creio que seja qdo o comando variável muda a configuração.
joliveira
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 337
Data de inscrição : 25/01/2012

Idade : 38
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por vladimirfalcon 6/5/2012, 21:40

O bom é a esticada de 2ª ele voa até o dual jogar a 3ª chega quase a 80 km/h
vladimirfalcon
vladimirfalcon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 371
Data de inscrição : 19/01/2012

Idade : 46
Localização : Salvador-ba


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por stanaka 6/5/2012, 22:16

Nos últimos dias dei umas pisadinhas na Dutra em trechos que conheço. Para um 1.4 acho que ele é ok mas nada quem empolgue. Tive 206 e C3 1.4 e ambos eram sofríveis.

O 500 fica gritando lá pelos 160, só não passei disso pq fiquei com dó - ainda não bati os 2k rodados Smile

Nessa semana um Kia Soul quis brincar na Henrique Schaumann e eu aceitei - moleque, né? O 500 deixou para trás o Soul já na segunda marcha hahaha foi divertido. Ah sim, no modo sport do dualogic. Na verdade eu esperava ficar pra trás mas pelo visto o Soul que é uma porcaria, 1.6 para um carro pesado, vai ver...
stanaka
stanaka
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 43
Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Análises e Números de Performance Empty Re: Análises e Números de Performance

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos