Manutenção com 28500 km
2 participantes
Página 1 de 1
Manutenção com 28500 km
Bom pessoa, a garantia do carro está acabando e com ela a alegria da FIAT em tomar o meu dindin com as revisões programadas. Meu carro está com 28500km e resolvi antecipar a manutenção programada pois minhas filhas vão nascer dia 02/09 e estarei meio enrolado pra parar o carro após isso.
Mas enfim, fiz os 3 principais serviços do plano de manutenção para essa quilometragem: Troca do filtro de ar, troca das velas e troca do filtro de cabine. Como eu msm fiz com um amigo formado em mecânica automotiva (eu estou mais para curioso hehehe) deu pra pegar algumas dicas que vou repassar pra se alguém quiser fazer a mesma coisa.
1) A troca do filtro de cabine é chata, mas qualquer um com uma chave TORX correta pode fazer. Estou preparando o passo-a-passo com fotos logo posto aqui.
2) A troca do filtro de ar não pode ser mais simples: destrave as presilhas, abra, tire o velho, coloque o novo e feche certinho. Se não for fazer a revisão na concessionária, não pague pra fazer, até minha esposa o faria sem problemas (ela é engenheira eletricista e faria msm que fosse mais complicado, mas enfim, vcs entenderam (ela me fez escrever esse adendo)).
3) Troca das Velas: Aí é que a coisa começa a ficar chata. Pra ter acesso às mesmas tem que tirar toda parte de admissão de ar (tampa preta que fica em cima do motor), mais as bobinas e os cabos dos bicos de injeção. Só assim se tem acesso para conseguir tira-las.
O problema é que para tirar o sistema de admissão de ar, tem um parafuso de cabeça tipo Allen que não dá acesso à própria chave. Para tirar eu tive que cortar a minha chave Allen e soltar um dos lados, o outro solta puxando (depois boto as fotos e mostro). O suporte dessa tampa que prende nesse parafuso que não tem como acessar é de plástico e se vc fizer força demais ou no sentido errado pode quebrar e aí f.... de vez.
Mas enfim, fiz os 3 principais serviços do plano de manutenção para essa quilometragem: Troca do filtro de ar, troca das velas e troca do filtro de cabine. Como eu msm fiz com um amigo formado em mecânica automotiva (eu estou mais para curioso hehehe) deu pra pegar algumas dicas que vou repassar pra se alguém quiser fazer a mesma coisa.
1) A troca do filtro de cabine é chata, mas qualquer um com uma chave TORX correta pode fazer. Estou preparando o passo-a-passo com fotos logo posto aqui.
2) A troca do filtro de ar não pode ser mais simples: destrave as presilhas, abra, tire o velho, coloque o novo e feche certinho. Se não for fazer a revisão na concessionária, não pague pra fazer, até minha esposa o faria sem problemas (ela é engenheira eletricista e faria msm que fosse mais complicado, mas enfim, vcs entenderam (ela me fez escrever esse adendo)).
3) Troca das Velas: Aí é que a coisa começa a ficar chata. Pra ter acesso às mesmas tem que tirar toda parte de admissão de ar (tampa preta que fica em cima do motor), mais as bobinas e os cabos dos bicos de injeção. Só assim se tem acesso para conseguir tira-las.
O problema é que para tirar o sistema de admissão de ar, tem um parafuso de cabeça tipo Allen que não dá acesso à própria chave. Para tirar eu tive que cortar a minha chave Allen e soltar um dos lados, o outro solta puxando (depois boto as fotos e mostro). O suporte dessa tampa que prende nesse parafuso que não tem como acessar é de plástico e se vc fizer força demais ou no sentido errado pode quebrar e aí f.... de vez.
gustavoluis.cortesbarros- Picciotto
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/08/2012
Localização : Sao Salvador
Re: Manutenção com 28500 km
Meu carro é um Cult 1.4 Flex 2011/2012 comprado em 09/01/2012.
Após uma tarde com o colega cortando pedaço de chave pra conseguir tirar o negócio, vou dizer o que vi nas peças que troquei:
O filtro de cabine estava sujo, mas não saturado. Uso o A/C em 50% do tempo de uso do carro, pois minha esposa não gosta
As velas tinham óxido nas pontas, mas nada que comprometesse seu desempenho, ao contrário. Valeu a pena o uso de apenas 3 tipos de gasolina Podium, V-Power ou Supra.
O filtro de ar também não estava saturado, acho até que perduraria mais 10mil km sem sustos, mas coloquei um InFlow por isso não me importei em trocar.
Após uma tarde com o colega cortando pedaço de chave pra conseguir tirar o negócio, vou dizer o que vi nas peças que troquei:
O filtro de cabine estava sujo, mas não saturado. Uso o A/C em 50% do tempo de uso do carro, pois minha esposa não gosta
As velas tinham óxido nas pontas, mas nada que comprometesse seu desempenho, ao contrário. Valeu a pena o uso de apenas 3 tipos de gasolina Podium, V-Power ou Supra.
O filtro de ar também não estava saturado, acho até que perduraria mais 10mil km sem sustos, mas coloquei um InFlow por isso não me importei em trocar.
gustavoluis.cortesbarros- Picciotto
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/08/2012
Localização : Sao Salvador
Re: Manutenção com 28500 km
Oi Gustavo
Você sabe qual é a medida dessa chave TORX?
Você sabe qual é a medida dessa chave TORX?
boacabelo- Picciotto
- Mensagens : 42
Data de inscrição : 07/11/2012
Localização : Brasília
Apelido do Carro : Gopá
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004