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Troca do kit de embreagem??

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Troca do kit de embreagem?? Empty Troca do kit de embreagem??

Mensagem por jordaolu 1/2/2014, 14:21

Sou proprietária de um Fiat 500 desde fevereiro de 2012. Adquiri o carro na Cevel, em Goiânia. Mas, em razão de diversos problemas com o veículo que me foi entregue,  foi realizada troca em abril de 2012. A Cevel me informou que a própria Fiat me havia enviado o carro. A troca foi efetuada após bastante resistência por parte da concessionária, mas, ao final, eu fiquei bastante satisfeita com o meu carrinho.
Ocorre que, em 30 de janeiro do presente ano, fui surpreendida por problema que eu nunca imaginei que teria com um carro que rodou apenas 14.846 quilômetros, carregando os meus 60 quilos entre minha casa e meu trabalho.
Ao sair de minha casa, o carro fez um barulho e, simplesmente, parou de engatar as marchas. Eu estava na porta de casa, de dia, portanto, empurrei o carro e liguei para o serviço Confiat. O guincho chegou em poucos minutos e o atendimento da Pinauto Marista, até agora, me parece muito bom.
O problema é que, depois de mandar o carro para a concessionária e descobrir que necessitaria trocar todo o kit de embreagem, descobri que se trata de um problema muito sério e que não acontece com veículos como o meu. Geralmente, a embreagem apresenta algum problema após os 80 mil quilômetros, se o motorista tiver o costume de apoiar seu pé no pedal enquanto dirige. Este não é o meu caso. Tive um Gol 2003 por mais de 8 anos e ele nunca me apresentou semelhante problema. E vejam que paguei 16 mil por ele na época. Quando o Gol começou a frequentar oficinas mecânicas, eu o vendi.
Agora, meu Fiat 500, de aproximadamente 43 mil reais pagos à vista, começa a visitar o mecânico com menos de 2 anos? Como pode?
Graças a Deus, estava de dia. Mas, a chance desse problema ocorrer quando volto de meu trabalho (sou professora universitária), às 23h, é bastante considerável. A faculdade fica em bairro afastado e perigoso. Comprei um carro zero porque preciso de um veículo de confiança, que me permita retornar para casa às 23h de modo que eu não seja assaltada, estuprada ou morta.
Não sei se a Fiat tem idéia do perigo no qual coloca a mim e a todos os seus clientes.
Enfim, minhas dúvidas, no presente momento são:
-      - Esse é um problema do Fiat 500? Alguém mais passou por isso?
-      - Como ficará a minha garantia após o reparo?
-      - A Fiat me assegurará que a peça permanecerá intacta até os 80-100 mil quilômetros, pelo menos?
-       - Tenho que vender meu carro e voltar para WV?
É isso...

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Mensagem por Convidado 1/2/2014, 15:49

Realmente é muito cedo para se ter problemas com embreagem, mas o carro estando na garantia e se não houve uso indevido, o problema é da Fiat que tem que consertar o carro e te entregar em ordem, exija seus direitos na concessionária e sempre entre em contato com o L'Unico em caso de problemas.
Sobre seu questionamento, se terá de voltar para a Volkswagem, diria que mesmo sendo um problema muito sério, é um tanto precipitado, eu participo de alguns fóruns automotivos e problemas do tipo não são lá muito raros e acontecem com carros de todas as marcas, sendo com carros mais baratos e até mais caros, não existe um carro 100% garantido de que não haverá problemas.
O Gol, Voyage e Fox por exemplo, apresentaram e ainda tem apresentado sérios problemas de motor, sendo que muitas vezes a substituição do mesmo se faz necessárias.
Meu 500 por exemplo está com 51.000km rodados e não apresentou nenhum problema.
Agora se você perdeu a confiança na marca ao ponto de depois do conserto, se sentir incomodada e insegura, aí já é outra coisa, nesse caso o mais indicado seria você vender o carro e partir pra outra marca.

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Mensagem por jordaolu 1/2/2014, 16:32

Tom500 escreveu:Realmente é muito cedo para se ter problemas com embreagem, mas o carro estando na garantia e se não houve uso indevido, o problema é da Fiat que tem que consertar o carro e te entregar em ordem, exija seus direitos na concessionária e sempre entre em contato com o L'Unico em caso de problemas.
Sobre seu questionamento, se terá de voltar para a Volkswagem, diria que mesmo sendo um problema muito sério, é um tanto precipitado, eu participo de alguns fóruns automotivos e problemas do tipo não são lá muito raros e acontecem com carros de todas as marcas, sendo com carros mais baratos e até mais caros, não existe um carro 100% garantido de que não haverá problemas.
O Gol, Voyage e Fox por exemplo, apresentaram e ainda tem apresentado sérios problemas de motor, sendo que muitas vezes a substituição do mesmo se faz necessárias.
Meu 500 por exemplo está com 51.000km rodados e não apresentou nenhum problema.
Agora se você perdeu a confiança na marca ao ponto de depois do conserto, se sentir incomodada e insegura, aí já é outra coisa, nesse caso o mais indicado seria você vender o carro e partir pra outra marca.
É o que estou fazendo, Tom500, procurando meus direitos. Mas, confesso que minha experiência com a marca vem sendo bem cansativa... Meu primeiro carro foi entregue todo enferrujado e com teto bastante arranhado. Pasme, tinha uma adesivo do UNO para tentar me iludir.
Depois de muitas idas e vindas, ligações, e-mails, trocaram o carro. Todavia, dois anos, depois, me apareceu esse tipo de questão.
O carro está na garantia. Mas, até agora, já se passaram 3 dias, e nada de a Confiat liberar o carro reserva. 
Vou até o fim com essa história da garantia. Entendo que ela deva ser renovada para efeito de novos danos na mesma peça. O CDC dá 90 dias para qualquer bem durável. Tratando-se de carro, isto é muito pouco. Sei que a fábrica dá garantia maior. Só que, este é um dado que ninguém soube me informar. Nem na Central L'unico. Eu gravo todos os contatos que faço com a css e com a Fiat. Estou esperando. Se precisar de processo, está tudo certo.
Minha preocupação é verificar se há mais pessoas com este problema, se é defeito de fabricação da peça, algo que esteja acontecendo muito... 
Espero mesmo que eu tenha sido sorteada, porque gosto muito do meu carro. O difícil é aguentar alguns "entendidos" que asseguram que se eu não tivesse saído da WV, nada teria ocorrido.

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Mensagem por Convidado 1/2/2014, 17:07

Isso de Volkswagen não da problema não existe, quem diz isso está muito enganado, tenho um amigo que teve o motor do seu Gol Power substituído e tenho outro que cansou de contar quantas vezes já teve de voltar a concessionária na tentativa de fazer o aviso de avaria do air bag apagar do painel, não existe milagre, em produções de larga escala problemas podem surgir, embora todos saibamos que a situação é muita chata com os donos.

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Mensagem por andermen 1/2/2014, 22:07

Vamos aos meus fatos:

1º carro: Chevette 1989 utilizado por dois anos, nenhum defeito sério a não ser a troca da bateria e bobina pois o dono anterior tinha som forte

2º carro: Gol 1000 1994 - Comprei e tive de fazer a parte de baixo do motor.

3º carro: Gol G3 Power 2001 - Bomba de óleo trancou, fundiu o motor, troca do bloco, 2600 reais para comprar um bloco novo

4º carro: Celta 2006, primeiro carro 0km, nenhum defeito

5º carro: Gol G5 Power 1.6 2009 - Trincou o parabrisa 3 vezes em menos de um ano, problema de projeto do carro, assim como meu centenas tinham o mesmo trincado do parabrisa

6º carro: Focus GLX 1.6 2010 - Com 5 mil km o catalizador estourou a cerâmica, trocado em garantia, nenhum defeito subsequente

7º carro: Fiat 500 Sport MT 2012 - Barra de direção trocada devido aos estalos, problema relatado por diversos membros, mas resolvido em garantia e mais nenhum problema, 47000 km rodados

8º carro: Fiat 500 Cult 2013 - Nenhum defeito, vendido devido a necessidade de carro automático

9º carro: Fiat 500 Sport AT 2012 - Nenhum defeito até o momento.

Escrevi isso para dizer que independente da montadora você comprar um carro que dê problema ou não.


Última edição por andermen em 2/2/2014, 00:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por DecomedRJ 1/2/2014, 23:24

Cara essa parada de achar q VW é mais robusto e não da problema é pura balela e não passa de uma imagem que a VW criou durante algum tempo no pais e se consolidou e as pessoas sem procurar saber detalhes ficam reproduzindo isso.
Antes do meu 500, tive um Punto sem problemas. Antes tive um Polo que tive problemas recorrentes e irritantes como troca de bieleta e cubo de roda por problema no rolamento. Antes tive um gol g4 que tive problemas no motor.
Acho que a melhor solução é buscar seus direitos ter respaldo legal para ir até o fim dessa história.
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Mensagem por jordaolu 4/2/2014, 15:53

Apenas para dar notícias...
Hoje, 5 dias depois de deixar o carro na css, consegui receber o carro reserva prometido pela Confiat. Mas, só o peguei depois de muita reclamação e depois de dizer que era advogada e que entraria na Justiça para que a Fiat pagasse pelo carro que eu alugaria por minha conta.
As peças vão levar entre 7 e 10 dias úteis para chegar...

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Mensagem por Convidado 4/2/2014, 17:01

jordaolu escreveu:Apenas para dar notícias...
Hoje, 5 dias depois de deixar o carro na css, consegui receber o carro reserva prometido pela Confiat. Mas, só o peguei depois de muita reclamação e depois de dizer que era advogada e que entraria na Justiça para que a Fiat pagasse pelo carro que eu alugaria por minha conta.
As peças vão levar entre 7 e 10 dias úteis para chegar...

Que situação chata...
Pelo menos essa novela mexicana já está começando a desenrolar.
Ridículo saber que nesse país nossas leis permitam as empresas explorarem de todas maneiras possíveis e de forma descarada o consumidor que em tudo paga cara por aqui.

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Mensagem por Davide 5/2/2014, 09:55

VW é carro que não quebra e nunca dá problema.
Hyunday é o melhor carro do mundo.
Fiat? Lixo!


Mitos e lendas estão aí pra isso, alimentados pelo MKT, e pela inaceitável lenda que brasileiro gosta (e entende) de carro.

Assim como é mito que embreagem nunca dá problema, se estraga o problema é o condutor (nem vamos falar de pneus, isso sim é dor de cabeça ter garantia).

Garantia neles e sem dó, pauladas fortes e infelizmente tem de fazer inferno na cabeça deles, senão passam por cima dos nossos direitos.

Boa sorte.
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Mensagem por jordaolu 9/2/2014, 20:15

Pronto, pessoal, recebi meu carro na quarta-feira, no finalzinho da tarde.
Parece que está tudo certo. Não senti diferença no carro. E, ao que parece, foi questão de sorte (ou falta dela).
Devolvi o carro reserva, que estava completamente pago pela Fiat. Mesmo o seguro do reserva estava incluso no serviço.
Nada melhor do que receber meu carrinho de volta!

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Mensagem por Convidado 9/2/2014, 21:05

Que bom que pegou seu carro e que está tudo certinho com ele, espero que não ocorram mais problemas pois isso causa muitos transtornos, o meu quando vai pra revisão já me deixa a vida de cabeça pra baixo, isso porque é apenas um dia, imagina uma semana ou mais?

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Mensagem por Carolina R. M. Arraes 27/2/2014, 18:30

Oi gente! Gostaria de uma ajuda. O meu fiat 500 é o Lounge dualogic 2010. Comprei usado com apenas 26.000km. Ele começou a apresentar o erro de avaria na caixa de câmbio, reduz para a terceira marcha, e impede a troca automática, e no modo manual não permite que ultrapasse a tal da terceira marcha. O carro já foi e voltou 3 vezes da concessionária, em duas diferentes, eles mexem, fazem atualização do software, cobram caro, procuram e não encontram problema físico. Alguém sabe o que pode ser? Quanto custa? Obrigada.

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Mensagem por Kew 6/3/2014, 11:29

"Ao sair de minha casa, o carro fez um barulho e, simplesmente, parou de engatar as marchas."

Imagine que no final de semana aconteceu comigo na rua, ao arrancar com o carro após abrir o semáforo.
A FIAT alega que foi desgaste por transito pesado e superaquecimento, sendo que fique fora os ultimos 30 dias em férias e estava andando a noite em lugar pouco movimentado.
Querem me cobrar 2k para trocar o kit de embreagem ou 700 dilmas pra abrir o cambio e ver se tem algo lá.
Como saiu da garantia sei que vai ser uma conversa sem sentido, mesmo tendo feito todas as revisões na mesma concessionária que comprei e que agora tá nem ai. Vou fazer por fora e vender.
Gosto do estilo do carro e da direção elétrica, porém o consumo, mesmo pra mim que dirigo para economia, é muito alto, e o cambio uma bosta, sempre teve maus engates e arranhou a ré.
Não sei se fui azarado, mas se alguém quer o carro, vai de Aisin 6 marchas que talvez possa aproveitar melhor.
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Mensagem por r.conti 6/3/2014, 20:20

Estou notando que o Fiat500 tem problemas em demasia de direção, câmbio, embreagem, freio e problemas relacionados a eles e estou com sérias dúvidas se adquiro mesmo um fiat500.
De que adianta ter isto e aquilo em segurança se o sujeito estiver numa Rod. dos Bandeirantes por ex. e acontecer qualquer problema assim devido a qualidade do carro.
Será que essa péssima qualidade do fiat500 também esta presente na Itália, USA? Acho que não.

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Mensagem por DecomedRJ 6/3/2014, 20:36

r.conti escreveu:Estou notando que o Fiat500 tem problemas em demasia de direção, câmbio, embreagem, freio e problemas relacionados a eles e estou com sérias dúvidas se adquiro mesmo um fiat500.
De que adianta ter isto e aquilo em segurança se o sujeito estiver numa Rod. dos Bandeirantes por ex. e acontecer qualquer problema assim devido a qualidade do carro.
Será que essa péssima qualidade do fiat500 também esta presente na Itália, USA? Acho que não.

Cara acredito que a maioria dos carros na faixa de preço do 500 e fabricado em larga escala tem problemas recorrentes. Não digo todos, mas se você pesquisar um pouco em blogs e sites especializados vai achar. Por exemplo, tinha um Polo Hatch e ele tinha um problema crônico de estourar as buchas da suspensão. Depois tive um Punto e ele tinha o problema crônico e muito bem relatado de problemas no destravamento automático da tampa do tanque de combustível. No 500 eu já troquei a coluna de direção 2 vezes e é sim um problema bem relatado e recorrente.
Não estou exaltando o 500 porque tenho um, mas acho que sempre quando for comprar um carro deve-se analisar os relatos e julgar o que é interessante para você. Sinceramente não acho o 500 um carro problemático e tive bem menos problemas com ele do que com o meu Polo, por exemplo.
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Mensagem por andremqv 24/3/2014, 12:45

galera aconteceu comigo esta semana, o carro fez um barulho e não engatou mais as marchas..  estou revoltado, pois meu carro só tem 30.000 rodado comprei zero, já saiu da garantia, e o mecanico me disse que quebrou o tambo, e é erro de fabrica.  pior, não acho a embreagem em lugar nenhum, nem nas concessionarias, somente 15 dias para entrega.  fiquei desgostoso cm o carro.

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Mensagem por r.conti 24/3/2014, 18:02

Andremqv, em que situação ele quebrou? Você estava andando, parado para engatar... O seu é câmbio é mecânico?

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Mensagem por andremqv 24/3/2014, 19:09

r.conti escreveu:Andremqv, em que situação ele quebrou? Você estava andando, parado para engatar... O seu é câmbio é mecânico?

meu cambio é mecanico era 23hs em baixo de um viaduto sinistro..srsr

o carro deu um estalo na troca de marchas e não engatou mais. pelo carro ser novo, achei que era algum botão que sei lá saiu do lugar, algo simples, mas quando levei ao mecanico ele disse que a embreagem tinha acabado...

comprei o meu zero, adoro o carro, mas não tem como acabar com 30.000, muito pouco. fiquei desgostoso, incusive porque até agora não achei o kit para reposição.

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Mensagem por r.conti 25/3/2014, 10:54

É uma pena, estou achando que para baratear esse carro aqui estão fazendo componentes de 3a. categoria, o controle de qualidade deles não está funcionando e não estão nem aí com a sua vida.

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Mensagem por ju2014 27/5/2014, 17:11

Estou com exatamente o mesmo problema relatado pela usuária jordaolu. Estava dirigindo meu 500, que tem apenas 25.000 km e um ano e meio de uso, quando parei e não consegui mais engatar as marchas. Entrei em contato com o CONFIAT, que rebocou o veículo até a concessionária mais próxima. Disseram-me que tenho que trocar o kit de embreagem e que a garantia não cobre pois isso ocorre por "mau uso", e que eu teria que pagar para mexerem na embreagem e provar que não houve o mau uso. Solicitei então que me dessem por escrito que houve mau uso, onde mudaram a conversa dizendo que é "desgaste natural da peça", sendo que o custo da troca é de R$ 1.862,49. O representante da concessionária disse ainda que falaria com o jurídico da loja pois meu veículo estava atrapalhando a oficina e que eu deveria retirá-lo de lá. Como vou retirar um veículo que não consigo fazer engatar as marchas? Entrei novamente em contato com a FIAT, onde solicitei uma avaliação e uso da garantia, sendo que a resposta demorará até 48 horas e que até lá não precisarei retirar o veículo da concessionária. Pois bem, como estou sem veículo pedi o carro reserva, porém foi negado com a desculpa de que como não foi acionada a garantia não tenho direito. Está bastante difícil conversar com a concessionária, que se nega veementemente a aceitar a garantia. Realmente o 500 é um bom carro, mas nunca imaginei que um carro com um ano e meio de uso e 25.000 km teria esse problema. O que me espanta é alegarem com tanta certeza que é mau uso somente vendo que as marchas não engatam. Estou decepcionado com a FIAT e especialmente com a concessionária. Vou aguardar a resposta e se a garantia for negada tomarei as medidas cabíveis. Se alguém passou por situação semelhante solicito que me orientem de como proceder.

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Mensagem por DecomedRJ 27/5/2014, 17:47

ju2014 escreveu:Estou com exatamente o mesmo problema relatado pela usuária jordaolu. Estava dirigindo meu 500, que tem apenas 25.000 km e um ano e meio de uso, quando parei e não consegui mais engatar as marchas. Entrei em contato com o CONFIAT, que rebocou o veículo até a concessionária mais próxima. Disseram-me que tenho que trocar o kit de embreagem e que a garantia não cobre pois isso ocorre por "mau uso", e que eu teria que pagar para mexerem na embreagem e provar que não houve o mau uso. Solicitei então que me dessem por escrito que houve mau uso, onde mudaram a conversa dizendo que é "desgaste natural da peça", sendo que o custo da troca é de R$ 1.862,49. O representante da concessionária disse ainda que falaria com o jurídico da loja pois meu veículo estava atrapalhando a oficina e que eu deveria retirá-lo de lá. Como vou retirar um veículo que não consigo fazer engatar as marchas? Entrei novamente em contato com a FIAT, onde solicitei uma avaliação e uso da garantia, sendo que a resposta demorará até 48 horas e que até lá não precisarei retirar o veículo da concessionária. Pois bem, como estou sem veículo pedi o carro reserva, porém foi negado com a desculpa de que como não foi acionada a garantia não tenho direito. Está bastante difícil conversar com a concessionária, que se nega veementemente a aceitar a garantia. Realmente o 500 é um bom carro, mas nunca imaginei que um carro com um ano e meio de uso e 25.000 km teria esse problema. O que me espanta é alegarem com tanta certeza que é mau uso somente vendo que as marchas não engatam. Estou decepcionado com a FIAT e especialmente com a concessionária. Vou aguardar a resposta e se a garantia for negada tomarei as medidas cabíveis. Se alguém passou por situação semelhante solicito que me orientem de como proceder.


Seu carro é manual? AT? Dual? Se disseram que desgaste natural da peça eles tem que dá conta já que está na garantia. Chama advogado, polícia, pois se a peça está em garantia e foi desgaste natural n tem jeito, tem q durar enquanto está em garantia.
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Mensagem por b0fh 28/5/2014, 09:14

esse pau na embreagem do 500 é muito comum, basta ver os fóruns gringos... trocentos relatos da mesma coisa (o cilindro mestre dá pau).

e a fiat tentando fazer colar essa mesma historinha de mau uso com os gringos rsss...

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Troca do kit de embreagem?? Empty Re: Troca do kit de embreagem??

Mensagem por ju2014 28/5/2014, 12:31

O carro é manual. Abri mais uma reclamação na FIAT em face da concessionária, que se nega a me entregar um documento dizendo que houve o desgaste natural. Também entendo que se está na garantia o serviço deveria ser realizado sem custos ao proprietário. Mas como estamos no Brasil, onde o consumidor é tratado como babaca, esse tipo de situação é comum. Hoje o gerente da concessionária me ligou pedindo desculpas pelo que o funcionário falou. Inadmissível que se acuse o condutor por um problema no veículo sem que se comprove tal fato. Enfim, a FIAT tem 48 horas para responder se a garantia cobre o defeito ou não. Até lá continuo sem o carro e mesmo que se efetue o serviço ficarei sem o veículo por até 10 dias. Parabéns FIAT pelo péssimo atendimento do seu serviço ao cliente e principalmente à concessionária que de toda forma quer cobrar pelo serviço e age com má-fé. Assim que receber a resposta colocarei aqui os nomes dos envolvidos nessa situação de descaso com o cliente.

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Mensagem por b0fh 28/5/2014, 14:51

quando o meu deu pane geral eu liguei no tal l unico (confiat de 500) pra perguntar se tinha alguma manha p/ rebocar o 500, primeira coisa que fizeram foi me perguntar a placa p/ depois responder 'sua garantia terminou mês passado' rsss

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Troca do kit de embreagem?? Empty Re: Troca do kit de embreagem??

Mensagem por CaioVarela 30/5/2014, 01:51

O mesmo aconteceu comigo. Coincidentemente, meu carro é de Abril de 2012 também. Em Janeiro (deste ano), durante uma viagem à cidade de um amigo, no interior (eu e outros viajamos, pra fazer uma despedida, já que ele ia passar um ano fora) o meu carro apresentou o mesmo problema. Com 40mil Km rodados. Tinha chegado ao destino e deixado o carro na casa da família de meu colega, pois todos estavam se deslocando com os carros de lá. Não ia nem pegar o 500, mas por um acaso (e sorte), decidi usar ele pra ir até a fazenda de um outro colega, mais afastada do centro da cidade. Estrada de terra batida, mas tranquila. Quando a gente chega em um distrito na metade do caminho, a embreagem começa a endurecer. Tive que fazer o caminho todo até a fazenda em 2ª marcha (já que só dava pra engatar com o carro desligado), na volta pra cidade, o mesmo procedimento. Fui num mecânico de confiança do pai desse meu amigo e ele deu uma olhada. Confirmou que o problema foi na embreagem, mas que não iria mexer em nada, pra não violar a garantia. Chamei o guincho no dia seguinte (dia em que já ia voltar) e tudo bem, o carro foi trazido de volta a Salvador.

Quando vou à concessionária (o Confiat mandou pra Cresauto, mas eu queria que mandasse pra Fiori, por já estar achando o atendimento do pós-venda um lixo na primeira), o atendente, William, me diz que terei que trocar o Kit de embreagem e que talvez houvessem outras peças que talvez fossem trocadas pela garantia. Tive que fazer, não me recordo quanto paguei. Quando ele entregou o carro, me entregou com um sorriso dissimulado, típico de quem está fazendo coisa errada. Não me apresentou relatório técnico nenhum, comprovando desgaste natural, nem me disse se as tais outras peças foram trocadas em garantia.

Ia levar pra justiça, mas o carro até então está em nome de minha mãe - ela desistiu, como já fez em um acidente com outro carro em que me deram um prejuízo de 3mil reais e fugiram (registrei a placa do cara que fugiu, fiz ocorrência e tudo, mas por uma falha de uma burocrata do Detran, tempos depois, ela desistiu da ideia de ter que ficar indo e vindo pra resolver a questão e dar prosseguimento ao processo) - acabei, no final das contas, não fazendo nada por passividade dela.

Realmente, me senti lesado. Meu carro anterior, primeiro, foi comprado com 8 anos de uso. Usei ele por 2 anos e NUNCA tive problema nenhum com embreagem. Chego na concessionária e o sujeito vai querer me dizer que a culpa pelo desgaste prematuro foi minha? Ele fez isso pensando na Lei do Gerson e no final das contas saiu ganhando. Apesar de gostar muito do meu vendedor (Fábio Ferreira, excelente mesmo), JAMAIS voltarei a pisar na Cresauto. O pós-venda deles é um lixo. Já achava relapso antes e tinha passado a fazer as manutenções na Fiori, mas por infelicidade meu guincho foi pra lá (não queria, poderia fazer o procedimento todo novamente e mudar pra Fiori, mas não imaginei que fossem chegar ao ponto de me lesar, então deixei o carro lá). Peguei tanta aversão que até arranquei o adesivo da concessionária da minha traseira.

Tive sorte, pois se não tivesse inventado de ir à fazenda com o carro, ele teria quebrado na BR-116, no dia seguinte, voltando para Salvador. Imaginem as consequências que isso poderia ter? Se o carro apresentar o mesmo problema na embreagem, como não pretendo me desfazer dele, levarei em alguma oficina especializada em preparação e pedirei pra eles darem uma revisada e solucionarem o problema. No pós-venda da Fiat, em especial da Cresauto, é que eu não confio mais.
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