Versão motor 8v ou 16v?
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Re: Versão motor 8v ou 16v?
jfellipe escreveu:Entao teoricamente a manutencao do motor do polones eh mais em conta do que a manutencao do 1.4 multiair?
Isso eh contra o que tenho lido sobre a manutencao, sempre vejo as pessoaa falando que a manutencao do polones eh mais cara.
A manutenção básica do polonês (velas , filtros , etc) não difere muito das outras.. Porém se quebrar algo mais específico e precisar de manutenção mais pesada, vai ser bem mais caro.. Os poloneses são raros e peças em estoque são escassas, a chance de ficar esperando peça é alta (acontece às vezes até com os EVO Fire).
luizmarchetti- Uomo d'onore
- Mensagens : 72
Data de inscrição : 21/09/2012
Re: Versão motor 8v ou 16v?
jfellipe escreveu:Entao teoricamente a manutencao do motor do polones eh mais em conta do que a manutencao do 1.4 multiair?
Isso eh contra o que tenho lido sobre a manutencao, sempre vejo as pessoaa falando que a manutencao do polones eh mais cara.
Não sei isso se sua teoria é válida, jfelipe.
No ano passado, quando fiz minha revisão de 15mil km, o valor tabelado cobrado para a revisão do cult era mais caro do que para Sport.
O que temos visto (aqui em SP) é a FIAT tratar tudo de forma nivelada. Por exemplo, limpadores dianteiros e traseiros, os dos poloneses são melhores, do tipo flat blade. No mexicano são do tipo comum, e tbm menos eficientes. Preço: 140-180 reais os dianteiros, 45-70 os traseiros, não importa se seu carro é polonês ou mexicano.
Creio que façam o mesmo com os custos de manutenção, nivelando pelo mais caro e cobrando o mesmo para todos os outros. A gente sabe que não é certo, mas é o que provavelmente vai acontecer.
Invariavelmente, a peça que não esteja em estoque - seja qual for - vai demorar pra chegar mais que os 10 dias úteis padrão utilizados para outros veículos Fiat: Uno, Palio, Siena, etc, seja seu 500 um polonês ou mexicano.
abs
Re: Versão motor 8v ou 16v?
Entendi. obrigado!
jfellipe- Uomo d'onore
- Mensagens : 71
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 35
Localização : Vila Velha
Re: Versão motor 8v ou 16v?
Vai de Sport 16v!!
8v só serve para acelerar em baixa, de resto é ruim, é coisa de velharia.
Mesmo para trecho urbano, vai de Sport.
8v só serve para acelerar em baixa, de resto é ruim, é coisa de velharia.
Mesmo para trecho urbano, vai de Sport.
rancid- Capodecina
- Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012
Re: Versão motor 8v ou 16v?
16v n axo bom e caro p/arruma
tive um gol bola q so deu dor d cabeca
tive um gol bola q so deu dor d cabeca
Haas132- Capodecina
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 30/05/2013
Idade : 48
Localização : Cuiabá
Apelido do Carro : Escorpião
Re: Versão motor 8v ou 16v?
Em desempenho vai de 16v, mas em termos de manutenção vai de 8v é mais barata. Pois o motor é nacional
vladimirfalcon- Consigliere
- Mensagens : 371
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 46
Localização : Salvador-ba
Re: Versão motor 8v ou 16v?
vi em algum canto que é o mesmo motor (fire 1.4) só muda o cabeçote e a injeção. procede?
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 51
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: Versão motor 8v ou 16v?
Haas132 escreveu:16v n axo bom e caro p/arruma
tive um gol bola q so deu dor d cabeca
Amigo,
Eu tenho um 500 Cult , 1.4 8v , mas sempre pensei em ter o Sport Air com o 1.4 16v. Claro que a manutenção do 1.4 8v vai ser mais econômica, até pq é o mesmo motor do Palio, Uno, Idea, Punto, tem peça no mercado paralelo se não quiser mexer na concessionária.
Devo discordar da sua opinião, que de certa maneira é retrógrada e grande parte dos brasileiros também a levam em consideração.
Esse lance de que "motor 16v é bomba" vem desde a época dos primeiros Tempra 16v (o primeiro com cabeçote multi-válvulas no Brasil) onde os donos tinham o PÉSSIMO costume de usar óleo de especificação incorreta e acabavam por criar uma bomba que estouravam algum tempo na mão de outro dono. Daí, meu camarada, fazer o cabeçote, desempenar válvulas, etc. é caro mesmo, por ser trabalho dobrado. Outro caso clássico é o dos 5 cilindros 20v do Marea, que era um motor muito moderno pra época mas que a própria FIAT matou com prazos de troca de óleo acima do normal, criava borra e fundia em pouco tempo.
O mesmo aconteceu com o seu Gol 16v (já tive um). Se vc pegou-o 0km , trocou sempre o óleo com especificação correta (semi-sintético pelo menos e não mineral) e trocava a cada 5.000 km andando na cidade, então vc teve azar. Agora se pegou-o usado e logo deu problema, pode ter certeza que o antigo dono não dava manutenção correta.
Motores multi-válvulas são mais eficientes e na maioria dos casos mais econômicos. Pode fazer uma pesquisa fora do país, aqui é uma exceção.
luizmarchetti- Uomo d'onore
- Mensagens : 72
Data de inscrição : 21/09/2012
Localização : Campo Grande - MS
Re: Versão motor 8v ou 16v?
b0fh escreveu:vi em algum canto que é o mesmo motor (fire 1.4) só muda o cabeçote e a injeção. procede?
A informação ta quase precisa.
Basicamente o que é o mesmo motor, só mudando cabeçote pra injeção, é o Multi-Air x 1.4 16V do 500 Polonês
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 39
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Versão motor 8v ou 16v?
o multi-air do mexicano é outro bloco então? engraçado que a cc é exatamente a mesma do cult, 1368 ou algo assim.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 51
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: Versão motor 8v ou 16v?
16v sem dúvida! Antes deste Sport que tenho, tive um cult por 4 meses. Desde o início eu queria um pouco mais de força e não tinha. As vezes, eu achava que o meu antigo Ka 2007 1.0 andava mais que o cult.
Quando embarquei no Sport e peguei estrada logo na primeira volta, pois fui buscar em outra cidade, eu vi que tinha feito a escolha certa para o meu prazer de dirigir.
Quando embarquei no Sport e peguei estrada logo na primeira volta, pois fui buscar em outra cidade, eu vi que tinha feito a escolha certa para o meu prazer de dirigir.
José Antonio- Uomo d'onore
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 58
Localização : Florianópolis
Apelido do Carro : Luigi
Re: Versão motor 8v ou 16v?
Tenho um Cult, bom o que sinto nesse modelo é que tem uma boa arrancada em muito favorecido pelas 8V. No entanto, sinto que o carro em 5 marcha quando chega aos 110, ou 120 km/h já ta em 4mil rotaçoes oq pensaria em mais uma marcha ou mais idealmente mais cavalaria. Não tive o prazer de dirigir um Multiair ainda com certeza tem mais "chegada" do que o Cult, mas gostaria de saber, de quem já dirigiu os 2, se o cult tem mais arrancada (por ser 8V) ou não dá pra sentir?
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Versão motor 8v ou 16v?
arrancada não tem nada a ver com o número de válvulas, e sim com a curva de torque e potência do motor... alguém que passou em dyna deve ter.
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 51
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: Versão motor 8v ou 16v?
DecomedRJ escreveu:Tenho um Cult, bom o que sinto nesse modelo é que tem uma boa arrancada em muito favorecido pelas 8V. No entanto, sinto que o carro em 5 marcha quando chega aos 110, ou 120 km/h já ta em 4mil rotaçoes oq pensaria em mais uma marcha ou mais idealmente mais cavalaria. Não tive o prazer de dirigir um Multiair ainda com certeza tem mais "chegada" do que o Cult, mas gostaria de saber, de quem já dirigiu os 2, se o cult tem mais arrancada (por ser 8V) ou não dá pra sentir?
O problema do Cult é o escalonamento do câmbio que previlegia a condução na cidade, a 5ª encurta muito mesmo e nos 120 o carro tá "gritando" um pouco. Isso também prejudica o consumo, já testei em viagem andando a 100 km/h o carro chega a fazer 15 km/l mas se vc puxar um pouco mais a 120 km/h não passa de 12 , 12.5 ...
luizmarchetti- Uomo d'onore
- Mensagens : 72
Data de inscrição : 21/09/2012
Localização : Campo Grande - MS
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