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[FAROIS PROJETORES] O que são e para que servem?

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Mensagem por Tiago Abarth 19/10/2012, 11:49

Fala galera!


Resolvi criar esse tópico para falar de um assunto que tem sido bastante comentado por aqui; percebi que muita gente se interessa pelos tais "faróis projetores", enquanto muita gente não faz nem idéia do que seja isso;

Nesse primeiro post, vou me aprofundar um pouco nos sistemas de iluminação presentes hoje; quem não quiser se aprofundar muito, basta passar para o segundo post, onde já falo só dos projetores;

Para começar a falar em projetores, precisamos primeiro saber que existem no mercado 4 tipos diferentes de faróis (5 se formos rigorosos e contarmos os moderníssimos faróis exclusivamente em LED, mas dá para contar nos dedos os carros que têm esse sistema, então vamos deixar para outra ocasião...)

Os 4 tipos de faróis que existem são esses:


- Refletor halógeno: presente na grande maioria dos veículos no mundo, e exatamente o modelo presente no nosso 500 brasileiro;

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- Projetor halógeno: presente em carros como Marea, Astra, 307, I30;

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- Refletor xenon (HID): Pouco frequente no mercado, mas existente atualmente em modelos como o Toyota Corolla Altis, e também no Honda Accord; Ao olhar para o farol, ele parece inclusive com o refletor halógeno, mas as ranhuras dentro da cúpula refletora são bem diferentes, garantindo que o facho de luz não espalhe para áreas indesejadas, o que vamos discutir mais para frente;

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- Projetor xenon (HID): Presente na grande maioria dos atuais modelos que vêm equipados de fábrica com lâmpadas de xenônio; Nessa lista estão incluídos os BMWs, Audis, Mercedes, Porsches e Ferraris da vida...

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HID é a sigla para High Intense Discharge, ou xenon como conhecemos aqui, fazendo alusão ao tipo de gás que seria usado na fabricação desse tipo de lâmpada, o xenônio;



Hoje, a escolha das montadoras em adotar o farol refletor ou projetor se baseia em duas coisas: custo e aparência; o custo do projetor é sempre mais alto em relação ao refletor, e alguns carros, pelo formato dos faróis, as vezes não comportam o uso do projetor; ou pq não caberia, ou pq não ficaria tão bonito; Mas isso não necessariamente significa perda luminosa;

Tanto nos faróis refletores como nos faróis projetores, encontramos os "bons" e os "maus"; dizer que farol projetor é MUITO melhor que farol refletor é exagero, já que os faróis refletores mais modernos tem uma eficiência luminosa muito alta; o nosso 500 é um exemplo disso; o farol da forma como é já ilumina muito bem; se compararmos com os projetores do Marea por exemplo, fica bem evidente essa comparação, já que os faróis do Marea estão entre os piores projetores que já fizeram;

Mas de modo geral, a maioria dos refletores que vemos por aí realmente perde em comparação com os projetores;



As lâmpadas do tipo halógena, são aquelas com filamento, iguais às lâmpadas "normais" de casa:

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As Lâmpadas HID não possuem filamento; Na verdade, a lâmpada HID é composta por uma mistura de sais; muito semelhante às lâmpadas brancas, (aquelas de cozinha), que possuem uma mistura de sais que quando polarizadas produzem luz; da mesma forma que essas lâmpadas precisam de um reator para funcionar, as lâmpadas HID também precisam, e por isso existe aquela caixinha que vem acoplada ao sistema, e por isso a tal sigla HID, já que o reator promove uma descarga elétrica bem alta para ativar as partículas desses sais presentes na lâmpada;
Na foto, a da esquerda é uma lâmpada D2R e a da direita uma D2S; as lâmpadas HID originais tem o padrão para faróis refletores D2"R", e faróis projetores (Shield) D2"S"; reparem que na D2R existe uma espécie de cobertura em um pedaço do bulbo; isso é feito para evitar a dispersão de raios para locais indesejados;

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Enquanto no farol refletor existe apenas uma cúpula que reflete os raios luminosos da lâmpada, no projetor existe ainda uma lente na frente desse conjunto, que tem o objetivo de amplificar e direcionar esses raios, com o mínimo de perda luminosa para locais indesejados;

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Esse projetor do esquema acima tem a presença da solenóide, que é um dispositivo que transforma o projetor em "bi-xenon", ou seja, com capacidade para funcionar como farol baixo e alto no mesmo projetor; para acionar o farol alto, ela se movimenta e libera mais luz para frente, provocando um aumento na altura do facho; no caso dos projetores apenas de luz baixa, essa "plaquinha" é fixa;


Padrão do facho: existem 2 padrões diferentes, o americano e o europeu;


O padrão americano tem duas linhas horizontais delimitadas, uma mais baixa e uma mais alta, sendo que a mais baixa fica sempre voltada para o lado de onde vem o tráfego no sentido inverso; no nosso caso, à esquerda, como na foto abaixo:


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No europeu, apenas a linha que aponta para o tráfego é horizontal, enquanto o outro lado o facho fica em uma posição oblíqua, ou seja, crescente quanto mais distante do centro;

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Esse é o risco por exemplo de usar faróis feitos para o mercado inglês, australiano ou outros que usam o sistema imperial, ou seja, que dirigem do lado direito do carro; o padrão luminoso será exatamente o inverso, e a área onde a luz deveria ser mais baixa, será exatamente a área mais alta, o que vai provocar ofuscamento para quem vem no sentido contrário;


Bom, "resumindo em poucas linhas", é isso... Tem mais alguns detalhes técnicos, mas se alguém tiver dúvidas a gente vai discutindo sobre o assunto;

Quem tiver interesse em se aprofundar (BEM) mais no assunto e for fluente em inglês, sugiro entrar nesse site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]; lá tem um fórum de discussão muito completo sobre qualquer aspecto de iluminação automotiva;


Abraço!
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Mensagem por Tiago Abarth 19/10/2012, 11:52

Agora falando apenas de projetores;

Quase todos os modelos de carros equipados originalmente com faróis do tipo refletor, hoje em dia têm a possibilidade de colocar faróis do tipo projetor, em função da enorme oferta de faróis "eBay"; basta fazer uma busca no google por "projector headlights" com o nome de qualquer carro na frente que vocês verão a quantidade de modelos diferentes existentes;

Essa é uma das formas de conseguir um projetor para o seu carro; obviamente a qualidade varia de acordo com o preço, sendo que os mais baratos, apesar de mais bonitos, as vezes resultam numa eficiência luminosa bem abaixo do farol original; no caso do 500 isso não seria muito difícil, considerando que o farol dele é bem moderno e ilumina muito bem;

Esses projetores são SEMPRE do tipo halógenos, e portanto, indicados para serem usados com lâmpadas halógenas e não HID;
Alguns modelos têm um facho tão ruim quando usados com as lâmpadas halógenas, que muita gente acha que "precisa colocar xenon" para ficar bom, quando na verdade precisam aceitar o fato de que seus projetores são de má qualidade; óbvio que se vc colocar HID nesses faróis, o resultado ainda vai ser bem melhor que o HID instalado nos faróis refletores;

A única "grande" vantagem que eu vejo nesses faróis é o fato de serem totalmente plug & play; vc tira o seu, coloca o novo e conecta os chicotes, que são iguais... não há necessidade de nenhuma adaptação, salvo raras exceções;

Alguns exemplos que encontrei para o nosso 500:

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A segunda opção para ter um farol projetor no próprio carro, é o modelo ter disponível como opcional os faróis HID com projetor; nesse caso, é possível fazer uma adaptação para que os faróis funcionem no seu carro; o 500 é um desses modelos, e o Leopoldo aqui do fórum está no meio dessa aventura de tentar instalar os faróis que comprou originais do Abarth no seu carro;
Essa adaptação é bem mais cara, e também mais trabalhosa, já que envolve alguma adaptação com os chicotes que são diferentes, e com algumas funções como a regulagem automática de altura do facho, que normalmente não é possível de ser colocada;

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No caso específico do 500, temos também o modelo do 500 que vai para o mercado americano, que tem de série os faróis projetores "bi-halógenos"; eles funcionam exatamente como o bi-xenon, com a solenóide que comanda a quantidade de luz que passa, mas usa lâmpadas halógenas;
Essa é também uma opção de adaptação, muito boa por sinal! Mas vale lembrar que o 500 americano tem os piscas junto com o farolete (DRL ou luzes de posição), já que o farol alto funciona no farol e portanto não usa aquele espaço; portanto, quem estiver pensando em fazer essa adaptação, precisa trocar não 2, mas 4 faróis...

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A terceira opção seria fazer uma coisa chamada retrofit; o processo de retrofit nada mais é do que pegar um farol originalmente com refletor, ou até mesmo com projetor, e adaptar um projetor HID no lugar; com isso, vc tem a luz EXATA de um sistema original, instalado dentro do seu farol; O processo é para poucos entendidos e corajosos de abrir o próprio farol e fazer as adaptações necessárias para o processo; Mas depois de ler muito sobre o assunto, eu acho que esse é um método bem mais barato do que comprar o sistema HID original do carro, fora que pode ser feito também em carros que não possuem o sistema HID nem como opcional; Essas fotos abaixo eu consegui exatamente no fórum do HIDPlanet.com, de um cara da Costa Rica, que fez o retrofit no dele; esse sistema é bi-xenon:
Os componentes necessários para montagem desses kits são derivados dos sistemas HID originais que são montados nos carros TOP, e portanto o aspecto final é também o mesmo;

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O maior fornecedor de peças para esse tipo de adaptação que eu conheço é a The Retrofit Source ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]); eles tem tudo que alguém quiser para adaptar um sistema original no próprio carro;



Com todos esses métodos disponíveis para ter um sistema HID de qualidade no próprio carro, sou totalmente contra a instalação de kits "xingling" nos faróis refletores; primeiro pela qualidade inferior de luminosidade das lâmpadas (existem kit de qualidade MUITO superior, mas que são praticamente impossíveis de serem encontrados por aqui, porque custam mais caro); em segundo pelo próprio farol refletor em si, que joga luz para onde não deveria; quando se usa lâmpada halógena, essa luz dispersada não é tão notada, mas quando colocamos lâmpadas HID, começamos a notar essa luz, pelo aumento absurdo de lúmens do sistema HID;

Acho que os kits como são vendidos e instalados aqui, são proibídos com absoluta razão e deveriam ser fiscalizados com muito mais rigor do que fazem, pq quem não conhece do sistema HID fica genuinamente incomodado com os chamados "faróis azuis", e acabam condenando sem saber que na verdade estão condenando um uso inadequado do sistema, e não o sistema em si; nunca vi ninguém reclamando que o farol de uma Audi ou Mercedes incomoda...

Quero deixar claro que não sou hipócrita e JÁ usei xenon nos meus carros sim, em farol refletor, e achava o máximo andar pelas ruas iluminando o segundo andar dos prédios, e ver brilhar as placas até da marginal local enquanto andava na pista expressa... Mas hoje vejo que isso é o pior erro que podemos cometer, e não uso mais...
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Mensagem por Leopoldo 12/3/2013, 02:50

Atualizando o post completíssimo do Tiago, digo que é possível, sim, instalar os faróis projetores HID Abarth em nossos 500. Após alguns meses de percalços, eles estão funcionando perfeitamente.

Como era de se esperar, a regulagem de altura não pode ser utilizada, pois nos modelos Abarth e Tributo Ferrari essa benesse está linkada à suspensão traseira, portanto a regulagem se dá de forma automática.

O plug conector com a pinagem precisou ser "fabricado", pois os padrões são diversos (o farol que comprei é europeu).

Também é necessário ter a planta da pinagem do farol, pois não há como testar cada um deles (sob risco de queimar o reator ou outros componentes se for aplicada corrente em um pino que é saída e não entrada, por exemplo).

Outro problema que encontrei é o fato de ter comprado os faróis no UK, portanto feitos para a mão-inglesa. Como ressaltado pelo Tiago acima, isso implica em que o cone de luz esteja abrindo em direção ao motorista contrário, ao invés da margem da via, como seria correto. Obviamente, há ofuscamento do motorista que vier em sentido contrário enquanto este permanecer dentro da área deste cone luminoso. Contudo, é muito menos ofuscante que um xenon montado em um sistema refletor, por conta do solenóide contido no projetor.

No mais, setas estão na mesma posição dos brasileiros, então não foi necessário alterar nada nos faróis inferiores. DLRs continuam funcionando normalmente, apenas os fios do farol alto foram transferidos para o projetor (pois este é bi-xenon)

O desafio agora é fazer com que os lavadores do farol funcionem, projeto este que já está em andamento. Enquanto isso, seguem algumas fotos dos faróis instalados em meu 500

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Maiores detalhes em meu tópico de apresentação: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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