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É possível adicionar sistema start/stop no Fiat 500? (ou qualquer carro)?

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Mensagem por mig_akira 13/3/2013, 16:35

Olá pessoal.

Uma coisa que acho muito interessante é o sistema Start/Stop. Não sei exatamente como funciona, apesar de o princípio básico ser que quando você para o carro (no sinal, por exemplo) e engata o ponto morto e aciona o freio, o motor é desligado, e ao remover o pé do freio o motor é ligado automaticamente e instantaneamente. Isso faria o carro economizar combustível.

O TwinAir tem isso, mas os outros 500 não. Esse tipo de sistema pode ser adicionado à um carro, ou é preciso que o motor já venha de fábrica preparado para o Start/Stop?

Obrigado!
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Mensagem por atletasp 13/3/2013, 17:24

Quem te disse que o TwinAir possui essa característica?

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Mensagem por Zolet 13/3/2013, 17:25

Cara, as complicações tecnicas para essa modificações são tão grandes que eu diria NÃO.

Mesmo que tivesse uma pequena chance de colocar o sistema (tipo assim de bate pronto, igual troca pneu). O preço não compensaria nem a economia de combustivel...
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Mensagem por Zolet 13/3/2013, 17:26

atletasp escreveu:Quem te disse que o TwinAir possui essa característica?

Quase todos os FIAT na italia já tão vindo com esse sistema.

Aluguei um FIAT cubo a ultima vez que estive lá, e até nesse tinha aehaehae
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Mensagem por atletasp 13/3/2013, 17:54

Zolet escreveu:
atletasp escreveu:Quem te disse que o TwinAir possui essa característica?

Quase todos os FIAT na italia já tão vindo com esse sistema.

Aluguei um FIAT cubo a ultima vez que estive lá, e até nesse tinha aehaehae

Esse sistema para a cidade de São Paulo não funciona. A bateria duraria
poucos meses. Existem congestionamentos tão grandes que seria necessário
dar a partida centenas de vezes ao longo de um único percurso.

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Mensagem por atletasp 13/3/2013, 17:56

Além disso se vc estiver com o ar condicionado ligado o sistema não deve desligar o motor.

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Mensagem por atletasp 13/3/2013, 18:00

Essas são características inúteis para grandes cidades brasileiras, onde
o trânsito é um caos.

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Mensagem por Leopoldo 13/3/2013, 18:01

Depende do sistema. Usei uma Mercedes a diesel com start/stop e, mesmo com o ar ligado, o motor desliga mas não desliga o ar condicionado. Na verdade, nada desliga. Nem rádio, nem faróis, nem gps, nem as tomadas 12v. E acho que é justamente aí que reside a gtande dificuldade de adaptação em um carro sem o sistema de fábrica


Última edição por Leopoldo em 13/3/2013, 18:05, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Leopoldo 13/3/2013, 18:03

atletasp escreveu:Essas são características inúteis para grandes cidades brasileiras, onde
o trânsito é um caos.

Ao contrário: justamente pelo trânsito ser um caos e sempre congestionado, principalmente nos grandes centros, o start/stop seria fantástico. A maioria dos carros poderia fazer 10, 12 km/l na cidade sem muito esforço.
Aguatdo ansiosamente o dia em que a indústria automobilística brasileira (assim como o mercado consumidor) vai acordar pra vida inteligente qe há lá fora.
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Mensagem por Zolet 13/3/2013, 19:14

atletasp escreveu:Essas são características inúteis para grandes cidades brasileiras, onde
o trânsito é um caos.

É justamente ai que o start/stop tem a sua melhor performance!!!!! e não na estrada (obvio né, o carro não para hahaha)

A bateria é um pouco mais parruda, e existe uma leitura da sua carga, se estiver baixa o sistema não funciona, até recarregar ela.

O A/C para de funcionar sim, pois o compressor só funciona se o motor estiver funcionando. Alguns carros (pode ser o caso da Mercedez) possuem uma "reserva" de AC para esse caso. Mas é por pouco tempo.

Em locais frios, principalmente os motores a diesel (que demoram a esquentar) é só desligar o sistema pro motor esquentar logo e consequentemente o ar quente esquentar logo! Fiz isso quase todas as manhãs na Itália, com um Punto Diesel.

O consumo urbano melhora muito, de quebra as emissões também. Só pra ter uma idéia, o Punto fazia 17km/l na cidade. O Cubo que aluguei da outra fez que fui pra Italia, perto dos 20km/l (ambos com start/stop).

Outro componente que é mais parrudo é o motor de arranque, que tem que ser projetado para uma vida muito maior.

Enfim, é um sistema fantástico, tanto pra carros manuais quanto automáticos.

Sabe qual o problema dele vir ao Brasil???? Adivinha!!!! CUSTO!

Extremamente caro (inclusive pra montadora) o que dificulta bastante. A falta de fornecedores locais ajuda aumentar o custo.
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Mensagem por Leopoldo 14/3/2013, 01:13

vamos montar uma empresa e fazer essas peças, Zolet!! puta nicho de mercado!!! hahahahahahaha jocolor

Mas descreveu bem: é fantástico! nunca tinha dirigido um com essa feature, e é interessantíssimo. Na Mercedes, tudo ligado, e o painel nem piscava. Fiquei fascinado.
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Mensagem por atletasp 15/3/2013, 04:16

Leopoldo escreveu:vamos montar uma empresa e fazer essas peças, Zolet!! puta nicho de mercado!!! hahahahahahaha jocolor

Mas descreveu bem: é fantástico! nunca tinha dirigido um com essa feature, e é interessantíssimo. Na Mercedes, tudo ligado, e o painel nem piscava. Fiquei fascinado.

E na transição do motor de desligado para ligado sente-se algum tranco ou algo semelhante?

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Mensagem por atletasp 15/3/2013, 04:18

O Smart mhd vendido aqui no Brasil tem esse sistema.

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Mensagem por atletasp 15/3/2013, 04:25

Agora uma pergunta. Quantos ciclos liga e desliga seguidos até o carro não desligar mais para carregar a bateria?

Em São Paulo são centenas de start/stop seguidos(na marginal Tiete congestionada da zona leste ate a oeste)
Duvido que a carga da bateria aguente muitos ciclos seguidos.
Para quem faz um test drive ou aluga o carro em outro pais e uma maravilha mas aqui tenho minhas dúvidas.
Alem disso qual a vida útil da bateria nessas condições e o preço de reposição da bateria acaba com o lucro da economia
de combustível.

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Mensagem por mig_akira 15/3/2013, 10:56

Uma pena que seja inviável adicionar o sistema num carro onde ele não é de fábrica! Mas obrigado pela informação pessoal!

atletasp escreveu:Agora uma pergunta. Quantos ciclos liga e desliga seguidos até o carro não desligar mais para carregar a bateria?

Em São Paulo são centenas de start/stop seguidos(na marginal Tiete congestionada da zona leste ate a oeste)
Duvido que a carga da bateria aguente muitos ciclos seguidos.
Para quem faz um test drive ou aluga o carro em outro pais e uma maravilha mas aqui tenho minhas dúvidas.
Alem disso qual a vida útil da bateria nessas condições e o preço de reposição da bateria acaba com o lucro da economia
de combustível.


É claro que os engenheiros que projetaram o sistema não iam deixar de lado essas questões - o carro não desliga imediatamente ao parar (leva cerca de 7 a 8 segundos), e não basta estar parado, é preciso uma série de condições, como por exemplo,a rotação do motor deve estar em marcha lenta, o pedal do freio deve estar acionado, a temperatura ambiente e do motor devem estar dentro do normal, a bateria precisa ter nível suficiente pra religar o carro após ser desligada, e normalmente há uma segunda bateria para dar carga à bateria principal em casos de problemas. O carro também é automaticamente religado caso o dreno de bateria atinja um determinado limite.

Também é possível desligar o sistema em qualquer momento. O fiat 500 TwinAir, por exemplo, possui o botão "ECO" no lugar do "SPORT", que aciona ou desliga o sistema.

São Paulo é terrível, mas Tokyo e Los Angeles são piores, e nesses países carros com Start/Stop são usados normalmente.

A previsão dos analistas é de que o sistema start/stop se torne um item de série no futuro próximo no Brasil,assim como o ABS e o Air Bag se tornaram agora.

Fontes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (start stop)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (start stop)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (start stop)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (20 cidades com piores engarrafamentos)

Foto do botão ECO do TwinAir (inveja hahah, só os europeus têm coisas legais):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por Leopoldo 15/3/2013, 12:24

atletasp escreveu:E na transição do motor de desligado para ligado sente-se algum tranco ou algo semelhante?

Não, nada demais. Aquela vibração do motor ligando (um pouco maior que o que estou acostumado, mas provavelmente pq era diesel), mas sem grandes problemas.

atletasp escreveu:Agora uma pergunta. Quantos ciclos liga e desliga seguidos até o carro não desligar mais para carregar a bateria?

Em São Paulo são centenas de start/stop seguidos(na marginal Tiete congestionada da zona leste ate a oeste)
Duvido que a carga da bateria aguente muitos ciclos seguidos.
Para quem faz um test drive ou aluga o carro em outro pais e uma maravilha mas aqui tenho minhas dúvidas.
Alem disso qual a vida útil da bateria nessas condições e o preço de reposição da bateria acaba com o lucro da economia
de combustível.

Então, como o Miguel bem disse e estivemos discutindo desde o início do tópico, o sistema todo é especificamente projetado para esse tipo de uso, inclusive considerando horas e mais horas de congestionamento.
Antes de entrar na Autobahn, peguei um congestionamento monstro na saída de Hannover, e é aquela coisa: anda-pára exatamente como aqui. No começo é esquisito o carro simplesmente "morrer", principalmente na ladeira, mas depois de um tempo vc nem nota que liga e desliga. Todo o sistema é mais robusto, então o uso repetitivo não implica em comprometimento.

mig_akira escreveu:Foto do botão ECO do TwinAir (inveja hahah, só os europeus têm coisas legais):

Sim, coisas legais como, por exemplo, um 500 azul calcinha como o da foto que vc postou!
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Mensagem por atletasp 16/3/2013, 06:59

mig_akira escreveu:Uma pena que seja inviável adicionar o sistema num carro onde ele não é de fábrica! Mas obrigado pela informação pessoal!

atletasp escreveu:Agora uma pergunta. Quantos ciclos liga e desliga seguidos até o carro não desligar mais para carregar a bateria?

Em São Paulo são centenas de start/stop seguidos(na marginal Tiete congestionada da zona leste ate a oeste)
Duvido que a carga da bateria aguente muitos ciclos seguidos.
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Alem disso qual a vida útil da bateria nessas condições e o preço de reposição da bateria acaba com o lucro da economia
de combustível.


É claro que os engenheiros que projetaram o sistema não iam deixar de lado essas questões - o carro não desliga imediatamente ao parar (leva cerca de 7 a 8 segundos), e não basta estar parado, é preciso uma série de condições, como por exemplo,a rotação do motor deve estar em marcha lenta, o pedal do freio deve estar acionado, a temperatura ambiente e do motor devem estar dentro do normal, a bateria precisa ter nível suficiente pra religar o carro após ser desligada, e normalmente há uma segunda bateria para dar carga à bateria principal em casos de problemas. O carro também é automaticamente religado caso o dreno de bateria atinja um determinado limite.

Também é possível desligar o sistema em qualquer momento. O fiat 500 TwinAir, por exemplo, possui o botão "ECO" no lugar do "SPORT", que aciona ou desliga o sistema.

São Paulo é terrível, mas Tokyo e Los Angeles são piores, e nesses países carros com Start/Stop são usados normalmente.

A previsão dos analistas é de que o sistema start/stop se torne um item de série no futuro próximo no Brasil,assim como o ABS e o Air Bag se tornaram agora.

Fontes:
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Foto do botão ECO do TwinAir (inveja hahah, só os europeus têm coisas legais):

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Se fosse tão bom não tinha o botão para inativar o sistema.

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Mensagem por atletasp 16/3/2013, 07:15


Além disso ja vi os melhores engenheiros do mundo, que trabalham na NASA fazerem churrasco de 7 astronautas
ao mesmo tempo logo após o lançamento do foguete.

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Mensagem por atletasp 16/3/2013, 07:25

atletasp escreveu:
Além disso ja vi os melhores engenheiros do mundo, que trabalham na NASA fazerem churrasco de 7 astronautas
ao mesmo tempo logo após o lançamento do foguete.

Para você Akira que acredita em engenheiros. Todos os BOING 787 Dreamliner (os mais atuais) exaustivamente testados
e vendidos para todas as companhias aéreas ESTÃO todos proibidos de voar pela agencia americana por terem defeitos
de projeto nas baterias ainda não solucionados. Bilhões de prejuízo para as companhias que compraram.

Sabe o que é um pessimista? Ë um otimista com experiência..... ehehehehe

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Mensagem por atletasp 16/3/2013, 08:12

atletasp escreveu:
atletasp escreveu:
Além disso ja vi os melhores engenheiros do mundo, que trabalham na NASA fazerem churrasco de 7 astronautas
ao mesmo tempo logo após o lançamento do foguete.

Para você Akira que acredita em engenheiros. Todos os BOING 787 Dreamliner (os mais atuais) exaustivamente testados
e vendidos para todas as companhias aéreas ESTÃO todos proibidos de voar pela agencia americana por terem defeitos
de projeto nas baterias ainda não solucionados. Bilhões de prejuízo para as companhias que compraram.

Sabe o que é um pessimista? Ë um otimista com experiência..... ehehehehe

Mais uma para quem acredita em engenheiro:

O Banco Itau usa biometria para acesso à conta nas agências e caixas eletrônicos. Uso o sistema várias vezes por semana
75% das vezes o sistema não identifica a digital e depois de 3 tentativas pede a boa e velha senha. Reclamando junto ao SAC
informaram que é assim mesmo o sistema nào tem habilidade de identificar com exatidão. E tá cheio de ENGENHEIROS de sistema na ITAU tecnologia e o Banco implementou a biometria em todas as agências mais civilizadas.

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Mensagem por andermen 16/3/2013, 14:11

Tópico trancado no momento para análise da moderação!
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Mensagem por andermen 17/3/2013, 10:22

andermen escreveu:Tópico trancado no momento para análise da moderação!

Tópico liberado, moderação atenta.
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Mensagem por Zolet 18/3/2013, 08:48

atletasp escreveu:
Além disso ja vi os melhores engenheiros do mundo, que trabalham na NASA fazerem churrasco de 7 astronautas
ao mesmo tempo logo após o lançamento do foguete.

Cara, o transito de São Paulo ta te deixando ranzinza.

Corra para as montanhas!!!!!!! ahahaah

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Programa Space Shuttle - 2 acidentes em 137 lançamentos - 1,5% - Custo 7,8 bilhoes das 2 naves mais 1 billhao dos dois lancamentos - 8,8 bilhoes de reais - saldo = 14 mortos. 20 anos = 0,7 mortos por ano ou 440 milhoes por ano

Boeing 737 - 115 quedas em mais de 10000 unidades vendidas 1,1%. Custo 11,5 bilhoes - saldo = 3700 mortos. 40 anos = 92,5 mortos por ano ou 575 milhoes por ano

Estradas Brasileiras - Custo de um acidente em média: R$300.000,00 por cabeça. 43000 mortos em 2011. Total 14,1 bilhoes por ano. Só o INSS gastou 8 nesse ano. (http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/inss-diz-gastar-r-8-bilhoes-por-ano-com-despesas-de-acidente-de-transito.html)

3800000 veiculos foram vendidos ano passado.

INDICE DE FALHA HUMANA nos acidentes de transito - 91%

Conclusão 1: morre muito mais gente que dirige mal do que carro que quebra; Ou avião que cai; ou nave espacial que explode;

Conclusão 2: tem engenheiro que não sabe fazer nave espacial

Conclusão 4: desisti de voar de Space Shuttle, taxa de acidentes muito alta.

Conclusão 3: tem muita gente que dirige mal. Meus impostos é pra pagar eles pra morrer.

Conclusão 5: de agora em diante só ando no meu 500 usando capacete.

Conclusão 6: obrigado por todos aqui do clube que compram carros ao invés de aviões ou space shuttles. Vocês pagam meu salário todo mes!



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Mensagem por Zolet 18/3/2013, 15:13

Zolet escreveu:
atletasp escreveu:
Além disso ja vi os melhores engenheiros do mundo, que trabalham na NASA fazerem churrasco de 7 astronautas
ao mesmo tempo logo após o lançamento do foguete.

Cara, o transito de São Paulo ta te deixando ranzinza.

Corra para as montanhas!!!!!!! ahahaah

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Programa Space Shuttle - 2 acidentes em 137 lançamentos - 1,5% - Custo 7,8 bilhoes das 2 naves mais 1 billhao dos dois lancamentos - 8,8 bilhoes de reais - saldo = 14 mortos. 20 anos = 0,7 mortos por ano ou 440 milhoes por ano

Boeing 737 - 115 quedas em mais de 10000 unidades vendidas 1,1%. Custo 11,5 bilhoes - saldo = 3700 mortos. 40 anos = 92,5 mortos por ano ou 575 milhoes por ano

Estradas Brasileiras - Custo de um acidente em média: R$300.000,00 por cabeça. 43000 mortos em 2011. Total 14,1 bilhoes por ano. Só o INSS gastou 8 nesse ano. (http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/inss-diz-gastar-r-8-bilhoes-por-ano-com-despesas-de-acidente-de-transito.html)

3800000 veiculos foram vendidos ano passado. Chuto uns 20.000 engenheiros que trabalham no setor

INDICE DE FALHA HUMANA nos acidentes de transito - 91%

Conclusão 1: morre muito mais gente que dirige mal do que carro que quebra; Ou avião que cai; ou nave espacial que explode;

Conclusão 2: tem muito mais gente que morre dirigindo um carro, do que gente que sabe fazer um carro.

Conclusão 3: tem engenheiro que não sabe fazer nave espacial

Conclusão 4: desisti de voar de Space Shuttle, taxa de acidentes muito alta.

Conclusão 5: tem muita gente que dirige mal. Meus impostos é pra pagar eles pra morrer.

Conclusão 6: de agora em diante só ando no meu 500 usando capacete.

Conclusão 7: obrigado por todos aqui do clube que compram carros ao invés de aviões ou space shuttles. Vocês pagam meu salário todo mes!

PS.: é brincadeira, não provocação, ok?

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