Experiências com Manutenção
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Experiências com Manutenção
Pessoal, sugiro que coloquem por aqui as experiências que passaram com manutenção no seus 500s.
Pra começar, tive um pneu rasgado (Continental Conti Premium Contact 185/55/R15) e fui obrigado a trocar os 4!
A Continental me informou que o pneu estava em falta no Brasil e a concessionária não fornecia o pneu, ou seja, acabei trocando os 4 e mudei de medida para 195/50/R15.
Tive que trocar as 4 pastilhas de freio e a concessionária me passou o preço de aproximadamente R$ 600 apenas pelos dois jogos de pastilhas.
Acabei conseguindo trocar todas por aproximadamente R$ 350.
Se não me engano, as pastilhas dianteiras são as mesmas do Stilo 1.8 8V e as traseiras são do Linea/Bravo.
Próximo passo é trocar as velas. Parece que o jogo custa aproximadamente R$ 220.
Alguém mais teve alguma experiência?
Pra começar, tive um pneu rasgado (Continental Conti Premium Contact 185/55/R15) e fui obrigado a trocar os 4!
A Continental me informou que o pneu estava em falta no Brasil e a concessionária não fornecia o pneu, ou seja, acabei trocando os 4 e mudei de medida para 195/50/R15.
Tive que trocar as 4 pastilhas de freio e a concessionária me passou o preço de aproximadamente R$ 600 apenas pelos dois jogos de pastilhas.
Acabei conseguindo trocar todas por aproximadamente R$ 350.
Se não me engano, as pastilhas dianteiras são as mesmas do Stilo 1.8 8V e as traseiras são do Linea/Bravo.
Próximo passo é trocar as velas. Parece que o jogo custa aproximadamente R$ 220.
Alguém mais teve alguma experiência?
Marcassa- Capodecina
- Mensagens : 112
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 35
Localização : Nova Lima
Re: Experiências com Manutenção
Você pagou R$ 350,00 nos jogos originais?
Eu não sei o preço das pastilhas traseiras do Linea,
mas se for do Stilo estamos roubados, mais de R$ 400,00.
Tem umas no mercado paralelo, mas fazem muito barulho.
Pelo preço de R$ 600,00 deve ser por ai,
R$ 400,00 traseiras e R$ 200,00 dianteiras.
[]s,
Eu não sei o preço das pastilhas traseiras do Linea,
mas se for do Stilo estamos roubados, mais de R$ 400,00.
Tem umas no mercado paralelo, mas fazem muito barulho.
Pelo preço de R$ 600,00 deve ser por ai,
R$ 400,00 traseiras e R$ 200,00 dianteiras.
[]s,
ctmelo- Consigliere
- Mensagens : 221
Data de inscrição : 04/02/2012
Localização : betim
Re: Experiências com Manutenção
Eu comprei a traseira do Linea original e a dianteira do stilo no mercado paralelo, mas não foi tão barata assim. Mesma qualidade da original.
A original do Linea + paralela do Stilo = R$ 350
Se não me engano, foi usada a do Linea T-Jet.
A original do Linea + paralela do Stilo = R$ 350
Se não me engano, foi usada a do Linea T-Jet.
Marcassa- Capodecina
- Mensagens : 112
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 35
Localização : Nova Lima
Re: Experiências com Manutenção
ATENÇÃO!!!!! Extremamente NÃO RECOMENDADO colocar pastilhas de freio diferente das originais, para os 500 MEXICANOS!!
O consumidor americano não tolera barulho de frenagem. É uma das reclamações mais levadas a sério para se vender carros lá.
Apesar de o formato das pastilhas do 500 serem iguais as do Linea, o Material é completamente diferente
As pastilhas do 500 possuem um coeficiente de atrito baixíssimo justamente pra não "rangerem". Para compensar a eficiência de frenagem uma maior pressão é aplicada no sistema. Qual a desvantagem? As pastilhas duram bem menos.
Agora imaginem um sistema com uma pressão mais alta que o normal trabalhando com pastilhas de freio com o dobro do coeficiente de atrito (como é o caso Linea x 500).
O sistema de freios ficara extremamente "sensível" e "potente" (o que não é NADA bom).
O que isso causa?
1 - ABS trabalhando muito mais que o normal, "entrando" antes.
2 - Sistema de controle de estabilidade perdendo eficiência: esse sistema, assim como o ABS foram calibrados para o projeto de pastilha de baixo coef. de atrito...
Ou seja, tu pagaste mais de R$40 mil para ter um carro com diversos controles eletrônicos de segurança, está economizando algumas centenas de reais pra colocar pastilhas "paralelas" e colocar tua segurança no lixo.
Economizar 1300 reais por 7 air-bags já é complicado, agora economizar 400 pila por pastilhas de freio??? Os Airbags eu espero nunca usar, as pastilhas uso o tempo inteiro... minha vida vale muito mais que isso.
Conselho: o dinheiro é de vocês, mas eu só colocaria pastilhas originais.
Novamente, válido para os modelos mexicanos.
O consumidor americano não tolera barulho de frenagem. É uma das reclamações mais levadas a sério para se vender carros lá.
Apesar de o formato das pastilhas do 500 serem iguais as do Linea, o Material é completamente diferente
As pastilhas do 500 possuem um coeficiente de atrito baixíssimo justamente pra não "rangerem". Para compensar a eficiência de frenagem uma maior pressão é aplicada no sistema. Qual a desvantagem? As pastilhas duram bem menos.
Agora imaginem um sistema com uma pressão mais alta que o normal trabalhando com pastilhas de freio com o dobro do coeficiente de atrito (como é o caso Linea x 500).
O sistema de freios ficara extremamente "sensível" e "potente" (o que não é NADA bom).
O que isso causa?
1 - ABS trabalhando muito mais que o normal, "entrando" antes.
2 - Sistema de controle de estabilidade perdendo eficiência: esse sistema, assim como o ABS foram calibrados para o projeto de pastilha de baixo coef. de atrito...
Ou seja, tu pagaste mais de R$40 mil para ter um carro com diversos controles eletrônicos de segurança, está economizando algumas centenas de reais pra colocar pastilhas "paralelas" e colocar tua segurança no lixo.
Economizar 1300 reais por 7 air-bags já é complicado, agora economizar 400 pila por pastilhas de freio??? Os Airbags eu espero nunca usar, as pastilhas uso o tempo inteiro... minha vida vale muito mais que isso.
Conselho: o dinheiro é de vocês, mas eu só colocaria pastilhas originais.
Novamente, válido para os modelos mexicanos.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Experiências com Manutenção
De qualquer forma, o meu 500 é polonês e não é por que o carro é caro que aceito ser roubado pelos preços das concessionárias...
As partilhas do Linea e do 500 Polonês pelo menos são identicas, tanto é que a concessionária me passou a informação de que os part numbers são os mesmos das duas pastilhas.
De qualquer forma, não senti nenhuma diferença nos freios antes e depois da troca das pastilhas e não causou nenhum problema no carro até o momento.
Em nenhum momento eu indiquei alguém a fazer o que eu fiz...Estou apenas relatando as minhas experiências com manutenção de um 500 Lounge Polonês.
As partilhas do Linea e do 500 Polonês pelo menos são identicas, tanto é que a concessionária me passou a informação de que os part numbers são os mesmos das duas pastilhas.
De qualquer forma, não senti nenhuma diferença nos freios antes e depois da troca das pastilhas e não causou nenhum problema no carro até o momento.
Em nenhum momento eu indiquei alguém a fazer o que eu fiz...Estou apenas relatando as minhas experiências com manutenção de um 500 Lounge Polonês.
Marcassa- Capodecina
- Mensagens : 112
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 35
Localização : Nova Lima
Re: Experiências com Manutenção
Marcassa,
Não estou postando pra te contrariar não, se assim ficou parecendo me desculpe.
Lembrando que como escrevi, o aviso eh para 500 MEXICANO
Como falei, cada um é livre pra fazer o que quiser, mas minha opinião de economizar em items de segurança continua valendo.
Vou verificar hoje como fica o caso do polonês, ai te falo.
Não estou postando pra te contrariar não, se assim ficou parecendo me desculpe.
Lembrando que como escrevi, o aviso eh para 500 MEXICANO
Como falei, cada um é livre pra fazer o que quiser, mas minha opinião de economizar em items de segurança continua valendo.
Vou verificar hoje como fica o caso do polonês, ai te falo.
Zolet- Consigliere
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Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Experiências com Manutenção
Marcassa
Conversei com um espeialista de pastilhas de freio e ele falou que realemente não há tanta diferença para o POLONES.
Por isso que tu não sentiu diferença (a não ser no bolso!!!!)
Outra informação que ele falou a respeito do MEXICANO é que essas pastilhas não possuem alguns metais poluentes, o que é homologativo nos EUA. Além disso americano não gosta de roda suja, essa pastilha, em teoria, não suja a roda.
Conversei com um espeialista de pastilhas de freio e ele falou que realemente não há tanta diferença para o POLONES.
Por isso que tu não sentiu diferença (a não ser no bolso!!!!)
Outra informação que ele falou a respeito do MEXICANO é que essas pastilhas não possuem alguns metais poluentes, o que é homologativo nos EUA. Além disso americano não gosta de roda suja, essa pastilha, em teoria, não suja a roda.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Experiências com Manutenção
Ah bacana, bom saber!
Eu tomei esses cuidados antes de optar por trocar fora da css. Consultei bastante gente ai dentro que acabaram por me afirmar que não haveria diferença...
De qualquer forma, a maioria dos itens que troquei até agora do 500 não são intercambiáveis, ou seja, não tem como fugir muito das peças específicas...
Eu tomei esses cuidados antes de optar por trocar fora da css. Consultei bastante gente ai dentro que acabaram por me afirmar que não haveria diferença...
De qualquer forma, a maioria dos itens que troquei até agora do 500 não são intercambiáveis, ou seja, não tem como fugir muito das peças específicas...
Marcassa- Capodecina
- Mensagens : 112
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 35
Localização : Nova Lima
Re: Experiências com Manutenção
Show [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ótimas informações..........
[]'s
[]'s
D.Pedrosa- Uomo d'onore
- Mensagens : 98
Data de inscrição : 23/12/2011
Localização : Brasília
Re: Experiências com Manutenção
Realmente, se tem uma coisa que me irrita é barulho de freneagem, parece que estou em um ônibus.
Mas, mais do que isso, está minha segurança, por isso pretendo manter as originais futuramente.
Vlw pelas dicas!
Mas, mais do que isso, está minha segurança, por isso pretendo manter as originais futuramente.
Vlw pelas dicas!
Pl4y3r- Uomo d'onore
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/12/2011
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Experiências com Manutenção
Ainda vai demorar pra eu precisar fazer alguma manutenção assim, mas esse tópico vem bem a calhar.
Já é um alívio saber que posso comprar velas "normais" quando precisar, porque o preço das velas pra Alfa Romeo é assustador. Dupla lumagem, sendo que um jogo ainda é especial e CAAAAAAAARO
Já é um alívio saber que posso comprar velas "normais" quando precisar, porque o preço das velas pra Alfa Romeo é assustador. Dupla lumagem, sendo que um jogo ainda é especial e CAAAAAAAARO
LeoPat- Don
- Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012
Localização : São Paulo
Re: Experiências com Manutenção
LeoPat escreveu:Ainda vai demorar pra eu precisar fazer alguma manutenção assim, mas esse tópico vem bem a calhar.
Já é um alívio saber que posso comprar velas "normais" quando precisar, porque o preço das velas pra Alfa Romeo é assustador. Dupla lumagem, sendo que um jogo ainda é especial e CAAAAAAAARO
fora que deve ter logo 2 lugares NO BRASIL que comercializam peças de alfa! hauhauhuahua Te falar, hein, Leo, c tbm não colabora com a sorte na escolha dos seus carros!! hehe
(Vi no TopGear UK que "petrol-head" de verdade tem que ter sido dono de um Alfa)
abs
Re: Experiências com Manutenção
Olá pessoal!
Depois de um tempo, estou de volta ao fórum e desenterrando o tópico.
Meu 500 está agora com quase 40k rodados...e com os kms vem a manutenção.
Consultando preços, tenho percebido que manter o piccolino é bastante salgado!
Coloco aqui alguns preços praticados na Grande SP, os quais achei serem uma afronta ao bom-senso.
Palhetas dianteiras originais - R$ 199,00 CADA
Palheta traseira - R$ 65,00
Resumo da ópera: 463,00 para trocar simples PALHETAS. Gostaria de manter as originais, mas não vai rolar!
Pastilhas de freio:
Consultei em 3 concessionárias.
Os preços variaram de R$ 406,00 a R$ 502,00, passando por R$ 447,00 para as dianteiras.
Para as traseiras: R$ 295,00 - 325,00 - 365,00.
Preço somente das peças. Sem instalação.
Alguém sabe o que fazer pra fugir desses absurdos?!
Depois de um tempo, estou de volta ao fórum e desenterrando o tópico.
Meu 500 está agora com quase 40k rodados...e com os kms vem a manutenção.
Consultando preços, tenho percebido que manter o piccolino é bastante salgado!
Coloco aqui alguns preços praticados na Grande SP, os quais achei serem uma afronta ao bom-senso.
Palhetas dianteiras originais - R$ 199,00 CADA
Palheta traseira - R$ 65,00
Resumo da ópera: 463,00 para trocar simples PALHETAS. Gostaria de manter as originais, mas não vai rolar!
Pastilhas de freio:
Consultei em 3 concessionárias.
Os preços variaram de R$ 406,00 a R$ 502,00, passando por R$ 447,00 para as dianteiras.
Para as traseiras: R$ 295,00 - 325,00 - 365,00.
Preço somente das peças. Sem instalação.
Alguém sabe o que fazer pra fugir desses absurdos?!
Mardem- Uomo d'onore
- Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/03/2012
Re: Experiências com Manutenção
As palhetas eu chorei na concessionária e consegui todas por 360,00. O triste foi gastar 180 na troca de oleo/filtro e o dobro em palhetas, mas vale cada centavo pela qualidade de limpeza e ruido.
Já as pastilhas não precisei trocar ainda.
Diria pra tu comprar no ebay, de alguma concessionária fiat dos EUA. A ultima vez que vi os preços sai aproximadamente 80 barack obamas as dianteiras e um pouco menos as traseiras...
As palhetas tu acha no ebay tb, porem devido ao tamanho do pacote o frete não sai em conta.
Já as pastilhas não precisei trocar ainda.
Diria pra tu comprar no ebay, de alguma concessionária fiat dos EUA. A ultima vez que vi os preços sai aproximadamente 80 barack obamas as dianteiras e um pouco menos as traseiras...
As palhetas tu acha no ebay tb, porem devido ao tamanho do pacote o frete não sai em conta.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Experiências com Manutenção
Palhetas recentemente troquei e coloquei VTO Flex que já usava no Fiesta que tinha, então já conhecia, o resultado de limpeza e silêncio ao meu ver é tão bom quanto os originais, sem contar serem do tipo slim blade então não tem todos aqueles bracinhos como nas originais, mas isso é questão de gosto, eu prefiro as slim blade no quesito estético, tem gente que prefere manter a originalidade.
O preço da VTO Flex fica entre R$ 40 e R$ 50 o par, modelos F14 (ou F15 que também cabe no passageiro) e F24 (motorista). Durabilidade não posso atestar ainda pelo pouco tempo de uso, mas os resultados atesto e achei bons.
O preço da VTO Flex fica entre R$ 40 e R$ 50 o par, modelos F14 (ou F15 que também cabe no passageiro) e F24 (motorista). Durabilidade não posso atestar ainda pelo pouco tempo de uso, mas os resultados atesto e achei bons.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Experiências com Manutenção
É gente...
As palhetas da pra colocar outras, já o freio me deixa meio receoso, devido ao fato de o modelo mexicano usar as pastilhas americanas, cujo material é diferente, como comentado pelo Zolet neste tópico.
Pelo site da mopar, o MSRP das pastilhas nos USA fica em US$ 230 (115 cada par).Salgado nos padrões americanos...um deboche nos padrões brasileiros!
As palhetas da pra colocar outras, já o freio me deixa meio receoso, devido ao fato de o modelo mexicano usar as pastilhas americanas, cujo material é diferente, como comentado pelo Zolet neste tópico.
Pelo site da mopar, o MSRP das pastilhas nos USA fica em US$ 230 (115 cada par).Salgado nos padrões americanos...um deboche nos padrões brasileiros!
Mardem- Uomo d'onore
- Mensagens : 90
Data de inscrição : 31/03/2012
Re: Experiências com Manutenção
Mardem escreveu:É gente...
As palhetas da pra colocar outras, já o freio me deixa meio receoso, devido ao fato de o modelo mexicano usar as pastilhas americanas, cujo material é diferente, como comentado pelo Zolet neste tópico.
Pelo site da mopar, o MSRP das pastilhas nos USA fica em US$ 230 (115 cada par).Salgado nos padrões americanos...um deboche nos padrões brasileiros!
Cara, pior não tem muito jeito não, ou comprar as Mopar ou comprar na concessionária (sai um pouco mais caro acho) o modelo nacionalizado. Apesar de palheta também ser um item de segurança, Com freio não se brinca não.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Experiências com Manutenção
Pois é... essas pastilhas de freio estou esquentando a cabeça também pra achar uma opção mais em conta mas parece que não vai ter jeito... até tem umas paralelas no Ebay mas toda essa história dos freios e dos controles eletrônicos calibrados pras pastilhas originais fiquei com receio.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Experiências com Manutenção
Eu troquei por genéricas mesmo,amanha vejo a marca e posto. Gostei da frenagem,mas notei que o esc demora mais de entrar. Troquei apenas as dianteiras . As traseiras da pra usar mais um pouco.
dfdss1- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : SALVADOR
Re: Experiências com Manutenção
O ESC demora mais de entrar? O que vc anda fazendo pro ESC ser acionado tanto assim pra você perceber isso? Hahaha...
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Experiências com Manutenção
Hahahahaha... Tem um retorno quando volto do trabalho, praticamente uma curva 90 graus... Entro sem pena ... Mas sempre so tem,meu carro... E nas laterais eh so grana...quase uma pista de formula 1. Com as pastilhas originais eu notava o esc logo na primeira freiada junto com a virada no volante.... Com as genéricas o esc so entra ja no final da curva...
dfdss1- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : SALVADOR
Re: Experiências com Manutenção
Mas mesmo assim a estabilidade eh incrível. Vale citar um fato que ocorreu hoje, um amigo comprou um fluence e ficou me desafiando... Relutei bastante pois penso que correr so em pista, mas não resisti. Sei do que o carro é. Capaz pois na arrancada ja deixei jetta,golf,focus e land pra trás.... Nao sei como postar áudio,se alguém souber me diz que postarei o áudio dele quando viu o 500 deixando ele pra trás ( friso que isso é errado)
dfdss1- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : SALVADOR
Re: Experiências com Manutenção
Enfim pessoal, acabei comprando pastilhas de cerâmica pelo Ebay e lendo alguns reviews em sites gringos parecem tão boas quanto as originais:
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Paguei R$ 260,00 (reais) já com frete, somente as dianteiras.
Preço no Brasil: R$ 520 só as dianteiras (Curitiba, FIAT Barigui Veículos). Por enquanto então (se não pagar mais 60% de imposto) está pela metade do preço e é de cerâmica.
Nos fóruns ninguém comentou de alterações no funcionamento dos freios e controles eletrônicos. Quando chegarem e eu instalar posto minhas impressões.
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Paguei R$ 260,00 (reais) já com frete, somente as dianteiras.
Preço no Brasil: R$ 520 só as dianteiras (Curitiba, FIAT Barigui Veículos). Por enquanto então (se não pagar mais 60% de imposto) está pela metade do preço e é de cerâmica.
Nos fóruns ninguém comentou de alterações no funcionamento dos freios e controles eletrônicos. Quando chegarem e eu instalar posto minhas impressões.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Experiências com Manutenção
Marcassa escreveu:De qualquer forma, o meu 500 é polonês e não é por que o carro é caro que aceito ser roubado pelos preços das concessionárias...
As partilhas do Linea e do 500 Polonês pelo menos são identicas, tanto é que a concessionária me passou a informação de que os part numbers são os mesmos das duas pastilhas.
De qualquer forma, não senti nenhuma diferença nos freios antes e depois da troca das pastilhas e não causou nenhum problema no carro até o momento.
Em nenhum momento eu indiquei alguém a fazer o que eu fiz...Estou apenas relatando as minhas experiências com manutenção de um 500 Lounge Polonês.
Então eu estou prestes a trocar a pastilha do meu 500 Polaco
Só pra confirmar as pastilhas genéricas são ;
Dianteira do Stilo 1.8 8V
Traseira Linea t-Jet
Alguém pode confirmar ?
jaimesmachado001- Picciotto
- Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/09/2013
Localização : contagem
Apelido do Carro : Azeitona II
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