500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

+4
JFDuarte
luciana R.
DecomedRJ
Edson Tonelli
8 participantes

Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por Convidado 25/12/2015, 18:48

Há muito tempo ia fazer tal relato aqui no fórum mas nunca tinha tempo para escrever.

Sabemos que o Fiat 500 é um carro de arquitetura elétrica bem complexa e que não aceita bem alterações mínimas, pois bem.
 
Tem bastante que participo do grupo oficial do 500 Clube no WhatsApp e vou relatar um fato pra talvez desestimule a instalação de módulos no Fiat 500.
 
O membro Ferrarito500 de SP comprou um 500C Dualogic 0km. Ele obteve no manual do veículo a informação que havia fechamento da capota pela chave. Porem não há. Ele foi a concessionária e cobrou uma explicação, disseram que era uma informação equivocada do manual. Bateu o pé e queria tal função exigindo seus direitos. Solução apresentada foi a instalação de um modulo de fechamento. Ele concordou.
Após a instalação, o carro apresentou inúmeras avarias elétricas até deixar de funcionar por completo.
Foi para a concessionária de guincho com mais ou menos mês e meio de uso e nunca mais saiu de lá. 
Passaram scaner, desmontaram e não conseguiam fazer o carro funcionar novamente. Vieram técnicos da fabrica e nada de resolver o problema. Tiraram o módulo, trocaram todos os módulos do carro e nada.
 
Depois de 30 dias do carro parado na concessionária, teve de mover uma ação contra a Fiat. Foram 90 dias de briga intensa até que a Fiat concordou em recolheu o veículo. Devolveram o valor pago com as devidas correções.

Ele não participa mais do fórum e não relatou tal experiência por aqui. Decidi faze-la como alerta. Evitem ao máximo alterações nos Fiat 500. Prejuízo pode ser grande. Imagina se já estivesse fora da garantia ou tivesse feito instalação de tal módulo fora da concessionária? Não é a toa que a Fiat comunicou as concessionária para não instalarem módulos no Fiat 500.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por Edson Tonelli 27/12/2015, 10:52

Muito boa a informação.
Eu sou daqueles que respeita projetos originais e não gosto de adaptações ou incrementos, pois temo consequências como a relatada neste tópico.

De uma década para cá os carros e motos estão alicerçados na eletrônica e cada vez mais ela está complexa; mas não creio que as empresas que fazem manutenção consigam acompanhar o ritmo das inovações, até por uma econômica, pois o trocar está substituindo o consertar.

Valeu o alerta !
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por DecomedRJ 27/12/2015, 13:35

Lembro desse relato do Ferrarito, bem complicado isso.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por luciana R. 27/12/2015, 14:21

Tb não instalei nada no meu! Fiquei com medo de dar problemas!
luciana R.
luciana R.
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 372
Data de inscrição : 06/09/2012

Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Joaninha

Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por DecomedRJ 27/12/2015, 16:16

luciana R. escreveu:Tb não instalei nada no meu! Fiquei com medo de dar problemas!
Oh a sumida ae! Kkk
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por JFDuarte 18/2/2016, 09:51

Só hoje li esses comentários sobre o acionamento do teto solar pelas chaves. Tenho um Sport Air automático que adquiri 0km em maio de 2012 numa CCS de Brasilia (a única que tinha esse modelo disponível na cor branca e com os opcionais que eu queria - som Bose, teto solar elétrico, Blue & Me, estofamento de couro).
Logo que o adquiri, instalei fora da CCS (com pessoa recomendada/conhecida pelo vendedor da CCS) um módulo que permite abaixar ou levantar os vidros laterais com pausas (ao invés do sistema original "capenga" que não permitia paradas intermediárias) e que também faz fechar todos os vidros e o teto solar elétrico quando se "tranca" as portas pela chave do carro.
Isso já tem quase 4 anos instalado e com uso frequente sem que tenha acarretado qualquer problema no meu 500.
Tenho também uma central multimidia que foi instalada por loja especializada no Rio de Janeiro mantendo todos os controles do volante, Blue & Me e som Bose funcionando perfeitamente.
A questão se resume a fazer instalações de acessórios não originais que envolvam a parte elétrica do 500 (ou de outros veículos de eletrônica moderna embarcada) com "experts" em instalações elétricas automotivas (formados pelo SENAI, Escolas Técnicas, etc...) e não com os "espertis" que "... aprenderam vendo os outros fazerem..." típico do famoso "jeitinho brasileiro" (Brasil, Pátria Educadora!!!).

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por fredluis 18/2/2016, 11:45

É simples e claro: sistema elétrico do carro não foi feito para suportar instalação de módulos e centrais. Se fosse viria de fábrica.
fredluis
fredluis
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 125
Data de inscrição : 31/12/2013

Idade : 30
Localização : Gravatai

Apelido do Carro : Tomate

Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por JFDuarte 18/2/2016, 12:44

Também é simples e claro que, se os profissionais "treinados na fábrica" fossem capacitados, os módulos e centrais viriam instalados de fábrica pois poderiam ser mantidos em perfeito funcionamento.

JFDuarte
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 24
Data de inscrição : 19/06/2015

Idade : 79
Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por Nobre 19/2/2016, 18:56

Eu sou da opinião do JFDuarte. Não há problema se a instalação for pensada. O grande porém é que 99% dos que se metem com isso são "estaladores", daqueles que pegam o primeiro positivo que aparece na frente e não se importam com bitola de fio, consumo de acessório e eventual interferência eletromagnética.

Sobre o "profissionais treinados pela fábrica", podem até ser capacitados, mas não sabem por em prática. A maioria não tem vocação pra trabalhar com carros e/ou não gosta do que faz. Não conseguem resolver muitos problemas, simplesmente, por não pararem 5 minutos pra observar os carros. Isso inclui os "engenheiros" da Fiat que vão às concessionárias avaliar carros em garantia.
Nobre
Nobre
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 89
Data de inscrição : 01/12/2012

Idade : 37
Localização : Fortaleza/Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por gvchagas 20/2/2016, 15:31

Acho que não se deve generalizar... Não pode se iludir pensando que por ter sido solicitado dentro de uma CSS o serviço foi realizado na mesma e por um profissional que conhece teu carro... Muitas terceirizam o serviço e mandar executar fora dali, sim dirigem seu carro até o local, chapeção, pintura, pelicula, parte elétrica e até na parte mecânica...
Eu mesmo fiz as revisões "obrigatórias" na CSS e tive a surpresa, depois que sai da garantia, que as velas (sim, uma coisa simples) não foram trocadas na de 30.000Km, descobri na revisão de 45.000Km, num mecânico de confiança.
gvchagas
gvchagas
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 161
Data de inscrição : 11/12/2011

Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul - Porto Alegre


http://www.guilhermechagas.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por DecomedRJ 20/2/2016, 16:51

Cara eu acho que tudo é questão de bom senso nessa situação. 
O serviço da CSS em geral é mais caro e em tese é feito por profissionais treinados para mexer no carro. Óbvio que isso é no mundo ideal. Na prática sabemos que muitas vezes os serviços são mal feitos ou não são feitos como o Guilherme acima mencionou, eu mesmo já fui vítima de tal situação. Bem como algumas CSS, especialmente as menores, terceirizam os serviços. A grande vantagem é que o serviço tem a garantia da empresa e no pior das contas eles vão ter que solucionar um possível problema.
O serviço em lojas de acessórios muitas vezes é bem feito e existem bons profissionais experientes nessa área, mas pelo menos aqui no RJ, digo que são poucos. Tem que procurar com calma, ter muita atenção aonde enfia o carro porque infelizmente a maioria ta acostumada a mexer em Gol e Uno aonde é só cortar fio e botar um botão universal que tá valendo. O sistema elétrico do 500 não é tão simplório quanto ao dos carros de entrada e principalmente trabalha com baixo consumo de energia, então uma instalação errada e principalmente que altere esses parâmetros pode trazer péssimas consequências.
O módulo de fechamento dos vidros com one touch e teto solar já foi instalado por muitos membros do fórum sem relatos (até aonde lembro) de maiores problemas. Eu não curto o fechamento automático do teto, não pelo módulo ou parte elétrica, mas por um possível problema no teto solar (que é um item sabidamente frágil e propenso a maiores problemas, principalmente com as nossas ruas esburacadas). 
Agora se tratando do módulo para a versão Cabrio eu sou totalmente contra se aventurar. Digo isso, devido ao relato do forista Ferrarito de SP, o módulo foi instalado pela CSS (já que constava com acessório disponível) e depois disso o carro apresentou uma série de problemas de funcionamento terminando com a CSS comprando de volta do carro sem uma definição do problema, até aonde sabemos. 
Enfim, eu não me arriscaria, mas é somente uma opinião.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por ancazobafe 6/3/2016, 11:42

Instalei o módulo de subida de vidros na CSS. Sem problemas. Difícil generalizar.

ancazobafe
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/02/2015

Idade : 42
Localização : são paulo


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por DecomedRJ 6/3/2016, 12:56

ancazobafe escreveu:Instalei o módulo de subida de vidros na CSS. Sem problemas. Difícil generalizar.
O problema não foi com o módulo de subida de vidro, mas com o de subida automática da capota.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

[ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota. Empty Re: [ALERTA] Módulo de fechamento de vidros, teto solar/capota.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos