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Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

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Mensagem por Ana F 24/2/2016, 13:22

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Mensagem por Ana F 24/2/2016, 13:24

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Mensagem por Edson Tonelli 24/2/2016, 18:00

Ana, realmente há um pequeno vazamento e acredito que em nada comprometerá a bobina que no seu carro é conectata diretamente à vela.
Essa bobina creio ser emborrachada no encaixe com a parte de porcelana e isso impediria chegar ao polo superior. Mas supondo que aconteça e isso prejudique a bobina. Acredito que uma bobina dessa deva custar muito, mas muito menos que o custo do serviço de trocar essa junta. E também para esse óleo ai chegar seria no tempo superior a troca normal dessa vela.
Eu de você, faria o seguinte : A cada troca de óleo solicitar que retirem essa bobina e com uma aste cuja ponta tenha um tecido, enxugar o orificio. Ou com uma seringa com um caninho drenar o que possívelmente ali esteja.

Em uma desmontagem de cabeçote irão mexer em um monte de peças e normalmente eles vem com uma lista de coisas a serem substituídas ( as vezes sem necessidade) elevando assim o orçamento original.

Se seu carro está funcionando bem e vc já fez teste constatando a saúde do motor. Só se preocupe de fato se o nível do óleo estiver abaixando de maneira considerável e a tampa do cabeçote esteja toda melada pelo óleo vindo do local em questal. Mas nitidamente não é o caso.
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Mensagem por Edson Tonelli 24/2/2016, 19:16

A tampa apresenta aparência de sujeiras aglutinadas por óleo e este pode ter origem no respiro como descrito pelos outros colegas.
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A bobina há de vedar bem a vela em ser corpo

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e o custo individual da bobina apesar de alto está muito distante do serviço de troca de juntas

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Última edição por Edson Tonelli em 24/2/2016, 19:38, editado 1 vez(es)
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Mensagem por DecomedRJ 24/2/2016, 19:36

Eu consideraria resolver o vazamento para solucionar de modo definitivo o problema, mas como Edson falou, em geral vão te pedir mil peças desnecessárias para esse serviço. Então acredito que para fazer esse serviço tr. Que ser feito num lugar de extrema confiança.
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Mensagem por Edson Tonelli 25/2/2016, 08:26

DecomedRJ escreveu:Eu consideraria resolver o vazamento para solucionar de modo definitivo o problema, mas como Edson falou, em geral vão te pedir mil peças desnecessárias para esse serviço. Então acredito que para fazer esse serviço tr. Que ser feito num lugar de extrema confiança.
O correto seria resolver mesmo, mas antes investigar .

Vejam que segundo a Ana o motor funciona redondo e sadio. O cabeçote é o coração do motor e não se opera um coração sadio e pulsante.

SE fosse meu, lavaria muito bem este motor, aplicaria ar comprimido em todos os alojamentos das velas eliminando assim qualquer substância líquida ou sólida desses locais, limparia com pano as quatro bobinas, aplicaria wd em todos os contatos elétricos, limparia o respiro do motor observando possíveis rachaduras na mangueira e substituindo se necessário. Feito isso passaria a usar o carro normalmente e periodicamente observaria os possíveis vazamentos para só então tomar uma decisão sobre o que fazer.
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Mensagem por DecomedRJ 25/2/2016, 09:38

Edson Tonelli escreveu:
DecomedRJ escreveu:Eu consideraria resolver o vazamento para solucionar de modo definitivo o problema, mas como Edson falou, em geral vão te pedir mil peças desnecessárias para esse serviço. Então acredito que para fazer esse serviço tr. Que ser feito num lugar de extrema confiança.
O correto seria resolver mesmo, mas antes investigar .

Vejam que segundo a Ana o motor funciona redondo e sadio. O cabeçote é o coração do motor e não se opera um coração sadio e pulsante.

SE fosse meu, lavaria muito bem este motor, aplicaria ar comprimido em todos os alojamentos das velas eliminando assim qualquer substância líquida ou sólida desses locais, limparia com pano as quatro bobinas, aplicaria wd em todos os contatos elétricos, limparia o respiro do motor observando possíveis rachaduras na mangueira e substituindo se necessário. Feito isso passaria a usar o carro normalmente e periodicamente observaria os possíveis vazamentos para só então tomar uma decisão sobre o que fazer.
Concordo com você Edson. Só tem como resolver o problema descobrindo a real natureza desse vazamento. Pra mim essa investigação faz parte da estratégia de reparação do motor.
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Mensagem por Ana F 25/2/2016, 18:42

Decomed e Edson, não estava podendo responder do meu trabalho... Obrigada pelas sugestões. Estou considerando essa lavagem de motor pra evitar a cirurgia. E também acho interessante a idéia de fazer a secagem regular no interior dos alojamentos com um "cotonete gigante" bem absorvente que hei de improvisar. Mas essa  lavagem do motor eu faço numa CCS ou tem lugar especializado? De qualquer forma vou levar no conhecido de um amigo meu que trabalha na oficina da filial da CCS que fui no sábado. Ele se prontificou a olhar e quem sabe descobre a origem do problema. Quem sabe, também, me ajuda com essa  lavagem. Vou mostrar as soluções apontadas por vocês e ver o que ele diz. A ajuda de vocês está sendo fundamental. Muito obrigada MEEEEESMO pelo apoio flower .
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Mensagem por DecomedRJ 25/2/2016, 19:19

Ana a lavagem pode ser feito num "lava-jato" que seja especializado nesse serviço. Com certeza em Brasília deve ter, mas saliente na proteção aos componentes eletrônicos do cofre do motor.
Tenha cuidado com esse "cotonetão" para que não solte algum componente (como algodão), ficando preso no leito das velas.
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Mensagem por Edson Tonelli 25/2/2016, 22:17

Ana se eu morasse ai, faria eu mesmo isso para você. Essa limpeza pode ser caseira mesmo, mas tenho filhas provavelmente na sua idade e elas plenas de razão não se sujeitam a estragar as unhas feitas e empurram tudo para o pai. rsrs

No lava rápido talvez não saibam retirar a caixa de ar do filtro, bem como as bobinas. 
O ideal seria algum conhecido com conhecimento para fazer isso em casa mesmo. 
Na falta do compressor de ar comprimido, uma bomba pneumática manual com bico para encher bola de capotão resolve na boa.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eu como não confio nos calibradores dos postos e os pneus tem de ser calibrados frios, uso bomba semelhante e calibro os pneus em casa mesmo.

Mas não havendo opção, por espaço ou alguém que o faça, sugira isso ao mecânico conhecido ao qual vc levará o carro.
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Mensagem por David Bloomfield de Mello 26/2/2016, 09:04

Sr Edson, como sempre, criativo e técnico em sua soluções.

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Mensagem por Ana F 26/2/2016, 10:26

kkkkk, Edson, você é mesmo uma figura! Pelo que vejo, suas filhas se deram bem! Obrigada pelas dicas e vou tentar ver como me viro aqui pra colocar em prática tudo isso. Minha esperança ainda é conseguir que o tal mecânico que vai olhar o meu carro, faça a limpeza.

Decomed, o alerta é importante! Vou cuidar para que não haja fiapos no cotonete. Quanto ao lava jato, tem até um local aqui que lava carros como se dá banho num bebê. Se eu não tiver outro jeito, levo pra tentar lavar lá, perguntando antes se têm experiência em retirar a caixa de ar e as bobinas.
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Mensagem por andre911ts 26/2/2016, 19:21

As bobinas possuem vedação de borracha entre ela e as vela, assim o motor pode serer lavado normalmente(só isola a caixa de fusíveis com um saco plastico) O que índico é ligar o motor após a lavagem e deixar funcionando por 20 minutos para secar quaisquer ponto de água acumulada. Evite ar comprimido pois ele empurra sujeira para os orifícios vedados (ex: orifício da vela + bobina).
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Mensagem por andre911ts 26/2/2016, 19:26

Tem um produto que chama se IRON Z e ele é ótimo para lavar motor "a seco" com auxílio de um pincel. Após passar esse produto ou um desengraxante para lavagens automotivas, enxaguar com água corrente (buscar em lojas especializadas. Ex: miromi, art wax, mastercleaner,...)
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Mensagem por Edson Tonelli 26/2/2016, 23:04

André, não conheço as particularidades do mult air, mas tenho certeza que retirando a bobina e estando a vela aparafusada no cabeçote, pode sim lavar e passar o ar comprimido pois só existe uma saída.
Em outros motores de moto por ex a vela fica exposta a tudo e conforme o motor a roda dianteira fica pulverizando todo que colhe no asfalto sem prejuízo do funcionamento.
Ao lavar, todo componente elétrico deve ser protegido da água, mas de qualquer forma passa ar e wd nesses e boa.
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Ai só tem o 'buraco' e a vela, nada a ser comprometido pelo jato de ar; exceto haver no orifício algo além da vela; mas no desenho  da peça ( 9 ) não há nada.
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Lembrando que o objetivo é limpar para verificar o quanto de óleo está esvaindo pela junta do cabeçote, para avaliar a real da substituição desta.
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Mensagem por Edson Tonelli 4/3/2016, 11:21

E ai Ana, novidades ?
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Mensagem por Ana F 4/3/2016, 13:13

Oi Edson, pois é, não comuniquei ainda porque não consegui que o tal amigo do amigo visse meu carro. GRRRRR... Sábado passado ele acabou não podendo me dar atenção. Vou amanhã.  Vou levar comigo uma chave de fenda longa bem fina a qual envolvi em um pedaço de pano de chão de algodão (daqueles brancos). 
Espero que dessa vez dê certo de conseguir ter um parecer mais concreto e vou levando, também, todas as idéias de vocês.
Estou andando com o carro pra cima e pra baixo e ele está PERFEITO. Os próximos capítulos eu publico depois. Obrigada pela atenção!
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Mensagem por Edson Tonelli 4/3/2016, 15:09

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Mensagem por Ana F 5/3/2016, 20:49

Bom pessoal, como dito, fui hoje à CCS. Me atenderam muito bem. O amigo do amigo foi super legal comigo. Encontramos mais óleo espalhado e dentro dos recipientes das bobinas. As bobinas estavam mais lambrecadas e descobrimos este vazamento:
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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 08:47

Continuando.... Descobrimos este vazamento abaixo, reparem à direita:

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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 08:51

Detalhe do vazamento que parece estar se espalhando por toda a tampa das velas:

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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 08:58

O anel de vedação dessa parte acima não estava vedando e o óleo estava escapulindo, sendo esse,  talvez,  o problema. O óleo que escapole vai se espalhando e escorrendo para dentro dos recipientes das velas, cujos anéis também não estão vedando e impedindo a entrada. Quando eles tiraram as velas elas estavam encharcadas por fora. pingava óleo. Só o recipiente mais da esquerda estava mais sequinho, vai ver porque está mais distante do reservatório de onde o óleo estava escapulindo. O da direita estava mais cheio de óleo.

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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:02

As velas:

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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:05

Falei da idéia da limpeza para confirmarmos a hipótese de ser esse vazamento a origem de todo o problema e das recomendações de vocês. O mecânico disse que ia limpar pra mim. Usou esse produto:

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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:11

Depois da faxina, ele usou o jato de ar para secar:

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E também limpou e secou as velas com o produto e um pano  e retirou o excesso de óleo dos recipientes (não usou o meu cotonete...)

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Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:14

Encaixou tudo de volta e, como (claro!) não tinha em estoque o anel, ele fez a vedação com uma cola especial de cor preta (meio emborrachada...)

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