Barulho no motor ao dar partida
4 participantes
Página 1 de 1
Barulho no motor ao dar partida
Gente tenho um 500 mecânico ano 2012, está com 50mil rodados, a alguns dias notei que ao ligar o carro pela manhã ou depois de algum tempo parado o motor faz um barulho muito estranho e depois de alguns minuto desaparecem, estou bem preocupa, mas alguém com esse problema?
Juliana oliveira- Não-iniciado
Re: Barulho no motor ao dar partida
Juliana oliveira escreveu:Gente tenho um 500 mecânico ano 2012, está com 50mil rodados, a alguns dias notei que ao ligar o carro pela manhã ou depois de algum tempo parado o motor faz um barulho muito estranho e depois de alguns minuto desaparecem, estou bem preocupa, mas alguém com esse problema?
Olá, Juliana.
O meu também faz isso. Aliás, eu tinha um Uno que também fazia.
Quando o carro fica muito tempo parado, o óleo desce para o cárter deixando as partes superiores sem lubrificação. Alguns segundos depois da partida, o óleo volta a circular e o barulho some.
Salvo melhor julgamento, isso não chega a ser anormal, a menos que o barulho se prolongue por mais de 2 ou 3 segundos. Use sempre o óleo indicado no manual, ou equivalente de boa qualidade.
Thyago Ernestus- Capodecina
Apelido do Carro : Piccolino
Olá, olha ontem o barulho no motor só parou após uns 4 minutos, só acontece com o carro frio, está acontecendo geralmente pela manhã!
Juliana oliveira escreveu:Olá, olha ontem o barulho no motor só parou após uns 4 minutos, só acontece com o carro frio, está acontecendo geralmente pela manhã!
Bem, 4 minutos é tempo demais. Aliás, na minha leiga opinião, manter o motor funcionando por tanto tempo sem lubrificação adequada pode trazer resultados desastrosos.
Como não se trata de algo que se possa fazer em casa, sugiro que você leve o carro a uma concessionária ou a um mecânico de sua confiança para a devida avaliação do problema. Pode ser que a bomba de óleo não esteja trabalhando com sua pressão correta, ou haja entupimento em dutos responsáveis pela circulação do lubrificante pelas partes móveis do motor.
Thyago Ernestus- Capodecina
Apelido do Carro : Piccolino
Levei a um mecânico indicado por um amigo, e ele me falou que era tucho, estou desconfiada, mas não entendo nada sobre isso!
Juliana oliveira escreveu:Gente tenho um 500 mecânico ano 2012, está com 50mil rodados, a alguns dias notei que ao ligar o carro pela manhã ou depois de algum tempo parado o motor faz um barulho muito estranho e depois de alguns minuto desaparecem, estou bem preocupa, mas alguém com esse problema?
Juliana, qual a quilometragem do seu 500 e que tipo de barulho faz? Você já verificou se as correias estão frouxas? Um teste fácil para leigos é jogar água nelas. Se parar imediatamente, elas podem estar ressecadas ou pouco esticadas.
Nobre- Uomo d'onore
Com as baixíssimas temperaturas dos dias correntes, todo motor a combustão quando frio vai fazer barulho por tempo maior mesmo,
Mas a Juliana ( seja bem vinda ) é de Natal e creio que frio rigoroso lá só em câmaras frigoríficas.
Portanto há de se considerar a possibilidade citada pelo NOBRE e pelo mecânico, muito embora se o seu cinquecento for equipado com motor EVO, ele utiliza pastilhas para o acionamento das válvulas que quando desgastadas podem gerar barulhos. Já tuchos hidráulics podem geral barulhos por deficiência de carregamento de óleo.
sistema depastilhas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O barulho é normal por um determinado e relativamente curto período, pois o óleo leva um tempo para preencher todas as galerias e assim circular entre as partes móveis. Questionável é a permanência do barulho. Muito embora os motores depois de aquecido também fazem barulho pois o óleo aquecido afina e ai as peças desgastadas mas não necessariamente comprometidas geram mais ruidos.
Mas a Juliana ( seja bem vinda ) é de Natal e creio que frio rigoroso lá só em câmaras frigoríficas.
Portanto há de se considerar a possibilidade citada pelo NOBRE e pelo mecânico, muito embora se o seu cinquecento for equipado com motor EVO, ele utiliza pastilhas para o acionamento das válvulas que quando desgastadas podem gerar barulhos. Já tuchos hidráulics podem geral barulhos por deficiência de carregamento de óleo.
sistema depastilhas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O barulho é normal por um determinado e relativamente curto período, pois o óleo leva um tempo para preencher todas as galerias e assim circular entre as partes móveis. Questionável é a permanência do barulho. Muito embora os motores depois de aquecido também fazem barulho pois o óleo aquecido afina e ai as peças desgastadas mas não necessariamente comprometidas geram mais ruidos.
Edson Tonelli- Don