Botão Sport e Controle de Estabilidade
+34
fporto_br
Galdino
Zolet
zecca
gfrios
Rudolph Risieri Garbrecht
Ivo Leong
Andresa
felsky
Andressa Lopes
lbittencourt
Taitson
ctmelo
grtor
renato696
Nickolas Dornelles
FelipeDT
leobt100
Michel Gomes
mesquita
Grilo
LeoPat
Glauberlr
b00m
D.Pedrosa
Joao_Roberto
Henrique
Kew
Leopoldo
yurimariano
jberg
ledon
N4n1c0
Claudio
38 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Botão SPORT
Tal botão serviria para deixar a direção elétrica mais agressiva, bem como a relação entre marchas.
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
O botao Sport apenas deixa o volante mais pesado nos 500 mecanicos.
N4n1c0- Picciotto
- Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Sério Nano? Onde conseguiu esta info? Eu pesquisei e não encontrei em nenhum lugar. E todos os 5centos para TD da cidade são dualogic.
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Em blogs e a moça do TD falou isso. Ate porque quem esta controlando a marcha é vc! Diferente do automatizado e automatico.
Putz soh dualogic de TD?!?!?! Sacanagem isso.
Putz soh dualogic de TD?!?!?! Sacanagem isso.
N4n1c0- Picciotto
- Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Sim, a marcha é controlada manualmente, mas a relação entre marchas não é você quem controla, e sim o carro. É uma configuração existente em um chip lido pelo computador de bordo e que poderia sim, ser mutável pelo botão SPORT. Esta era a minha dúvida, entende?
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Mas entao, nos automaticos e automatizados ele tb nao altera a relaçao de marchar, apenas deixa subir + o RPM..... isso claro no 500.
N4n1c0- Picciotto
- Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Exato Nano. Subir mais o rpm é baseado justamente nesta tabela matriz que mencionei estar gravada em um chip. A configuração é digital em sistemas com drive by ware e aceleração controlada por computador de bordo.
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Claudio e demais do clube 500 (gostei da abreviatura 5cento do Claudio),Claudio escreveu:Tal botão serviria para deixar a direção elétrica mais agressiva, bem como a relação entre marchas.
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?
O botão Sport ativo provoca uma direção mais firme, mais dura. Para estacionar e andar bem devagar, depois de acostumar com a super maciez sem usar Sport, parece que não tem direção... brincadeira, mas realmente fica bem mais firme. Mas o Sport também provoca acelerações mais rápidas, o 5cento fica que parece um foguete, responde muito melhor, tanto em cidade como em estrada. Não tenho certeza mas me parece que não mexe com as rotações e sim com a resposta à pressão do pé na aceleração: uma mesma pressão com o Sport ligado responde mais agressivo. Estou falando isto no meu Sport Air mecânico, certeza total.
Última edição por ledon em 2/12/2011, 11:28, editado 1 vez(es)
ledon- Uomo d'onore
- Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/10/2011
Localização : São Paulo - SP
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Muito obrigado pela informação Ledon. Isso fortalece ainda mais minha suspeita que o botão SPORT de alguma forma, muda as configurações do Drive by Ware (controlador da abertura da borboleta), de forma a deixar o carro mais agressivo, melhorando seu tempo de resposta. Vlw mesmo!
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
bom, sou proprietario de um cul mecanico e digo que ao apertar o botao SPORT, ha sim um ganho de potencia.
pra fazer o teste, faça assim
em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.
na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1
pra fazer o teste, faça assim
em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.
na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1
jberg- Picciotto
- Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2011
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo/RS
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Eu uso o Sport na pista quase todo o dia pra fazer curvas e ultrapassagens "ousadas" na vinda pro trabalho.
AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA
AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
yurimariano escreveu:Eu uso o Sport na pista quase todo o dia pra fazer curvas e ultrapassagens "ousadas" na vinda pro trabalho.
AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA
É, conforme info do vendedor, o mecânico só endurece a direção com a tecla sport ligada. Mas, na prática, não é bem assim. Achei um vídeo do youtube que é como um manual animado. Tem um cara demonstrando todas as funções do 500, do limpador de pára-brisa ao uso do estepe. Os vídeos são produzidos pela FIAT e um deles fala justamente sobre o modo sport em automáticos e mecânicos. Só digitar "FIAT 500 instructions" ou coisa assim na busca do youtube. Quem entende um pouco inglês pode se arriscar.
Abs
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
jberg escreveu:bom, sou proprietario de um cul mecanico e digo que ao apertar o botao SPORT, ha sim um ganho de potencia.
pra fazer o teste, faça assim
em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.
na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1
Há um sistema chamado Drive By Wire que controla a abertura da borboleta que alimenta o motor com oxigênio. Este controlador é programável através de um chip contendo os vários cenários possíveis. De fábrica, o chip vem com configuração privilegiando consumo. Existem empresas de tunagem que trocam tal chip com configurações mais agressivas com melhor resposta. O botão Sport deve gerar efeito parecido sem necessidade de troca do chip.
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Vi tais vídeos também. Ponto positivo pra Fiat. Muito elucidativo!Leopoldo escreveu:É, conforme info do vendedor, o mecânico só endurece a direção com a tecla sport ligada. Mas, na prática, não é bem assim. Achei um vídeo do youtube que é como um manual animado. Tem um cara demonstrando todas as funções do 500, do limpador de pára-brisa ao uso do estepe. Os vídeos são produzidos pela FIAT e um deles fala justamente sobre o modo sport em automáticos e mecânicos. Só digitar "FIAT 500 instructions" ou coisa assim na busca do youtube. Quem entende um pouco inglês pode se arriscar.
Abs
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
"pressionando o botão SPORT se obtém uma definição de condução esportiva caracterizada por uma maior prontidão ao acelerar e um esforço no volante superior para uma percepção de direção adequada.
Com a função ativada, no quadro de instrumentos acende-se a indicação SPORT" Palavras do manual - página A-53
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - infos do manual virtual da FIAT para o SPORT mode.
abs
Com a função ativada, no quadro de instrumentos acende-se a indicação SPORT" Palavras do manual - página A-53
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - infos do manual virtual da FIAT para o SPORT mode.
abs
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
blz Léo. Vlw pelas dicas!
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Pra mim nun muda muita coisa. Legal se ocorrer isso que estão falando, mas parece um brinquedo de criança, em que se aperta um botão e acende uma luzinha. Isso pq o meu é manual, em um AT acho que tem muito mais sentido.
Kew- Capodecina
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 01/12/2011
Localização : Curitóbas
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Pra mim a tecla Sport não muda quase nada no MultiAir e muito pouco no volante.
Henrique- Capodecina
- Mensagens : 164
Data de inscrição : 17/11/2011
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Henrique escreveu:Pra mim a tecla Sport não muda quase nada no MultiAir e muito pouco no volante.
Olha Henrique, agora que já pude brincar bastante, posso dizer que no manual altera alguma coisa sim. Além do volante ficar nitidamente mais firme (e muito bom em altas velocidades), o carro fica mais espertinho pra acelerar, facilitando ultrapassagens por exemplo. Achei bem útil.
abs
Botão Sport e Controle de Estabilidade
Tenho um Sport Air manual e pode se dizer que ele pode rodar de dois modos bem distintos. O primeiro, configurado com o controle de estabilidade acionado e o botão sport desativado roda de modo bem suave, com respostas do motor um pouco mais lentas e a direção muito leve. O segundo, com o controle de estabilidade desligado (esc off) e o botão sport acionado, tem respostas muito mais rápidas além da direção ficar mais pesada. Estou impressionado com a diferença proporcionada, lembrando que achava o botão sport meio enganação, até usá-lo conjuntamente com controle de estabilidade desligado. Experimentem e digam se acharam o mesmo!
Joao_Roberto- Não-iniciado
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/12/2011
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
João. Bem vindo. E o botão sport ativado sem desativar o Esc... possível? mais seguro?
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Alguém já "chipou" um carro com injeção eletrônica, deixando o carro com dirigibilidade mais esportiva? Isto ocorre devido a alteração do dna do motor, mudando suas características de consumo e resposta. o botão sport foi um santo milagreiro que nos dá a chipagem de fábrica mantendo configuração city! muito bom!
Claudio- Don
- Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011
Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Tb percebi esta diferença apertando a tecla Sport, direção mais dura e resposta muito mais rápida ao acelerador......pode ser com relação a abertura da borboleta.....utilizei pouco este recurso mais vi que dá uma diferença sem dúvida alguma....
***Obs: Uma sugestão para os Admins e Moderadores deste Fórum, não tranquem tópicos dando o assunto como encerrado, pois muitos poderão comentar, levantar dúvidas ou opinar trazendo novidades, com isso o conteúdo fica mais completo, tendo uma base com mais informações o que ajuda e muito novos usuários, então por experiência própria que tive em outro fórum é melhor deixar em aberto o tópico sendo debatido quando necessário.
[]'s
***Obs: Uma sugestão para os Admins e Moderadores deste Fórum, não tranquem tópicos dando o assunto como encerrado, pois muitos poderão comentar, levantar dúvidas ou opinar trazendo novidades, com isso o conteúdo fica mais completo, tendo uma base com mais informações o que ajuda e muito novos usuários, então por experiência própria que tive em outro fórum é melhor deixar em aberto o tópico sendo debatido quando necessário.
[]'s
D.Pedrosa- Uomo d'onore
- Mensagens : 98
Data de inscrição : 23/12/2011
Localização : Brasília
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Pessoal, o meu é dualogic, e posso afirmar categoricamente que o botão sport além de tornar o acelerador mais esperto e a direção mais dura, também torna as trocas de marcha bem mais rápidas e as saídas mais espertas. Principalmente a troca da primeira pra segunda marcha, onde quase não há escorregamento, se comparado ao modo normal.
As vezes o consumo fica até melhor, diga-se de passagem. Na minha opinião o sport deveria vir separado da direção, como acontece nos stilo, pra deixar a direção leve e "sportizar" apenas o acelerador e o dualogic.
abrax
As vezes o consumo fica até melhor, diga-se de passagem. Na minha opinião o sport deveria vir separado da direção, como acontece nos stilo, pra deixar a direção leve e "sportizar" apenas o acelerador e o dualogic.
abrax
b00m- Não-iniciado
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/01/2012
Idade : 43
Localização : Ribeirão Preto-SP
Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade
Na estrada uso sempre o modo esporte , mas nunca desligo o controle de estabilidade , minha consciência pesa em desligar um controle que esta ali para salvar minha vida, corrigindo meus erros .
Glauberlr- Capodecina
- Mensagens : 184
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 42
Localização : Conceição de Ipanema MG
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Tópicos semelhantes
» Abertura das portas pelo controle
» Controle eletrônico
» Controle de tração, funcionando?
» CAMPANHA: CARRO SOB CONTROLE
» Buzina quando trava as portas pelo controle da chave
» Controle eletrônico
» Controle de tração, funcionando?
» CAMPANHA: CARRO SOB CONTROLE
» Buzina quando trava as portas pelo controle da chave
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004