500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Botão Sport e Controle de Estabilidade

+34
fporto_br
Galdino
Zolet
zecca
gfrios
Rudolph Risieri Garbrecht
Ivo Leong
Andresa
felsky
Andressa Lopes
lbittencourt
Taitson
ctmelo
grtor
renato696
Nickolas Dornelles
FelipeDT
leobt100
Michel Gomes
mesquita
Grilo
LeoPat
Glauberlr
b00m
D.Pedrosa
Joao_Roberto
Henrique
Kew
Leopoldo
yurimariano
jberg
ledon
N4n1c0
Claudio
38 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Botão SPORT

Mensagem por Claudio 6/11/2011, 21:55

Tal botão serviria para deixar a direção elétrica mais agressiva, bem como a relação entre marchas.
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por N4n1c0 6/11/2011, 21:58

O botao Sport apenas deixa o volante mais pesado nos 500 mecanicos.
N4n1c0
N4n1c0
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/11/2011

Idade : 31
Localização : Curitiba/PR


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 6/11/2011, 21:59

Sério Nano? Onde conseguiu esta info? Eu pesquisei e não encontrei em nenhum lugar. E todos os 5centos para TD da cidade são dualogic.
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por N4n1c0 6/11/2011, 22:05

Em blogs e a moça do TD falou isso. Ate porque quem esta controlando a marcha é vc! Diferente do automatizado e automatico.

Putz soh dualogic de TD?!?!?! Sacanagem isso.
N4n1c0
N4n1c0
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/11/2011

Idade : 31
Localização : Curitiba/PR


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 6/11/2011, 22:16

Sim, a marcha é controlada manualmente, mas a relação entre marchas não é você quem controla, e sim o carro. É uma configuração existente em um chip lido pelo computador de bordo e que poderia sim, ser mutável pelo botão SPORT. Esta era a minha dúvida, entende?
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por N4n1c0 6/11/2011, 22:18

Mas entao, nos automaticos e automatizados ele tb nao altera a relaçao de marchar, apenas deixa subir + o RPM..... isso claro no 500.
N4n1c0
N4n1c0
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/11/2011

Idade : 31
Localização : Curitiba/PR


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 6/11/2011, 22:25

Exato Nano. Subir mais o rpm é baseado justamente nesta tabela matriz que mencionei estar gravada em um chip. A configuração é digital em sistemas com drive by ware e aceleração controlada por computador de bordo.
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por ledon 7/11/2011, 21:41

Claudio escreveu:Tal botão serviria para deixar a direção elétrica mais agressiva, bem como a relação entre marchas.
Isto é sensato para os 5cento´s equipados com câmbio "automatizado" ou automáticos.
Mas e nos com câmbio mecânico?
Há regulagem da relação entre marchas quando pressionado o botão SPORT?
Claudio e demais do clube 500 (gostei da abreviatura 5cento do Claudio),
O botão Sport ativo provoca uma direção mais firme, mais dura. Para estacionar e andar bem devagar, depois de acostumar com a super maciez sem usar Sport, parece que não tem direção... brincadeira, mas realmente fica bem mais firme. Mas o Sport também provoca acelerações mais rápidas, o 5cento fica que parece um foguete, responde muito melhor, tanto em cidade como em estrada. Não tenho certeza mas me parece que não mexe com as rotações e sim com a resposta à pressão do pé na aceleração: uma mesma pressão com o Sport ligado responde mais agressivo. Estou falando isto no meu Sport Air mecânico, certeza total.


Última edição por ledon em 2/12/2011, 11:28, editado 1 vez(es)
ledon
ledon
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 04/10/2011

Localização : São Paulo - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 7/11/2011, 22:28

Muito obrigado pela informação Ledon. Isso fortalece ainda mais minha suspeita que o botão SPORT de alguma forma, muda as configurações do Drive by Ware (controlador da abertura da borboleta), de forma a deixar o carro mais agressivo, melhorando seu tempo de resposta. Vlw mesmo!
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por jberg 23/11/2011, 10:00

bom, sou proprietario de um cul mecanico e digo que ao apertar o botao SPORT, ha sim um ganho de potencia.

pra fazer o teste, faça assim

em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.

na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1 Smile
jberg
jberg
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/11/2011

Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo/RS


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por yurimariano 23/11/2011, 11:29

Eu uso o Sport na pista quase todo o dia pra fazer curvas e ultrapassagens "ousadas" Twisted Evil na vinda pro trabalho.

AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA
yurimariano
yurimariano
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/11/2011

Idade : 33
Localização : Campinas - SP


https://www.facebook.com/yurimariano

Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Leopoldo 23/11/2011, 16:33

yurimariano escreveu:Eu uso o Sport na pista quase todo o dia pra fazer curvas e ultrapassagens "ousadas" Twisted Evil na vinda pro trabalho.

AMIGOOOOOO, não há quem pegue esse bixinho! IUAhuIahaiAHiuIUUAhA

É, conforme info do vendedor, o mecânico só endurece a direção com a tecla sport ligada. Mas, na prática, não é bem assim. Achei um vídeo do youtube que é como um manual animado. Tem um cara demonstrando todas as funções do 500, do limpador de pára-brisa ao uso do estepe. Os vídeos são produzidos pela FIAT e um deles fala justamente sobre o modo sport em automáticos e mecânicos. Só digitar "FIAT 500 instructions" ou coisa assim na busca do youtube. Quem entende um pouco inglês pode se arriscar.

Abs
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 23/11/2011, 19:25

jberg escreveu:bom, sou proprietario de um cul mecanico e digo que ao apertar o botao SPORT, ha sim um ganho de potencia.

pra fazer o teste, faça assim

em uma subida, mantenha uma velocidade constante e aperte o botao SPORT.
o carro ganha uma força consideravel.

na cons, me informaram que o botao SPORT provoca uma alteracao na centralina do carro, o deixando mais 'esperto'. Como se fosse um booster, ou um kers da F1 Smile

Há um sistema chamado Drive By Wire que controla a abertura da borboleta que alimenta o motor com oxigênio. Este controlador é programável através de um chip contendo os vários cenários possíveis. De fábrica, o chip vem com configuração privilegiando consumo. Existem empresas de tunagem que trocam tal chip com configurações mais agressivas com melhor resposta. O botão Sport deve gerar efeito parecido sem necessidade de troca do chip.
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 23/11/2011, 19:29

Leopoldo escreveu:É, conforme info do vendedor, o mecânico só endurece a direção com a tecla sport ligada. Mas, na prática, não é bem assim. Achei um vídeo do youtube que é como um manual animado. Tem um cara demonstrando todas as funções do 500, do limpador de pára-brisa ao uso do estepe. Os vídeos são produzidos pela FIAT e um deles fala justamente sobre o modo sport em automáticos e mecânicos. Só digitar "FIAT 500 instructions" ou coisa assim na busca do youtube. Quem entende um pouco inglês pode se arriscar.

Abs
Vi tais vídeos também. Ponto positivo pra Fiat. Muito elucidativo!
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Leopoldo 27/11/2011, 12:34

"pressionando o botão SPORT se obtém uma definição de condução esportiva caracterizada por uma maior prontidão ao acelerar e um esforço no volante superior para uma percepção de direção adequada.
Com a função ativada, no quadro de instrumentos acende-se a indicação SPORT" Palavras do manual - página A-53

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - infos do manual virtual da FIAT para o SPORT mode.

abs
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 27/11/2011, 13:49

blz Léo. Vlw pelas dicas!
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Kew 1/12/2011, 13:08

Pra mim nun muda muita coisa. Legal se ocorrer isso que estão falando, mas parece um brinquedo de criança, em que se aperta um botão e acende uma luzinha. Isso pq o meu é manual, em um AT acho que tem muito mais sentido.
Kew
Kew
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 110
Data de inscrição : 01/12/2011

Localização : Curitóbas


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Henrique 2/12/2011, 10:02

Pra mim a tecla Sport não muda quase nada no MultiAir e muito pouco no volante.
Henrique
Henrique
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 164
Data de inscrição : 17/11/2011

Idade : 56
Localização : São Paulo, SP


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Leopoldo 3/12/2011, 13:14

Henrique escreveu:Pra mim a tecla Sport não muda quase nada no MultiAir e muito pouco no volante.

Olha Henrique, agora que já pude brincar bastante, posso dizer que no manual altera alguma coisa sim. Além do volante ficar nitidamente mais firme (e muito bom em altas velocidades), o carro fica mais espertinho pra acelerar, facilitando ultrapassagens por exemplo. Achei bem útil.

abs
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Joao_Roberto 10/12/2011, 01:49

Tenho um Sport Air manual e pode se dizer que ele pode rodar de dois modos bem distintos. O primeiro, configurado com o controle de estabilidade acionado e o botão sport desativado roda de modo bem suave, com respostas do motor um pouco mais lentas e a direção muito leve. O segundo, com o controle de estabilidade desligado (esc off) e o botão sport acionado, tem respostas muito mais rápidas além da direção ficar mais pesada. Estou impressionado com a diferença proporcionada, lembrando que achava o botão sport meio enganação, até usá-lo conjuntamente com controle de estabilidade desligado. Experimentem e digam se acharam o mesmo!

Joao_Roberto
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/12/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 20/12/2011, 23:25

João. Bem vindo. E o botão sport ativado sem desativar o Esc... possível? mais seguro?
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Claudio 21/12/2011, 00:00

Alguém já "chipou" um carro com injeção eletrônica, deixando o carro com dirigibilidade mais esportiva? Isto ocorre devido a alteração do dna do motor, mudando suas características de consumo e resposta. o botão sport foi um santo milagreiro que nos dá a chipagem de fábrica mantendo configuração city! muito bom!
Claudio
Claudio
Don
Don

Mensagens : 741
Data de inscrição : 04/11/2011

Idade : 48
Localização : Curitiba/PR, dentro do 5cento Michelangelo!!!


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por D.Pedrosa 2/1/2012, 16:39

Tb percebi esta diferença apertando a tecla Sport, direção mais dura e resposta muito mais rápida ao acelerador......pode ser com relação a abertura da borboleta.....utilizei pouco este recurso mais vi que dá uma diferença sem dúvida alguma....

***Obs: Uma sugestão para os Admins e Moderadores deste Fórum, não tranquem tópicos dando o assunto como encerrado, pois muitos poderão comentar, levantar dúvidas ou opinar trazendo novidades, com isso o conteúdo fica mais completo, tendo uma base com mais informações o que ajuda e muito novos usuários, então por experiência própria que tive em outro fórum é melhor deixar em aberto o tópico sendo debatido quando necessário. Very Happy


[]'s
D.Pedrosa
D.Pedrosa
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 98
Data de inscrição : 23/12/2011

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por b00m 25/1/2012, 22:12

Pessoal, o meu é dualogic, e posso afirmar categoricamente que o botão sport além de tornar o acelerador mais esperto e a direção mais dura, também torna as trocas de marcha bem mais rápidas e as saídas mais espertas. Principalmente a troca da primeira pra segunda marcha, onde quase não há escorregamento, se comparado ao modo normal.
As vezes o consumo fica até melhor, diga-se de passagem. Na minha opinião o sport deveria vir separado da direção, como acontece nos stilo, pra deixar a direção leve e "sportizar" apenas o acelerador e o dualogic.
abrax

b00m
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/01/2012

Idade : 43
Localização : Ribeirão Preto-SP


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Glauberlr 8/2/2012, 13:23

Na estrada uso sempre o modo esporte , mas nunca desligo o controle de estabilidade , minha consciência pesa em desligar um controle que esta ali para salvar minha vida, corrigindo meus erros .
Glauberlr
Glauberlr
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 184
Data de inscrição : 01/02/2012

Idade : 42
Localização : Conceição de Ipanema MG


Ir para o topo Ir para baixo

Botão Sport e Controle de Estabilidade Empty Re: Botão Sport e Controle de Estabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos