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BATERIA, O GRANDE MISTERIO...

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Mensagem por henriquerrpp 7/8/2012, 21:35

AMIGOS,

Veja a história: Tenho uma moto meio grandinha, mas que a bateria é bem pequenininha, 01 ano depois e com apenas 19mil km ela partiu... ...chorei muito pela perda, visto na CSS custar r$1.050,00. Depoi de me conformar com a perda comprei em sampa a mesma bateria por R$650,00, mas disse que "nunca mais isso ia ocorrer denovo".

Claro, tentarei evitar, pois a honda tem um imobilizador e toda a eletronica embarcada consome bateria, mas como recomendam nos manuais de bateria "verificar a carga a cada 3 meses e se necessário dar uma carga digital bla bla".

então decidi adquirir um carregador de baterias digital (foto abaixo) e pelo custo já salvei varias baterias ha mais de 1 ano e meio.

AGORA VEM O 500:

Esses carrinhos, ao menos o meu, tem algo que, de tempos em tempos, algumas vezes ao dia ou quando abre a porta do motorista, faz um barulhocomo uma bomba de combustivel enchendo um negócio sem fim. faz um "ziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmm" e para, creio que seja lá o que for deve comer uma bateria da porra.
Logo todo mes ou de 2 em 2 meses eu plugo o carregador digital e ligo na voltagem indicada e ele faz o que chamam de "condicionar a bateria", analisando a carga que existe e a carencia, adicionandolentamente, media de 2 horas, cargaa té ficar "FULL" e desligar.

Faço isso agora em tudo que tem rodas e bateria aquei em casa (carros antigos de meu pai, os dois 500, a moto minha e demeu pai, o carro de minha irmã) e pasmen: "tem quase 2 anos que não há partida arrastando aqui em casa".

Se puderem adquirir e usar um desses, podem comprar sem medo, funciona para carro, moto ou caminhão e é facil de usar.
Não sou representante da empresa, foi apenas uma dica detalhada.

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BATERIA, O GRANDE MISTERIO... Empty Re: BATERIA, O GRANDE MISTERIO...

Mensagem por RILULI60 7/8/2012, 22:30

BOA DICA. Very Happy
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Mensagem por Convidad 13/8/2012, 01:51

Teoricamente não há necessidade de fazer essas recargas, visto que o próprio veiculo já recarrega a bateria quando você está rodando com ele, esses carregadores são ótimos quando o veículo fica muito tempo parado, aí sim há a necessidade de recarrega-las, porém tem que se tomar muito cuidado em utilizar tais equipamentos, pois corre-se o risco de você acabar dando uma sobre carga tanto na bateria como até mesmo no sistema elétrico do veículo.

Conheço uma pessoa que tinha uma loja de veículos semi novos e acabou danificando a elétrica de um X5 utilizando um desses carregadores.

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Mensagem por henriquerrpp 13/8/2012, 09:00

Pernalonga escreveu:Teoricamente não há necessidade de fazer essas recargas, visto que o próprio veiculo já recarrega a bateria quando você está rodando com ele, esses carregadores são ótimos quando o veículo fica muito tempo parado, aí sim há a necessidade de recarrega-las, porém tem que se tomar muito cuidado em utilizar tais equipamentos, pois corre-se o risco de você acabar dando uma sobre carga tanto na bateria como até mesmo no sistema elétrico do veículo.

Conheço uma pessoa que tinha uma loja de veículos semi novos e acabou danificando a elétrica de um X5 utilizando um desses carregadores.

Nem teoricamente...

Nós temos alternador, e não mais gerador, e ele apenas mantem o nivel eletrico durante o funcionamento, mas se a demanda for maior que o fornecimento a bateria atende mesmo não recebendo nada de volta, até atingir niveis baixos e começar a arrastar, provocar falhamento na injeção e perda de rendimento.

Carros como os que tenho e tive, que rodam 90% das vezes em fins de semana (uso moto e bike na semana) a noite, usando luzes e som, nunca conseguem manter a bateria em 13,8 v, ficando sempre abaixo do recomendado, o que sugere a necessidade de cumprir o recomendado pelos fornecedores de bateria.

No caso desse carregador que citei, ele tem a vantagem de possuir uma tecla de teste, que verifica a voltagem atual dela em descanso, caso esteja baixo de 12,8 cabe realizar uma carga leve.

O que muito vemos em problemas gerados por recargas em bateria é o uso de aparelhos velhos, inapropriados e sem regulagem da carga, cargas rápidas e até cargas lentas mas em niveis muito alto de amperagem.

Citei a bateria da moto honda que tenho, yuasa gel, pois na propria carcaça vem escrito recomendação de carga lenta em X horas ou a carga ráida em X minutos com Y amperes "em carregador digital", que as CSS possuem. O problema e´que os mecanicos EX-pecialistas pegam um carregador de carro e ligam por um dia ou por uma noite numa bateria sem fazer o calculo de referencia em amperes, aí quando tira da carga a "bichinha tá quentinha e tinindo, dá uma partida ligeira danada, mas quando esfria já era, morreu, passa no maximo um mes funcionando e dando susto no dono da moto".

Já disse que não sou representante de nada, mas o carregador shulz tenho um e ele verifica o deficit da bateria enviando a amperagem definida pelo ususario durante o tempo necessário, apenas reabastecendo ela.
Tô usando a mais de ano e meio, sem problemas, em bateria de 2 motos em 2 fiat 500 poloneses, 1 fit e outros carros de baterias grandes para carros antigos, sem problemas até o momento.

O que vc falou da X5 é possivel, alguns carros são tão "eletronicos" que não admitem interferencia externa de carga, bastava o lojista "ter desligado a bateria dos polos antes da carga".

Abraço,

Henrique
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Mensagem por stanaka 13/8/2012, 12:30

Achei interessante e faria o investimento se tivesse tantas baterias assim... eu tive um Stilo que acabou com 2 baterias, uma em menos de 1 ano (baterias Moura). Mas como eu sou solteiro, tenho apenas um carro, vou deixar a bateria do 500 morrer... não rola nas revisões pedir para darem uma carga?
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Mensagem por Convidad 13/8/2012, 14:45

Existe diferença nos alternadores de motos e de carros, realmente nas motos esses equipamentos não tem potência pra recarregar uma bateria acima dos 12v, tanto que várias motos tem este problema, tive uma XJ6 que em menos de 6 meses tive que trocar a bateria, e uma outra CBR 600 também durou quase 1 ano. Já os carros sim, estes alternadores funcionam também como um recarregador de bateria, tanto que se ele estiver funcionando perfeitamente, ele vai funcionar carregando a a mesma em 13v, acabei de fazer o teste no meu 500 e deu 13...13,2.

Uma bateria de carro tem que estar na casa dos 12 a 12,2v e o que preocupa é quando ela cai para seus 11v tanto que o sistema de um veículo pede "arrego" somente abaixo dos 10,8v.

Bom, pelo menos no teste básico que eu fiz no meu 500 deu, carro desligado: 12 a 12,2 (fica oscilando), ligado: 13 a 13,2.

Um detalhe nisso: os alternadores de carros recarregam sim uma bateria, o problema é que demoram um pouco mais que esses carregadores rápidos. E quem já não passou pela situação de ficar sem bateria e ter que fazer a famosa "chupeta"? e bastou dar uma voltinha ou acerelada pra que já ocorresse uma carga, quando digo que bastou acelerar ou dar uma volta, é quando tudo está normal e só houve uma descarga momentânea e a bateria até se encontra boa.

Ou seja, se a bateria ainda estiver normal, e se o alternador estiver funcionando perfeitamente (quando ele não está funcionando direito, acende a luz com o símbolo da bateria e fica acesa no painel, neste momento não está ocorrendo a carga da bateria) não tem o porque recarregar a bateria. Podem tirar as dúvidas com uma auto elétrica de qualidade.

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Mensagem por henriquerrpp 15/8/2012, 14:15

Pernalonga escreveu:Existe diferença nos alternadores de motos e de carros, realmente nas motos esses equipamentos não tem potência pra recarregar uma bateria acima dos 12v, tanto que várias motos tem este problema, tive uma XJ6 que em menos de 6 meses tive que trocar a bateria, e uma outra CBR 600 também durou quase 1 ano. Já os carros sim, estes alternadores funcionam também como um recarregador de bateria, tanto que se ele estiver funcionando perfeitamente, ele vai funcionar carregando a a mesma em 13v, acabei de fazer o teste no meu 500 e deu 13...13,2.

Uma bateria de carro tem que estar na casa dos 12 a 12,2v e o que preocupa é quando ela cai para seus 11v tanto que o sistema de um veículo pede "arrego" somente abaixo dos 10,8v.

Bom, pelo menos no teste básico que eu fiz no meu 500 deu, carro desligado: 12 a 12,2 (fica oscilando), ligado: 13 a 13,2.

Um detalhe nisso: os alternadores de carros recarregam sim uma bateria, o problema é que demoram um pouco mais que esses carregadores rápidos. E quem já não passou pela situação de ficar sem bateria e ter que fazer a famosa "chupeta"? e bastou dar uma voltinha ou acerelada pra que já ocorresse uma carga, quando digo que bastou acelerar ou dar uma volta, é quando tudo está normal e só houve uma descarga momentânea e a bateria até se encontra boa.

Ou seja, se a bateria ainda estiver normal, e se o alternador estiver funcionando perfeitamente (quando ele não está funcionando direito, acende a luz com o símbolo da bateria e fica acesa no painel, neste momento não está ocorrendo a carga da bateria) não tem o porque recarregar a bateria. Podem tirar as dúvidas com uma auto elétrica de qualidade.


100% de acordo com sua expicação tecnica, mas manterei minha receita...

Valeu
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Mensagem por swatblade 8/10/2012, 14:31

Ontem de manhã quanto fui ligar o carro.... nada...
Já era minha bateria Sad hoje fui na ccs e não tinha bateria pro meu 500
Depois de rodar um pouco na cidade(sem poder desligar o 500) eu acabei achando uma Heliar de 52Ah que serviu direitinho, morri em R$260,00

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Mensagem por Convidad 8/10/2012, 14:38

swatblade escreveu:Ontem de manhã quanto fui ligar o carro.... nada...
Já era minha bateria Sad hoje fui na ccs e não tinha bateria pro meu 500
Depois de rodar um pouco na cidade(sem poder desligar o 500) eu acabei achando uma Heliar de 52Ah que serviu direitinho, morri em R$260,00

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Se o seu 500 estava na garantia, a Fiat tinha obrigação de providenciar a bateria pra você, e se teoricamente ela não tinha a bateria (mesma bateria do uno, palio e etc), você pode cobrar o valor gasto na outra bateria, alegando que logicamente um carro sem bateria não funciona, e que você "se obrigou" a comprar fora pra não ficar sem o carro.

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Mensagem por leonardoro 8/10/2012, 18:48

Fecho com o Pernalonga. Procedimento totalmente desnecessário e pura lenda urbana.

Se não for usar o carro com frequência desligue a bateria como indica o manual. Já fiz isso quando fui passar alguns meses nos EUA e é prática comum com meu Jeep que só uso de vez em quando.
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Mensagem por Convidad 8/10/2012, 20:50

O meu medo de utilizar qualquer tipo de carregador diretamente na bateria ligada ao veiculo, o risco de ocorrer um pico e queimar uma central é enorme.

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