500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

+2
Clarkkent
mig_akira
6 participantes

Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por mig_akira 3/12/2012, 09:59

Olá pessoal!

Como não vou ter nada pra fazer nas férias de Janeiro, estava pensando em ir com a minha namorada para o Uruguai (pensei em ir até a Argentina, mas ia ficar muito longe - o Uruguai vai ter que servir rsrs), até pra testar o carro em uma viagem longa (o máximo que já fiz são os 450km de Londrina até o interior de SP onde meus pais moram).

Eu vi os documentos necessários, dei uma lida nas leis de trânsito de lá, etc., porém me restou uma dúvida - em todos os lugares que vi, era considerado que o carro estaria no meu nome, porém o meu 500 está no nome do meu pai.

Nesse caso, alguém saberia o que eu precisaria, além dos documentos normais (documentos do carro, carta-verde, etc.)?

É a primeira vez que faço uma viagem de carro até algum outro país da América Latina.

Obrigado!
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Clarkkent 3/12/2012, 12:07

Amigo quando eu fui com o 500 os fiscais da aduana me pediram alem do carro em me nome o seguro do carro, ele me falou que carta verde é só pra Argentina, e por isso não queria me deixar entrar apenas com o cartão do seguro pediu tbm a apólice, mas tbm não sei se o problema foi pela aduana que passei, (gualeguaichu) na Argentina, e por não ter movimento algum eles podem ter aumentado a fiscalização comigo, mas no seu caso acho que eles cobram uma autorização do dono do carro reconhecida em cartório.

Em tempo, se você mora em londrina vale a pena ir por foz até buenos Aires e de voltar por gualeguaichu e ir pra Montevidéu saindo do Uruguai pelo chui, foi o trajeto que fiz e curti bastante.
Clarkkent
Clarkkent
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 35
Localização : Taguatinga DF

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por douglasrac 4/12/2012, 20:12

@mig_akira,

Não há necessidade do segurado ser proprietário do veículo para contratação de Carta Verde.

@Clarkkent

Estranho essa indagação do fiscal. O seguro carta verde serve automaticamente para todos os países do Mercosul. Não tem como contratar apenas para um, pois o custo é o mesmo. Inclusive não tem na apólice o itinerário do segurado.

Talvez seja uma seguradora que não conheço. O seguro da Porto Seguro e da HDI Seguros cobre em uma só apólice todos os países. Não há nem sequer a possibilidade de emitir para apenas um país.

No entanto, infelizmente, não é possível controlar o que o fiscal vai alegar, pois ele tem todo o poder. Quando viajei para o Uruguai (pasmem, de ônibus) os fiscais queriam cobrar uma taxa para deixar-nos passar. Uma taxa claramente ilegal. Se isso ocorreu com um ônibus fretado, imagine apenas você num carro particular.
douglasrac
douglasrac
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 245
Data de inscrição : 01/11/2012

Localização : Brasil

Apelido do Carro : §► Corleonesi ◄§

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Clarkkent 4/12/2012, 21:45

Não que ele não cobrou o carta verde, falou que não havia a necessidade dele no Uruguai, mas sim do seguro de verdade do carro, inclusive com a sua apólice.
Clarkkent
Clarkkent
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 35
Localização : Taguatinga DF

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por douglasrac 4/12/2012, 22:05

Também não procede. Ninguém pode te obrigar a ter o seguro do seu carro, pois o bem é seu e você faz seguro se quiser.

O carta verde é um seguro para terceiros. Você está garantindo que pode pagar danos que você fizer a bens materiais (canteiros de avenidas, postes, muros, portões, carros dos cidadãos uruguaianos) e corporais. Já o seu carro se roubar é problema seu. Você não pode cobrar do estado Uruguaio o seu carro roubado, portanto você não pode ser cobrado do seguro dele. O mesmo não ocorre quando você prejudicar propriedade do estado Uruguaio ou dos cidadãos com o seu carro.

Da mesma forma que se você viajar pra Alemanha é exigido um seguro de vida. Porque se você morrer lá e não tiver ninguém, o custo de translado do seu corpo é do estado.

Portanto não entendo a desse fiscal. Mas você entrou no Uruguai do mesmo jeito não? Sorte

P.S.: o seu seguro completo ou apenas de terceiros, feito no Brasil (que não o carta verde) só cobre danos nos países do Mercosul se previsto na apólice. Nem todas as seguradoras estendem o seguro a estes países. Nem eu sei quais estendem e quais não, sem consultar, imagine uma pessoa que mora no Uruguai. Esse fiscal tava bêbado.
douglasrac
douglasrac
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 245
Data de inscrição : 01/11/2012

Localização : Brasil

Apelido do Carro : §► Corleonesi ◄§

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Breno 5/12/2012, 00:41

douglasrac escreveu:Também não procede. Ninguém pode te obrigar a ter o seguro do seu carro, pois o bem é seu e você faz seguro se quiser.


Não é bem assim, cara. Até onde sei, nos Estados Unidos é obrigatório o seguro em todos os carros.
Breno
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 30
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Breno 5/12/2012, 00:49

Retirei as informações a seguir do site do Consulado do Brasil em Chuy-Uruguay.


VIAJAR PARA O URUGUAI DE CARRO

1) Carteira de identidade, expedida por Secretaria Estadual de Segurança Pública, ou passaporte válido;

2) Carteira de nacional de habilitação (CNH) válida (as autoridades uruguaias não reconhecem a validade de CNH de menores de 18 anos);

3) Documento de propriedade do veículo;

4) Comprovante de seguro do veículo com cobertura sobre o Uruguai , devendo solicitar certificado do Mercosul ("carta verde do Mercosul") na companhia de seguros; e


5) Se for dirigir um veículo que não seja de sua propriedade, necessitará de procuração, por instrumento público, ou por instrumento particular com firma reconhecida em cartório, autorizando-o para tanto, a qual deverá ser legalizada em Consulado uruguaio no Brasil (inclusive quando o veículo, está na condição de alienação fiduciária).

6) Os demais passageiros também devem portar carteira de identidade ou passaporte válido;

7) Na entrada da fronteira uruguaia, solicitar às autoridades cartões de entrada ("tarjeta de turista") tanto para o motorista e passageiros, como para o próprio veículo, que deverão ser guardados e restituídos às autoridades uruguais mo momento de deixar o país; a não-observância deste requisito é penalizada mediante a aplicação de multa, a ser paga no ato de saída do território uruguaio;

Cool É obrigatório o uso do cinto de segurança para todos os passageuros, sentados na frente e atrás;

9) Ultrapassagens pela esquerda, onde permitida;

10) É proibido circular pelos acostamentos;

11) A Polícia Caminera possui autoridade para apreender documentação do motorista em caso de faltas graves;

12) Consideram-se faltas graves no Uruguai: dirigir embriagado, ultrapassagem incorreta, e excesso de velocidade;

13) A velocidade máxima permitida nas estradas é de 90 Km/h; em trechos expressamente sinalizados, pode ser de 110 Km/h;

14) É obrigatório o uso, nas estradas, do farol de luz baixa, mesmo durante o dia;

15) Menores de 12 anos devem viajar nos bancos traseiros;

16) O índice máximo permitido de álcool no sangue medido por bafômetro é de 3 dg/l. Caso seja superior a 3dg/l, o motorista será autuado, proibido de continuar conduzindo o veículo, terá sua carteira de habilitação apreendida e, não havendo outro condutor habilitado, o veículo não poderá ser removido do local de autuação até a chegada de condutor habilitado;

17) Existem 15 pontos de pedágio em todo o território uruguaio, e o valor da tarifa pode ser pago em pesos uruguaios, reais, dólares norte-americanos e pesos argentinos.

OBS.: Emergências nas estadas, disque 911 ou 108 (a partir de celular), para falar com a central de atendimento da Policía Caminera.
Breno
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 30
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por JPM 5/12/2012, 10:39

Eu fiz uma pequena incursão ao Uruguai, passando pelo Chuy, até Punta del Diablo. Realmente a Carta-Verde é exigida (é barato obtê-la na sua seguradora, e muito caro nas cidades da fronteira). Ela é oferecida com limites a partir de 3 dias de forma avulsa, mas pode ser que sua seguradora lhe forneça, sem custos adicionais, uma carta-verde com a mesma validade do seguro.
Essa coisa do proprietário do carro, você tem mesmo que seguir as regras que nosso colega colocou acima, porque senão vão te barrar na fronteira. Carros adquiridos por Leasing exigem que o Banco te dê autorização para sair do país, e é bem chato conseguir.

JPM
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/03/2012

Localização : Ribeirão Preto


Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por douglasrac 5/12/2012, 11:07

Breno Amaral escreveu:Não é bem assim, cara. Até onde sei, nos Estados Unidos é obrigatório o seguro em todos os carros.

No Brasil também, chama DPVAT.
Quando fui nos EUA vi vários carros velhos e batidos circulando. O que é um sinal de que o seguro completo não é exigido. Posso estar errado.
douglasrac
douglasrac
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 245
Data de inscrição : 01/11/2012

Localização : Brasil

Apelido do Carro : §► Corleonesi ◄§

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Clarkkent 5/12/2012, 11:56

Bom eu sei que valeu a pena, gostei muito do pais, quem tiver oportunidade vá e não vai se arrepender. Estou programando de voltar do ushuaia por lá.
Clarkkent
Clarkkent
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 35
Localização : Taguatinga DF

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Breno 5/12/2012, 14:33

douglasrac escreveu:
Breno Amaral escreveu:Não é bem assim, cara. Até onde sei, nos Estados Unidos é obrigatório o seguro em todos os carros.

No Brasil também, chama DPVAT.
Quando fui nos EUA vi vários carros velhos e batidos circulando. O que é um sinal de que o seguro completo não é exigido. Posso estar errado.

Eu sei o que é DPVAT.

Mas pelo que sei, nos EUA é obrigatório seguro de incêndio e socorro mecânico, se não me engano, além do seguro do que prevê o que cobre o nosso DPVAT.
Breno
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 30
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por mig_akira 7/12/2012, 16:21

Valeu pessoal, todas as dicas foram muito úteis! Vou verificar toda a documentação que falta na segunda-feira, e seja o que deus quiser! Heheheh!
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por onlycr 17/10/2014, 14:54

Boa tarde,

Sou de Gravataí (Grande Porto Alegre) e pretendo pegar a estrada rumo a Montevidéu no ano novo. Tenho duas dúvidas quanto a viagem:

- Abastecimentos necessários, pois são 900km de estrada para um tanque de apenas 35l;
- Documentação, pois o carro está no nome da minha mãe e, pelo que li, há a necessidade de uma procuração.

Bom... Se alguém souber de algo, agradeço! Smile
Abraço

onlycr
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/06/2014

Idade : 39
Localização : Gravataí


Ir para o topo Ir para baixo

[Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai Empty Re: [Viagem] Documentos para viajar pro Uruguai

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos