500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprando Cult usado - Dicas?

+5
salgueiro18
Breno
DecomedRJ
luisotavio.moraesmonteiro
LeoPat
9 participantes

Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por LeoPat 11/9/2013, 15:46

Caros, meu sócio vai comprar um carro. Então pediu pra eu olhar com ele os carros, já que ele não é dos mais entendidos.
Ocorre que ele quer um 500, então, mais ainda, espera que eu saiba tudo sobre o carro. Mas ele quer um Cult.

Como não sei bem muito sobre o modelo, queria saber de quem tem:
Quais os pontos chaves para prestar atenção na hora de ver o carro? Existem detalhes mecânicos que precisamos verificar com cuidado? Qual a configuração básica e os opcionais que tem para o Cult?

Dicas em geral, muito bem-vindas.

Obrigado.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Convidado 11/9/2013, 17:04

O Cult usa o mesmo motor no Novo Uno e Novo Palio, então é muito comum algumas unidades apresentam os famosos "grilo" e "batida de pino" por conta dessa patifaria chamada carro flex a venda no Brasil, a Fiat afirma que o tais problemas são características do motor, pois aparentemente ele não tem solução, mas ela garante que isso não diminui a vida útil de motor, existem relatos aqui no fórum sobre o problema e é extremamente comum a reclamação dentre donos de Novo Uno e Novo Palio - o meu graças a Deus não tem esses barulhos.
Se ele for comprar uma semi novo, dirigir o carro é essencial, se for 0km será questão de sorte ser premiado com o esses barulhos, que podem tirar o sono de muita gente.
Eu acho o motor do Cult suficiente dada a proposta do carro, anda bem na cidade, encara sem problemas a estrada com duas pessoas a bordo e com ar condicionado ligado, porem não espere economia extrema, ainda mais com etanol, tanto que eu desisti desse combustível, considero que o carro poderia ser mais econômico.
Outra consideração que deve ser feita é sobre o cambio Dualogic, caso essa seja a opção dele, a pessoa tem que estar ciente que é um cambio automatizado e não automático, são coisas diferentes, existe uma adaptação do condutor ao Dualogic, principalmente quando a pessoa vem de um cambio automático, muita gente não consegue se adaptar e acaba metendo a boca no sistema Dualogic sem nenhuma razão, eu por exemplo me adaptei bem, o carro nunca morreu comigo, não da tranco, troca as marchas no tempo certo, enfim, acho ótimo!
E claro, você já deve ter dito a ele que o 500 apresenta vários barulhos por conta do excesso do plástico.
Considero o meu 500 um ótimo carro, tem alguns problemas, mas a lista de atributos é muito maior, estou satisfeito e recomendo a versão.

Sobre os opcionais, o Cult é a versão de entrada, vem com ar condicionado, direção eletrica, air bag duplo, freios ABS, vidros, travas e retrovisore eletricos, alem das rodas de liga leve aro 15 e chave canivete, considero bem completo comparado os modelos nacionais da mesma faixa de preço; existiam dois pacotes opcionais pro Cult:

Kit convenience - agrega o sistema Blu&Me, comandos de som no volante, revestimento do volante em couro e entrada USB no radio ate o modelo 2012/2012 a partir dos modelos 2012/2013 o kit agrega mais o sistema de som Alpine, que é muito inferior comparado ao Bose - que deixou de ser oferecido nos 2012/2012 -  mas infinitamente melhor que o sistema básico.

Kit Sport, era composto por teto solar e sistema Bose, esse kit deixou de ser oferecido a partir do modelo 2012/2013 e hoje o teto solar é vendido como opcional avulso.

Falando em sistema Bose, sabemos que um lote de 500 2012/2013 com kit convenience tem sistema Bose ao invés do Alpine, diga-se de passagem são muito sortudos os donos dessas unidades, eu por exemplo, gostaria que meu 500 fosse um desses já que caibo no 500 com teto solar, sendo assim, fiquei impossibilitado de ter o sistema Bose.

O Cult infelizmente não possui air bags laterais nem como opcional, também não conta com bancos de couro, nem faróis de neblina na lista de opcionais.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por LeoPat 11/9/2013, 18:36

Muito agradecido, Tom!
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por luisotavio.moraesmonteiro 11/9/2013, 20:19

Obrigado Tom!

luisotavio.moraesmonteiro
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2013

Localização : São José do Rio Prêto


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por DecomedRJ 11/9/2013, 20:48

O Tom com certeza contemplou os principais pontos...só adicionaria um problema que muitos donos dos Cult (inclusive eu) relataram: em torno de 5000 km o carro apresenta um barulho na direção (não todos), como se fosse um estalo baixo ao fazer e desfazer o jogo, principalmente quando está manobrando o carro em baixa velocidade. Bom, no meu levei na CSS na garantia e trocaram a coluna de direção. Com certeza tem um tópico sobre esse tema aqui no forum. 
Um ponto que confesso que me incomoda e foi comentado pelo Tom, são os grilos por causa das peças de plástico. As vezes isso me irrita, mas tenho sorte de ter o Bose que é simplesmente fantástico e após aumentar o som, além de um som de qualidade não escuto mais os barulhos rss... 
Tirando esse dois pontos é só alegria. Recomendo fortemente o carro. É muito bonito, apesar de ter acabamento com peças de plástico, seu estilo retro e com combinações de muito bom gosto chamam a atenção. Gosto muito da direção elétrica e do conjunto motor e caixa de marcha no Cult, pra cidade acho bem adequada. 
No mais, acho que só o seu sócio entrando no carro e sentindo o veículo, fazendo um test drive de preferência. Ah, só por curiosidade antes desse carro tive um Gol G4, Polo Hatch Bluemotion e um Punto Essence e te falo que o 500 não deixa eu sentir saudade dos outros rsss
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Convidado 11/9/2013, 20:53

LeoPat escreveu:Muito agradecido, Tom!
luisotavio.moraesmonteiro escreveu:Obrigado Tom!
Disponha Léo e Luis, qualquer duvida só perguntar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Breno 11/9/2013, 23:36

Eu acrescentaria mais um fator: verifique as especificações do óleo do motor que foi colocado na troca de óleo.

Infelizmente, os consultores das concessionárias são mal preparados. Cheguei a ter que mostrar no manual pro consultor que o óleo que ele queria colocar não atendia o especificado para o Fire Evo, para ele se convencer de que estava errado.
Breno
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 30
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por salgueiro18 12/9/2013, 10:34

Léo, um ponto muito importante que não foi abordado mas que aconteceu com alguns membros como o Adailton e Eu é a cagada da FIAT que fez com que alguns 500 viessem com a numeração do motor divergente da que está no documento. Caso ocorra isso certamente isso vai ser apontado na hora da transferência do documento mas fica o aviso. Smile
salgueiro18
salgueiro18
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 189
Data de inscrição : 29/01/2012

Idade : 39
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Tico Tico

https://www.facebook.com/#!/salgueiro18

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Convidado 12/9/2013, 12:17

Eu graças a Deus não tive nem problema com caixa com direção e nem com motor.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por LeoPat 12/9/2013, 18:39

salgueiro18 escreveu:Léo, um ponto muito importante que não foi abordado mas que aconteceu com alguns membros como o Adailton e Eu é a cagada da FIAT que fez com que alguns 500 viessem com a numeração do motor divergente da que está no documento. Caso ocorra isso certamente isso vai ser apontado na hora da transferência do documento mas fica o aviso. Smile
Pô, Guilherme, eu lembrava que tinha algo nesse assunto! Obrigado. Existe alguma maneira de já verificar isso?

Obrigado, abraço!
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por VitorGarDo 13/9/2013, 20:45

Também to comprando um nesta versão e  se me permitem, também tenho umas dúvidas, alguma talvez ajude nosso amigo também... vamos lá:

1- Em tese o custo de manutenção, peças de reposicão e consumo de combustível, o Cult seria uma opção mais viável economicamente do que a versão sport ( principalmente a prima edizione)?

2- Todos os Cult's na versão com o kit convenience 11/12 ( excluindo os novos modelos que possuem alpine) vem com o som Bose? resumindo: se tiver comandos de volante, possui bose ou alpine? se não possui tal opcional, o outro tipo de equipamento seria...?

3- Quanto a suspensão do cult eu ví algumas discussões onde se relatava sobre o rebaixamento do veículo com molas espotivas... só que algo não ficou muito claro para mim, que pretendo abaixa-lo usando tal opcão. Tipo, a versão Cult possui somente dois amortecedores na dianteira? Na traseira seria aquele feixo de molas, arco, (esqueci o nome específico) a exemplo dos peugeot's 206? Se for, caso eu queira colocar molas esportivas, colocaria somente as dianteiras e na parte traseira regularia tal feixo?


Por hora é isso... se alguém puder me ajudar com essas questões aí, creio que possam ser de utilidade para quem não tem o carro ainda..

abraço parças!
VitorGarDo
VitorGarDo
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 31
Data de inscrição : 03/06/2013

Idade : 36
Localização : Uberlândia


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Rafa(el) 13/9/2013, 21:29

VitorGarDo escreveu:Também to comprando um nesta versão e  se me permitem, também tenho umas dúvidas, alguma talvez ajude nosso amigo também... vamos lá:

1- Em tese o custo de manutenção, peças de reposicão e consumo de combustível, o Cult seria uma opção mais viável economicamente do que a versão sport ( principalmente a prima edizione)?

2- Todos os Cult's na versão com o kit convenience 11/12 ( excluindo os novos modelos que possuem alpine) vem com o som Bose? resumindo: se tiver comandos de volante, possui bose ou alpine? se não possui tal opcional, o outro tipo de equipamento seria...?

3- Quanto a suspensão do cult eu ví algumas discussões onde se relatava sobre o rebaixamento do veículo com molas espotivas... só que algo não ficou muito claro para mim, que pretendo abaixa-lo usando tal opcão. Tipo, a versão Cult possui somente dois amortecedores na dianteira? Na traseira seria aquele feixo de molas, arco, (esqueci o nome específico) a exemplo dos peugeot's 206? Se for, caso eu queira colocar molas esportivas, colocaria somente as dianteiras e na parte traseira regularia tal feixo?


Por hora é isso... se alguém puder me ajudar com essas questões aí, creio que possam ser de utilidade para quem não tem o carro ainda..

abraço parças!
1 - Quanto à manutenção, com certeza a parte mecânica do Cult é menos cara e mais fácil de mexer em relação aos Multair. Peças de acabamento são caras para todas as versões. Em relação ao consumo, acredito que são muito próximos. O automático, apesar de ter 6 marchas, bebe mais por conta do conversor de torque;

2 - O kit convenience não tem nada a ver com o som Bose. Para saber se tem o Bose, o 500 tem que ter teto-solar, ser 11/12 ou 12/12. Para ter certeza, tem as plaquinhas nas colunas de direção, o módulo no lado direito do porta-malas e o sub embaixo do banco do passageiro. Resumindo, se tiver botões no volante, pode ser que tenha Bose ou não, mas seguindo o que eu falei, é certeza...

3 - Essa eu não sei te responder, (risos), mas acho que são 4 molas. O pessoal te responde essa...

Flw.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por tech3000 13/9/2013, 21:51

Assino embaixo a questão dos barulhos internos que no Cult tem vários, mas todos questão de acabamento e tem muita coisa que caso o carro não esteja mais na garantia você mesmo arruma, ainda assim o custoXbenefício do carro compensa.

A questão do "bater pino" no motor não é nem do 500 e nem da Fiat, isso infelizmente uma pá de carros nacionais tem, agradeça à tecnologia flex, eu resolvi isso andando no etanol pois além do motor ficar mais vigoroso eu curto o ronco levemente mais encorpado que o etanol proporciona junto ao meu filtro In Flow (eu percebo, hehehe).

Tente achar algum ainda na garantia, o 500 tem 2 anos à partir da data da NF do carro, então se vc pegar um com 1 ano e 11 meses ainda tem um mês que seja pra mandar fazer tudo que puder na garantia (como os ruídos internos).
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por tech3000 13/9/2013, 21:56

Ah! Lembrei de algo que quase ninguém sabe, mas utilíssimo:

CHECKAUTO!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode adquirir um dossiê completíssimo sobre o carro, qualquer pessoa (pagando, claro) pode pedir, por mais que você não vá usar para todos os carros que ver ao menos truque pros vendedores que vai ver no checkauto e meça a reação deles, aí você já terá uma idéia sobre o carro... no final aquele pra bater o martelo mesmo eu acho uma boa, eu tirei do meu 500, paguei R$ 28 e valeu a pena pela segurança que me deu pra finalizar o negócio.

Lá sai tudo: se já bateu, se tem multas, impostos atrasados, registros de roubo ou outros sinistros, até a km do carro (dependendo do banco de dados) pra você bater com o hodômetro, que no caso do meu 500 deu uma pequena diferença de uns 200 km. Achei que compensa pra intimar vendedores à dizer toda a verdade sobre o veículo e também pra fechar de vez um negócio com mais segurança.
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por DecomedRJ 14/9/2013, 06:59

tech3000 escreveu:Ah! Lembrei de algo que quase ninguém sabe, mas utilíssimo:

CHECKAUTO!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode adquirir um dossiê completíssimo sobre o carro, qualquer pessoa (pagando, claro) pode pedir, por mais que você não vá usar para todos os carros que ver ao menos truque pros vendedores que vai ver no checkauto e meça a reação deles, aí você já terá uma idéia sobre o carro... no final aquele pra bater o martelo mesmo eu acho uma boa, eu tirei do meu 500, paguei R$ 28 e valeu a pena pela segurança que me deu pra finalizar o negócio.

Lá sai tudo: se já bateu, se tem multas, impostos atrasados, registros de roubo ou outros sinistros, até a km do carro (dependendo do banco de dados) pra você bater com o hodômetro, que no caso do meu 500 deu uma pequena diferença de uns 200 km. Achei que compensa pra intimar vendedores à dizer toda a verdade sobre o veículo e também pra fechar de vez um negócio com mais segurança.

Isso é realmente muito interessante e vale a pena
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por r.conti 16/9/2013, 15:05

Aproveitando o embalo, se escolher o dualogic para quem nunca dirigiu um desse como sairemos dirigindo da concessionária para casa? Existe algum vídeo ou como.
Obrigado.

r.conti
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 20
Data de inscrição : 14/09/2013

Idade : 60
Localização : São Paulo-SP


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Convidado 16/9/2013, 15:46

r.conti escreveu:Aproveitando o embalo, se escolher o dualogic para quem nunca dirigiu um desse como sairemos dirigindo da concessionária para casa? Existe algum vídeo ou como.
Obrigado.
Cara não tem segredo, põem a alavanca no N e pisa no freio pra dar partida, depois põem a alavanca no A/M e basta apenas acelerar e frear.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por tech3000 16/9/2013, 22:07

Tom500 escreveu:
r.conti escreveu:Aproveitando o embalo, se escolher o dualogic para quem nunca dirigiu um desse como sairemos dirigindo da concessionária para casa? Existe algum vídeo ou como.
Obrigado.
Cara não tem segredo, põem a alavanca no N e pisa no freio pra dar partida, depois põem a alavanca no A/M e basta apenas acelerar e frear.
Eu só faria antes um test drive no dualogic pois é questão de gosto, a primeira geração de dualogic eu pessoalmente não curti, prefiro o manual ou o automático "puro".

Não sei se os novos 500 já vem com a segunda geração, o Dualogic Plus, se tiver esse eu ainda não dirigi.

Mas é como eu disse, é gosto pessoal mesmo, não curti muito nem a Dualogic e nem a i-Motion da Volks, talvez a segunda geração dos automatizados seja mais parecida com os automáticos.
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Rafa(el) 17/9/2013, 19:27

Que eu lembro que deve ser visto antes de comprar um 500 usado, seja Cult ou não:

- Estalo na direção ao manobrar;

- Se tiver teto-solar, verificar se tem algum ruido ao abrir e fechar;

- Verificar por baixo do carro. Alguns modelos apareceram com pontos de ferrugem embaixo do carro;

- Modelos dualogic: dirigir antes para ver se é isso que quer. Eu tenho um e gosto, mas muita gente não gosta. Outro detalhe: alguns modelos acusam uma mensagem no painel para verificar o cambio, quando você pega uma descida muito longa e mantem o freio pressionado por muito tempo. O problema é em um sensor no freio;

- Ver se o pedal do freio trepida ao freiar. Algumas unidades tiveram problemas nos discos que causam trepidação;

- testar a lâmpada de placa. Pode ser ridículo, mas alguns apareceram com ela queimada e a pecinha custa entre 400 e 500 reais. No meu parou de funcionar e a css queria trocar na revisão me cobrando. Exigi a troca pela garantia. Ao trocar viram que o problema na verdade era mau contato na fiação;

- por último, verificar itens de desgaste natural, como discos, pastilhas, palhetas, amortecedores, etc, pois pode gerar um grande gasto na troca dessas peças.

Espero ter ajudado,
Abraços
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando Cult usado - Dicas? Empty Re: Comprando Cult usado - Dicas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos