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Mensagem por Jango Mix 30/8/2014, 23:50

Olá pessoal. O meu cinquecento completou dois anos e, por isso, o levei até a css para manutenção por tempo. Foram realizados os seguintes serviços:

-Substituição do óleo e filtro motor;
-Troca do óleo do sistema de freios;
-Substituição do filtro de combustível;
-Substituição do líquido de arrefecimento;
-Substituição do filtro de cabine (coloquei o do novo Uno, com carvão ativado) + higienizador;
-Revisão da carroceria;
-Rodízio de pneus com 10.000 km (mantendo o mesmo lado) + balanceamento + alinhamento.

R$ 690,00

Ducha free

O carrinho saiu tinindo! Smile

Fui informado que a Fiat já está treinando os mecânicos para o motor turbo, que virá no Abarth

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Mensagem por douglasrac 30/6/2015, 20:32

Tem vários tópicos sobre a revisão dos 15.000 e não queria ressuscitar um que já modificou bastante o escopo do assunto, portanto vou ressuscitar este!

A revisão, conforme diz o Jango Mix pede todas essas coisas. Pois bem, fui eu feliz e confiante até a concessionária e me cobraram 300 reais para trocar óleo, filtro do óleo e colocar um aditivo no motor (sei lá o que é isso) revisar freios etc. Sai de lá, também feliz e saltitante pois pelo que vi no site a revisão era em torno de 800 reais.

Sempre acompanho tudo do meu carro. Fiz uma planilha bastante complexa com todos os itens necessários da revisão, mas estes dias estava extremamente ocupado, e jamais teria tempo de verificar sequer o que estava na nota fiscal. Pois bem, a FIAT me ligou perguntando se foi tudo bem etc, respondi que sim, e perguntaram se o serviço foi feito adequadamente o que respondi: eu não tenho conhecimento para responder essa pergunta, uma vez que se o óleo foi trocado ou não eu jamais saberei. E pronto.

Semanas depois que a nota fiscal ficou em cima da minha mesa coletando poeria e aguardando eu passar o olho nela, verifiquei. Constatei que nem metade dos serviços foram feitos, mas também não reclamei pois achei que o preço foi coerente com o pouco de serviço feito.

Resultado: não faço mais revisões na concessionária. Peguei o manual, anotei todos os itens, comprei cada um dos produtos necessários pela internet (o óleo certo, o fluido certo, etc) anotei a quantidade que vai de cada um dos fluídos, levei em uma oficina e falei: faça isso, isso e isso. E passei a manhã inteira ao lado do mecânico vendo o serviço ser feito.

Troquei novamente o óleo do motor e o filtro do óleo. Pois o preço é ridículo de barato e as consequências de não trocar são caras. Quando o mecânico escorreu o óleo estava bem escuro. Obviamente que eu não tenho conhecimento de mecânica mas tenho pouco conhecimento e sei que o óleo novo deve ser claro. Paciência, agora sei que realmente foi trocado.

Conclusão: quer um serviço bem feito faça você mesmo. Se não pode fazer por falta de conhecimento ou de ferramentas, fique de olho. Trocar o fluido de freio, o óleo, o liquido de arrefecimento do motor, dá muito trabalho e é barato. Além de ser quase impossível o cliente saber se o serviço foi realmente feito ou não. Portanto, acho que muitos devem simplesmente não trocar e cobrar.

Dica: é claro que eu tenho consciência de que a oficina não gosta de cliente enjoado. Gente que fica de cima fazendo pergunta. Eu mesmo, no meu ramo de negócio, prefiro fazer sem o cliente em cima, uma vez que deixa mais a vontade e sem pressa. Além de eu não ter muita referencia de oficina na minha cidade além do genérico, ou seja, todas são desonestas.
Este é o caso. O mercado de oficina é prostituído. Eu já fiz curso de mecânica e as ferramentas são muito caras. A mão de obra é escassa, é necessário treinamento constante, e muita coisa pode dar errado. Além das pessoas acharem tudo caro. Se eu fizer uma manutenção de 800 reais a cada 2 anos eu não acho caro. O carro custa 40 mil. Mas a maioria das pessoas acha um absurdo e se a oficina der um orçamento de 800 reais a pessoa ou vira as costas ou reclama que tem que vender o carro que a cada ano vai piorar.
Concluindo, é "normal" ou entendível que o mercado está da forma que está. Tem muito amador. A maioria é realmente desonesta. Eu trabalho com seguro e sei de 2 concessionárias aqui que fazem coisas absurdas nos carros e oficinas ainda estou para achar uma honesta.
Então fui no CAPS (Centro automotivo da Porto Seguro) que tem o conceito/objetivo de mudar essa face do mercado. O mecânico te chama para ver o que está sendo feito. Ou seja, sim sou um cliente chato, mas fui em uma oficina que tem abertura para esse tipo de coisa, para deixar a pessoa ver e ficar em cima. E portanto me senti bem e acho que vou continuar fazendo as revisões por lá agora.
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Mensagem por Pedro Lucas 30/6/2015, 20:56

douglasrac escreveu:Tem vários tópicos sobre a revisão dos 15.000 e não queria ressuscitar um que já modificou bastante o escopo do assunto, portanto vou ressuscitar este!

A revisão, conforme diz o Jango Mix pede todas essas coisas. Pois bem, fui eu feliz e confiante até a concessionária e me cobraram 300 reais para trocar óleo, filtro do óleo e colocar um aditivo no motor (sei lá o que é isso) revisar freios etc. Sai de lá, também feliz e saltitante pois pelo que vi no site a revisão era em torno de 800 reais.

Sempre acompanho tudo do meu carro. Fiz uma planilha bastante complexa com todos os itens necessários da revisão, mas estes dias estava extremamente ocupado, e jamais teria tempo de verificar sequer o que estava na nota fiscal. Pois bem, a FIAT me ligou perguntando se foi tudo bem etc, respondi que sim, e perguntaram se o serviço foi feito adequadamente o que respondi: eu não tenho conhecimento para responder essa pergunta, uma vez que se o óleo foi trocado ou não eu jamais saberei. E pronto.

Semanas depois que a nota fiscal ficou em cima da minha mesa coletando poeria e aguardando eu passar o olho nela, verifiquei. Constatei que nem metade dos serviços foram feitos, mas também não reclamei pois achei que o preço foi coerente com o pouco de serviço feito.

Resultado: não faço mais revisões na concessionária. Peguei o manual, anotei todos os itens, comprei cada um dos produtos necessários pela internet (o óleo certo, o fluido certo, etc) anotei a quantidade que vai de cada um dos fluídos, levei em uma oficina e falei: faça isso, isso e isso. E passei a manhã inteira ao lado do mecânico vendo o serviço ser feito.

Troquei novamente o óleo do motor e o filtro do óleo. Pois o preço é ridículo de barato e as consequências de não trocar são caras. Quando o mecânico escorreu o óleo estava bem escuro. Obviamente que eu não tenho conhecimento de mecânica mas tenho pouco conhecimento e sei que o óleo novo deve ser claro. Paciência, agora sei que realmente foi trocado.

Conclusão: quer um serviço bem feito faça você mesmo. Se não pode fazer por falta de conhecimento ou de ferramentas, fique de olho. Trocar o fluido de freio, o óleo, o liquido de arrefecimento do motor, dá muito trabalho e é barato. Além de ser quase impossível o cliente saber se o serviço foi realmente feito ou não. Portanto, acho que muitos devem simplesmente não trocar e cobrar.

Dica: é claro que eu tenho consciência de que a oficina não gosta de cliente enjoado. Gente que fica de cima fazendo pergunta. Eu mesmo, no meu ramo de negócio, prefiro fazer sem o cliente em cima, uma vez que deixa mais a vontade e sem pressa. Além de eu não ter muita referencia de oficina na minha cidade além do genérico, ou seja, todas são desonestas.
Este é o caso. O mercado de oficina é prostituído. Eu já fiz curso de mecânica e as ferramentas são muito caras. A mão de obra é escassa, é necessário treinamento constante, e muita coisa pode dar errado. Além das pessoas acharem tudo caro. Se eu fizer uma manutenção de 800 reais a cada 2 anos eu não acho caro. O carro custa 40 mil. Mas a maioria das pessoas acha um absurdo e se a oficina der um orçamento de 800 reais a pessoa ou vira as costas ou reclama que tem que vender o carro que a cada ano vai piorar.
Concluindo, é "normal" ou entendível que o mercado está da forma que está. Tem muito amador. A maioria é realmente desonesta. Eu trabalho com seguro e sei de 2 concessionárias aqui que fazem coisas absurdas nos carros e oficinas ainda estou para achar uma honesta.
Então fui no CAPS (Centro automotivo da Porto Seguro) que tem o conceito/objetivo de mudar essa face do mercado. O mecânico te chama para ver o que está sendo feito. Ou seja, sim sou um cliente chato, mas fui em uma oficina que tem abertura para esse tipo de coisa, para deixar a pessoa ver e ficar em cima. E portanto me senti bem e acho que vou continuar fazendo as revisões por lá agora.

Falou tudo, amigo. Eu "sofro por ser jovem", eles pensam que eu não sei de nada. QUERIA eu saber serviços de manutenção. Pra vc ter ideia, pedi pra oficina de um colega trocar as molas do meu carro(serviço besta), quando cheguei em casa fui verificar o serviço(pra não ser chato e verificar na hora). E o que eu ganho? Erro do mecânico, erro medíocre, o cara colocou errado as borrachas da mola e eu percebi um lado do carro mais alto que o outro, escroto né? Pior ainda, quando fui pedir pra consertar, fez cara feia e perguntou: era isso? ¬¬"

abraços!

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Mensagem por douglasrac 30/6/2015, 21:46

É. Pior que nem reclamar pode. Esse mesmo que assisti a tudo ele colocou tudo acima do máximo. Oleo do freio e liquido de arrefecimento. Eu falei e ele disse q nao tem problema algum. Que o problema é estar abaixo do mínimo, que pode estar cheio até a tampa.

Obviamente se existe o indicador de máximo é pq existe o máximo. Senão só existiria o indicador de mínimo. Com certeza se eu pesquisar vou achar que não pode.
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Mensagem por Pedro Lucas 30/6/2015, 22:16

douglasrac escreveu:É. Pior que nem reclamar pode. Esse mesmo que assisti a tudo ele colocou tudo acima do máximo. Oleo do freio e liquido de arrefecimento. Eu falei e ele disse q nao tem problema algum. Que o problema é estar abaixo do mínimo, que pode estar cheio até a tampa.

Obviamente se existe o indicador de máximo é pq existe o máximo. Senão só existiria o indicador de mínimo. Com certeza se eu pesquisar vou achar que não pode.
 
É disso pra pior, a gente pede alguma coisa e eles fazem do jeito deles. Eu me sinto angustiado de pedir um favor a um mecânico, sabendo que não serei atendido com gentileza e cordialidade, e olha que a gente paga e paga caro.

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