500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vazamento no carter

+3
dimroth
speruffo
Edson Tonelli
7 participantes

Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Vazamento no carter

Mensagem por speruffo 16/3/2016, 11:42

Bom dia caríssimos . . . comprei para minha esposa um fiat 500 sportair 11/12, branco gioioso, com teto, som bose, tudo o que tem direito, com 27 mil kmts, conversei com o dono anterior ( 1º dono ), o carro estava rigorosamente em dia, até o alinhamento o cara fazia na consessionária, troca de óleo e etc, nunca teve nenhum problema com o carrinho, pelo histórico que eu consultei no sistema da Fiat nunca foi reclamado nada de anormal, só as manutenções normais de rotina. Enfim, fui agora fazer uma troca de óleo e reparei ( não tinha como não reparar ) em um belo vazamento de óleo no carter, nunca chegou a pingar no chão, não baixou o nível do óleo, a proteção do carter está um pouco suja apenas. O rapaz da concessionária me comentou que não é normal este problema, que aparentemente é na junta do cárter, e que ele acha que não tem necessidade de fazer nada por enquanto, já que não baixa o nível do óleo, não pinga no chão, o pessoal da concessionária disse que realmente é pouca coisa. Depois que saí de lá, com as fotos em mãos mostrei para o mecânico que faz a manutenção no meu carro, e ele também achou pouca coisa e que não vale a pena mexer no cárter por causa disso . . . Alguém já teve algum vazamento semelhante ?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

speruffo
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/02/2016

Localização : Bento Gonçalves


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por Edson Tonelli 16/3/2016, 12:00

Também considero normal, e ao meu ver não compensa mexer.
Há de se preocupar se houver diminuição do volume do óleo no cárter e se estiver sujando o chão de casa ( é briga certa ...rsrs )
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por Convidado 16/3/2016, 19:51

Vazamento em junta é realmente uma coisa bem chata. Não temos relatos aqui no fórum disso sendo um problema crônico ou algo preocupante. Não entendo muito de mecânica, mas se o óleo não estiver baixando, eu esperaria mais um pouco pra mexer.
Fique atento.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por speruffo 16/3/2016, 22:18

A idéia é aguardar mesmo . .  eu acho que vou só dar uma boa limpada/lavada nessa parte do motor e começar a acompanhar o quanto é que vaza de óleo por esse lugar . . .

speruffo
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/02/2016

Localização : Bento Gonçalves


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por dimroth 19/3/2016, 09:07

speruffo escreveu:A idéia é aguardar mesmo . .  eu acho que vou só dar uma boa limpada/lavada nessa parte do motor e começar a acompanhar o quanto é que vaza de óleo por esse lugar . . .
Chegaram a verificar se esse vazamento não vem de cima, escorrendo da tampa de válvula?
O meu estava com toda a parte da frente do motor (região ali do coletor de escape) sujo de óleo, que vaza pelo retorno, enche buraco da primeira vela de óleo (a primeira da direita) e vai escorrendo motor abaixo.
Pq pelas fotos parece óleo que vem acumulando faz tempo.
dimroth
dimroth
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 272
Data de inscrição : 18/11/2011

Idade : 48
Localização : Campo Largo - PR


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por speruffo 19/3/2016, 17:12

Olhando por baixo não parece que ele vem lá de cima do respiro, mas não tirei toda a caixa do filtro de ar para ver a parte do motor por cima, vou fazer isso na revisão, daqui a 2 mil kmts . . . tudo indica que é ou na junta do cárter, ou no retentor do virabrequim . . .  mas vou vendo com calma e vou postando aqui os resultados . . .

speruffo
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/02/2016

Localização : Bento Gonçalves


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por crv500 21/3/2016, 02:44

speruffo escreveu:Olhando por baixo não parece que ele vem lá de cima do respiro, mas não tirei toda a caixa do filtro de ar para ver a parte do motor por cima, vou fazer isso na revisão, daqui a 2 mil kmts . . . tudo indica que é ou na junta do cárter, ou no retentor do virabrequim . . .  mas vou vendo com calma e vou postando aqui os resultados . . .
Relaxa cara, isso é pela junta mesmo...nada de retentor não pode ficar de boa. Meu teve também depois que inventei de bulir por ali kkk, mas depois de refazer a vedação 2x ficou 100%. ( detalhe que nao tem junta de borracha viu...junta liquida ) ai nem de peça precisa, pode fazer em qualquer oficia boa que vc confie ai que o cara só vai tirar, limpar, passar silicone(locktite) e fechar. valeu

crv500
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/08/2014

Localização : FORTALEZA


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por speruffo 21/3/2016, 08:26

Valeu crv500, inicialmente é bem isso que tu comentou que está acontecendo . . . vai ser a primeira tentativa de ajuste que eu vou fazer, se continuar vou adiante. Mas pela quantidade de óleo que tem no local não deve ser grande coisa não . . .

speruffo
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/02/2016

Localização : Bento Gonçalves


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por ClaudioS 21/3/2016, 09:08

Parece ser bem pouco, só fica de olho no nivel de óleo na vareta e em manchas de óleo na garagem, se for pequeno o vazamento, dá pra segurar por um tempo até checar onde realmente é. Se for na junta, geralmente as da marca Sabó são bem recomendadas.

ClaudioS
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012

Localização : Sao Luis


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por Xico_sv 21/3/2016, 14:51

Da uma verificada se não é do retentor do cambio, o toquei do meu, e o  carro de era o Herreira do clube tbm teve que trocar o mesmo retentor ambos sport air e 11/12
Xico_sv
Xico_sv
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 88
Data de inscrição : 20/02/2014

Idade : 37
Localização : Santos - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por speruffo 21/3/2016, 17:08

Beleza Xico . . . vou ver isso também . . . obrigado . . .

speruffo
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/02/2016

Localização : Bento Gonçalves


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty vazamento pelo respiro de óleo

Mensagem por Marco Antonio Barbosa 2/8/2017, 22:57

dimroth escreveu:
speruffo escreveu:A idéia é aguardar mesmo . .  eu acho que vou só dar uma boa limpada/lavada nessa parte do motor e começar a acompanhar o quanto é que vaza de óleo por esse lugar . . .
Chegaram a verificar se esse vazamento não vem de cima, escorrendo da tampa de válvula?
O meu estava com toda a parte da frente do motor (região ali do coletor de escape) sujo de óleo, que vaza pelo retorno, enche buraco da primeira vela de óleo (a primeira da direita) e vai escorrendo motor abaixo.
Pq pelas fotos parece óleo que vem acumulando faz tempo.
dimroth, o meu 500 apresenta o mesmo problema que vc reportou, vazamento escorrendo pela tampa da válvula, entrando óleo no buraco da primeira vela... parece ser apenas o anel de vedação do retorno do óleo.  Foi isto que vc fez, só trocou apenas o anel de borracha? Não estou achando esta peça nas concessionárias de minha cidade, sabe me dizer se é a mesma de outro carro?
Marco Antonio Barbosa
Marco Antonio Barbosa
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/08/2017

Localização : belo horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por dimroth 3/8/2017, 09:13

Marco Antonio Barbosa escreveu:dimroth, o meu 500 apresenta o mesmo problema que vc reportou, vazamento escorrendo pela tampa da válvula, entrando óleo no buraco da primeira vela... parece ser apenas o anel de vedação do retorno do óleo.  Foi isto que vc fez, só trocou apenas o anel de borracha? Não estou achando esta peça nas concessionárias de minha cidade, sabe me dizer se é a mesma de outro carro?
Esse anel (o-ring) não precisa ser especificamente do 500, dá pra tentar achar em uma auto peças ou loja que comercialize este tipo de anel.
O meu caso foi contornado passando silicone preto em volta do anel e resolveu 100% o problema. Isto já deve ter uns 40mkm.

[]'s
dimroth
dimroth
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 272
Data de inscrição : 18/11/2011

Idade : 48
Localização : Campo Largo - PR


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por Marco Antonio Barbosa 3/8/2017, 13:53

dimroth escreveu:
Marco Antonio Barbosa escreveu:dimroth, o meu 500 apresenta o mesmo problema que vc reportou, vazamento escorrendo pela tampa da válvula, entrando óleo no buraco da primeira vela... parece ser apenas o anel de vedação do retorno do óleo.  Foi isto que vc fez, só trocou apenas o anel de borracha? Não estou achando esta peça nas concessionárias de minha cidade, sabe me dizer se é a mesma de outro carro?
Esse anel (o-ring) não precisa ser especificamente do 500, dá pra tentar achar em uma auto peças ou loja que comercialize este tipo de anel.
O meu caso foi contornado passando silicone preto em volta do anel e resolveu 100% o problema. Isto já deve ter uns 40mkm.

[]'s
Ok, acabei achando o anel de borracha em uma concessionária por R$ 9,00. acho que o problema está resolvido.
Marco Antonio Barbosa
Marco Antonio Barbosa
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/08/2017

Localização : belo horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento no carter Empty Re: Vazamento no carter

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos