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[DICAS SOM 500] Modelos, medidas, componentes

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Mensagem por costafinkel 20/12/2012, 18:54

Econtrei muitas informações fracionadas na internet, e tive a ideia de, entao, de criar este topico definitivo, onde estariam presentes tudo o que se precisa saber sobre o sistema de som do Fiat 500 - Como ele é, e como modifica-lo. Acredito que as respostas que virão, irão ajudar tanto a mim, quanto a milhares de outros curiosos com as mesmas duvidas.

Vou colocar algumas partes em vermelho, que serão editadas assim que aparecerem as respostas, e juntos, formaremos o topico definitivo, com todas as duvidas esclarecidas.

1.0 BREVE HISTORIO DOS PAINEIS E "RADIOS" AUTOMOTIVOS.

Até menos de 10 anos atrás, paineis com sistema de som personalizado era coisa de carros luxuosos, enquanto nos meros mortais receberíamos, quase sempre, um veiculo com uma abertura para a instalação de um "som" 1 DIN (posteriormente irei explicar o que significa DIN). Voce entao, receberia o seu carro, e comprava o seu pioneer com usb e mp3, na epoca em que isso tudo era novidade e pronto, tudo finalizado. Depois, as montadoras, resolveram manter o padrão 1 DIN, mas oferecer os seus proprios "radios" já instalados, e alguns ja vinham até com controles nos volantes. Finalmente, hoje em dia, grandes partes dos carros ja vem com o "som" incorporado no painel, e não respeitam mais as medidas DIN - Bom por um lado, pois dificulta o roubo e torna o painel mais limpo e bonito, e ruim por outro, pois dificulta, E MUITO, a personalização do som do seu carro.

1 DIN ou 2 DIN ? Facilitando a situação, a sigla DIN, referindo-se a som automotivo, significa o tamanho da abertura para a instalação do radio. 1 DIN é abertura mais amplamente utilizada - É aquela do radio retangular, visto em 99% dos veiculos. Esta possui 5cm de altura. Já a 2 DIN é visto em grande parte dos carros de luxo, e é normalmente utilizada para a instalação de telas (que normalmente variam entre 5.8" e 7.0") e possui 10cm de altura.

2.0 O SISTEMA DE SOM PADRÃO DO FIAT 500

Bem, vou pedir ajuda aos donos dos Fiat 500 para falar um pouco sobre o som padrão do FIAT 500 - Quais são as funções do Head Unit (forma mais correta de se referir ao "radio"), quais e quantos são os alto-falantes e suas referencias e potencias.

A foto abaixo traz o tipico painel do FIAT 500 e o som instalado de fábrica em TODOS os modelos:

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Como pode-se ver, ele é 1 DIN, porem com adaptações da montadora ao painel, sendo necessario a compra de uma moldura (fabricada por terceiros), para a instalação de qualquer aparelho de som que nao seja o original, seja ele 1 DIN ou 2 DIN.

2.1 OS "PACKS" DE SOM OPCIONAIS DO FIAT 500.

A FIAT em uma atitude inovadora para carros "menos luxuosos", disponibilizou "Packs" de som automotivo PREMIUM para o FIAT 500.

2.1.1 O PACK BOSE

Até o modelo 2012/2013, a FIAT disponibilizava o Pack da Bose. Pelo que pude compreender, este PACK era composto de 8 auto-falantes, e um modulo 8 canais, tudo da marca americana BOSE.

Gostaria de pedir aos colegas que possuem esse PACK, se é possivel saber qual o modelo do amplificador e das caixas e suas potencias.

Pelo que entendi são 4 coaxiais - 2 traseiros e 2 dianteiros, 2 tweeters dianteiras, e 2 subwoofers - Um na mala e um abaixo do banco do passageiro - É isso mesmo?

O Head Unit permance o mesmo.

2.1.2 O PACK ALPINE

Apartir do modelo 2012/2013, A Fiat começa a oferecer o pack Alpine no lugar do Bose. Os dois são práticamente iguais, com excessão, obviamente, da marca, e da remoção de 1 alto falante - Agora, o sistema oferece apenas 1 subwoofer (num total de 7 altofalantes), e, portanto, o modulo possui 7 canais.

Fico na espera, tambem, de mais informações sobre este pack, para aqueles que o possuirem.

Mais uma vez, o head unit permanecerá o mesmo.

3.0 MODIFICANDO O SOM ORIGINAL

Vamos agora adentrar o tópico que é de maior interesse e onde estão grande parte das duvidas dos internautas.

3.1 MODIFICANDO APENAS OS ALTO-FALANTES.

A forma mais fácil e mais barata de dar um upgrade no seu som é trocar os alto-falantes. Voce poderia, por exemplo, substituir os mids (falantes das portas), por outros de uma marca de qualidade como Alpine ou Rockford Fosgate. O problema, porém, é que, dessa forma, voce nao teria um modulo e portanto nao poderia usurfruir da potencia e qualidade destes alto falantes.

Uma forma de adicionar um subwoofer sem amplificador, seria a instalação de um subwoofer ativo. Depois com mais tempo, editarei e falarei mais sobre isso.

3.2 ADICIONANDO UM AMPLIFICADOR DE FIO

A maneira mais prática de adicionar um modulo de potencia ou amplificador (é a mesma coisa), seria a instalação de um amplificador "de fio" - Como por exemplo os "clássicos" de marcas como Stetsom e Falcon. Estes amplificadores são bem baratos, porém, possuem baixa potencia e baixa qualidade. A parte boa é que estes amplificadores podem ser instalados direto no rádio original, sem nenhuma modificação - Esta seria, então, uma forma barata e prática para adicionar altos falantes de qualidade e um subwoofer. Saiba, porém, que esta opção não é recomendada por ninguem que se interesse por som automotivo de qualidade.

3.3 ADICIONANDO UM AMPLIFICADOR MOSFET

Os amplificadores MOSFET são os que utilizam cabeamento RCA - O que adiciona muito mais qualidade e potencia. Para alguem que queira instalar um som automotivo de respeito, nao existe nenhuma duvida de que esta é a opção correta. O PROBLEMA: O rádio original do 500 nao possui saidas RCA, sendo, portanto, necessario, a compra de um conversor RCA para a instalação do modulo MOSFET.

Para mim, ainda não ficou claro, se existe perda de qualidade e/ou potencia ao fazer esta conversão, mas eu acredito que sim.

Fica a duvida tambem de como é feita essa instalação, se algo deve ser cortado, e se é perdida a garantia?


De uma forma ou de outra, voce continuaria preso ao Head Unit original da FIAT, perdendo qualidade e recursos.

3.4 TROCANDO O HEAD UNIT (RÁDIO)

A forma que todos preferem ou gostariam para dar um upgrade no som do 500, seria trocar o rádio original, para isso sendo necessario a compra de uma moldura.

Como Revès, porém, desta forma perderia-se as funcões dos botões do volante - Algo temido por muitos, pois voce pagou por algo e não irá utilizar (os botões).

Existem algumas centrais multimidias chinesas que conseguem manter as funções do volante - Mas isto para mim nao faria muito sentido - Voce vai sair do rádio original para entrar numa central multimidia chinesa, que não tem qualidade e nem durabilidade? Acredito que não há como manter as funções do volante ao comprar um Head Unit da Pioneer ou Alpine? Deixo para os entendidos responder esta.

Para piorar ainda mais a situação, para instalar um Head Unit novo, deve-se fazer modificações que possibilitarão a perca da garantia elétrica da FIAT. Gostaria de saber de alguem mais entendido se é possivel fazer esta mudança sem que a garantia seja perdida.

3.4.1 MOLDURAS DISPONIVEIS

Para instalar um Head Unit que nao seja o original do Fiat 500, primeiro deve-se comprar uma moldura. Remove-se o som original, instala-se a nova moldura, e depois instala-se o novo Head Unit.

Segue uma foto do aparelho de som sendo removido:

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No mercado existem alguns tipos de moldura disponiveis para o FIAT 500, normalmente fabricadas pelos nossos amigos chineses. Irei postar abaixo 3 das mais comuns - um 1 DIN, e duas 2 DIN:

MODELO 1 - 2DIN

Preço médio: 250,00 Reais no eBay.
Observações: Tapa completamente as saidas de ar centrais - Gostaria de perguntar aos entendidos, o que isso pode acarretar no funcionamento do AR-CONDICIONADO - Quando houver respostas, editarei e colocarei aqui.

Foto da moldura:

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Exemplo da moldura instalada:

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MODELO 2 - 2DIN

Preço médio: 500,00 Reais no eBay.
Observações: Com um preço bastante salgado, esta moldura ao menos possui saidas de ar - mesmo sendo bem menor do que as originais. Fica a duvida de o quanto essas saidas são eficientes, e o que isso poderia acarretar ao ar-condicionado do veiculo.

Foto da moldura:

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Exemplo da moldura instalada:

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MODELO 3 - 1DIN

Preço médio: 40,00 a 50,00 Reais no eBay e 100,00 no Mercado Livre.
Observações: Sem grandes misterios, é so remover o som original e instalar a moldura, com a parte superior, das saidas de ar, ficando intactas. Pode-se entao instalar um Head Unit MP3, ou um DVD retratil. Se voce acha que instalando um DVD retrátil na moldura 1 DIN escapou do problema das saidas de ar-condicionado, está enganado. Ao utilizar o DVD retratil, este ficará na frente das saidas - Possibilitando a diminuição da vazão de ar - Com as respostas ao topico, postarei mais informações sobre esta situação.

Foto da Moldura:

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Exemplo da moldura instalada:

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3.4.2 A INSTALAÇÃO DO NOVO HEAD UNIT

Bom, com a moldura nova instalada, seja ela 1 DIN, ou 2 DIN, agora basta comprar o head unit do seu interesse e instalar.

Seria interessante comprar um Head Unit que tivesse ao menos 4 saidas RCA, e que essas saidas sejam de 4v, para uma maior qualidade. Na continuação de um som automotivo básico de qualidade, o interessante seria instalar um amplificador mosfet de 4 canais, que seria instalado na mala, um subwoofer de 8", 10" ou 12" (tambem na mala), e um kit 2 vias com crossover nas portas dianteiras. Toda esta parafernalia lhe custaria em média de 1000 reais com equipamentos nácionais básicos, a 1500 reais, com equips de entrada da Rockford Fosgate, isto sem contar o preço da moldura, instalação, caixa para o subwoofer e cabeamento.

3.5 A CENTRAL MULTIMIDIA "ORIGINAL"

Pelo que pude entender, os chineses estão fabricando uma central multimidia propria para o Fiat 500 - Onde bastaria remover o radio original e instalar, a central completa - Pois esta ja vem com moldura. Não precisa nem falar, que por ser um produto chines, nao tem muita qualidade, e por ser especifico, custa bem caro - Cerca de 1000 reais no eBay e 2000 reais no mercado livre.

Foto:
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É isso ai pessoal, espero que tenham gostado da ideia, e fico no aguardo das respostas de voces para irmos atualizando esse tópico.


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Mensagem por zecca 20/12/2012, 19:23

Bose não são 8 falantes não..

são 7...

1 sub embaixo do banco do passageiro..

1 modulo no porta malas..



melhor opção sem dúvida.. original, e muito bom
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Mensagem por costafinkel 20/12/2012, 19:34

entao, em termos de altofalantes a unica diferença entre o pack bose e o pack alpine é a localização do subwoofer - Sendo o primeiro embaixo do banco e o segundo na mala? Ambos possuem 7 altofalantes?

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Mensagem por filhotemio 20/12/2012, 19:37

tb original, Bose, foda demais. Devo lembrar que se colocar o Blue&Me de opcional, com controles no volante e sincronização completa do telefone, com direito até a leitura de sms (funciona de forma espetacular), vai ter dificuldade de achar uma central multímidia que consiga fazer esta integração. Não existe nenhuma ainda neste sentido. Com as atuais, vc acaba perdendo o blue&me....Um usuário daqui instalou a chinesa, e está com sérios problemas na eletrônica do carro.
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Mensagem por zecca 21/12/2012, 08:48

O Alpine não vem sub
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Mensagem por Amancio 21/12/2012, 09:12

Confirmando, o Bose vem com 1 subwoofer apenas, no lugar de um porta objetos embaixo do banco do passageiro. No porta-malas, apenas o módulo de potência. O pack com o Alpine vem sem o sub, e traz de volta o porta-objetos do banco do passageiro.

Não quero assim dizer nada... donos do Alpine que se manifestem... mas o sub faz uma diferença danada no som! Principalmente para os que são chegados num grave, como eu.
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Mensagem por junic360 21/12/2012, 10:09

Como ja comentei aqui no forum as melhores opçoes no caso de quem tem o som nao bose seja a troca dos falantes e a instalaçao de um de um sub de no maximo 10 na mala do carro,um bom modulo e uma multimidia 2 din no painel,fica mto bom o som e o painel fica com uma aparencia mt mais bonita e a segunda opçao pra quem nao curte som mt alto eh somente trocar os falantes originais ou montar um som com modulo e colocar um bom conversor rca....Digo isso pela experiencia q tenho com o 500,ja modifiquei o som 3 vezes no carro e o ultimo resultado foi mt bom e a conclusao q tenho eh q nao tem como nao trocar o som nao bose do 500 pq a qualidade eh mt fraca.......na hora de trocar tb cheguei a conclusao q nao compensa um sub mt grande na mala pq ele nao suporta e acaba ficando um som indefinido devido a batida mt forte
Meu som
1kit 2 vias NAR AUDIO 50rms
1 coaxial NAR AUDIO 50rms
1 sub 10 NAR AUDIO 200rms
1 modulo 640rms 4 canais
2 Rca stinger
moldura 2 din e dvd jvc av78bt(esse pretendo trocar por um sony xav601bt)
a qualidade desse som no 500 pra min ta mto boa.....tem fotos no meu topico
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Mensagem por junic360 21/12/2012, 10:57

Pra quem tem o som bose eu acho q nao compensa trocar ou modificar,eu pretendo trocar o meu 500 por um com teto solar e som bose e nao vo modificar,ja ouvi que fica mto bom o som bose com um outro radio....ja que o radio original eh fraco mas o problema eh q nao ouvi falar de um chicote totalmente compativel com as funçoes do 500 e vc acaba arriscando perder os comandos do volante e blueme ,mas faz mt falta uma boa multimidia no carro
ahhh e acho q essa central multimidia eh furada,nao compensa
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Mensagem por zemoreira 17/4/2013, 14:24

galera boa tarde, adquiri recentemente um 500 sport preto 11/12 o mesmo não tem blue & me logo no porta luvas só tem a entrada auxiliar, lendo aqui no forum percebi que é o mesmo aparelho de som para todos os modelos, então pensei, será que atras do aparelho tem uma entrada usb disponível ? outra dúvida seria essa chavinha para remoçao do aparelho que tem na foto acima ? onde consigo ? tem outra forma de sacar o aparelho ? grato
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[DICAS SOM 500] Modelos, medidas, componentes Empty Esquemas de som Fiat 500 - 2013 a 2015

Mensagem por fredbehmer 5/11/2013, 09:29

Tudo indica que o sistema BOSE foi substituido pela grife "Beats" do rapper Dr. Dre, famosa pelos fones de ouvido com um "B" vermelho na lateral. Com esta parceria o 500 no mercado americado vem com 3 opções de som: padrão, Alpine premium (276 watts) e Beats (368 watts). 

Todos tem 4 falantes + 2 tweeters, totalizando 6 falantes. O Alpline traz "a mais" que o padrão um módulo 6 canais e 2 caixas seladas de 2 litros nas duas laterais traseiras onde ficam alto-falantes de 3,5 polegadas. O Beats que é o top, traz além das pequenas seladas um sub no porta-malas e vem com aquela "assinatura" da marca embaixo do tweeter, da mesma forma que se via no Bose. Resta saber se trarão o Beats para o Brasil.

Seguem os esquemas em inglês:

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Link da imagem com mais fotos:

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Mensagem por Guilherme Cunha 6/6/2017, 09:41

junic360 escreveu:Como ja comentei aqui no forum as melhores opçoes no caso de quem tem o som nao bose seja a troca dos falantes e a instalaçao de um de um sub de no maximo 10 na mala do carro,um bom modulo e uma multimidia 2 din no painel,fica mto bom o som e o painel fica com uma aparencia mt mais bonita e a segunda opçao pra quem nao curte som mt alto eh somente trocar os falantes originais ou montar um som com modulo e colocar um bom conversor rca....Digo isso pela experiencia q tenho com o 500,ja modifiquei o som 3 vezes no carro e o ultimo resultado foi mt bom e a conclusao q tenho eh q nao tem como nao trocar o som nao bose do 500 pq a qualidade eh mt fraca.......na hora de trocar tb cheguei a conclusao q nao compensa um sub mt grande na mala pq ele nao suporta e acaba ficando um som indefinido devido a batida mt forte
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a qualidade desse som no 500 pra min ta mto boa.....tem fotos no meu topico

Qual o tamanho correto dos Alto-falantes (dianteiros e traseiros)? 6" ou 6,5"?
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