500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vinho da Semana

+10
Henrique
ESM
Leopoldo
Lounge
Equalitas
lbittencourt
leobt100
Andresa
LeoPat
Felipe
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Vinho da Semana

Mensagem por Felipe 29/3/2012, 22:46

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



R$ 25,00

Vinho básico, mas muito bom. Smile Não sou enólogo, nem quero ser!!! Mas gosto de vinhos!
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por LeoPat 29/3/2012, 23:00

Malbec e Merlot argentinos e chilenos são os melhores. Vinho encorpado é outra coisa. Também não entendo nada, mas gosto, e muito, de vinho.

Sobre o preço, o melhor é ignorar e tomar pra ver se gosta. Muita gente julga a qualidade do vinho pelo preço, o que é um erro. Certa vez assisti à um documentário sobre apreciação de vinho, feito pelo John Cleese (que, além de um Python, é um dos maiores colecionadores de vinho do mundo, pelo que eu soube), onde ele faz um teste cego com um vinho de 15 dólares e um de 600 dólares, e os entendidos escolhem o mais barato sem saber do preço.

Nesse mesmo documentário ele solta uma máxima, com todo o estilo Cleese, sobre apreciação de vinhos: Jamais deixe alguém lhe dizer que vinho tomar. É você quem decide do que gosta. Independente de preço, origem ou processo, o que vale é o seu paladar.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 30/3/2012, 09:12

Pra mim:

Argentino = Carmenère / Chileno = Cabernet

Quanto ao valor, depende da ocasião. Não dá pra tomar um vinho no dia-a-dia que seja $$$... Nesse caso, melhor optar por vinhos "honestos" que estão na casa dos R$ 20,00- R$ 30,00 e, para essa classificação, SEMPRE (eu digo sempre) Argentinos ou Chilenos, quando não um bom espumante e aí até os nossos brasileiros atendem muito bem!
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por leobt100 30/3/2012, 09:26

Andresa escreveu:Pra mim:

Argentino = Carmenère / Chileno = Cabernet

Quanto ao valor, depende da ocasião. Não dá pra tomar um vinho no dia-a-dia que seja $$$... Nesse caso, melhor optar por vinhos "honestos" que estão na casa dos R$ 20,00- R$ 30,00 e, para essa classificação, SEMPRE (eu digo sempre) Argentinos ou Chilenos, quando não um bom espumante e aí até os nossos brasileiros atendem muito bem!

Concordo contigo Andresa, apesar de gostar bastante dos Merlot chilenos também. Aqui na minha região se produz os melhores vinhos e espumantes do país. Existem bons vinhos como o Miolo Seleção de Bento Gonçalves, os espumantes Casa Perini, Salton, recomendo todos.
leobt100
leobt100
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 249
Data de inscrição : 16/02/2012

Localização : Caxias do Sul


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Felipe 30/3/2012, 09:50

Bom, agora que eu comecei o tópico, semana que vem tragam o próximo vinho!!!
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 30/3/2012, 10:00

A sua região é referência! Sou apreciadora dos espumantes da Casa Valduga, que fica aí pertinho em Bento Gonçalves... O "Arte" é ótimo (e excelente custo benefício) e O Nature (que já fica num outro patamar) agrada um pouco mais ao meu paladar mas já tem que ser numa ocasião mais específica...

Gente, tá me dando vontade de beber - e são só 9h57 da manhã... SOCORRO!
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Felipe 30/3/2012, 14:31

Vinho pode!!!
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 30/3/2012, 16:00

FelipeTippa escreveu:Vinho pode!!!

kkkk Parece meu marido falando que vinho não é bebida, é alimento!!! Laughing
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Felipe 31/3/2012, 10:15

Até os médicos indicam ele!!! A única contra-indicação é o exagero!!! Toma um cálice de vinho do porto pra matar a vontade!!! Smile


Última edição por FelipeTippa em 1/4/2012, 00:51, editado 1 vez(es)
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 1/4/2012, 00:40

Ele é médico!!!! Diz ainda mais algumas pérolas: "Vinho desentope as veias", "Faz bem tomar vinho porque água enferruja", "Se fizesse mal, Jesus não teria transformado água em vinho", entre outras... Mas pra mim é só "blá-blá-blá" para poder beber mais! kkkkkkkkk
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 2/4/2012, 00:25

Bem, como o Felipe mencionou o vinho do porto, resolvi indicar um vinho de sobremesa (também seguindo a linha do Felipe na uva Malbec e a mesma região: Mendoza) já que poucas pessoas acabam dando destaque a eles. E nada como um bom "vinho fortificado" para encerrar com chave de ouro qualquer sequência de vinhos... (Fora que, depois do vinho de sobremesa, tudo aquilo que poderia estar incomodando, desaparece e vc começa a sentir as extremidades do corpo ficarem dormentes... kkk).

O meu preferido, o qual conheci em uma maravilhosa visita à vinícola Familia Zuccardi, é o Malamado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Quando ouvi seu nome pela primeira vez, pensei: "Bem, como argentino é tudo 'milongueiro' e 'dramático', devem ter batizado o vinho assim em homenagem à algum corno conformado que amargou na dor de um amor platônico...". Mas minha "esperteza" durou pouco, já que descobri que o nome "Malamado" vem da forma de como o vinho é feito: "MALbec A la MAnera Del Oporto", ou seja, usam 100% uvas Malbec seguindo o mesmo processo em que os vinhos do porto são feitos.

Consuma-o gelado ou refrescado acompanhando sobremesas, ou, caso haja intenção, acompanhado com queijo brie ou queijos adocicados para dar um porre em alguma vítima, já que seu teor alcoólico é de 19,5% affraid

Ta aí meu "Malamadinho" suado, recém saído do seu sono de beleza:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O preço segue também a linha dos bons vinhos de sobremesa: média de R$ 85,00 - vale o investimento tendo em conta que durará um bom tempo em sua adega ou geladeira. A não ser que vc seja uma pessoa alcoolicamente desequilibrada! Laughing
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por LeoPat 2/4/2012, 09:45

Pfff, as fotos não estão carregando aqui.
Só passei pra dizer que comemoramos nosso aniversário em Campos do Jordão com um Pinot Noir francês, Cláudia e eu. (mais eu do que ela).
Não tenho como recomendar, porque esqueci de guardar o nome.

Mas se alguém conhecer Pinot Noir francês com preços acessíveis pra um casal de designer/arquiteta, eu agradeço, e muito. Smile
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Felipe 2/4/2012, 09:51

Falando em Pinot Noir (que na Itália se chame Pinot Nero).

Tem o Alto Adige Reserva - San Michelle (Italiano), também muito bom para acompanhar um pato.

Tomei um Pinot da Hungria, mas não lembro o nome, vou procurar e colocar aqui!!!
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 2/4/2012, 10:54

LeoPat escreveu:Pfff, as fotos não estão carregando aqui.
Só passei pra dizer que comemoramos nosso aniversário em Campos do Jordão com um Pinot Noir francês, Cláudia e eu. (mais eu do que ela).
Não tenho como recomendar, porque esqueci de guardar o nome.

Mas se alguém conhecer Pinot Noir francês com preços acessíveis pra um casal de designer/arquiteta, eu agradeço, e muito. Smile

Hummmmm que romântico!!!!!!!!!!!! Parabéns!

O que seria um "preço acessível"?!
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por LeoPat 2/4/2012, 11:39

Andresa escreveu:
LeoPat escreveu:Pfff, as fotos não estão carregando aqui.
Só passei pra dizer que comemoramos nosso aniversário em Campos do Jordão com um Pinot Noir francês, Cláudia e eu. (mais eu do que ela).
Não tenho como recomendar, porque esqueci de guardar o nome.

Mas se alguém conhecer Pinot Noir francês com preços acessíveis pra um casal de designer/arquiteta, eu agradeço, e muito. Smile

Hummmmm que romântico!!!!!!!!!!!! Parabéns!

O que seria um "preço acessível"?!

Obrigado!

É difícil de determinar, mas pelo designer/arquiteta, acessível significa o mínimo possível. Fica difícil justificar gastar mais de R$ 80 reais em uma garrafa, a desculpa tem que ser muito boa (como aniversário).
Sei que é difícil achar Pinot Noir bom por menos do que isso, mas vai saber... Tem os chilenos e argentinos, mas não gostei de nenhum deles até agora, aí prefiro pegar malbec, shiraz, merlot, que são muito bons (pro meu gosto).
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 2/4/2012, 12:04

Infelizmente (na minha humilde opinião), não dá para comprarmos vinhos europeus por menos de $ 100 / $120 (e olhe lá...), pois além de pagarmos bem mais com impostos e com valor ser baseado em Euro, eles exportam só porcaria por um preço mais "acessível"...

Vc conseguirá experimentar Pinots tão bons quanto e mais baratos vindos da Nova Zelândia e Califórnia - regiões onde conseguem bons resultados, já que a uva Pinot Noir é extremamente difícil de cultivar obtendo-se boas safras. E, se quiser o melhor (para as próximas noites românticas), não há dúvidas: região da Borgonha.
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por LeoPat 2/4/2012, 12:13

Andresa escreveu:Infelizmente (na minha humilde opinião), não dá para comprarmos vinhos europeus por menos de $ 100 / $120 (e olhe lá...), pois além de pagarmos bem mais com impostos e com valor ser baseado em Euro, eles exportam só porcaria por um preço mais "acessível"...

Vc conseguirá experimentar Pinots tão bons quanto e mais baratos vindos da Nova Zelândia e Califórnia - regiões onde conseguem bons resultados, já que a uva Pinot Noir é extremamente difícil de cultivar obtendo-se boas safras. E, se quiser o melhor (para as próximas noites românticas), não há dúvidas: região da Borgonha.

Pois é, também tenho essa sensação. Salvo raras exceções (já tomei vinho europeu que gostei por 80/90 reais), a maioria fica muito mais caro pra gente por aqui. E pensar que nos EUA você compra um vinho francês BOM por 30 dólares. E um vinho honesto lá dá pra pegar tranquilamente por 5 ou 7 dólares...

Dos californianos eu gosto bastante, mas olha só, que eu me lembre nunca tomei nenhum vinho neo-zelandês. Vou procurar, valeu a dica, Andresa!
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 2/4/2012, 12:25

Na última vez que fui para os EUA, meu marido quase morreu, pois eu o proibi de trazer qualquer garrafa de vinho... rs rs rs Issó é porque ele, se puder, compra vinho em todo e qualquer lugar e, se puder ainda mais traça os roteiros de nossas viagens já com segundas intenções... rs rs rs

Os Sul Africanos são ótimos também, principalmente se for Shiraz!

Mas, confesso que em termos de tinto associado a preço, não abro mão dos "hermanos" (Argentina e Chile)...
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por LeoPat 2/4/2012, 12:33

Andresa escreveu:Na última vez que fui para os EUA, meu marido quase morreu, pois eu o proibi de trazer qualquer garrafa de vinho... rs rs rs Issó é porque ele, se puder, compra vinho em todo e qualquer lugar e, se puder ainda mais traça os roteiros de nossas viagens já com segundas intenções... rs rs rs

Os Sul Africanos são ótimos também, principalmente se for Shiraz!

Mas, confesso que em termos de tinto associado a preço, não abro mão dos "hermanos" (Argentina e Chile)...

Pois é... Tenho um probleminha também com essas coisas de comprar. O que hoje é meu ofício, outrora era minha doença. Sou viciado em coisas bonitas, por mais superficial que isso possa parecer. Tem muito vinho que eu compro pelo rótulo, sem me importar com o conteúdo. Na verdade, qualquer tipo de embalagem que me chama ateção já tem 80% de mim conquistado como cliente. E como por aqui nosso dinheiro não vale muito, eu acabo ficando louco lá fora, e a Cláudia precisa me segurar na marra. Tenho coleção de Absolut, e sempre acabo trazendo muitas garrafas na mala, e não foram poucas vezes que alguma acaba quebrando e lavando as roupas dela... Rolling Eyes

Então, das últimas vezes, eu fui proibido de comprar garrafas. Shocked
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 2/4/2012, 12:48

Eu me considero "borderline" no quesito "Shopaholic"!!!, mas depois que os babies vieram melhorei bastante... Very Happy Agora me contento muito comprando "bugigangas" pra eles!!!

Falando em comprar coisas bonitas (e por que não úteis?!) joga no e-Bay e depois me conta:

"Le nez du Vin"
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por LeoPat 2/4/2012, 13:09

Andresa escreveu:Eu me considero "borderline" no quesito "Shopaholic"!!!, mas depois que os babies vieram melhorei bastante... Very Happy Agora me contento muito comprando "bugigangas" pra eles!!!

Falando em comprar coisas bonitas (e por que não úteis?!) joga no e-Bay e depois me conta:

"Le nez du Vin"

Puxa vida! Poderia comprar um desses pequeninhos com 6 aromas, mas quero mesmo o de 54! AHhAh... Pois é, eu não sou exatamente um shopaholic, mas eu tinha uma coleção de coleções. Mas aí o espaço começa a ser um problema, e o preço, já que alguns ítens mais raros acabam ficando beeeeem caros, e a coisa toda para de servir como hobby e passa a ser uma obsessão. E é por isso que, agora, eu ando pegando mais leve.

Só pra ilustrar, seguindo a tradição de mudar o assunto no meio do tópico:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 2/4/2012, 14:43

Que lindo! Adorei!!!!! E me deu vontade de beber!!!!!!!!!kkkkkkkkk

Adorei as pastilhas tbém!
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 9/4/2012, 12:33

Well well well,

Já que uma dos "Pé de Cana Master" aparente sou eu, e ninguém se habilitou a contribuir hoje... Lá vou eu:

Taí, meu "Quequézinho", ou o "Queridinho da Mamãe" ou ainda "My precious" - como diria o Smigol (do filme "O Senhor dos Anéis"):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]





Sorry, só lembrei de fotografar a garrafa quando já estava vazia (e essa já tinha sido a segunda)... drunken



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Este é meu espumante "semi-básico" preferido, o qual chamo carinhosamente de "Codorninha"... rs rs rs

É extremamente viável para o dia-a-dia (não digo que é para beber todos os dias, ok?!?!?! E sim, para ocasiões mais "cotidianas"... tongue ), já que o preço varia entre R$ 45,00 a R$ 60,00 em lojas brasileiras e US$ 19.90 no DutyFree. Em se tratando de um vinho Espanhol, esse preço é excelente diante da qualidade oferecida.

Na minha opinião, é um espumante sem defeitos, com aroma seco e sabor fresco persistente... Harmonizei com queijo Maasdam, Grana Padano e ao final, como sobremesa "Pain au Chocolat"... (ai ai... nada como crianças dormindo na casa dos avós no feriado ... Rolling Eyes )

Curiosidade cultural: Os espumantes denominados "CAVA", são vinhos que só podem ser produzidos na Espanha, contendo as uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo. Na versão CAVA Rosada, é utilizada também a Pinot Noir. Todas as rolhas dos CAVAS, independente do produtor, leva uma estrela de 4 pontas estampada.

Escolhendo um CAVA, vc não tem como errar! E deixo ainda, minha sugestão mais sofisticada: "CAVA Fincalegre Brut Nature" (R$ 88,00) o qual servi em um jantar japonês oferecido a amigos. Harmonizar vinho com sushi/sashimi é extramente difícil por causa do Shoyu e do sabor variado dos peixes... Resultado: foram consumidas 11 garrafas em 8 pessoas, sendo que as 6 primeiras foi o Fincalegre e o restante foi uma "miscelânia" já que todo mundo já não tinha mais consciência do que estava tomando!!! Laughing

Bem, é isso, BEBAM COM MUUUUUUITA RESPONSABILIDADE E MODERAÇÃO!!! Ah, e não para "afogar as mágoas" e sim para "exaltar as alegrias"!!! cheers
Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Felipe 11/4/2012, 00:55

Pain au chocolat.... Isso me traz excelentes lembranças!!! Smile

Muito boa sua sugestão da semana Andresa (aliás Don Andresa con cinquecento messaggi).

Agora CONGELA Andresa em 500!!! Smile
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Andresa 11/4/2012, 07:10


Grazie mile amico!!!

Pois é, tbém queria ter ficado "congelada"... Mas foi justo vc que me fez "descongelar" Suspect ...

E, cof cof cof, é Senhora "Don Andresa" pra vc queen , ok?!? huahuahuahua

Bj

Andresa
Andresa
Musa
Musa

Mensagens : 1383
Data de inscrição : 24/02/2012

Idade : 48
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Pascal

Ir para o topo Ir para baixo

Vinho da Semana Empty Re: Vinho da Semana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos