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Falha na Injeção Eletrônica

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Mensagem por Edson Tonelli 29/10/2015, 09:14

Motores novos, estranho relatos de problemas graves. Isso só se justificaria pela ausência de lubrificação nas pares móveis; o que é raro, pois creio que os motores recebam manutenção e checagem ao menos semanal dos níveis dos líquidos.
Possíveis obstruções nas galerias de óleo, falha na bomba deste, ou deficiência estrutural dos metais poderiam justificar. Mas... Trata-se de produtos largamente testados antes de chegarem ao mercado.
Existem motociclistas que adoram tirar o motor de giro para se exibirem e isso certamente traz graves consequências ao motor pois a partir de um determinado giro as molas não garantem o retorno das válvulas a seus assentos e dessa forma elas passa a "flutuar" por vezes tocando no pistão. Da mesma maneira que fazem isso em motos, com toda a certeza também o fazem nos carros. E ai até motor consagrado e pouco rodado não resiste.
Penso então ser prudente avaliações em profissionais gabaritados e se possível mais que um. 
Concessionárias tradicionalmente não conseguem segurar seus bons profissionais, pois geralmente esses partem para o negócio próprio. 
Mas é certo que existem CCs com gente gabaritada, mas essas tem de "rezar " cartilha e essa tem como objetivo principal o lucro !

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Mensagem por Pedro Lucas 29/10/2015, 19:01

Pergunte qual o problema e faça cotações em oficinas gabaritadas pra tal serviço. Levei o meu pra uma oficina de carro importado, e com uma semana a injeção falhou, entao, pesquise muito antes de fazer o serviço

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Mensagem por dimroth 21/11/2015, 10:35

Pessoal,

Mais alguém com o problema de falha do cilindro 2, mensagem de "mandar verificar motor", perda de potência em 120km/h?
Como solucionaram? A concessionárias estão sabendo resolver o problema?
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Mensagem por Hebert 21/11/2015, 17:00

Boa Tarde, comprei um 500 Sport Air 11/12, esta com 24.000 km. Esta apresentando a mesma falha, esta na oficina faz 1 semana e estão fazendo diversos testes, mas não conseguiram detectar o problema ainda, já trocaram vários sensores possíveis de erro mas o problema continua. Semana que vem será levado para BH na Roma onde foi comprado, espero que eles junto à Fábrica achem uma solução,  senão vamos ter que entrar com uma acao conjunta contra a Fiat! Assim que tiver alguma posição posto aqui!
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Mensagem por Fabricio Mendes 21/11/2015, 19:55

dimroth escreveu:Pessoal,

Mais alguém com o problema de falha do cilindro 2, mensagem de "mandar verificar motor", perda de potência em 120km/h?
Como solucionaram? A concessionárias estão sabendo resolver o problema?
Isso aconteceu uma vez com o meu "Sport 11/12", ele perdeu força quanto estava nessa velocidade e as luzes do painel ficaram piscando, parei o carro desliguei e ele voltou ao normal, era um dia bem quente. Antes de levar em alguma oficina resolvi dar uma olhada com calma e fui desmontando algumas partes para ver se achava alguma coisa errada, tirei a caixa de ar onde fica o filtro e encontrei um vazamento de óleo na válvula PCV, ela cuida dos vapores de óleo do motor. O óleo estava escorrendo para a bobina de um cilindro e acredito que foi por isso que o carro apresentou a falha. Tirei a bobina e a válvula PCV, limpei toda a sujeira do óleo, e coloquei um pouco de cola de silicone para alta temperatura entre o cabeçote e o retentor da válvula PCV. O vazamento parou, mas como não gosto de soluções improvisadas fui na concessionária e comprei um retentor novo, custou apenas R$ 5,00. Ando muito pouco com meu carro 500 em estrada, mas depois que fiz isso nunca mais apareceu o problema.
Achei algumas fotos na internet de onde fica essa válvula para ilustrar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
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Mensagem por dimroth 21/11/2015, 21:46

O meu já teve isto tbém. Enche o acesso da primeira vela, lado bateria, de óleo.
Isto já aconteceu nos 500 do pessoal dos EUA.
Fiz o mesmo, limpei tudo e ainda troquei as velas.
O problema persiste e esta semana vou levar na Florença aqui de Ctba, pois eles resolveram o problema de um 500 conforme relatado neste tópico. Espero q eles ainda se lembrem da solução.
Este problema de falha do cilindro 2 tbém ocorreu com os Fiat 500 2011/2012 vendidos nos EUA.
Lá inclusive teve um relato de troca da PCM (Powertrain Controler Module).
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Mensagem por Hebert 26/11/2015, 19:08

Boa noite pessoal,  depois de vários testes, análise acho que estão chegando a uma conclusão!  A falha apresentada em nossos carros não sao nenhuma parte mecânica do motor e sim Eletronica, tudo indica que e a central mesmo que está com falhas,  a semana que vem vão atualiza-la e posto aqui se resolveu o problema, se não resolver vão ter que troca-lá! Aguardar ne Mad:!:
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Mensagem por dimroth 27/11/2015, 11:48

Deixei o meu 500 hj na Fiat Barigui de Curitiba. Saí com o mexânico para teste na rodovia e de imediato apresentou o erro. Falei da ocorrência em diversos carros no Brasil, EUA, Argentina, etc. Sempre com o mesmo sintoma, código de erro, cilindro.
Falei que muitos estão resolvendo com atualização da central ou troca.
Ele me disse que vai inverter o bico injetor para ver se o problema muda.
Bom, vamos deixar testar.
Mais uma novela inicia se....
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Mensagem por andre.grilo 30/11/2015, 18:07

Alguma novidade? Alguém conseguiu resolver o problema?

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Mensagem por dimroth 30/11/2015, 18:18

Ligaram dizendo q fizeram todos os testes e procedimentos possíveis e o problema persiste. Abriram um chamado pra fábrica para auxílio e orientações.
Aguardemos....
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Mensagem por andre.grilo 2/12/2015, 12:06

Pessoal quem tem o motor FIRE 1.4 EVO tá usando qual óleo Selenia, 1) 05W30 sintético, 2) 15W40 semi ou 3) 15W40 PERFORMER semi?

Começo a achar que pode ter a ver.

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Mensagem por Edson Tonelli 2/12/2015, 20:24

não há relação entre a lubrificação e a injeção.
A função do óleo, é lubrificar, refrigerar e limpar partes móveis metálicas.
A injeção capta o combustível no tanque e o injeta junto com oxigênio dentro da câmara de combustão. E neste sistema não se usa óleo lubrificante.

Todo processo da mistura ar / combustível é eletrônico e a central que administra o faz baseada em dados coletados pelos diversos sensores. 
Portanto, excluindo-se os problemas de ignição ( bateria, cabos, velas, bobinas e sensores ), e os elementos da injeção, sobra o que é o mais corriqueiro, ou : Combustível adulterado.
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Mensagem por dimroth 4/12/2015, 10:15

dimroth escreveu:Ligaram dizendo q fizeram todos os testes e procedimentos possíveis e o problema persiste. Abriram um chamado pra fábrica para auxílio e orientações.
Aguardemos....
Fui buscar o auto hj.
Pedi uma cópia do "prontuário"
Está escrito:
- Feito reparo no chicote da central
- Resetado parâmetros auto adaptativos
- Limpado bicos injetores
- Programação do TBI
- Feito Telecarregamento junto a fábrica

Interpretando:
- Feito reparo no chicote da central: vi alguns relatos de um problema de aterramento da central. o consultor disse que era falha de um pino, mas não sei se ele sabe o que tá falando.
- Resetado parâmetros auto adaptativos: deve ser o reset dos códigos de erros.
- Feito Telecarregamento junto a fábrica: é a atualização do SW da central.

Bom, fizeram o que eu imaginava que deveriam fazer, o que eu considerava o fundamental, que era a atualização da central. Agora é testar pra ver se realmente solucionaram. Meu trajeto diário é de 60km, desses 44 são de rodovia, então se for pro problema aparecer, no máximo em 3 dias... aparecerá.

O custo foi de R$780,00.
Serviço realizado pela Fiat Barigui.
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Mensagem por Hebert 4/12/2015, 14:30

Boa Tarde pessoal, como descrito anteriormente por alguns membros o possivel problema em nossos carros são 3: central, chicote e vibração do virabrequim. No que a concessionária relatou já apresentaram este tipo de problemas 13 automóveis.  Cada um com um problema diferente, então não tem como garantir que o seu problema é na central, ou no chicote... Aconselho a quem quiser solucionar levar o carro em um concessionária pois a fábrica já está ciente do problema. É se recusem pagar valores absurdos para tal reparos. O meu devem entregar amanhã ou sábado.  Vamos testar e ver se não apresentará mais problemas.
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Mensagem por dimroth 5/12/2015, 08:02

Hebert escreveu:Boa Tarde pessoal, como descrito anteriormente por alguns membros o possivel problema em nossos carros são 3: central, chicote e vibração do virabrequim. No que a concessionária relatou já apresentaram este tipo de problemas 13 automóveis.  Cada um com um problema diferente, então não tem como garantir que o seu problema é na central, ou no chicote... Aconselho a quem quiser solucionar levar o carro em um concessionária pois a fábrica já está ciente do problema. É se recusem pagar valores absurdos para tal reparos. O meu devem entregar amanhã ou sábado.  Vamos testar e ver se não apresentará mais problemas.
Eu acho que todos os problemas relatados dos multiair são semelhantes, falha do cilindro 2, mesmos códigos de erros. E o mesmo ano de fabricação, até agora só vi relatos nos 11/12.
Achei os mesmo relatos no forum do 500 da argentina e dos EUA.
O que acontece é que a Fiat não está querendo assumir o problema. Eles resolvem e não dão muitos detalhes.
E a solução é de atualização da central ou troca da mesma.
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Mensagem por andre.grilo 10/12/2015, 13:30

Pessoal, meu 500 1.4 EVO 8V DUALOGIC acendeu a luz de injeção e começou a falhar mais ou menos a 4.000 RPM, chegando a desligar o ar condicionado. Levei no mecânico de confiança que fez o scanner e acusou os códigos P0121 (sensor da posição da borboleta irregular) e P1122 (potenciômetro/borboleta 2). Pesquisando, descobrimos que esse defeito está muito recorrente na linha EVO, e a causa - pelo menos no meu caso e outros tantos que ouvi relatos dos mecânicos que consultei - é nas soldas das 4 ligações da placa de comando do TBI/corpo de borboleta. Segundo o especialista que executou o reparo, o problema ocorre porque os contatos soldados são de materiais diferentes (aço e cobre), e a solda é feita de aço. Com a vibração elas se rompem, causando o mal contato, por isso as falhas quase sempre são intermitentes. A solução dele foi soldar com cobre, de forma mais robusta. Instalei hoje o TBI e o erro sumiu na hora. O problema parece ter sido resolvido, mas tenho que rodar mais para ter certeza. Vou atualizar aqui. Um TBI novo na FIAT R$1.200,00 e não tem pronta entrega. No paralelo R$850,00. No reparo gastei R$200,00. Ao que parece, quem trocar a peça por uma nova corre o risco de acontecer novamente. Ou seja, um defeito de projeto da placa de comando do TBI/corpo de borboleta está deixando diversos proprietários a pé ou em perigo, e a MAGNET MARELLI/FIAT não toma providências. Lamentável. Vou pedir um laudo ao mecânico e possivelmente mover uma ação judicial contra as fabricantes.

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Mensagem por andre.grilo 10/12/2015, 14:16

Em tempo: segue um vídeo que explica bem o que foi dito na mensagem anterior: https://www.youtube.com/watch?v=a3SgVmAswbg

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Mensagem por Hebert 12/12/2015, 17:14

Peguei o 500 hj. Depois de tanta espera. O problema dele foi folga axial no virabrequim. Tiveram que substituir o mesmo e atualizar a central devido às falhas ela pode ter viciado. Não testei ainda, o pouco que rodei parece ter resolvido, assim espero. Conselho para os demais usuários,  levem em uma concessionária pois isto é um defeito de fábrica!
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Mensagem por Edson Tonelli 12/12/2015, 22:10

Hebert escreveu:Peguei o 500 hj. Depois de tanta espera. O problema dele foi folga axial no virabrequim. Tiveram que substituir o mesmo e atualizar a central devido às falhas ela pode ter viciado. Não testei ainda, o pouco que rodei parece ter resolvido, assim espero. Conselho para os demais usuários,  levem em uma concessionária pois isto é um defeito de fábrica!
No passado quando iamos comprar um fusca, a primeira providência era abrir o capo do motor e com as duas mãos pegavamos o volante e puxavamos para ver se tinha movimento axial e quase todos tinham

Aos 7,10 " deste vídeo há essa explicação
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Mensagem por Pedro Lucas 13/12/2015, 12:51

Hebert escreveu:Peguei o 500 hj. Depois de tanta espera. O problema dele foi folga axial no virabrequim. Tiveram que substituir o mesmo e atualizar a central devido às falhas ela pode ter viciado. Não testei ainda, o pouco que rodei parece ter resolvido, assim espero. Conselho para os demais usuários,  levem em uma concessionária pois isto é um defeito de fábrica!

Como vou negociar o pagamento? carro fora de garantia a css nem olha pra sua cara, já pede o $$$$

O meu fiz fora da css :/

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Mensagem por fernandoedelson 20/1/2016, 10:30

Bom dia, pessoal!

Também fui premiado com o mesmo problema. O meu é o CULT 1.4 8V 2012.

Ao chegar com a rotação do motor próximo aos 4 mil giros, ele acusa o problema.

Apareceu algumas vezes o problema, mesmo padrão (luz piscando, carro perdendo potência e motor vibrando, quando desliga e religa, tudo volta ao normal)

Até que um dia essa luz não apagou mais, e toda vez ao ligar o carro, aparece a mensagem "Mandar verificar motor".

O Responsável pela assistência técnica da minha cidade disse que já teve esse problema, com um 500, e que a correção foi o "ponto do motor", que segundo ele, por algum motivo a correia "pula" um dente.

Levei o meu lá para análise, e ao verificar a bateria, foi visto que a tensão dela está baixa. Troquei a bateria e a luz se apagou.

Entrei na estrada para testar e o problema não foi resolvido. Vou retornar amanhã na CSS para verificar o ponto, e tentar resolver isso.

Os amigos que estão com o problema, que ficaram de postar o retorno após o conserto, como estão? o problema voltou?

Obrigado.

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Mensagem por dimroth 20/1/2016, 12:01

fernandoedelson escreveu:Bom dia, pessoal!

Também fui premiado com o mesmo problema. O meu é o CULT 1.4 8V 2012.

Ao chegar com a rotação do motor próximo aos 4 mil giros, ele acusa o problema.

Apareceu algumas vezes o problema, mesmo padrão (luz piscando, carro perdendo potência e motor vibrando, quando desliga e religa, tudo volta ao normal)

Até que um dia essa luz não apagou mais, e toda vez ao ligar o carro, aparece a mensagem "Mandar verificar motor".

O Responsável pela assistência técnica da minha cidade disse que já teve esse problema, com um 500, e que a correção foi o "ponto do motor", que segundo ele, por algum motivo a correia "pula" um dente.

Levei o meu lá para análise, e ao verificar a bateria, foi visto que a tensão dela está baixa. Troquei a bateria e a luz se apagou.

Entrei na estrada para testar e o problema não foi resolvido. Vou retornar amanhã na CSS para verificar o ponto, e tentar resolver isso.

Os amigos que estão com o problema, que ficaram de postar o retorno após o conserto, como estão? o problema voltou?

Obrigado.

O meu 500 multi air foi resolvido com a atualização da central, já rodei 3000km a maior parte em rodovia, as vezes acima dos 120km/h e o problema não apareceu mais.
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Mensagem por fernandoedelson 20/1/2016, 14:00

Que beleza, vou falar isso para o pessoal da CSS! tomara que resolva o meu também!

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Mensagem por Guilherme Duarte Diniz 29/2/2016, 18:34

Alguem pode me indicar algum mecanico em belo horizonte que tenha atendido ao mesmo problema?

Meu 500 é 2012 e a luz da injeção ascende sempre acima de 100 kms.

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Mensagem por dimroth 29/2/2016, 18:56

Acho q só a concessionária pode resolver, via telecarregamento com a fábrica.
Q nada mais é q a atualização do software da central.
Mas tem q chegar na concessionária explicando o problema e a possível solução com base nos casos aqui do fórum.
Senão eles não sabem muito o q fazer.
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Mensagem por Guilherme Duarte Diniz 29/2/2016, 20:07

Pois é, o problema é que eles ficam querendo adivinhar o problema e saem trocando todas as peças.

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