Mexendo no som - novo UP com fotos (pag1 post editado)
+15
Wilsinho
Breno
ricogb
Leopoldo
andermen
Adailton
yuri.costa.93
mart84
gustavoluis.cortesbarros
gvchagas
decarvalhod
Filipe_SC
joliveira
ebpo90
dimroth
19 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Som, Blue&Me e GPS
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Mexendo no som - novo UP com fotos (pag1 post editado)
Estou mexendo no som do meu 500 (não Bose).
Instalei:
- Conversor RCA Eatech, da Eatech Interfaces, além de converter as saídas altas para RCA, ele gera o remote para acionamento do módulo.
- Módulo Punch 200 A4, meu velho companheiro (old scholl) desde o ano 2000.
- Sub Bravox Endurence de 10, bobina simples, montado num box selado. Da primeira linha endurence, comigo desde 99.
Montei o módulo debaixo do banco do passageiro. O conversor RCA é excelente, sem ruídos, som limpo, perfeito. Comprei a versão que vem com controle de volume para o sub. Instalei o controle do sub dentro do porta luvas, abaixo do conector usb.
E para baratear mesmo, usei cabos RCA "home made", com plugs de plástico e fio RCA daqueles encontrados em lojas de peças de eletrônica
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Substitui os falantes originais, por um kit 2 vias da Alpine. Este kit é de uma linha ideal para upgrade de falantes originais. Como gosto de som qualidade, eles atendem perfeitamente.
Fiz um pequeno preparo nas portas, tapando os buracos com manta asfáltica, vedacit mesmo. O resultado ficou muito interessante. Não forrei a parte interna das portas. Com uma acústica muito boa e os médios respondendo bem desde os 80Hz, cortando a partir desta frequência com o uso de capacitores de 500uF.
Para passagem do cabo de alimentação do módulo existe um furo na parede de fogo, um pouco acima do acelerador.
Dos carros que instalei som, é um dos mais fáceis de desmontar e passar cabeamento.
Já fiz diversos testes com as saídas do rádio original e achei coisas interessantes como uma saída REM para acionamento de módulo.
[]'s
Instalei:
- Conversor RCA Eatech, da Eatech Interfaces, além de converter as saídas altas para RCA, ele gera o remote para acionamento do módulo.
- Sub Bravox Endurence de 10, bobina simples, montado num box selado. Da primeira linha endurence, comigo desde 99.
Montei o módulo debaixo do banco do passageiro. O conversor RCA é excelente, sem ruídos, som limpo, perfeito. Comprei a versão que vem com controle de volume para o sub. Instalei o controle do sub dentro do porta luvas, abaixo do conector usb.
E para baratear mesmo, usei cabos RCA "home made", com plugs de plástico e fio RCA daqueles encontrados em lojas de peças de eletrônica
Substitui os falantes originais, por um kit 2 vias da Alpine. Este kit é de uma linha ideal para upgrade de falantes originais. Como gosto de som qualidade, eles atendem perfeitamente.
Fiz um pequeno preparo nas portas, tapando os buracos com manta asfáltica, vedacit mesmo. O resultado ficou muito interessante. Não forrei a parte interna das portas. Com uma acústica muito boa e os médios respondendo bem desde os 80Hz, cortando a partir desta frequência com o uso de capacitores de 500uF.
Para passagem do cabo de alimentação do módulo existe um furo na parede de fogo, um pouco acima do acelerador.
Dos carros que instalei som, é um dos mais fáceis de desmontar e passar cabeamento.
Já fiz diversos testes com as saídas do rádio original e achei coisas interessantes como uma saída REM para acionamento de módulo.
[]'s
Última edição por dimroth em 17/9/2012, 23:34, editado 2 vez(es)
dimroth- Consigliere
Re: Mexendo no som - novo UP com fotos (pag1 post editado)
sabe me dizer qual sub poderia comprar pra colocar embaixo do banco, como no BOSE?
ebpo90 escreveu:sabe me dizer qual sub poderia comprar pra colocar embaixo do banco, como no BOSE?
Acho que o certo seria partir para algum modelo slim, que usa caixas de baixo volume ou alguma marca/modelo com sub ativo.
Esses são os mais acessíveis, devem resolver o teu problema.
Pioneer Slim: TS-SW841D: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tem uns Bomber Slim: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
dimroth- Consigliere
dimroth escreveu:Estou mexendo no som do meu 500 (não Bose).
Instalei:
- Sub Endurence de 10, bobina simples, montado num box selado. Da primeira linha endurence, comigo desde 99.
Montei o módulo debaixo do banco do passageiro. O conversor RCA é excelente, sem ruídos, som limpo, perfeito. Comprei a versão que vem com controle de volume para o sub.
Mantive os falantes originais, cortando a frequência em 80Hz com capacitores de 500uF.
Pra quem quiser um up no som bacana sem gastar muito, dá perfeitamente pra manter com os falantes originais (xing-ling) nessa configuração que instalei. Se manter um bom senso.. dá pra escutar alto sem distorções.
Em breve fotos da instalação.
Uia...que interessante esse seu projeto, mas nos conte uma coisa:
Que marca é esse conversor RCA? quanto pagou? não nos esconda nada hehehe.
Convidad- Convidado
antes que eu esqueça, eu lembro de uma Bazuca da Kicker que eu tive, era uma bazuca com um sub de 8", e gente do céu, tocava muito aqui e era pequena, muito pequena mesmo, andei procurando algumas coisas semelhantes e achei isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O legal deste tipo de "bazooka" é o espaço mínimo utilizado, e fora que é de fácil remoção caso haja necessidade.
O legal deste tipo de "bazooka" é o espaço mínimo utilizado, e fora que é de fácil remoção caso haja necessidade.
Convidad- Convidado
Marca EAtech
não sei se é esse modelo que ele tem, mas até que não é caro....
não sei se é esse modelo que ele tem, mas até que não é caro....
joliveira- Consigliere
Bacana, e não é tão caro assim, e um dos motivo que já de cara tiraram da minha cabeça em colocar um amplificador e um sub, foi a falta dos RCA.
Convidad- Convidado
Pernalonga escreveu:Bacana, e não é tão caro assim, e um dos motivo que já de cara tiraram da minha cabeça em colocar um amplificador e um sub, foi a falta dos RCA.
Nem tudo está perdido.
Os RockFord Fosgate mais antigos por exemplo, tinham entrada alta, modelos 4300, 4.6X, os Punch 200 A4, 400 A4.
Funcionam bem com essa entrada alta.
Mas com esse conversor RCA da Eatech fica perfeito.
Hj fazendo uns testes, descobri que o rádio possui até uma saída do tipo Remote, que dá pra utilizar para acionar módulo.
Para os interessados é um fio Azul/Branco do conector maior.
A única coisa esquisita nesses carros com rede CAN, é que virou a chave, o rádio e as saídas são alimentadas, aí o módulo vai ficar ligado.
E no caso do 500, ao abrir as portas ocorre o mesmo que virando a chave, mas depois de uns 30 segundos desliga tudo.
Qto a isto não tem milagre.
Já tive a mesma experiência com o Peugeot 307.
Comprei um kit 2 vias da Alpine o SXE1750S, por R$250,00. É uma linha para substituição dos auto falantes originais, para quem quer um som qualidade. Acho que é um bom custo benefício.
Quando eu instalar vou postar as impressões. Por enquanto vou brincando com os originais que não estão fazendo feio.
Dimroth.
dimroth- Consigliere
Up com atualizações...
dimroth- Consigliere
Ficou show amigo! O sub ficou embaixo do banco? Coloca uma foto ai dele para gente ver como ficou.
Filipe_SC- Consigliere
Apelido do Carro : Tomatinho
Excelente.
Estou para fazer isso no meu tbm, não sei se terei saco (coragem) para isso tudo, mas pelo menos os falantes até o meio de outubro sai, ai depois o RCA com módulo.
Este kit da alpine é sem o crossover né?
Melhor ou pior que o JBL?
Falando em melhor e pior, estou numa dúvida do baralho para escolher o 2 vias.
Ví um pessoal que colocou JBL, mas ví por ai (na NET) que Hertz é melhor, ai tem os JL, Helix, Focal, enfim, tem várias marcas de qualidade.
Todas marcas que falei tem kit na faixa de preço semelhante e é a acessivel para mim (cerca de R$450).
Como nunca usei nenhuma, nem ouvi tocando, não sei qual colocar.
Tem alguma sugestão ai?
Valew, abraços.
Estou para fazer isso no meu tbm, não sei se terei saco (coragem) para isso tudo, mas pelo menos os falantes até o meio de outubro sai, ai depois o RCA com módulo.
Ví um pessoal que colocou JBL, mas ví por ai (na NET) que Hertz é melhor, ai tem os JL, Helix, Focal, enfim, tem várias marcas de qualidade.
Todas marcas que falei tem kit na faixa de preço semelhante e é a acessivel para mim (cerca de R$450).
Tem alguma sugestão ai?
Valew, abraços.
joliveira- Consigliere
Filipe_SC escreveu:Ficou show amigo! O sub ficou embaixo do banco? Coloca uma foto ai dele para gente ver como ficou.
O módulo ficou em baixo do banco, o sub num box selado no porta malas, depois tiro fotos.
dimroth- Consigliere
joliveira escreveu:Excelente.
Tem alguma sugestão ai?
Valew, abraços.
Esse kit Alpine é sem crossover. É uma linha criada justamente para substituir auto-falantes originais. Mas toca muito bem, tem bom custo benefício com qualidade. Por essa faixa de preço, só pegando os nacionais como bravox, selenium, hinor, etc. Mas têm boa resposta em frequência e 45W rms. Acho que tá bem na medida.
Os kits JBL tocam bem mais, são mais fortes, instalei na saveiro do cunhado e o negócio fala alto mesmo. Vão ficar na faixa dos R$350,00
Aì é como vc mesmo escreveu, Hertz, Helix... Focal... porém vai pesar no bolso. No mercado nacional Hertz vc encontra a partir dos 550,00... e aí vai....
Se conseguir um fornecedor do Paragua.. JBL, RockFord Fosgate, Kicker (toca muito bem também) por exemplo , ficam na faixa dos 100,00 - 115,00 doletas.
Tem muita opção.
Uma coisa que descobri semana passada é que as saídas dianteiras do rádio original têm Crossover passa alta de 100Hz de 12dB à oitava. Isto pra não arregaçar os falantes originais, pra dar a sensação de que tocam bem.
Se forem instalar sub e ligar usando as saídas dianteiras do rádio, tem que lembrar do Blue&me, que usa as saídas traseiras. Então tem que pensar numa artimanha. O certo é compartilhar as saídas traseiras com os falantes traseiros e o sub. Pq se usarem as saídas dianteiras para o sub, como elas respondem a partir de 100Hz, o sub vai ficar xoxo.
E se deixar as traseiras só no sub.. não vai sair voz.. e naõ dá pra usar o blue&me para falar ao telefone.
[]'s
dimroth- Consigliere
Amigo como não to podendo ($$) investir muito em som (apesar de gostar)...achei bacana esse kit alpine...percebeu uma melhora significativa? Achei por 199,00 reais ele..+ frete (ML)...sabe de algum lugar por menos?
Outra como fez com o concetor? pq parece que o padrão é diferente né...
Filipe_SC- Consigliere
Filipe_SC escreveu:Amigo como não to podendo ($$) investir muito em som (apesar de gostar)...achei bacana esse kit alpine...percebeu uma melhora significativa? Achei por 199,00 reais ele..+ frete (ML)...sabe de algum lugar por menos?
Eu acho que não vai achar por menos. Eu paguei 250,00.
O tweeter coube direitinho no lugar do original.
O conector dos auto falantes das portas eu cortei, mas daria pra adaptar alguma coisa, como fiz com os tweeters (pq o fio é bem "justo/curto".
Se não quiser fazer os afastadores das portas, dá pra parafusar os auto falantes direto na lata.
Para retirar os auto falantes originais, é preciso usar uma furadeira pra retirar os rebites. Precisa travá-los com uma chave de fendas, senão eles ficam girando.
[]'s
dimroth- Consigliere
dimroth escreveu:
Os kits JBL tocam bem mais, são mais fortes, instalei na saveiro do cunhado e o negócio fala alto mesmo. Vão ficar na faixa dos R$350,00
Aì é como vc mesmo escreveu, Hertz, Helix... Focal... porém vai pesar no bolso. No mercado nacional Hertz vc encontra a partir dos 550,00... e aí vai....
Se conseguir um fornecedor do Paragua.. JBL, RockFord Fosgate, Kicker (toca muito bem também) por exemplo , ficam na faixa dos 100,00 - 115,00 doletas.
Tem muita opção.
[]'s
Pois é, agora vc falou que o JBL toca forte, me deixou mais inclinado para eles.
Em qualidade e quantidade, quem toca melhor, JBL, Fosgate, Helix ou Hertz?
Gosto de ouvir eletrônica, reggae, rock e clássica (piano/orquestra)
O JBL vai dar uma fidelidade razoável? Apesar que qqr coisa que melhorar do original já estará excelente, kkkk.
Ai não sei o que vale mais a pena, pagar uns R$600 num Hertz/Helix/Focal ou R$350 no JBL e interar o restante pra comprar um Sub ativo.
Próxima semana vou comprar o falante...
Uma última curiosidade, qual o benefício que teve fechando a porta com a manta?
Valew,
Abraços.
joliveira- Consigliere
joliveira escreveu:
Pois é, agora vc falou que o JBL toca forte, me deixou mais inclinado para eles.
Em qualidade e quantidade, quem toca melhor, JBL, Fosgate, Helix ou Hertz?
Gosto de ouvir eletrônica, reggae, rock e clássica (piano/orquestra)
O JBL vai dar uma fidelidade razoável? Apesar que qqr coisa que melhorar do original já estará excelente, kkkk.
Ai não sei o que vale mais a pena, pagar uns R$600 num Hertz/Helix/Focal ou R$350 no JBL e interar o restante pra comprar um Sub ativo.
Próxima semana vou comprar o falante...
Uma última curiosidade, qual o benefício que teve fechando a porta com a manta?
Valew,
Abraços.
Fiquei quase 2 meses com os alpine na caixa por falta de tempo de instalar e por várias vezes pensei em ir trocar pelos JBL. Mas como tava na mão, resolvi instalar eles mesmo.
Também ouço meio de tudo, então o som precisa ser "versátil". A receita módulo, kit 2 vias e sub é perfeita.
Os JBL (modelo GTO 608C) tocam mais alto, dá pra injetar mais potência. Os Alpine são do tipo "na medida".
Tudo vai depender do que vc vai usar pra amplificar. Se for pra deixar com o rádio original, acho que os Alpine são mais certos.
Eu ainda não vi rockford, hertz, etc tocando. Mas pela minha experiência com os módulos da rockford, tenho certeza que tocarão tão bem ou até melhor que os JBL.
Instalei um kit 2 vias de Kicker no clio de uma prima e achei excelentes também. Dá pra abrir o gás tocar alto mesmo. Assim como os JBL.
Pelo valor, não sei se invetiria num sub ativo. Compraria um bom módulo e um sub de 8 ou 10 em versão slim pro box ocupar pouco espaço, eles usa pouco volume para tocar. Nos módulos eu iria de Rockford (R300-4, R250-4, P400-p, R400-4... pelo custo benefício). Se for pra instalar debaixo do banco, precisa ter no máximo 33 cm de largura.
Dá também pra pegar os antigos usados: 4600, 4.6X, Punch 200.A4, Punch 400...
Também pesquisei outros que cabem debaixo do banco e têm qualidade e bom preço. Kicker D200.4, Alpine MRP-F300... e outros..
COmo te disse, se tiver um fornecedor do paraguai e for pagar à vista, vc vai economizar uns pila.
Quanto à manta asfáltica nas portas, é pra melhorar a acústica. Melhora a resposta do falante em frequências mais baixas. Não isolei as portas por dentro, como muitos fazem, apenas fechei os "buracos". Acho que melhorou, pq sem as mantas o forro da porta vibrava muito.
[]'s
dimroth- Consigliere
Dimroth, valeu mesmo as dicas.
Acabei comprando um Kit da Focal, o IS165
Toca muito mais limpo que o JBL, na loja o vendedor colocou os 2 para tocar junto, apesar do JBL ser mais alto, ele grita muito e não tem uma fidelidade tão boa nos instrumentos e na voz como o Focal.
Fod@ é que tive que comprar aqui mesmo, pq ia demorar um bocado pro cara trazer o kit pra mim. Paguei 460, não achei tão caro, e tem a vantagem da garantia...
Agora que matei a lombriga do kit 2 vias, dá para aguentar até o começo do ano sem comprar módulo e sub, hehhehee.
[]'s
Toca muito mais limpo que o JBL, na loja o vendedor colocou os 2 para tocar junto, apesar do JBL ser mais alto, ele grita muito e não tem uma fidelidade tão boa nos instrumentos e na voz como o Focal.
Fod@ é que tive que comprar aqui mesmo, pq ia demorar um bocado pro cara trazer o kit pra mim. Paguei 460, não achei tão caro, e tem a vantagem da garantia...
Agora que matei a lombriga do kit 2 vias, dá para aguentar até o começo do ano sem comprar módulo e sub, hehhehee.
[]'s
joliveira- Consigliere
joliveira escreveu:Dimroth, valeu mesmo as dicas.
[]'s
Já tinha ouvido falar da marca, mas nada como ver tocando lado a lado pra poder decidir o que é melhor.
Gostei das especifcações dele: 70W rms, resposta de 60 - 20kHz com crossover no woofer. Sensibilidade de 92.6dB, excelente.
É uma linha para substituição de falantes originais. Muito bom.
Bom preço pela qualidade.
É bom ir fazendo aos poquinhos... o problema é parar.
[]'s
dimroth- Consigliere
Vcs acham que esse kit JBL..se não usar modulo em um primeiro momento...vai ficar muito "pesado" pro som original? e acabar tocando menos que o alpine que é para menos potencia?
Filipe_SC- Consigliere
Filipe_SC escreveu:Vcs acham que esse kit JBL..se não usar modulo em um primeiro momento...vai ficar muito "pesado" pro som original? e acabar tocando menos que o alpine que é para menos potencia?
Não tem nenhuma relação.
Pode colocar qualquer coisa mais forte que os originais que vai tocar tranquilo e até com mais definição.
Depois vc vai engordando o teu sistema. É o caso do nosso amigo Joliveira.
dimroth- Consigliere
Troquei os falantes pelo 2vias da Focal este fds...
Cara, como melhorou. Além de trocar o falante, fechei os "buracos" da porta, ficou 100%, parece uma caixa acústica agora (hehehe), bate muito forte, sem distorcer. Pra ter uma idéia, o original no volume 25 já pedia arrego, com os novos, dá para subir até o volume 40 que toca sem perder definição de som.
Muito fácil para fazer tudo, desde remover a lateral da porta, aplicar a manta e trocar os falantes.
Usei um adaptador de plástico mesmo (pensei em fazer de madeira mas não queria perder tempo, rs), o adaptador usado é um meio universal para corsa, stilo e outros carros.
Deixei o twiter no painel por não caber no lugar original e por dar uma melhor sensação de palco.
Soldei os fios do novo twiter no fio do original, então, se quiser voltar pro original de novo é so conectar o plug.
Do jeito que está. acho que não precisa de subwoofer, acho que só um módulo e um equalizador (por gosto mesmo) vai deixar o som 200%.
Recomendo para quem não está contente com a qualidade do som original.
Valew a ajuda novamente dimroth,
[]'s
Cara, como melhorou. Além de trocar o falante, fechei os "buracos" da porta, ficou 100%, parece uma caixa acústica agora (hehehe), bate muito forte, sem distorcer. Pra ter uma idéia, o original no volume 25 já pedia arrego, com os novos, dá para subir até o volume 40 que toca sem perder definição de som.
Muito fácil para fazer tudo, desde remover a lateral da porta, aplicar a manta e trocar os falantes.
Usei um adaptador de plástico mesmo (pensei em fazer de madeira mas não queria perder tempo, rs), o adaptador usado é um meio universal para corsa, stilo e outros carros.
Deixei o twiter no painel por não caber no lugar original e por dar uma melhor sensação de palco.
Soldei os fios do novo twiter no fio do original, então, se quiser voltar pro original de novo é so conectar o plug.
Do jeito que está. acho que não precisa de subwoofer, acho que só um módulo e um equalizador (por gosto mesmo) vai deixar o som 200%.
[]'s
joliveira- Consigliere
joliveira escreveu:Troquei os falantes pelo 2vias da Focal este fds...
[]'s
É isto aí Joliveira.
Tapar os buracos dá uma diferença muito grande no som. O forro de porta não fica mais assoprando. Usou que marca de manta?
O que penso ser uma boa opção pra não perder espaço no porta malas com sub, é substituir os falantes traseiros por coaxiais ou triaxiais de peso alimentando tudo com um módulo 4 canais. Também forrando o buraco com manta.
Só lembrando que as saídas traseiras do rádio original tem Crossover cortando em 100Hz. Aí ou inverte dianteira com traseira.. ou liga tudo nas saídas dianteiras.
[]'s
dimroth- Consigliere
Sabe que nem sei a marca, era a única que tinha na loja, só sei que não é vedacit, mas meu pai trabalha com construção e falou que era boa tbm.
Pois é, agora que não estou tão inclinado pelo sub, pensei em colocar uns coaxiais no lugar do falante traseiro mesmo, mas isso só ano que vem, qdo sobrar algum $.
Sobrou manta pra fazer a parte traseira tbm, qdo for trocar já está tudo na mão...
Preciso lembrar desse corte em 100Hz qdo for trocar pra não ter que refazer tudo de novo.
Valeu.
[]'s
Pois é, agora que não estou tão inclinado pelo sub, pensei em colocar uns coaxiais no lugar do falante traseiro mesmo, mas isso só ano que vem, qdo sobrar algum $.
Sobrou manta pra fazer a parte traseira tbm, qdo for trocar já está tudo na mão...
Preciso lembrar desse corte em 100Hz qdo for trocar pra não ter que refazer tudo de novo.
Valeu.
[]'s
joliveira- Consigliere
dimroth escreveu:
Teoricamente é o mesmo som que os que utilizam do bose, consequentemente com modulo, a única coisa ruim é a falta do RCA
Convidad- Convidado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3