Dualogic na ladeira
+14
andreizze
mig_akira
ricogb
JM
decarvalhod
Arvy
arq_paradinha
bludabi
filhotemio
Tatiana.ir
Felipe
Rafa(el)
Clarkkent
stanaka
18 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Dualogic na ladeira
Fala galera, faz tempo que não aparecia aqui... mas surgiu uma dúvida: estacionar em ladeiras com o Dualogic.
Quem tem o Dualogic, como vocês costumam fazer? Param o carro e deixam no A/M, o carro engatado? A minha dúvida é se isso não estragaria o sistema de alguma forma, se o correto é deixar no N mesmo.
E aí? Ao estacionar em ladeiras deixar no N ou A/M?
Abs,
Tanaka
Quem tem o Dualogic, como vocês costumam fazer? Param o carro e deixam no A/M, o carro engatado? A minha dúvida é se isso não estragaria o sistema de alguma forma, se o correto é deixar no N mesmo.
E aí? Ao estacionar em ladeiras deixar no N ou A/M?
Abs,
Tanaka
stanaka- Consigliere
- Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012
Idade : 44
Localização : Sao Paulo
Re: Dualogic na ladeira
Ja chegou a ler o manual nessa parte? E pra deixar o carro SEMPRE engatado, N é somente para ligar o carro....
Clarkkent- Capodecina
- Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 35
Localização : Taguatinga DF
Apelido do Carro : Cinque
Re: Dualogic na ladeira
Sumiu mesmo, o que foi?
Eu sempre deixo em A/M, ou seja, engatadado, conforme o manual.
Mas já vi mta gente deixando em N, o que não acho certo. Até o painel do carro avisa que tem algo errado. Experimenta desligar o carro em N para ver a barulheira que ele faz... O painel fica piscando N e aquela sineta tocando...
Eu sempre deixo em A/M, ou seja, engatadado, conforme o manual.
Mas já vi mta gente deixando em N, o que não acho certo. Até o painel do carro avisa que tem algo errado. Experimenta desligar o carro em N para ver a barulheira que ele faz... O painel fica piscando N e aquela sineta tocando...
Rafa(el)- Consigliere
- Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 43
Localização : Varginha MG
Apelido do Carro : Miúdo
Re: Dualogic na ladeira
Quando comprei meu Linea, por erro do consultor, foi me dito que deveria deixar em N ao desligar o carro.
Como eu achava que sabia usar o Dualogic, ignorei a "entrega técnica" do 500 e continuei fazendo besteira.
Ao perguntar (já no 500), o porquê de tantos avisos sonoros o chefe da oficina me falou: "você está fazendo ERRADO, por motivo de segurança, ao desligar o veículo, o carro tem que estar sempre engatado, seja na 1a. ou na ré".
Depois do puxão de orelhas, aprendi o motivo do Linea e do 500 sempre reclamarem quando desligo o carro no N!!!
Resumindo, SEMPRE ENGATADO no Dualogic!
Como eu achava que sabia usar o Dualogic, ignorei a "entrega técnica" do 500 e continuei fazendo besteira.
Ao perguntar (já no 500), o porquê de tantos avisos sonoros o chefe da oficina me falou: "você está fazendo ERRADO, por motivo de segurança, ao desligar o veículo, o carro tem que estar sempre engatado, seja na 1a. ou na ré".
Depois do puxão de orelhas, aprendi o motivo do Linea e do 500 sempre reclamarem quando desligo o carro no N!!!
Resumindo, SEMPRE ENGATADO no Dualogic!
Re: Dualogic na ladeira
Felipe escreveu:Quando comprei meu Linea, por erro do consultor, foi me dito que deveria deixar em N ao desligar o carro.
Como eu achava que sabia usar o Dualogic, ignorei a "entrega técnica" do 500 e continuei fazendo besteira.
Ao perguntar (já no 500), o porquê de tantos avisos sonoros o chefe da oficina me falou: "você está fazendo ERRADO, por motivo de segurança, ao desligar o veículo, o carro tem que estar sempre engatado, seja na 1a. ou na ré".
Depois do puxão de orelhas, aprendi o motivo do Linea e do 500 sempre reclamarem quando desligo o carro no N!!!
Resumindo, SEMPRE ENGATADO no Dualogic!
Também me ensinaram errado no linea, no dia que peguei o 500 fiquei curioso do porque do alerta sonoro e o "N" piscando e fui ler o manual pra descobrir.
Clarkkent- Capodecina
- Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 35
Localização : Taguatinga DF
Apelido do Carro : Cinque
Re: Dualogic na ladeira
Hehehe fala Rafa, eu percebi que passava muito tempo aqui (não que a companhia aqui não seja agradável) mas eu estou tentando trocar a vida on-line pela vida real e aproveitar um pouquinho do tempo que tenho fora o trabalho, que é sempre curto
Mas eu continuarei indo aos encontros, faltei só neste último pq realmente não dava...
Sobre o câmbio eu fui ler no manual e aparentemente o procedimento é esse mesmo mas não pq estraga o sistema mas sim por medida de segurança.
O pessoal da concessionária me ensinou errado e os avisos eu achei que era normal, uma vez que o carro só liga se estiver no N com freio apertado.
De qualquer forma valeu, agora meu carro não apita mais qdo liga hahaha... (me senti o ótario agora, mas td bem).
Valeu pessoal!
Mas eu continuarei indo aos encontros, faltei só neste último pq realmente não dava...
Sobre o câmbio eu fui ler no manual e aparentemente o procedimento é esse mesmo mas não pq estraga o sistema mas sim por medida de segurança.
O pessoal da concessionária me ensinou errado e os avisos eu achei que era normal, uma vez que o carro só liga se estiver no N com freio apertado.
De qualquer forma valeu, agora meu carro não apita mais qdo liga hahaha... (me senti o ótario agora, mas td bem).
Valeu pessoal!
stanaka- Consigliere
- Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012
Idade : 44
Localização : Sao Paulo
Re: Dualogic na ladeira
Eu tbm estou fazendo isso errado...
Tatiana.ir- Uomo d'onore
- Mensagens : 52
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 40
Localização : Florianópolis
Re: Dualogic na ladeira
hahaha.....pode botar uma enquete aí, garanto que uns 70% tb devem desligar e colocar no N. Pq é o que fazemos no carro manual, deixando em ponto morto, e aí associamos o Neutro com esta finalidade...rs Fui descobrir que estava fazendo isso errado ainda no dual do meu falecido Stilo...rs
filhotemio- Don
- Mensagens : 593
Data de inscrição : 03/09/2012
Idade : 46
Localização : Niterói
Apelido do Carro : Ticotico
Re: Dualogic na ladeira
SEMPRE deixo em N e brigo com quem dirige o carro e deixa em A/M!
TÔ FAZENDO ERRADO ESSE TEMPO TODO? NÃO ACREDITO!
TÔ FAZENDO ERRADO ESSE TEMPO TODO? NÃO ACREDITO!
bludabi- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 339
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 30
Localização : Fortaleza
Re: Dualogic na ladeira
bludabi escreveu:SEMPRE deixo em N e brigo com quem dirige o carro e deixa em A/M!
TÔ FAZENDO ERRADO ESSE TEMPO TODO? NÃO ACREDITO!
Sinto ter de lhe dizer isso....mas sim....hahahahhaha
filhotemio- Don
- Mensagens : 593
Data de inscrição : 03/09/2012
Idade : 46
Localização : Niterói
Apelido do Carro : Ticotico
Re: Dualogic na ladeira
Pois é, eu brigava com a namorada tb, pode? Olha o manual.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
stanaka- Consigliere
- Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012
Idade : 44
Localização : Sao Paulo
Re: Dualogic na ladeira
Pois é, meu carro possui o câmbio manual, mas sempre que estaciono ele e desligo nunca deixo no ponto morto, coloco sempre engatado na primeira...
arq_paradinha- Consigliere
- Mensagens : 298
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos
Re: Dualogic na ladeira
Vou dizer como eu faço:
- ladeira da descida, coloco em ré, desligo o carro, coloco no neutro
- ladeira na subida, deixo engatado (A/M), desligo o carro, coloco no neutro
- situação normal: deixo engatado (A/M), desligo o carro, coloco no neutro
O 500 memoriza a ultima ação tomada antes de desligar o carro. Então colocar no Neutro DEPOIS de desligar o carro, evita você esquecer de colocar no neutro e ouvir aquele apito mala ao ligá-lo.
- ladeira da descida, coloco em ré, desligo o carro, coloco no neutro
- ladeira na subida, deixo engatado (A/M), desligo o carro, coloco no neutro
- situação normal: deixo engatado (A/M), desligo o carro, coloco no neutro
O 500 memoriza a ultima ação tomada antes de desligar o carro. Então colocar no Neutro DEPOIS de desligar o carro, evita você esquecer de colocar no neutro e ouvir aquele apito mala ao ligá-lo.
Re: Dualogic na ladeira
Passada! Sempre parei no N. Foi assim que me falaram na css e eu sempre fiz. Agora é acostumar da maneira certa!
decarvalhod- Uomo d'onore
- Mensagens : 88
Data de inscrição : 14/05/2012
Localização : Sao Paulo
Re: Dualogic na ladeira
E eu que me gabo de quando compro um produto (carro, eletrônico, etc) ler o manual todo, a ponto de substituir minha leitura de "toilette" pelo manual... também não atentei para a forma correta de estacionar...
Fórum é bom por isso...vivendo e aprendendo...
Abraços...
Fórum é bom por isso...vivendo e aprendendo...
Abraços...
JM- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 316
Data de inscrição : 02/04/2012
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Pepe Legal
Re: Dualogic na ladeira
arq_paradinha escreveu:Pois é, meu carro possui o câmbio manual, mas sempre que estaciono ele e desligo nunca deixo no ponto morto, coloco sempre engatado na primeira...
Já ouvi falar que se um carro bater no seu, acaba com o câmbio. Procede?
O procedimento mais seguro pra ladeira é engatar e virar as rodas pra calçada. Se for muito precavido, colocar um toquinho de madeira atrás da roda
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 32
Localização : São Bernardo / SP
Re: Dualogic na ladeira
ricogb escreveu:arq_paradinha escreveu:Pois é, meu carro possui o câmbio manual, mas sempre que estaciono ele e desligo nunca deixo no ponto morto, coloco sempre engatado na primeira...
Já ouvi falar que se um carro bater no seu, acaba com o câmbio. Procede?
Nunca ouvi falar disso. Afinal, dependendo da batida, NADA acontece com a parte mecânica do veículo.
Re: Dualogic na ladeira
Felipe escreveu:ricogb escreveu:arq_paradinha escreveu:Pois é, meu carro possui o câmbio manual, mas sempre que estaciono ele e desligo nunca deixo no ponto morto, coloco sempre engatado na primeira...
Já ouvi falar que se um carro bater no seu, acaba com o câmbio. Procede?
Nunca ouvi falar disso. Afinal, dependendo da batida, NADA acontece com a parte mecânica do veículo.
É verdade, o próprio manual diz que se deve deixar o carro (ao menos o manual) sempre engatado na primeira ou em marcha-ré, dependendo da posição do carro em relação à inclinação.
Uma outra coisa é que o manual diz que deve-se preferencialmente colocar a marcha em ponto-morto antes de ligar o carro, ao invés de ligar com o pé pisando na embreagem.
Re: Dualogic na ladeira
Felipe escreveu:ricogb escreveu:arq_paradinha escreveu:Pois é, meu carro possui o câmbio manual, mas sempre que estaciono ele e desligo nunca deixo no ponto morto, coloco sempre engatado na primeira...
Já ouvi falar que se um carro bater no seu, acaba com o câmbio. Procede?
Nunca ouvi falar disso. Afinal, dependendo da batida, NADA acontece com a parte mecânica do veículo.
pra mim faz sentido pois como o cambio esta travando az rodas,ao bater no carro parado elas iriam ser forçadas.como nao sei o funcionamento do cambio,espero algum entendedor dar a palavra final. mas no forum do jetta um rapaz disse que sofreu uma batida com o carro ligado e parado no p e danificou o camBio.
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 32
Localização : São Bernardo / SP
Re: Dualogic na ladeira
ricogb escreveu:Felipe escreveu:ricogb escreveu:arq_paradinha escreveu:Pois é, meu carro possui o câmbio manual, mas sempre que estaciono ele e desligo nunca deixo no ponto morto, coloco sempre engatado na primeira...
Já ouvi falar que se um carro bater no seu, acaba com o câmbio. Procede?
Nunca ouvi falar disso. Afinal, dependendo da batida, NADA acontece com a parte mecânica do veículo.
pra mim faz sentido pois como o cambio esta travando az rodas,ao bater no carro parado elas iriam ser forçadas.como nao sei o funcionamento do cambio,espero algum entendedor dar a palavra final. mas no forum do jetta um rapaz disse que sofreu uma batida com o carro ligado e parado no p e danificou o camBio.
"E se" é muito improvável, conheço mais casos de carros descerem ruas sozinhos que algum louco bater no seu carro parado, carro automático tem uma trava interna no P para segurar o carro, por isso pode quebrar, agora carro manual fica travado pelo motor, acho mais fácil o motor girar pouca coisa em caso de batida que quebrar todo.
Clarkkent- Capodecina
- Mensagens : 168
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 35
Localização : Taguatinga DF
Apelido do Carro : Cinque
Re: Dualogic na ladeira
Não quero colocar lenha na fogueira, mas temos 3 situações, certo:
a) Cheguei, estacionei. Coloco o carro em N e desligo (ERRADO)
b) Cheguei, estacionei. Desligo o carro no D, ou Ré. Após desligar, coloco no N (Certo ou errado)?
c) Cheguei, estacionei, desliguei no D ou Ré, e deixei assim. (CERTO?).
A dúvida no caso C, eu vou precisar colocar em N pra ligar o carro, então a situação B e C são diferentes?
Curiosamente, eu também fazia errado. Várias vezes com o carro ligado jogava pra N, apitava igual louco e eu desligava!
a) Cheguei, estacionei. Coloco o carro em N e desligo (ERRADO)
b) Cheguei, estacionei. Desligo o carro no D, ou Ré. Após desligar, coloco no N (Certo ou errado)?
c) Cheguei, estacionei, desliguei no D ou Ré, e deixei assim. (CERTO?).
A dúvida no caso C, eu vou precisar colocar em N pra ligar o carro, então a situação B e C são diferentes?
Curiosamente, eu também fazia errado. Várias vezes com o carro ligado jogava pra N, apitava igual louco e eu desligava!
andreizze- Picciotto
- Mensagens : 37
Data de inscrição : 21/03/2012
Localização : São Paulo
Re: Dualogic na ladeira
Eu sempre faço a opção B, colocando no D e desligando....Só jogo pro N qdo vou ligar o carro... parando o carro em declive, aí jogo pro R antes de desligar...
Fato é que muita gente mundo já fez isso errado, e a maioria continua fazendo...rs
Fato é que muita gente mundo já fez isso errado, e a maioria continua fazendo...rs
filhotemio- Don
- Mensagens : 593
Data de inscrição : 03/09/2012
Idade : 46
Localização : Niterói
Apelido do Carro : Ticotico
Re: Dualogic na ladeira
Vlw pela dica galera...eu tbm tinha entendido errado!
Nandooo- Capodecina
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 11/10/2012
Idade : 39
Localização : Brasília
Apelido do Carro : Tiko
Re: Dualogic na ladeira
filhotemio escreveu:hahaha.....pode botar uma enquete aí, garanto que uns 70% tb devem desligar e colocar no N. Pq é o que fazemos no carro manual, deixando em ponto morto, e aí associamos o Neutro com esta finalidade...rs Fui descobrir que estava fazendo isso errado ainda no dual do meu falecido Stilo...rs
mas mesmo em carro manual, em ladeira é sempre recomendável deixar o carro engatado!
Se a ladeira for muito íngreme também é recomendável de encostar a roda dianteira no meio fio esterçada para o lado oposto ao mesmo... assim se o carro tentar descer o meio-fio vai servir como calço.
F.F.- Picciotto
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 37
Localização : Brasília/DF
Re: Dualogic na ladeira
sempre deixo no N e continuarei deixando... se alguem der uma batidinha e tiver engatado o cambio ja era, prefiro puxar bem o freio de mao e deixar no neutro mesmo
fui iludido agora e tarde- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/04/2012
Localização : sao paulo
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Dualogic x manobristas
» Xenon X dualogic
» Funcionamento do dualogic
» Câmbio Dualogic no 500
» dualogic x automatico
» Xenon X dualogic
» Funcionamento do dualogic
» Câmbio Dualogic no 500
» dualogic x automatico
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004